PUBLICIDADE
Topo

Da traição ao milhão: como Arthur se tornou o favorito e venceu o 'BBB 22'

Luiza Stevanatto

Colaboração para Splash, em São Paulo

27/04/2022 01h18Atualizada em 27/04/2022 09h35

Arthur Aguiar era o preferido do público para vencer o "BBB 22" (TV Globo) desde o início do programa. Dentro da casa, ele também era tido como favorito. E assim aconteceu. O ator levou o prêmio de R$ 1,5 milhão com 68,96% dos votos, em disputa com Douglas Silva e Paulo André. Mas o que levou Arthur a se tornar o queridinho de tantos fãs do reality?

Confira os pontos da trajetória de Arthur que o tornaram campeão do programa:

Antes do "BBB"

Arthur Aguiar já levava uma vida muito pública antes do reality. Além de atuar em novelas como "Malhação" (TV Globo) e "Rebelde" (RecordTV), Arthur ficou em evidência na mídia pelos altos e baixos de seu relacionamento com a também ex-BBB Maíra Cardi.

Após um casamento surpresa em 2017 e o nascimento da primeira filha do casal, Sophia, em 2018, a história de amor teve uma reviravolta. Em 2020, a união chegou ao fim: Maíra expôs, com provas, que Arthur a traiu diversas vezes e que, além disso, sofria em um relacionamento abusivo. Em resposta, o ator admitiu as traições, mas negou ser "um abusador".

Meses depois, Arthur se tornou evangélico e os dois se reconciliaram. Após oito dias, mais um término. Já em outubro de 2021, os dois reataram novamente. Nesse meio tempo, mais uma ida e vinda: Arthur contou que voltou para Maíra 15 dias antes do confinamento.

BBB 22: Arthur Aguiar e Maíra Cardi se casaram em 2017 - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
BBB 22: Arthur Aguiar e Maíra Cardi se casaram em 2017
Imagem: Reprodução/Instagram

Entrada na casa

Após tanta exposição, Arthur entrou no "Big Brother" com a chance de reverter o desgaste de sua imagem, missão que deixou clara já no início do programa.

Eu entrei aqui querendo melhorar coisas que me prejudicam na minha vida e eu sabia que aqui era uma oportunidade. [...] Eu estou jogando [...] porque é uma oportunidade que eu tenho de o público tirar sua própria conclusão sobre mim e poder mudar. De repente, pensar: 'Beleza, ele foi um merd* nessa situação aqui na vida dele, [...] mas ele tem várias outras coisas legais. Arthur Aguiar

A entrada na casa, aliás, foi um fator importante em sua trajetória no reality: Arthur chegou ao confinamento três dias depois dos outros participantes, ao lado de Jade Picon e Linn da Quebrada, após os três apresentarem testes positivos para covid-19 às vésperas da estreia do programa. Essa situação permitiu que o ator não se entrosasse com os outros participantes logo de cara e, assim, demorasse para fazer alianças. No primeiro jogo da discórdia, por exemplo, o trio ficou de fora dos pódios montados pelos brothers.

BBB 22: Arthur Aguiar desabafa com Lucas Bissoli  - Reprodução/Globoplay - Reprodução/Globoplay
BBB 22: Arthur Aguiar desabafa com Lucas Bissoli
Imagem: Reprodução/Globoplay

Perseguição

Arthur estava imune na primeira semana por ter vencido uma prova ao lado de Douglas, mas virou alvo nos dias seguintes. O primeiro a se indispor com o ator foi Rodrigo. As desavenças começaram após o gerente comercial saber que Arthur fez críticas a ele em uma conversa no jardim. Rodrigo chegou a chamar o ex-Rebelde de "burro" e "péssimo ator", além de afirmar que ele tem um "desvio de caráter". Já Arthur disse que Rodrigo "jogava sujo" e queria "impor seus pensamentos". A treta, porém, não durou muito: Rodrigo foi o segundo eliminado.

