Leão Lobo

Leão Lobo

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Opinião

Jayme Monjardim e 'Romaria': esperança em meio à crise histórica da Band

Jayme Monjardim é um dos diretores mais respeitados e conceituados da teledramaturgia brasileira, com uma carreira marcada por trabalhos memoráveis, como a versão original de "Pantanal" e "Ana Raio e Zé Trovão" —a única novela produzida totalmente fora de estúdios.

Ele nunca teve medo de arriscar, e, pelo jeito, continua sendo fiel a essa filosofia. Recentemente, anunciou que sua próxima novela, "Romaria", escrita por Letícia Wierzchowski, será exibida na Band. O problema, no entanto, é a Band. A emissora retorna à dramaturgia após inúmeras idas e vindas, sempre abandonando o gênero e deixando muitos profissionais pelo caminho.

A primeira novela da casa, "Cara a Cara", de Vicente Sesso, dirigida por Jardel Mello e Arlindo Pereira, com trilha sonora de Antonio Marcos e um elenco de peso —com Fernanda Montenegro, Luis Gustavo, David Cardoso, Débora Duarte, Nathália Timberg, Irene Ravache, entre outros— é um exemplo de um grande esforço que não se concretizou.

A Band é o problema porque nunca se consolidou no gênero e não conseguiu criar o hábito de dramaturgia no telespectador. Já tentou parcerias com a TV portuguesa, mas abandonou o projeto. Exibiu novelas turcas com relativo sucesso, mas, mais uma vez, desistiu.

MasterChef em sua 11ª temporada
MasterChef em sua 11ª temporada Imagem: Divulgação/Band

O cenário atual da emissora é ainda mais preocupante. A grade de programação da Band carece de atrativos, e muitos nem sabem mais o que está sendo exibido, além do Brasil Urgente e do Jornal da Band. O MasterChef, que foi um dos maiores acertos da emissora, agora ocupa um espaço sem brilho, às terças-feiras.

E é nesse deserto de tentativas frustradas que Jayme Monjardim se prepara para estrear sua novela, como se fosse um oásis, com a missão de atrair de volta o público para a emissora da família Saad —uma emissora que sempre trouxe grandes nomes, como Walter Clark, Walter Avancini, Marlene Mattos e Zeca Camargo, mas nunca ofereceu a esses profissionais as condições mínimas de trabalho necessárias.

Agora é a vez de Jayme Monjardim. Tomara que ele consiga contornar a precariedade de recursos da emissora e fazer o que outros grandes nomes da comunicação, como ele, não conseguiram no canal.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

7 comentários

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.


Jorge Luis do Nascimento

CARA A CARA A BAND PODERIA EXIBIR DE NOVO.UMA DAS MELHORES NOVELAS QUE JÁ FOI PRODUZIDA NO BRASIL ASSIM COMO MEU PÉ DE LARANJA LIMA

Denunciar

Luiz Carlos Oyhenart Dias

Os imigrantes, novela de Marçal Garcia, 1981 a 1982, foi um grande sucesso com excelentes atores e atrizes. Foi uma novela de 459 capítulos divididos em 3 fases. Quando a Band quer, ela faz boa novela.

Denunciar

Truzzi Engenharia

Sucesso Jayme nessa nica empreitada!!! Grande abraço 

Denunciar