Topo

Favorito? Veja momentos em que os brothers 'entregaram' a vitória a Arthur

BBB 22: Arthur Aguiar é apontado como um dos preferidos para vencer a edição - Reprodução/Globoplay
BBB 22: Arthur Aguiar é apontado como um dos preferidos para vencer a edição Imagem: Reprodução/Globoplay

Colaboração para Splash, em São Paulo

22/04/2022 04h00

Arthur Aguiar entrou no "BBB 22" (TV Globo) como um dos nomes mais controversos da edição. Embora fosse cogitado como participante bem antes do início do reality, ainda havia a expectativa do público para conhecer melhor o ator e cantor — sobretudo, para entender mais daquele personagem envolto em tantas manchetes.

Nos últimos anos, o artista esteve no centro de uma grande polêmica: foi acusado publicamente de ter traído diversas vezes a esposa, Maíra Cardi, de quem chegou a se separar — o caso repercutiu nas redes sociais.

A reação do público não foi diferente na casa: mesmo acolhendo bem o ator, era nítido o receio de alguns brothers com a reputação de Arthur "aqui fora". Mas, pouco a pouco, a percepção de que o artista seria um dos "azarões" do reality foi mudando.

O brother venceu provas, sobreviveu a vários paredões — um deles contra a sua maior rival, a influenciadora digital Jade Picon — e até foi o escolhido do público para ir ao quarto secreto, em uma vitória no paredão falso.

Os brothers não sabem que, para boa parte do público, Arthur é considerado o preferido para vencer o programa — a parcial mais recente da enquete do UOL mostra o ator com quase 75% da preferência dos telespectadores —, mas já o apontam como um nome forte na casa.

Alguns demonstraram, inclusive, ter medo de enfrentá-lo no paredão por cogitar seu favoritismo e uma derrota certa na disputa. E, sempre que o assunto "pódio" surgia, alguém trazia o nome do ex-Rebelde para a roda.

A seguir, relembre alguns momentos em que os participantes "deram o prêmio" nas mãos de Arthur ao considerá-lo favorito:

"Volta por cima"

A trajetória de Arthur na casa foi levada em consideração por alguns brothers para alçá-lo à lista de favoritos. O ator entrou alguns dias depois no programa — já que precisou se isolar por ter contraído a covid-19 —, e teve uma certa dificuldade em se enturmar com os grupos já formados. Mais tarde, perdeu um de seus principais aliados quando Tiago Abravanel desistiu do reality. Vale também destacar a rivalidade com Jade Picon.

No início de março — ou seja, antes do quarto secreto —, Scooby já levantava o nome de Arthur como um dos favoritos ao prêmio. Em um papo com Eliezer, o designer comentava sobre a trajetória de Juliette no "BBB 21", e lembrou que ela sempre foi considerada a preferida do público.

Na opinião de Eli à época, a edição de 22 estava mais "equilibrada". O surfista, então, expôs sua opinião:

Acho que o Arthur deve estar muito forte. Se olhar a trajetória dele aqui, no começo ninguém abria a mão para o cara. Depois, ele foi dando a volta por cima, crescendo. Pedro Scooby

Eli concordou com o ponto de vista do colega e afirmou: "A impressão que eu tenho hoje é de que ele ganha o programa".

Scooby - Reprodução/Globoplay - Reprodução/Globoplay
BBB 22: Scooby revela que acha Arthur um dos participantes mais fortes da casa
Imagem: Reprodução/Globoplay

"O mais forte da casa"

As estratégias e as conquistas de Arthur dentro da casa ligaram o alerta de algumas sisters. Jessi chegou, inclusive, a admitir que tinha medo de "fazer algo" contra o ator — como puxá-lo em um contragolpe, por exemplo —, pois não sabia que consequências isso poderia ter para ela.

