Topo

Alto Astral


De professora Helena a Senhor Miyagi: veja o signo dos mestres da ficção

Claudia Dias

Colaboração para Universa

15/10/2019 04h00

Difícil alguém não ter lembranças de (pelo menos) um professor querido que tenha passado pela vida escolar. Na ficção, não é diferente. Os muitos professores dos filmes, novelas e até humorísticos também influenciam gerações. Além disso, carregam características que podem ser associadas aos signos.

É o que mostra Thiago Anselmo, astrólogo, tarólogo e terapeuta holístico do canal Portal Lughnasadh, no Youtube. Ele conta os personagens que melhor representam cada fator do zodíaco.

Áries: Mestre Kame (Dragon Ball)

via GIPHY

Apesar de sua aparência de ancião, não se engane: Mestre Kame sabe muito bem partir para a porrada quando precisa -- um comportamento bem típico de quem é de Áries. Mesmo com a avançada idade, seus hormônios ainda são joviais e ativos, algo característico da virilidade ariana.

Touro: John Keating (Sociedade dos Poetas Mortos)

via GIPHY

Touro é um dos signos que mais sabem aproveitar a vida material - e é isso que este professor inspirado ensina a seus alunos, fugindo das regras rígidas. Carpe Diem (Aproveitem o dia) é quase um mantra para o personagem que melhor representa os taurinos, pois lembra o tempo todo o que a realidade tem de melhor para oferecer.

Gêmeos: Obi-Wan Kenobi (Star Wars)

via GIPHY

Obi-Wan tem em si um dos detalhes mais importantes para um professor e que é algo característico dos geminianos: a capacidade de comunicação e de ensinar. Entretanto, Gêmeos carrega em si a dualidade e o personagem tem um conflito moral que só quem acompanhou todas as histórias de Star Wars sabe qual é.

Câncer: Professora Helena (Carrossel)

via GIPHY

via GIPHY

Mãezona, acolhedora, dedicada. Professora Helena é a típica representante de Câncer, já que tem a característica feminina afetuosa e preocupada com os seus pupilos de forma bastante evidente - algo bem presente no perfil canceriano.

Leão: Senhor Miyagi (Karate Kid)

via GIPHY

Com Leão, às vezes enxergamos um aparente egocentrismo, como se a pessoa só pensasse nela mesma. É essa a percepção inicial quando Senhor Miyagi ensina a Daniel San movimentos que parecem não servirem para nada -- até descobrir-se que ele orientava desta maneira porque era generoso e queria ensinar da melhor forma. Assim é o leonino, aparentemente autocentrado, mas muito dedicado em atender as pessoas que são importantes pra ele.

Virgem: Professor Raimundo (Escolinha do Professor Raimundo)

via GIPHY

Metódico e cauteloso, ele pouco ri. Mesmo cercado por alunos piadistas e bem-humorados, o professor Raimundo é a representação da sanidade dentro de um ambiente (aparentemente) caótico. Assim é Virgem no mundo, que sabe muito bem como colocar tudo em ordem. Aos olhos do virginiano, as coisas precisam ser adaptadas, arrumadas e funcionar de maneira produtiva.

Libra: Gilderoy Lockhart (Harry Potter)

via GIPHY

A estética, diplomacia, equilíbrio, presença e carisma desse professor são notados de longe. Não há quem esqueça dele, assim como acontece com a frequência magnética e atraente de Libra. Aqui, não levamos em conta o conteúdo, a didática e a sabedoria - mesmo que o libriano tenha bastante disso -, mas sua beleza e carisma que sempre chamam atenção. É quase um cartão de visitas, que vive estampado no rosto da pessoa.

Escorpião: Severus Snape (Harry Potter)

via GIPHY

Aparentando ser frio, malévolo, calculista e indiferente, a imagem do professor de Harry Potter engana. Escorpião mantém dentro de si um mar de emoções ocultas e intensas, assim como a história e a memória desse personagem. No começo da série de filmes, Severus é interpretado como vilão, mas depois revela amor, dedicação e lealdade como principais magias, características também associadas ao escorpiano.

Sagitário: Dewey Finn (Escola de Rock)

via GIPHY

Um professor que vem para substituir e revolucionar! Dewey Finn quer fugir das regras e ensinar além da disciplina que lhe foi designada. E é daí que vem uma das lições mais importantes de Sagitário: a alegria e a leveza. De uma maneira lúdica, bem-humorada e entusiasmada, Dewey contagia sua classe, encabeçando uma lição de bom humor.

Capricórnio: Professor Girafales (Chaves)

via GIPHY

De personalidade austera, defende sua posição de bom cidadão. Além de deter sua autoridade capricorniana em sala de aula, age como um típico exemplar de Capricórnio, galanteando Dona Florinda de maneira respeitosa, oferecendo flores, chegando com classe, bem vestido e sofisticado. Sério, dedicado e compenetrado, não é de muitas risadas.

Aquário: Dr. Brown (De Volta para o Futuro)

via GIPHY

Apesar de nunca vermos Dr. Emmett Brown em sala de aula, ele atua como mentor de Marty McFly, repassando muitos ensinamentos. No inventor, encontramos muitas singularidades de Aquário como, por exemplo: a forma exótica de se vestir, conhecimento elevado, costumes excêntricos, manias e amor por animais - seus companheiros caninos Copérnico e Einstein são prova disso.

Peixes: Yoda (Star Wars)

via GIPHY

O mestre mais meditativo e transcendental de todos é a melhor representação pisciana. Da boca dele, não sai nada menos que conhecimento profundo, adquirido ao mergulhar na Força - equivalente à religião e ligação com a divindade no universo Star Wars. Yoda representa características fundamentais do signo de Peixes: conexão com o divino, sensibilidade, intuição, meditação e afeto com seus discípulos.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{user.alternativeText}}
Avaliar:

O UOL está testando novas regras para os comentários. O objetivo é estimular um debate saudável e de alto nível, estritamente relacionado ao conteúdo da página. Só serão aprovadas as mensagens que atenderem a este objetivo. Ao comentar você concorda com os termos de uso. O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Alto Astral