PUBLICIDADE
Topo

UOL Esporte vê TV

Troca de comentaristas e mãe de Neto: os melhores momentos do Donos da Bola

Neto, no Os Donos da Bola, da TV Band - Reprodução/TV Band
Neto, no Os Donos da Bola, da TV Band Imagem: Reprodução/TV Band

João Victor Miranda

Colaboração para o UOL, em São Paulo

24/12/2021 04h00

Consolidado como um dos principais programas esportivos da TV aberta brasileira, o "Os Donos da Bola", da Band, completou nove anos no ar em 2021. A atração teve vários momentos marcantes durante o ano, como a visita da mãe do apresentador, troca de comentaristas e - como não poderia deixar de ser - muita irreverência do Craque Neto.

O UOL Esporte preparou uma retrospectiva com os momentos mais marcantes do programa em 2021. Confira!

Dona Cida (ou "Chimbica")

Chimbica - Reprodução/TV Band - Reprodução/TV Band
Dona Cida, mãe de Neto, participou do Os Donos da Bola, da TV Band
Imagem: Reprodução/TV Band

Um dos grandes momentos do "Os Donos da Bola" em 2021 aconteceu por acidente. Dona Cida - ou "Chimbica" -, mãe de Neto, foi comentarista convidada por um dia e roubou a cena no programa. Com toda a sinceridade - que parece ter sido herdada por Neto -, ela disse odiar o Palmeiras, elogiou Renato Gaúcho, contou 'podres' da infância do apresentador e ainda mandou o filho calar a boca.

Curiosamente, a mãe de Neto só foi ao ar por conta de um atraso de José Luiz Datena. Como o jornalista, que fez aniversário naquele dia e receberia uma homenagem do programa, não chegou a tempo do início da atração, o ex-jogador pediu para que a mãe, que foi acompanhá-lo de perto na ocasião, substituísse o colega.

Sai Edílson, entra Souza

edilson - Reprodução/Band - Reprodução/Band
Edílson Capetinha, comentarista da TV Band
Imagem: Reprodução/Band

A formação do "Os Donos da Bola" no início do ano contava com Neto como apresentador, Velloso e Edílson como comentaristas fixos e um convidado. "Contava" porque 2021 trouxe uma novidade na equipe, com a chegada de Souza, ex-meia com passagens por São Paulo, PSG e Grêmio, e a saída do Capetinha.

Edílson ficou pouco mais de um ano no "Os Donos da Bola", onde teve atritos com Velloso e Fernando Fernandes. Com a chegada de Souza, o Capetinha foi transferido para o "Jogo Aberto", atração em que trabalhou até outubro, quando deixou a Band. Em dezembro, o comentarista foi contratado pela Jovem Pan.

Souza careca

Souza careca - Reprodução/TV Band - Reprodução/TV Band
Souza, comentarista do Os Donos da Bola, raspou o cabelo para pagar aposta
Imagem: Reprodução/TV Band

Com menos de um mês na atração, Souza já havia deixado claro, ao menos, uma coisa: sempre acreditaria no São Paulo. Tanto foi assim que na reta final do Campeonato Brasileiro de 2020, quando o time tricolor brigava para se garantir na fase de grupos da Copa Libertadores da América, o comentarista fez uma aposta ousada: rasparia a cabeça em caso de derrota para o já rebaixado Botafogo na 37ª rodada.

Após a vitória por 1 a 0 da equipe carioca, Souza pagou seu primeiro mico na TV ao chegar careca na edição do dia seguinte. Menos mal para o comentarista que o São Paulo conseguiu a classificação para a fase de grupos da Copa Libertadores com uma vitória sobre o Flamengo na última rodada do Brasileirão.

Aposta do bem

souza cobertores - Reprodução/TV Band - Reprodução/TV Band
Souza carrega pacote com cobertores para entregar a projeto social do Padre Júlio Lancelotti
Imagem: Reprodução/TV Band

Souza protagonizou mais uma aposta mal-sucedida no "Os Donos da Bola". Antes das quartas de final da Copa Libertadores da América, entre São Paulo e Palmeiras, o comentarista disse que rasparia o cavanhaque e doaria 200 cobertores para a caridade em caso de eliminação tricolor.

Após a vitória do Palmeiras por 3 a 0 no jogo de volta e a queda do São Paulo no torneio continental, o comentarista cumpriu as duas promessas. Sem cavanhaque, levou pessoalmente os cobertores ao padre Júlio Lancelotti, que distribuiu os itens para pessoas em situação de rua.

Tigre e papel picado

neto tigre - Reprodução/TV Band - Reprodução/TV Band
Neto com máscara de Tigre no Os Donos da Bola
Imagem: Reprodução/TV Band

Após a derrota do Palmeiras por 1 a 0 para o Tigres (MEX) na semifinal do Mundial de Clubes, Neto não se conteve e abriu a edição do dia seguinte do "Os Donos da Bola" usando uma máscara do felino que dá nome ao time mexicano e com uma explosão de papel picado para celebrar.

