Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Pachuca: rival do Botafogo está de 'férias' e só ganhou 3 jogos no semestre

Em seu primeiro compromisso depois da conquista do título do Campeonato Brasileiro, o Botafogo irá encarar um time que não vai a campo há mais de um mês e que só venceu três jogos neste semestre.

Apesar de ter vencido em junho a Liga dos Campeões da Concacaf, a principal competição interclubes das Américas Central e do Norte, o Pachuca entra na Copa Intercontinental no meio de uma crise danada.

Afinal, depois de ser sagrar campeão continental, o time mexicano desabou e praticamente não ganhou mais. Das 20 partidas disputadas desde então, perdeu nada menos que 12. E chegou a ficar dois meses inteiros (entre julho e setembro) sem vencer sequer um jogo.

Pior campanha do século

É justamente por causa da péssima sequência de resultados que o Pachuca está em inatividade há um mês.

Como não conseguiu se classificar para os mata-matas decisivos do Campeonato Mexicano, o adversário do Botafogo nas quartas de final da Copa Intercontinental foi a campo pela última vez no dia 9 de novembro.

A participação do Pachuca na última Liga MX, aliás, foi uma vergonha histórica, a maior do clube neste século. O campeão continental ficou na 16ª colocação entre os 18 times participantes da competição -a pior campanha anterior havia sido o 15º lugar em 2021/22.

Como é o time?

Mesmo com o semestre desastroso, o Pachuca optou por manter o trabalho do técnico vencedor da Concachampions, o uruguaio Guillermo Almada.

Continua após a publicidade

O nome mais conhecido do elenco mexicano é o centroavante Salomón Rondón, maior artilheiro da história da seleção venezuelana e que já defendeu as cores de Newcastle, Everton, CSKA Moscou e Zenit São Petersburgo.

O zagueiro e capitão argentino Gustavo Cabral (ex-Celta), o atacante espanhol Borja Bastón (ex-Atlético de Madri) o meia-atacante marroquino Oussama Idrissi (ex-Ajax e Sevilla) são outros nomes com experiência europeia que enfrentarão o Botagogo amanhã.

O que é a Copa Intercontinental?

O torneio que o Botafogo começa a disputar amanhã nada é mais que uma nova versão daquele Mundial de Clubes anual realizado pela Fifa, mas com outro nome e um regulamento diferente.

A partir desta temporada, o vencedor da Libertadores entrará na disputa a partir das quartas de final, e não mais na semi, como era até 2023. Em compensação, o representante da Europa, que também fazia duas partidas no torneio, só terá de jogar a decisão.

Assim, caso derrote o Pachuca, o atual campeão brasileiro e sul-americano ainda precisará medir forças (e sair de campo vitorioso) com o Al-Ahly, do Egito, no sábado, e para ganhar o direito de encarar o poderoso Real Madrid, dia 18 (quarta-feira), no estádio Nacional de Lusail, sede da final da Copa do Mundo-2022.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.