Na terceira semana, nasceu a maior rivalidade da edição. Jade Picon se tornou líder e, insatisfeita com as atitudes de Arthur, indicou ele direto ao paredão, mesmo após ter dito que não o colocaria na berlinda. A eliminada foi Naiara Azevedo e Tadeu revelou que Arthur passou longe de deixar a casa, para o choque da influenciadora.

BBB 22: Jade joga balde de água 'suja' em Arthur - Reprodução/Globoplay - Reprodução/Globoplay
BBB 22: Jade joga balde de água 'suja' em Arthur
Imagem: Reprodução/Globoplay

Na semana seguinte, as desavenças entre a dupla continuaram e Jade levou a liderança novamente. Enquanto a influenciadora "iludia" Arthur com uma pulseira vip e acusava o ator de não prestigiar o vídeo do anjo, o brother dizia pela casa que queria conversar e que "não conseguia não gostar dela". A narrativa de perseguição se solidificou quando Jade indicou Arthur novamente ao paredão. A decisão não poderia ter um resultado diferente: Arthur foi o menos votado e Bárbara, aliada de Picon, foi eliminada com 86,02% dos votos.

Depois de mais embates no jogo da discórdia e trocas de farpas, Jade atendeu o big fone, foi para o sétimo paredão e precisou puxar alguém. A sister insistiu, mais uma vez, em colocar Arthur na berlinda. A posição passiva de Arthur diante dos constantes "ataques" de Jade transformou o paredão, o segundo mais votado na história do programa, em um embate entre "mocinho" e "vilã". A porcentagem cimentou o favoritismo do ator e colocou fim na rivalidade: Jade foi eliminada com 84,93% dos votos. Arthur recebeu apenas 1,77%.

Mas não foram só os paredões que despertaram a empatia do público pelo ex-Malhação. Ele também levou um "tapa" de Maria no jogo da discórdia e foi apontado diversas vezes na dinâmica por seus oponentes. Nem Tadeu Schmidt escapou da acusação de perseguir o brother: no programa ao vivo, o apresentador não respondeu uma fala de Arthur sobre a volta do paredão falso e foi criticado pelos fãs do ator por "ignorá-lo".

BBB 22: Arthur Aguiar chora e é consolado por Naiara Azevedo - Reprodução/Globoplay - Reprodução/Globoplay
BBB 22: Arthur Aguiar chora e é consolado por Naiara Azevedo
Imagem: Reprodução/Globoplay

O bom moço

Para além dos atritos no confinamento, um trabalho em dupla foi feito em paralelo por Arthur e Maíra. Não bastava divertir o público com suas comilanças e causar indignação com as afrontas sofridas na casa. Era preciso transformar o infiel, imagem pintada pela própria coach meses antes, em um novo homem, um pai e marido amoroso e mudado.

Fora da casa, Maíra disse que Arthur já teve pensamentos suicidas, que ele é uma pessoa "completamente transformada" e expôs um áudio em que ele agradece Lexa por "dedurar" suas traições à mulher.

Lá dentro, Arthur planejou um novo casamento e mais filhos, falou em "reconstrução", disse que mudou por ver que causou sofrimento na família e se declarou. Ele ainda contou que viajava duas vezes por semana de carro, do Rio para São Paulo, só para ver a filha. Após toda a turbulência, para ele, "maneiro mesmo é casar".

BBB 22: Arthur Aguiar chora ao ver seu presente do anjo - Reprodução/Globoplay - Reprodução/Globoplay
BBB 22: Arthur Aguiar chora ao ver seu presente do anjo
Imagem: Reprodução/Globoplay

Amor e ódio

Além de seu "maior aliado", Tiago Abravanel, Arthur se aproximou de D.G, P.A e Scooby. A amizade, porém, teve seus altos e baixos. No início, o ator se chateou após ser zoado pelo surfista, acusado pelo neto de Silvio Santos de "fazer bullying" com Arthur.

