Topo

Calendário de gestação: saiba como o bebê se desenvolve mês a mês

Entenda como é o desenvolvimento da gestação mês a mês - Thinkstock
Entenda como é o desenvolvimento da gestação mês a mês Imagem: Thinkstock

Eligia Aquino Cesar

Colaboração para Universa

13/08/2021 04h00

Ao pensar em uma gestação é comum que surja a curiosidade por entender como o feto se desenvolve mês a mês, especialmente quando toda essa transformação acontece dentro da própria barriga. Dúvidas fofas como saber quando o bebê escuta a voz da mãe caminham lado a lado com a apreensão em relação ao risco de maior abortamento nas primeiras doze semanas de gravidez.

De acordo com Mariana Rosário, ginecologista e obstetra do hospital Albert Einstein, a possibilidade de aborto espontâneo é realmente maior no primeiro trimestre de gestação. Por isso, ela tenta fazer com que suas pacientes não fiquem muito ansiosas nesse período. "Na maioria das vezes, nessa fase da gravidez as perdas acontecem por malformações genéticas e trombofilias", explica.

O ginecologista e obstetra Ahmed Mourad, do Centro de Ginecologia e Obstetrícia Mourad e Pinheiro, afirma que a idade materna ao engravidar também pode ser considerada um agravante quando o assunto é abortamento. "Mulheres acima dos 35 anos ou abaixo de 20 anos podem apresentar fator de risco para um aborto", diz, complementando que problemas de saúde preexistentes também podem levar a mãe a ter a gravidez interrompida espontaneamente.

"Se a gestante tiver hábitos e doenças crônicas não controladas como diabetes, obesidade, trombofilias, problemas no útero ou colo do útero, pressão alta, infecções graves, tabagismo excessivo e alcoolismo, ela terá um risco maior de perder o bebê durante a gravidez", explica Mourad.

Ele pondera, ainda, que há alguns sintomas que ocorrem durante a gravidez que, caso ocorram, devem colocar a futura mamãe em alerta de que algo pode não estar correndo bem na gestação. "Os sinais mais fáceis de serem identificados são sangramentos,, dores lombares, abdominais e cólicas constantes. Se a gestante sentir qualquer um destes sintomas, deverá procurar o médico imediatamente".

Passado esse período de incertezas, muitas pacientes se sentem liberadas para compartilhar a novidade com aqueles que a rodeiam e também para entender melhor o crescimento do bebê. Pensando em auxiliar nessa tarefa, Mariana entrega uma agenda às futuras mamães, similar a um guia, na qual descreve tudo que ocorre com o feto e também com a gestante, semana a semana, desde o momento da concepção até o parto.

"Acho importante que saibam e elas também querem entender o que está acontecendo com elas e o bebê", diz a obstetra.

Se você está no grupo das curiosas, Universa, com a ajuda de Mariana, te ajuda a entender um pouco melhor as principais fases do desenvolvimento do feto até que ele esteja pronto para nascer.

Primeiro mês

Com quatro semanas de gestação já se formaram três camadas de células, dando origem a um embrião alongado com cerca de dois milímetros. A esta altura o hormônio gonadotrofina coriônica humana, também conhecido como hCG, já é detectável na urina.

Segundo mês

Na quinta semana de gestação surge um sulco nas costas do embrião, o coração começa a se formar e também uma pequena protuberância, que será a cabeça do bebê, mas que neste momento é menor que a cabeça de um alfinete.

A sexta semana marca o desenvolvimento do sistema nervoso central do feto, que apresenta as aberturas do cérebro e da base da coluna devidamente fechadas. O embrião já pode ser visto no ultrassom transvaginal e os batimentos também já podem ser ouvidos.

Na sétima semana os pulmões começam a se desenvolver, assim como os músculos e os ossos. A cabeça e o cérebro estão crescendo rapidamente. Com oito semanas de gestação, acontece o início da formação dos braços e das pernas, assim como das características faciais.

Terceiro mês

A partir do terceiro mês o bebê já pode ser visto na ultrassonografia. Na décima semana, a cabeça ainda é grande em relação ao corpo, os olhos, que ainda estão muito separados, começam a se aproximar e estão cobertos pelas pálpebras. Além disso, os músculos do rosto do bebê, que permitem sugar e mastigar, começam a ser desenvolvidos.

Na 12ª semana, ele conseguirá abrir a boca, bocejar, ter soluços e engolir, o que estimula o desenvolvimento dos órgãos internos. Ao chegar à 13ª semana, o feto, que mede cerca de 5,4 centímetros, está mais parecido com um recém-nascido e numa ecografia podem-se observar suas expressões faciais.

