Topo

Botafogo vence São Paulo em jogo com expulsão de Reinaldo e pênalti perdido

Do UOL, no Rio de Janeiro e em São Paulo

22/02/2021 21h57

O Botafogo venceu o São Paulo por 1 a 0 na noite de hoje (22), pela 37ª rodada do Brasileirão 2020, com direito a expulsão de Reinaldo antes do intervalo e pênalti perdido por Luciano no segundo tempo. O atacante Matheus Babi fez o único gol do jogo disputado no Engenhão.

Com o resultado, o Tricolor paulista fica na quarta colocação do torneio nacional, com 63 pontos, e agora corre o risco de perder uma vaga direta na fase de grupos da Copa Libertadores 2021 —o Fluminense, quinto, soma 61 pontos. Isto é: para não depender de um tropeço do Flu contra o Fortaleza na última rodada do campeonato, a equipe do Morumbi vai precisar vencer o líder Flamengo.

Caso não consiga defender o quarto lugar, caberá ao São Paulo a torcida por um título do Palmeiras na Copa do Brasil. Por já ter sido campeão da Libertadores, o clube alviverde abriria, então, uma quinta vaga direta no torneio continental via Brasileirão.

Já rebaixado para a Série B e na lanterna do Brasileiro, o Alvinegro carioca volta a vencer após dez partidas e chega a 27 pontos.

Na última rodada da competição, o São Paulo receberá o Flamengo, que briga pelo título brasileiro, no Morumbi, enquanto o Fluminense jogará contra o Fortaleza no Maracanã.

Quem foi bem: Warley e Diego Loureiro

Warley foi o grande destaque do jogo disputado no Engenhão. Escalado pelo lado direito do ataque, aproveitou as brechas da defesa do São Paulo para levar perigo ao gol defendido por Tiago Volpi —o arqueiro foi o destaque do time. O atacante chegou frequentemente ao setor ofensivo e foi a válvula de escape para o time mandante. Ele, inclusive, deu assistência para o gol de Matheus Babi, aos 12 minutos do segundo tempo. Diego Loureiro, com uma defesa de pênalti em cobrança de Luciano, aos 38 minutos do segundo, garantiu o resultado positivo.

Quem foi mal: Reinaldo

Reinaldo foi o destaque negativo da partida ocorrida no Engenhão, na noite de hoje. O lateral esquerdo encontrou dificuldades para parar o atacante Warley em lances de velocidade pela ponta direita do setor ofensivo do Botafogo e ainda foi expulso por causa de uma falta em cima do jogador. O erro aconteceu ainda no primeiro tempo da partida e foi um ponto crucial para o resultado obtido pelo São Paulo no Engenhão.

Atuação do São Paulo

Irreconhecível em campo, o São Paulo pouco criou diante do Botafogo. Desde o primeiro tempo, quando ainda estava completo, o visitante encontrou dificuldades para chegar ao setor ofensivo. Faltou à equipe qualidade no meio de campo — Igor Gomes e Gabriel Sara não conseguiram municiar os homens de frente. Luciano e Jonas Toró pouco acrescentaram enquanto atuaram juntos. Após a expulsão de Reinaldo, a dificuldade foi ainda maior. O São Paulo recuou e, mesmo com mais posse de bola, não conseguiu furar a boa marcação imposta pelo Botafogo. Defensivamente, o time paulista mostrou fragilidade e viu o rival levar bastante perigo à meta defendida por Tiago Volpi.

Atuação do Botafogo

O Botafogo conseguia fazer uma marcação firme e, com a bola no pé, buscava jogadas mais profundas, mas demonstrava ansiedade e cometia falhas com a bola no pé. Em uma dessas escapadas, porém, o atacante Warley saiu nas costas da defesa do São Paulo e avançou em velocidade. O lateral esquerdo Reinaldo tentou a roubada de bola, mas derrubou o adversário com falta e foi expulso de forma direta, deixando o Tricolor com um a menos. Com um a mais, o Botafogo se animou na partida e criou oportunidades, fazendo o goleiro Tiago Volpi trabalhar. Em uma delas, o camisa 1 do São Paulo fez uma grande defesa, após finalização de Ênio, já dentro da área — Navarro não conseguiu aproveitar o rebote. Com um a mais, Lúcio Flávio optou pela saída do volante Kayque e entrada do atacante Matheus Babi, fazendo com que o Botafogo mudasse o desenho tático e atuasse no 4-2-4. Apesar de uma presença maior no ataque, o setor defensivo ficou um pouco desprotegido.

Luciano perde pênalti e desperdiça chance de virar artilheiro isolado

Luciano perdeu uma cobrança de pênalti aos 38 minutos do segundo tempo. O atacante viu o goleiro Diego Loureiro pular no canto certo e evitar o seu gol. O centroavante são-paulino podeira ter se isolado na artilharia do Brasileiro. Hoje ele divide a primeira colocação com Thiago Galhardo (Internacional) e Marinho (Santos), com 17 gols cada.

Chamusca acompanha de perto

Apresentado como novo técnico do Botafogo na tarde de hoje (22), Marcelo Chamusca esteve no Nilton Santos e acompanhou de perto o duelo entre o Alvinegro e o São Paulo. O treinador, que chegou dizendo estar "consciente dos desafios", já iniciou, juntamente à diretoria, a análise do elenco e a chegada de reforços para a próxima temporada. Por isso a partida teve a curiosidade: ambos os técnicos à beira do gramado eram interinos. O São Paulo foi dirigido por Marcos Vizolli, enquanto o argentino Hernán Crespo acerta detalhes burocráticos e da sua mudança da Argentina para iniciar seu trabalho no Paulistão.

FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO 1 X 0 SÃO PAULO

Competição: Campeonato Brasileiro, 37ª rodada
Local: Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 22 de fevereiro de 2021, segunda-feira
Horário: 20h
Árbitro: Braulio da Silva Machado (SC)
Auxiliares: Kleber Lucio Gil (SC) e Éder Alexandre (SC)
Árbitro de vídeo: Rodrigo Dalonso Ferreira (SC)
Cartões amarelos: Rafael Navarro, Luiz Otávio, Bruno Nazário (BOT); Bruno Alves, Igor Gomes, Pablo, Marcos Vizolli, Hernanes, Leo (SAO)
Cartão vermelho: Reinaldo, do São Paulo, aos 28"/2ºT
Gols: Matheus Babi, do Botafogo, aos 12'/2ºT

Botafogo: Diego Loureiro, Kevin, Marcelo Benevenuto, Sousa e Hugo; Luiz Otávio (Barrandeguy), Kayque (Matheus Babi) e Bruno Nazário (Cesinha); Warley (Davi Araújo), Ênio e Rafael Navarro (Matheus Nascimento). Técnico: Lúcio Flávio (interino).

São Paulo: Tiago Volpi, Juanfran (Igor Vinícius), Arboleda, Bruno Alves (Hernanes) e Reinaldo; Luan, Tchê Tchê, Igor Gomes (Joao Rojas) e Gabriel Sara (Galeano); Luciano e Toró (Léo). Técnico: Marcos Vizolli (interino).