Topo

Sonhar com carro é bem comum e pode ser falta de foco; veja interpretações

Sonhar com carro pode dizer muito sobre a necessidade de ação - Getty Images/iStockphoto
Sonhar com carro pode dizer muito sobre a necessidade de ação Imagem: Getty Images/iStockphoto

Colaboração para Universa

15/09/2022 04h00

Não é incomum sonhar com alguma situação envolvendo carro se, durante o dia, foi necessário resolver algum pepino referente ao automóvel. Entretanto, alguns desses sonhos parecem ser carregados de significados e avisos.

Quando isso acontece, buscar a interpretação pode resultar em pistas sobre o que esperar ou até como agir diante de algumas situações.

Segundo o terapeuta holístico e oraculista Raphael Kakazu, idealizador do centro de estudos Covil dos Feiticeiros, ter experiências oníricas com carros é algo frequente.

Isso porque o veículo é símbolo de movimento e locomoção, logo, costuma indicar a necessidade de ação, de sair da estagnação e agir em prol daquilo que as pessoas precisam. Mas isso vai depender bastante de todo o contexto, viu? Velocidade, direção, o próprio carro e outras circunstâncias devem ser analisadas.

"Uma outra ótica para analisarmos o simbolismo do carro nos remete aos itens de luxo e à prosperidade. Quando pensamos em ter um veículo também é sinal de prosperidade e aquisição de bens materiais, por isso, podemos fazer um paralelo relacionado ao nosso próprio fluxo de prosperidade e como isso está se manifestando no momento do sonho", diz o terapeuta holístico.

Raphael destaca outra interpretação possível para sonhos motorizados: direcionamento. Afinal, o carro sempre nos leva a algum lugar. Nesses casos, vale pensar como anda o foco e para onde as escolhas pessoais estão levando o sonhador.

Isso vale até mesmo para quem não tem carro na vida real. "Ter ou não um automóvel não impacta nos significados, porque os sonhos são traduções simbólicas do nosso consciente para o universo inconsciente", explica Raphael.

A seguir, o oraculista revela a interpretação e o simbolismo dos principais sonhos envolvendo automóveis:

Sonhar com carro parado e batido

O aviso é: confusão e atrito de energia envolvendo terceiros são situações que podem ocorrer. Também pode-se analisar a experiência durante o sono como um desgaste, no qual a pessoa precisa dedicar tempo para descansar, recuperar as energias e agir em seguida, saindo da estagnação causada pelo esgotamento.

Sonhar com muitos carros na estrada

Oportunidades inesperadas levarão a pessoa que sonha a uma nova jornada. Prenuncia, também, mudanças favoráveis na vida e progresso com prosperidade. O fato de haver muitos outros carros é indício de uma jornada menos solitária. Entretanto, se os veículos estiverem em um engarrafamento, é mau presságio, indicando competição e atrasos.

Sonhar com carro amassado

O simbolismo tem a ver com incômodos inesperados que demandarão um gasto não esperado. "Aqui, temos uma pequena perda financeira para remediar erros de outras pessoas que acabaram nos afetando também", diz Raphael.

Sonhar com carros de luxo

Muitos sonhos e idealizações podem trazer advertências sobre ego exacerbado e arrogância muito grande acerca da vida e das outras pessoas. Itens de luxo, como carros, tendem a apontar insegurança em que a pessoa só se sente validada mediante aos bens que possui. Recomenda-se trabalhar o autoconhecimento.

Sonhar com carros antigos

Nostalgia e herança são as sensações trazidas neste tipo de sonho. Como lembranças são partes da história pessoal, sonhar com carros antigos pode apresentar a necessidade de reconhecer a própria história, sobretudo a dos ancestrais, que pede um trabalho de perdão ou anistia. Outra interpretação pode ser o prenúncio de uma herança vindo.

Sonhar com carros voando no céu

Vontade de recomeçar, mas falta de direcionamento para tal desejo, é revelado a quem sonha com veículos voadores. O nível de fantasia do sonho indica que a pessoa não está conseguindo encontrar soluções criativas para os desafios do seu momento. Por essa razão, é preciso cuidado com escapismo e isolamento. Mudanças de casa, cidade, estado ou até país também devem ser consideradas.

Sonhar com carros caindo no céu

É sinal de perigo por falta de atenção. Aqui, há um aviso para a pessoa ser mais consciente e analisar melhor seu meio externo, pois há situações que podem gerar conflitos, causando desgaste desnecessário na vida. A prerrogativa desse sonho é como uma chuva de meteoros.

Sonhar com roubo de carros

Ao sonhar, a pessoa pode sentir imobilidade e uma sensação de estar sendo injustiçada. Com isso, esse sonho pode ser analisado por duas lentes. A primeira é relacionada ao roubo, em que algo externo invade a privacidade da pessoa e causa perdas. Já a segunda interpretação é relativa ao roubo do próprio carro: essa invasão deixa a pessoa em situação que não se tem o que fazer a não ser lidar com o dano causado.

Sonhar com carro fora de controle

Falta de direcionamento na vida. É como um apontamento de muita energia e disposição com pouco foco para direcionar essa manifestação. Assim, a interpretação pede prioridade nos objetivos para ter melhor resultado das ações feitas.

Sonhar que está dirigindo carro de outra pessoa

A vontade de mudar os rumos da vida é manifestada ao sonhar. Algo não está plenamente agradável e o desejo de mudar isso se torna muito grande. "É um típico sonho do inconsciente mostrando que algo não está do nosso agrado, mas que temos o poder de mudar isso", comenta Raphael.

Sonhar com carro perdido no shopping

Falta de atenção para os assuntos importantes da vida é algo que pode estar acontecendo, segundo este tipo de sonho. Mostra, ainda, que há muita distração na vida da pessoa e que ela está se desviando do objetivo principal, causando a sensação de estar perdida ou sem saber que rumo tomar. Contudo, apesar do cenário turbulento, não se trata de questão urgente, apenas um lembrete para prestar mais atenção ao que realmente importa.

Sonhar com carro andando na contramão

Rebeldia e intuição traduzem esse sonho. Isso porque o contexto pede atenção ao lado intuitivo, principalmente ao segui-lo mesmo quando tudo aponta para o lado oposto. Com símbolos ligados ao direcionamento pessoal, a experiência onírica diz que, embora sejam vistos como atos rebeldes, tais atitudes farão sentido para a jornada individual.

Sonhar com carro caindo em valeta

Aponta que a ansiedade pode levar a perdas consideráveis. Também pode ser um presságio para se tomar cuidado. Porém, diferente do sonho com batida, esse alerta sobre a instabilidade emocional que causa danos nos objetivos, sobretudo se a valeta levar a um corpo d'água.

Livros para desvendar os sonhos

A Interpretação dos Sonhos, de Sigmund Freud

Sonhos, de Vinicius Iracet

Rodapé content commerce -  -