A desistência de Tiago aproximou ainda mais o quarteto, o que não significa que as desavenças cessaram. A desorganização era um ponto de tensão entre os participantes: teve discussão porque Arthur se desagradou com uma depilação fora do box do banheiro e a bagunça no quarto grunge.

O sono excessivo do brother também foi motivo de discussão. Aguiar se incomodava quando os colegas questionavam suas longas sonecas durante o dia.

Amigos, amigos? Jogo à parte

Não foi só a convivência que causou conflitos entre Arthur e seus aliados. Na história do ator, ele não era só prejudicado por seus adversários, mas também pelos amigos. Aguiar disse diversas vezes que jogava sozinho e que sabia que não fazia parte do grupo. Enquanto isso, os laços de Scooby, P.A e D.G ficavam cada vez mais estreitos.

Os brothers se desentenderam mais de uma vez ao tentarem combinar votos. A decisão de Scooby. P.A e D.G de dar a liderança para Lina também foi motivo de discórdia: "Vocês escolheram me botar no paredão, é fod*", reclamou Arthur, logo após a vitória da sister.

A ida para o quarto secreto seria apenas um passeio, não fosse a capacidade de Arthur de transformar situações aparentemente inofensivas em insultos pessoais. Ele, que falou que seu nome foi pouco citado em sua ausência, se disse magoado com o que ouviu de Scooby: o surfista afirmou que estava feliz e apontou as sonecas do ator como um possível motivo para a eliminação. Ele também se incomodou porque D.G e o atleta estavam alegres durante a festa que sucedeu sua saída: "Nunca vi alguém ficar tão feliz quando um amigo e aliado sai", lamentou. Assim que voltou para a casa, teve DRs com os dois brothers.

BBB 22: Arthur acompanha festa do seu quarto secreto - Reprodução: Globoplay - Reprodução: Globoplay
BBB 22: Arthur acompanha festa do seu quarto secreto
Imagem: Reprodução: Globoplay

Na reta final, os aliados precisaram votar entre si e concordaram que, nesta situação, votariam em Arthur porque o brother estava fora da mira há mais tempo. O ator alegou que não estava na conversa e bateu boca após ser votado e ir para o paredão.

Nessa mesma ocasião, o paredão falso também foi motivo de treta. Enquanto Arthur dizia que a berlinda era negativa como qualquer outra, outros brothers argumentaram que era diferente, porque ele não correu risco de sair.

BBB 22: Arthur Aguiar se irrita com Pedro Scooby durante papo na cozinha - Reprodução/Globoplay - Reprodução/Globoplay
BBB 22: Arthur Aguiar se irrita com Pedro Scooby durante papo na cozinha
Imagem: Reprodução/Globoplay

Finalmente, a vitória

Ao se tornar finalista do programa, Arthur fez seu apelo para os telespectadores:

Queria muito que vocês levassem em consideração a minha trajetória. [...] Vou ter muito orgulho, se o público, vocês, se Deus permitir, levar comigo esse título de campeão do 'BBB 22'. Arthur Aguiar

Em um "BBB" de paixões e paredões óbvios, o incontestável favorito, claro, venceu. Agora, resta "espiar" como será a vida de Arthur após levar o prêmio milionário.

BBB 22: Arthur Aguiar é o vencedor da edição - Reprodução/Globoplay - Reprodução/Globoplay
BBB 22: Arthur Aguiar é o vencedor da edição
Imagem: Reprodução/Globoplay

Para você, a vitória do Arthur Aguiar no 'BBB 22' foi justa?

Resultado parcial

Total de 7340 votos
66,05%
Reprodução/Globoplay
33,95%
Reprodução/Globoplay
Total de 7340 votos
A votação do UOL não possui caráter cientifico ou influência sobre o resultado do programa da TV Globo

Veja agora: 'Realities - O Brasil na TV'

A gente já conversou com os ex-BBBs arrependidos, com os que causaram polêmica e agora, em "Realities - O Brasil na TV", documentário em três episódios produzido por Splash e MOV.doc, contamos os primórdios e os bastidores dos reality shows no Brasil.