Leão Lobo

Leão Lobo

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Opinião

Globo vende credibilidade para a prefeitura com novo programa Paulistar

Vendido para o público como uma forma de devolver aos paulistas o seu orgulho, a Globo estreou no último final de semana o programa Paulistar, sob o comando da ótima Valéria Almeida, mais conhecida até aqui como a "folguista" da Patrícia Poeta no programa Encontro. Tudo seria lindo, se não fosse a atração uma grande propaganda escamoteada da atual gestão da Prefeitura de São Paulo. E pior, patrocinada pela prefeitura, ou seja, com o dinheiro público, o nosso dinheiro.

A questão não fica só ali no próprio programa, se estende por todo o jornalismo da emissora. Como se pode acreditar na isenção de uma emissora que tem negócios com uma prefeitura? Como ela poderá criticar, de verdade, uma parceira comercial?

Esta má conduta em São Paulo se irradia por todo o conjunto do jornalismo da emissora. Uma prática escandalosa dessas poderá se estender por todas as capitais e estados brasileiros se não for combatida de início.

Ninguém é ingênuo de pensar que a proteção a esta ou aquela prefeitura ou governo estadual já não aconteça por baixo dos panos, mas assim, de forma tão explícita, com a emissora aceitando o dinheiro público numa gestão específica, é muita cara de pau.

Mas é importante destacar que a profissional Valéria Almeida só está fazendo o que lhe foi determinado pela direção da emissora e deu um show na publicidade sobre o progresso do bairro Capão Redondo (zona sul) nos últimos anos. Pena ter passado por cima das dificuldades que a região ainda enfrenta. E pra não passar batido: quem disse para Globo que o paulistano precisava de sua ajuda pra sentir orgulho?

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.