Em um papo na academia, Lina e Eslô comentaram que as mulheres da casa também poderiam ganhar as provas — mesmo que os brothers tivessem "preparo e outro físico. "A gente não pode deixar esse sentimento ficar em nós", concordou a Miss Pernambuco. Jessi, então, explicou que tenta se manter confiante, mas, às vezes, é abalada por Arthur:

É isso que eu falei sobre o Arthur. Porque, ao mesmo tempo em que eu faço isso, fico com a sensação de medo. Parece que, de alguma forma, ele é a pessoa mais forte da casa e que qualquer coisa que eu faça contra ele vai ser ruim para mim, sabe? E eu não quero ter esse sentimento. Jessilane

A professora lembrou que o ator voltou de vários paredões e que isso faz com que os confinados não tenham segurança em enfrentá-lo nas disputas: "A gente fica pensando assim: 'Ah, não vou puxar o Arthur no contragolpe porque ele é forte'. E fica desse jeito. 'Não quero ir para o paredão com o Arthur porque ele é forte'. Parece que qualquer outra pessoa da casa é mais fraca que o Arthur, nesse sentido".

Jessi Lina - Reprodução/Globoplay - Reprodução/Globoplay
BBB 22: Jessilane analisa jogo de Arthur na casa
Imagem: Reprodução/Globoplay

Sobretudo na segunda metade do jogo, o nome de Arthur passou a figurar nas listas de "mais fortes" dos confinados. Em um desabafo com Scooby, Lina comentou que isso fez com que se sentisse "fragilizada" nas berlindas ao cogitar a possibilidade de enfrentar o ator num paredão —- e acabar não voltando.

A gente criou uma imagem de que o Arthur está mais forte que todas as outras pessoas fortes. Pelo menos, em relação às outras pessoas. Lina

O surfista disse entender o ponto de vista da cantora e ponderou. "Mas você também pode ser forte", argumentou Scooby. "A gente não sabe", finalizou Lina.

Linn e Scooby - Reprodução/Globoplay - Reprodução/Globoplay
BBB 22: Linn da Quebrada desabafa com Scooby sobre Arthur Aguiar
Imagem: Reprodução/Globoplay

"Seria o vencedor"

Os acontecimentos relacionados ao paredão falso, no início de abril, surpreenderam os brothers — inclusive, por alguns não imaginarem que Arthur pudesse deixar o reality naquele momento. Após vê-lo ser "eliminado", Natália comentou com Eliezer que achava o ator era um dos grandes nomes na competição — e, possivelmente, o vencedor.

Sem saber que estava sendo observada pelo ex-Rebelde no quarto secreto, a modelo afirmou a Eli: "Eu, você, Jessi e Lina sentíamos o Arthur muito forte". Nat prosseguiu, explicando que nunca teve nada contra o ator e que gostava dele. "Lá no início, quando ele achava que ia sair por coisas que aconteceram lá fora... A gente deu a oportunidade dele se abrir e conviver conosco", recordou ela.

Em todo o momento, a gente sentia ele muito forte no jogo. Jurava que ele seria o ganhador do programa. Natália sobre Arthur

Atento, o artista continuou acompanhando o papo entre o então casal, sem dizer nada. Da casa, Eli confessou que tinha a mesma impressão que Nat — para o designer, Arthur ou Pedro são os favoritos. A conversa foi encerrada quando um cooler com bebidas chegou para os participantes.

arthur - Reprodução: Globoplay - Reprodução: Globoplay
BBB 22: Arthur acompanha conversa entre Eliezer e Natália
Imagem: Reprodução: Globoplay

"O prêmio é teu"

Quando Arthur retornou do quarto secreto, as "comadres" e Eliezer começaram a especular sobre o que teria dado a vitória ao brother na dinâmica.

Enquanto planejavam a estratégia para o paredão daquela semana, Lina cogitou que chamassem Paulo André para um possível contragolpe. Mas logo se deu conta de que poderia ser "perigoso" justamente pela proximidade do velocista com Arthur — que eles acreditam ser o favorito da temporada.

Ai, gente... Vamos dar logo o prêmio pra ele? Lina sobre Arthur

"Acho que ele vai para a final", concordou Natália. "Muito óbvio. Quem é que vai querer puxar ele num contragolpe depois dessa?", ponderou Eli, se referindo ao resultado do paredão falso. "Quem é que vai querer ir com ele pro paredão? Se a gente for líder aqui, não temos coragem de botar ele [no paredão] sabendo que vão dois daqui junto", continuou.

