Topo

Destemida, sensual e forte: veja como os astros definem a mulher brasileira

Vênus em Leão no mapa do Brasil caracteriza a mulher brasileira - Levi Guzman/Unsplash
Vênus em Leão no mapa do Brasil caracteriza a mulher brasileira Imagem: Levi Guzman/Unsplash

Camila Eiroa

Colaboração para Universa

19/09/2022 04h00

Na astrologia mundana, um sistema de interpretação dos astros aplicado aos aspectos coletivos de uma determinada nação, é possível descobrir os traços de uma coletividade específica de acordo com o país a ser analisado. Essa ramificação astrológica é bastante antiga e tem registros entre os caldeus, os babilônios e os gregos.

Segundo a astróloga Verbenna Yin, diferentemente da análise da personalidade, feita a partir do mapa natal de um indivíduo, o objetivo dessa leitura é decifrar as influências coletivas. No caso do Brasil, é levada em consideração a data da independência e, a partir disso, o posicionamento de cada astro ajuda a decifrar parcelas da sociedade brasileira.

"Vênus, por exemplo, corresponde ao ideário coletivo sobre a mulher. O signo e a casa onde estão este planeta vão indicar as qualidades da figura de mulher idealizada pelo povo do Brasil. O signo revela atributos e padrões, enquanto a casa astrológica indica os assuntos diretamente relacionados a essas características", diz Verbenna.

No mapa do Brasil, Vênus está em Leão na casa sete. Em território leonino, a astróloga indica que a idealização do feminino é pautada na beleza e no movimento do corpo, além de sinalizar a lealdade às parcerias e o orgulho por sua prole. Essas características, no entanto, têm pontos negativos e positivos que podem ser destacados a partir do comportamento da sociedade no que diz respeito à mulher.

"O cuidado com a beleza, por exemplo, tanto atende a imagem pública do que se entende por mulher brasileira como também pode criar, nas mulheres, uma busca impulsiva e incessante pela beleza. Nas demais pessoas, isso pode refletir na expectativa de que a mulher sempre cumpra esse cuidado. Não é à toa que somos um país referência em cirurgias plásticas e tratamentos estéticos", declara Verbenna.

Vênus em Leão

Outra característica leonina que contagia Vênus é a autoconfiança, que cria a idealização de uma mulher forte e que enfrenta tudo. Ao mesmo tempo, se determina que o valor de uma mulher está na capacidade de desempenhar o seu papel na sociedade e na família, o que pode simbolizar jornadas triplas, abandonos e discriminações pela sua condição feminina.

"As posições dos astros nos signos não são só boas ou ruins, mas podem ter expressões positivas e/ou negativas dentro do padrão determinado pelo signo, a depender do contexto social e cultural. É por isso que a beleza do corpo pode ser tanto motivo de orgulho para a mulher na esfera subjetiva como também ser um risco à sua segurança pelos efeitos da sexualização, que é cultural", comenta a astróloga.

Ela conta que, por Vênus estar na casa sete, esses atributos estão fortemente ligados ao assunto casamento e, portanto, essas características leoninas são fortemente esperadas nas uniões românticas. Ou seja, as mulheres brasileiras podem desempenhar o papel de esposas aderindo a esses atributos sem nem perceber, enquanto os homens podem embarcar nessa construção idealizada de uma esposa, exigindo que as mulheres aguentem tudo em nome do amor e que estejam sempre belas ou disponíveis sexualmente.

Verbenna acredita que, com esse posicionamento no mapa do Brasil, as mulheres acabam ganhando mais independência para buscarem caminhos de autonomia e de autoafirmação. Pelo fato de Vênus em Leão se relacionar com o orgulho próprio, poder ser o que quiser é uma forma de satisfação pessoal e de resgate da alma feminina. Porém, alguns trânsitos astrológicos podem desafiar essas facilidades.

Desafios atuais

"O atual trânsito de Saturno por Aquário, signo oposto a Leão, gera uma tensão no coletivo. Afinal, Saturno expõe a realidade do que é ser essa mulher leonina no país e exige correções. Desde 2020, quando se iniciou essa oposição, temos acompanhado uma grande problematização a respeito da sobrecarga feminina no cuidado da família e no trabalho, além da baixa representatividade feminina nas posições de liderança", explica Verbenna.

Com esses dados robustos, a astróloga destaca que é possível notar que o lugar de maior risco para uma mulher brasileira é sua própria casa. Por isso, o maior desafio atual, impulsionado pelos astros, é o de pensar coletivamente em como resolver esses problemas de maneira eficiente, garantindo às mulheres mais segurança e uma vida digna.

A astróloga destaca que, a partir do ano que vem, Lilith entra no signo de Leão reforçando a balança para o lado das mulheres. "Serão elas que darão um grande basta à violência de gênero, ocupando lugares de poder e efetivando o que nós, como sociedade, estamos falhando por não fazer. De maneira geral, a mulher brasileira é um combinado maravilhoso de forças que se expressam com os atributos do Leão", diz.

Atributos da mulher brasileira

Verbenna frisa que, em Leão, a referência feminina é forte, espontânea, destemida e sensual. Porém, a partir dessas referências, também é possível manipular a expressão leonina de Vênus, levando a distorções desses mesmos atributos; como de forte para sobrecarregada, de sensual para vulgar e de destemida para agressiva, por exemplo.

Todas as mulheres podem se inspirar nesses atributos para se desenvolverem nos aspectos coletivos da vida e, principalmente, para reencontrarem sua própria voz. Garra, força, brilho, beleza, autoconfiança, criatividade e alegria são os principais valores a serem reconhecidos e resgatados a partir das influências astrológicas do país, somadas à expressão de Vênus no mapa de cada pessoa.

"Podemos nos identificar com a Mulher Maravilha, forte e capaz de tudo, e agimos dessa forma para manter as nossas relações significativas, sem nos darmos conta de que toda essa força está sendo usada para benefício dos outros e não para o nosso próprio bem. Tomando consciência dessa força, é possível utilizá-la a nosso favor para evoluirmos até mesmo enquanto sociedade", acredita a astróloga.