Topo

'Abre', 'pá' e encaixada: Neto dá tutorial de goleiro para Cássio

Neto "ensina" Cássio a defender chutes de longa distância - parte 2 - Reprodução/TV Band
Neto 'ensina' Cássio a defender chutes de longa distância - parte 2 Imagem: Reprodução/TV Band

Colaboração para o UOL, em São Paulo

25/10/2021 14h10

Após o empate em 2 a 2 entre Internacional e Corinthians, ontem (24), pelo Campeonato Brasileiro, o apresentador e comentarista Neto, da TV Band, criticou a atuação do goleiro corintiano Cássio, avaliando que ele falhou nos dois gols do time gaúcho.

"O problema é que o Cássio tomou um 'frangaço'. Eu não gosto de criticar o Cássio porque ele tratou o meu filho tão bem na Florida Cup, mas tão bem, então eu não suporto. Até porque é ídolo do Corinthians, um dos maiores goleiros - não é maior que o Ronaldo Giovanelli, mas um dos maiores", opinou Neto, no "Os Donos da Bola", hoje.

"Mas o gol que você tomou ontem, Cássio… Eu pensei que a bola tinha sido desviada. Você não pode tomar um gol desses. Você é o Cássio, um dos maiores goleiros da história do Corinthians, você é um ídolo. Toda hora, rapaz! O que está acontecendo, não tem força nas pernas?", continuou.

Tutorial

Além de cornetar a atuação de Cássio, Neto ainda deu aulas para o goleiro melhorar. Ao vivo, o ex-jogador do Corinthians mostrou como o goleiro deveria ter se comportado em cada um dos dois gols.

"Eu aprendi com os caras, o Ronaldo, o Velloso, o Taffarel, o Mário, o Dimas, que foi treinador de goleiro, Agnaldo. Abre e 'pum'. Abre a envergadura! Você está aqui na bola, não? Deu um passo para o lado, vem e…" disse Neto sobre o segundo gol, completando o tutorial com o gesto de espalmar com as mãos trocadas.

O apresentador continuou: "Sabe por que eu bato bem na bola? Porque eu treinava com os goleiros. Porque eu treinava eles todos. Do lado, 'pum', abriu, 'pá'. Não é isso, Velloso? Aí, ele treina no barril, com o rapaz chutando de bico nele. É brincadeira! Assume o erro, Cássio. Todo mundo erra".

neto cassio - Reprodução/TV Band - Reprodução/TV Band
Neto 'ensina' Cássio a defender chutes de longa distância - parte 1
Imagem: Reprodução/TV Band

Na sequência, Neto continuou a ensinar Cássio. No segundo momento, o apresentador mostrou como o goleiro deveria ter se comportado para evitar o rebote no primeiro gol sofrido pelo Corinthians.

"Pega a bola, Souza. Ele está aqui. Se ele faz aqui [Neto dá um passo para o lado], ele não precisa cair. Ele só precisa [encaixar]. Mas ele caiu", disse Neto.

Ex-goleiro do Palmeiras e do Atlético-MG, o comentarista Velloso avaliou tecnicamente o lance do segundo gol e disse que Cássio se posicionou mal e fez o gesto errado antes do chute de Gustavo Maia.

"O Cássio está um pouco sem mobilidade, eu acho. Nesse lance [do segundo gol], a gente vai vendo várias vezes, o goleiro, quando vai ter um chute para o gol, que percebe que o atacante ajeita para bater, você tem que andar para frente. O Cássio deu um passo para trás. Quando dá um passo para trás, você não tem força para sair. Tem que andar para frente para ter impulsão. Agora, o Cássio dá um passo para trás e não consegue nem saltar. Ou ele dá um passo para frente, ou para o lado depois da batida", opinou Velloso.