Topo

Rodrigo Mattos

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Globo prioriza Flamengo e Palmeiras com mais jogos só no pay-per-view

Flamengo e Palmeiras no primeiro turno teve transmissão só no ppv - AGIF
Flamengo e Palmeiras no primeiro turno teve transmissão só no ppv Imagem: AGIF

19/08/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A TV Globo optou por colocar a maioria dos jogos de Flamengo e Palmeiras no Brasileiro exclusivos para o sistema de pay-per-view. É o que mostra a tabela do Brasileiro até a 32ª rodada da competição. No total, o time rubro-negro terá 62% das partidas só no canal fechado. Já o Palmeiras terá 59% dos confrontos no ppv.

No domingo, como exceção, os dois times jogam em confronto do topo da tabela em TV Aberta. No primeiro turno, a partida foi em transmissão de pay-per-view.

Um levantamento do blog foi feito em cima das plataformas de transmissão dos sete principais times de Rio de Janeiro e São Paulo porque são as principais praças e, portanto, com números comparáveis. O Vasco está na Série B.

O Flamengo terá 20 partidas apenas no ppv, o que representa 62%. O time rubro-negro já tem sido mais reservado para o canal fechado há alguns anos para atrair mais assinantes já que seus torcedores representam cerca de um quinto do total. Neste ano, serão nove partidas na TV Aberta, e outras três no SporTV.

O Palmeiras também terá 19 partidas só no ppv, com o mesmo percentual do rubro-negro. É o líder do Brasileiro e que tem monopolizado as atenções com o rubro-negro esportivamente nas últimas temporadas. Outros oito jogos serão em TV Aberta, e cinco no SporTV.

Na sequência, o Corinthians tem 17 partidas apenas no ppv, em um percentual de 53%. Além disso, o time corintiano terá 11 jogos na TV Aberta e outros quatro no SporTV. Desde o ano passado, o Corinthians tem um bom número de partidas no canal pago, mas alguns reservados para a Globo para manter a audiência alta em São Paulo.

Para o Santos, a grade prevê 16 jogos exclusivos do ppv, cinco na TV Aberta e outros 10 no SporTV - há uma partida sem transmissão na Globo diante do Athletico-PR.

Os Reis da TV Aberta nas duas praças são o Fluminense e o São Paulo. O tricolor paulista terá um total de 13 jogos na TV Aberta. Com isso, sobram 50% das partidas para o pay-per-view. Já o Fluminense terá 11 jogos na Globo e outros 9 no SporTV. Assim, sobram apenas 34% dos confrontos do tricolor carioca exclusivos no ppv.

Há ainda seis jogos do Vasco pela Série B previstos para a TV Aberta para complementar a grade do Rio.

Remuneração

Com maior número de jogos no ppv, o Flamengo e o Corinthians são os clubes que têm um valor mínimo garantido a ser recebido pelas assinaturas. Esse montante era de R$ 120 milhões pelo contrato original de 2019 e subiu além de R$ 150 milhões com os reajustes. Por uma modificação contratual, há uma pequena diferença em favor do time rubro-negro.

Em compensação, com menos jogos na TV Aberta e Fechada, o Flamengo perderá nos contratos de TV Aberta e Fechada. Explica-se: o montante da Globo é distribuído em 40% igual, 30% por posição e 30% por exposição nas TVs. Ou seja, cada jogo exibido na Globo e na SporTV contam para o aumento do bolo. O Corinthians tem 15 jogos nessas plataformas.

O Palmeiras ganha menos com o ppv, com sua receita variando pelo percentual da torcida. E o clube também terá impacto de ter apenas 13 partidas nas TVs Fechadas e TV Aberta. Em comparação, o São Paulo tem 16.

É claro que há mais seis rodadas para serem incluídas na grade da Globo. E são os jogos finais em que, se o Palmeiras e Flamengo mantiveram uma distância plausível, estarão disputando o título. Portanto, podem ser jogos mais atrativos para a TV Aberta.