Quarto mês

O desenvolvimento do bebê com 14 semanas de gestação marca o crescimento de cabelo no feto. O rosto está completamente formado e ele pode até franzir os lábios, virar a cabeça, fazer caretas e enrugar a testa, mas ainda sem grande controle sobre esses movimentos. O feto está completamente formado, mas precisa crescer e desenvolver todos os órgãos e sistemas.

A maioria das mães sente o bebê mexer a partir da 16ª semana de gestação. Com 17 semanas de gravidez, o feto apresenta uma penugem macia e aveludada por todo o corpo e a pele é muito fina e frágil. Os pulmões apresentam traqueia, brônquios e bronquíolos.

Quinto mês

Com 19 semanas, as sobrancelhas e cílios começam a crescer e as pálpebras já estão formadas. Já na 20ª semana o desenvolvimento cerebral passa a estar relacionado aos cinco sentidos: paladar, olfato, audição, visão e tato. O sistema nervoso do bebê está mais desenvolvido e ele já consegue coordenar pequenos movimentos com as mãos, agarrar o cordão umbilical, rolar e virar-se dentro da barriga.

Caso o bebê gerado seja uma menina, a partir da 21ª semana o útero e a vagina já estão formados. No caso dos meninos, os testículos começam a descer para o escroto. Nessa fase do desenvolvimento, o bebê já consegue perceber sons e reconhecer a voz dos pais, por exemplo.

O desenvolvimento do feto com 22 semanas de gestação mostra que os braços e as pernas já se desenvolveram o suficiente para que o bebê os mexa com muita facilidade. Ele pode brincar com as mãos, colocá-las no rosto, chupar os dedos, cruzar e descruzar as pernas. Além disso, as unhas das mãos e dos pés já estão crescendo. Nessa fase, o feto pesa cerca de 500 gramas.

Sexto mês

Com 23 semanas, o bebê é capaz de sentir os movimentos do corpo da mãe e a audição fica aguçada, especialmente para sons mais graves. Além disso, os traços do rosto dele já estão definidos. O acontecimento mais marcante na 25ª semana de gravidez é o desenvolvimento cerebral do bebê, que se desdobra a cada instante, que conta com todas as células do órgão presentes, mas nem todas devidamente ligadas entre si ainda.

A partir dessa semana, o bebê passa a ganhar peso de forma mais rápida, cerca de 30 a 50 gramas por dia.

Sétimo mês

Apesar de já estar mais desenvolvido, o cérebro e os pulmões do bebê com 27 semanas ainda estão em processo de desenvolvimento. Na maioria dos meninos é nessa fase que os testículos descem totalmente até o escroto.

Na 28ª semana de gestação, o bebê consegue reconhecer a voz da mãe e reagir a sons fortes e música alta e também já começa a ter ciclos regulares de sono, respiração e deglutição. Já o coração já passa a bater num ritmo mais acelerado.

Geralmente nas 30 semanas de gravidez, a pele do bebê é rosada e lisa, e os braços e as pernas já estão mais "gordinhos". Ele já acumulou alguma gordura corporal que representa cerca de 8% do seu peso total e será útil para ajudar a regular a temperatura quando nascer. Além disso, o bebê também já é capaz de responder ao estímulo da luz, diferenciando o claro do escuro.

Oitavo mês

Às 32 semanas, o bebê já tem a audição mais afinada, o coração bate aproximadamente 150 vezes por minuto e, quando ele está acordado, os olhos conseguem piscar e, quando estão abertos, movem-se na direção da luz.

Na 34ª semana, os ossos do bebê já estão bem fortes, mas os do crânio ainda não estão completamente conectados, o que facilitará a passagem dele pelo canal vaginal, caso ele nasça via parto normal.

Com 35 semanas, todos os órgãos do feto já estão completamente formados, exceto os pulmões, que continuam a se desenvolver e a produzir mais líquido que os impedirá de parar de funcionar quando o bebê começar a respirar. Os dois rins já funcionam completamente, assim como o fígado, que também já consegue exercer as suas funções, processando substâncias que o corpo não precisa.

O feto no fim do oitavo mês de gestação mede aproximadamente 43,7 centímetros e pesa cerca de 2,5 quilos.

Nono mês

Os pulmões estão completamente formados na 37ª semana de gestação e o bebê já treina a respiração, inspirando o líquido amniótico, enquanto o oxigênio chega por meio do cordão umbilical. Todos os órgãos e sistemas estão devidamente formados.

A partir desta semana, o bebê pode nascer a qualquer momento até o prazo limite de 41 semanas de gestação. Nesse período, ele permanecerá somente crescendo e engordando na barriga da mãe.