A festa pela queda do Palmeiras na semifinal ainda teve bolo temático para Velloso. A máscara acabou se tornando parte do cenário no fim do ano.

Máscara de protesto

neto máscara - Reprodução/TV Band - Reprodução/TV Band
Neto fez parte do programa Os Donos da Bola usando uma máscara
Imagem: Reprodução/TV Band

Se teve máscara para comemorar derrota de rival, também teve máscara para protestar. Por várias vezes no programa, Neto aproveitou seu espaço de fala para defender a vacina contra a covid-19 e pedir que as pessoas respeitassem as medidas sanitárias indicadas por médicos e cientistas.

Neto apresentou a edição do "Os Donos da Bola" do dia 11 de junho com uma máscara de proteção. O protesto de Neto veio um dia após o presidente Jair Bolsonaro dizer que Marcelo Queiroga, ministro da Saúde, deveria publicar um parecer desobrigando o uso da máscara no Brasil para aqueles que já estivessem vacinados ou que já tivessem contraído covid-19, contrariando as recomendações sanitárias mundiais - medida que acabou não entrando em vigor.

Gol de p?

neto gol de pinto - Reprodução/TV Band - Reprodução/TV Band
Neto imita segundo gol do Peñarol sobre o Corinthians
Imagem: Reprodução/TV Band

Quando o Corinthians atravessou um de seus piores momentos na temporada, Neto protagonizou um de seus melhores no programa. Após derrota do time alvinegro em casa para o Peñarol por 2 a 0 na Copa Sul-Americana, Neto criticou bastante a equipe e mostrou toda a sua indignação imitando um dos gols do time uruguaio.

"Olha a fase do Corinthians: a gente deve quase R$ 2 bilhões e ainda toma um gol de pinto. O cara podia chegar de carrinho, bater com a direita com a esquerda, de qualquer jeito, mas para tirar sarro da gente, ainda fez um gol de pinto".

'Não sou cambista'

não sou cambista - Reprodução/TV Band - Reprodução/TV Band
Neto, no Os Donos da Bola, da TV Band
Imagem: Reprodução/TV Band

Uma das grandes novidades da grade de esportes da TV Band para 2021 foi a aquisição dos direitos de transmissão da F1. As exibições do principal campeonato de automobilismo na emissora paulista fizeram sucesso e também resultaram em uma situação inusitada para Neto.

Com o GP de São Paulo próximo, o apresentador contou que passou a receber muitas mensagens com pedidos de ingressos e aproveitou para deixar claro no "Os Donos da Bola" que não tinha entradas para a corrida.

Aprende, Cássio!

neto tutorial - Reprodução/TV Band - Reprodução/TV Band
Neto 'ensina' Cássio a defender chutes de longa distância - parte 2
Imagem: Reprodução/TV Band

Um dos alvos preferidos de Neto durante o ano foi Cássio, do Corinthians. O goleiro foi criticado pelo apresentador algumas vezes durante o ano e ganhou até uma 'aula grátis'.

"Sabe por que eu bato bem na bola? Porque eu treinava com os goleiros. Porque eu treinava eles todos. Do lado, 'pum', abriu, 'pá'. Não é isso, Velloso? Aí, ele treina no barril, com o rapaz chutando de bico nele. É brincadeira! Assume o erro, Cássio. Todo mundo erra".

Neto 'palmeirense' na Libertadores

neto palmeiras - Reprodução/TV Band - Reprodução/TV Band
Neto, apresentador do "Os Donos da Bola"
Imagem: Reprodução/TV Band

Pode soar incoerente, mas quem acompanhou Neto durante o ano consegue entender como alguém que vestiu uma máscara de tigre para provocar o rival no início de 2021 acabou apostando contra o Flamengo na final da Copa Libertadores da América - disputada justamente com o Palmeiras - em novembro.

Primeiro, Neto se convenceu de que o Palmeiras realmente tinha chances de vencer a Libertadores após uma boa sequência de vitórias do time no Brasileirão combinada a uma queda de rendimento do Flamengo. Depois, o apresentador se indignou com o que chamou de 'soberba' da torcida rubro-negra.

Neto sem filtro no YouTube

neto youtube - Reprodução/Youtube - Reprodução/Youtube
Neto imita youtubers durante o programa "Donos da Bola", da TV Bandeirantes
Imagem: Reprodução/Youtube

Como o UOL Esporte já mostrou, o "Os Donos da Bola" pode ter intervalos na TV, mas continua sendo exibido no YouTube com toda a equipe mais à vontade. Neto, que costuma falar palavrões enquanto o programa não está sendo transmitido em rede aberta, chegou a reconhecer que exagerou e pediu desculpas à direção do programa no dia seguinte.

O episódio aconteceu quando, indignado com o flagra de Patrick de Paula e Lucas Lima em festas clandestinas durante o auge da pandemia no Brasil, Neto soltou uma grande sequência de xingamentos em uma 'reflexão' durante o intervalo.

UOL Esporte vê TV