Jessi disse que eles não deveriam "entregar" o jogo e deixar de indicar o marido de Maíra Cardi para a berlinda, sob o risco de colocar o ator na final, e a designer de unhas concordou. Eli comentou que, caso conquistasse a liderança e colocasse Arthur, seria "quase certo" que um dos outros emparedados sairia.

"Será que já tá dado, gente? Eu não quero acreditar nisso. [...] Quero muito acreditar que o público está com a gente para apimentar essa disputa, que isso pode tornar o jogo mais interessante como um todo", refletiu a cantora.

Lina - Reprodução/Globoplay - Reprodução/Globoplay
"Será que já tá dado, gente? Eu não quero acreditar nisso", diz Lina
Imagem: Reprodução/Globoplay

"Vamos sair, sendo Arthur ou não"

Depois que Linn da Quebrada deixou o reality — fato somado ao retorno de Arthur do paredão falso —, as comadres remanescentes e Eliezer trabalharam com a hipótese de que estariam do lado mais fraco do game. A dúvida passou a ser: fugir de um paredão com o ator ou bolar uma estratégia "kamikaze" para não deixar de indicá-lo?

Após mandar Paulo André para a berlinda em sua liderança, o "último lollipoper" confessou às aliadas que cogitou a possibilidade de indicar Natália, seu affair na casa, para fazer com que o chamado "grupo Disney" tivesse de votar entre si.

"Quero muito ver essa cena deles votando entre eles para descobrir quem eles vão entregar. Se for para sair, a gente vai sair de qualquer jeito, não é? Sendo Arthur ou não. A gente precisa ter uma jogada, uma movimentação significativa", ponderou no papo com Nat e Jessi.

Não quero ceder a essa pressão de que o Arthur é o mais forte e que a gente não vai mais indicar ele. Jessi

O trio continuou confabulando sobre a necessidade de ter uma atitude contra o grupo. Na conversa, Eli chegou a pedir que, se Jessi se tornasse líder na semana seguinte, votasse nele para a berlinda.

lider - Reprodução/Globoplay - Reprodução/Globoplay
BBB 22: Eliezer, Natália e Jessi conversam sobre paredão no quarto do líder
Imagem: Reprodução/Globoplay

"A aposta da casa"

Na reta final do game, os brothers voltaram a fazer suas apostas sobre os favoritos. Nesta semana, o "top 5" conversava na sala de estar sobre quem seriam os queridinhos do público — e se já há algum "campeão declarado" aqui fora.

Para Douglas Silva, o nome de Arthur está na mira do público para levar o prêmio de R$ 1,5 milhão:

Eu apostaria no Arthur pelos paredões dele, pelas dinâmicas, de todo o jogo dele aqui. D.G

Em silêncio, o ex-Rebelde ouviu a declaração do aliado, corroborada por Paulo André: "Eu falei isso lá atrás". Pensativo, o marido de Maíra Cardi fez questão de dizer que não acredita em vitória antes da hora:

Só vou acreditar quando chegar na final e o Tadeu falar meu nome. Arthur Aguiar

Arthur - Reprodução/Globoplay - Reprodução/Globoplay
BBB 22: Arthur Aguiar diz que só acredita na vitória quando Tadeu falar seu nome
Imagem: Reprodução/Globoplay

Qual bordão usado pelos brothers mais marcou o 'BBB 22'?

Resultado parcial

Total de 4268 votos
9,68%
Reprodução/Globoplay
4,31%
Reprodução/Globoplay
1,01%
Reprodução/Globoplay
44,07%
Reprodução/Globoplay
7,31%
Reprodução/Globoplay
3,00%
Reprodução/Globoplay
3,33%
Reprodução/Globoplay
8,79%
Reprodução/Globoplay
0,45%
Reprodução/Globoplay
13,85%
Reprodução/Globoplay
4,22%
Reprodução/Globoplay
A votação do UOL não possui caráter cientifico ou influência sobre o resultado do programa da TV Globo

Veja agora: 'Realities - O Brasil na TV'

A gente já conversou com os ex-BBBs arrependidos, com os que causaram polêmica e agora, em "Realities - O Brasil na TV", documentário em três episódios produzido por Splash e MOV.doc, contamos os primórdios e os bastidores dos reality shows no Brasil.