Topo

7 cristais que toda mulher deveria ter por perto e por quê

knape/Getty Images
Imagem: knape/Getty Images

Claudia Dias e Thaís Lopes Aidar

Colaboração para Universa

26/08/2022 04h00

A energia dos cristais pode fazer muito bem no dia a dia, influenciando e auxiliando em questões e áreas da vida. Não à toa, as pedras são bem-vindas em diferentes situações, bastando saber em quais delas apostar para estar alinhado ao que se deseja, energeticamente falando.

Outro detalhe: graças a algumas particularidades, determinadas gemas são mais indicadas para grupos específicos, caso das mulheres.

Para continuar vendo a previsão do seu signo, é fácil e rápido

"Os cristais podem ajudar as mulheres trazendo mais vitalidade, conexão, amor e harmonia energética. Além dessas energias, são auxiliadores em situações do dia a dia, como expandir a conexão com a essência, aumentando a paciência, a calma e a sabedoria e fortalecendo o amor próprio e a autoestima", cita a espiritualista Juliana Viveiros, da iQuilíbrio.

Os benefícios não param por aí, viu? Juliana apresenta também outras vantagens mais focadas nas mulheres, como a reconexão com o sagrado feminino, a transmutação das energias negativas, a purificação, a proteção, o combate aos sintomas da TPM, a ajuda em emoções mais profundas e a ressignificação da própria imagem -o que é ótimo para o bem-estar e a autoestima.

Mas, afinal, as gemas agem mais sobre a ala feminina? "Acredito que todos os seres humanos, independentemente do gênero, conseguem sentir o poder dos cristais na mesma intensidade. A diferença é que existem pedras específicas para a conexão com o sagrado feminino e isso só acontece com as mulheres, por possuírem essa chama da cura", aponta a espiritualista.

Para cada fase, um cristal

Regra básica, a escolha das gemas deve ser feita com base naquilo que se deseja atrair para a vida, já que a cada nova fase, os desejos podem mudar. Assim, a melhor opção também pode se alterar, com a substituição de uma que faça mais sentido com o momento vivido.

"Para toda a vida de uma mulher, indico sempre a ametista. Esse cristal é criador do poder espiritual de conexão com a essência. É ele que promove a proteção, traz equilíbrio e sabedoria, desde as vivências do dia a dia, até mesmo para o momento de descanso de espírito", sugere a especialista.

Orientando-se pelas fases de vida, Juliana Viveiras indica a calcita laranja para a adolescência, já que atrai disposição, coragem, compaixão, força, clareza e sorte - energias bastante úteis nessa etapa.

Já na vivência adulta, a "regra" pode ser investir na restruturação dos chakras e em suas 7 pedras, sendo uma para cada região:

Chakra básico: rubi, calcita vermelha, jaspe sangue, granada vermelha ou coral vermelho.
Chakra esplênico: cornalina, calcita laranja, pedra do sol ou topázio imperial;
Chakra plexo solar: citrino, jaspe amarelo, topázio amarelo ou âmbar.
Chakra cardíaco: quartzo verde, malaquita, esmeralda ou turmalina verde (em verde); turmalina rosa, rodocrosita ou quartzo rosa (em rosa).
Chakra laríngeo: água-marinha, turquesa ou quartzo azul.
Chakra frontal: safira, sodalita ou lápis-lazuli.
Chakra coronário: ametista, tanzanita ou iolita.

"Para a menopausa, indica-se o quartzo rosa, que trata todo o lado emocional. Já para a gestação, vai bem o jaspe vermelho, que também é conhecido como o protetor das grávidas. Esse cristal é capaz de liberar os bloqueios, receios e medos, promovendo harmonia e paz", complementa a espiritualista.

7 cristais que toda mulher deve ter

Portanto, escolher um cristal adequado à fase que está vivendo faz total sentido. Mas também é bom conhecer - e manter por perto - algumas pedras consideradas essenciais para as mulheres. A seguir, Juliana explica a importância delas.

Ametista: é boa para mulheres que estão em busca de mudanças físicas, pois acelera o metabolismo e ajuda no emagrecimento. Esse cristal também pode ser usado para atrair sabedoria, modéstia e bloquear os pensamentos negativos e os pesadelos.

Quartzo rosa: a gema é ótima para ajudar na saúde feminina, sobretudo no combate à depressão, tratamento de varizes e perturbações no sono. Vale usá-la também para curar feridas emocionais e carência sentimental.

Sodalita: os poderes dessa pedra estão relacionados ao fortalecimento do corpo, combate de inflamações e infecções e estímulos na disposição. Outro ponto é o poder de acalmar a mente.

Citrino: é indicado para mulheres que estão buscando fortalecer o cabelo, porque auxilia em problemas capilares. A gema também ajuda quando há problemas hormonais, do fígado e digestivos.

Obsidiana: é uma forte fonte de energia, capaz de sugar a negatividade, resolver problemas na raiz da questão, ajudar no autoconhecimento, efetuar uma autotransformação, estimular a verdade e agir contra pessoas negativas ao redor da mulher.

Amazonita: muito voltada para o mundo feminino, essa gema ameniza os sintomas da TPM, das cólicas e da menopausa. Conte com ela também para ter mais calma, tranquilidade, leveza e cura interior.

Calcita: coragem, tranquilidade, leveza, vontade de viver e conexão consigo mesma são alguns dos benefícios promovidos por esse cristal. Em relação à saúde, as mulheres devem usá-lo para secreções nasais, intestino preso e melhora na circulação.