Zico, Rivaldo, Ronaldinho? Europeus comparam Iniesta a craques brasileiros
Andrés Iniesta, o homem que fez o gol mais importante da história do futebol espanhol, despediu-se do futebol na terça-feira, aos 40 anos. Um raro ídolo do Barcelona que também foi aplaudido nos estádios de Madri — e de todo o país —, o manchego é considerado um gênio pelos espanhóis.
No debate sobre quem foi o melhor jogador espanhol da história, o nome de Don Andrés sempre aparece em destaque. O gol diante da Holanda na final da Copa de 2010 é um argumento de desempate poderoso.
Mas, e se tivermos que comparar Iniesta a um jogador brasileiro, quem ele seria?
A tarefa não é fácil, e a percepção varia de um país para outro, é claro. Por isso, a coluna ouviu cinco jornalistas da mídia europeia para tentar responder à pergunta: quem seria o Iniesta brasileiro?
Antes de abrir o debate, é preciso fazer um aviso: os colegas foram unânimes em dizer que, pelo estilo de jogo, é difícil encontrar uma resposta que seja definitiva, ou mesmo que faça justiça aos dois lados da comparação.
Assim, houve quem tentasse usar como critério a relevância ou o impacto no futebol; ou pinçar alguma característica do espanhol e conectar com um jogador do país pentacampeão mundial.
O resultado é uma colcha de retalhos que mostra bem a admiração que Iniesta provoca — e também o respeito que o futebol brasileiro ainda emana, mesmo em uma das piores fases de sua história.

"Não vejo nenhum jogador brasileiro que se pareça de imediato a Iniesta. Um nome que me vem à cabeça é Gerson, embora ele fosse canhoto. Sou um dependente emocional do Brasil de 1970, e sempre que vejo algum jogador espacial, tento comparar com aquele time. Por isso, faço a referência a Gerson".
Ramon Besa, El País
"Zico. Os dois eram diferentes de todos os demais, abriam caminhos que ninguém mais via, com ferramentas e virtudes que só eles tinham".
Sebastian Fest, El Mundo

"Iniesta é equivalente ao que seriam Zico ou Sócrates, caso um deles tivesse marcado o gol do título da Copa de 1982. É um jogador que representa uma geração que jogava no mais alto nível, com alegria. Ele é a cara de um estilo de se jogar futebol".
Toni Padilla, Diari Ara
"Temos que deixar de lado a parte de fazer gols, onde ele perde para ambos, mas no jogo de Iniesta dá para ver coisas de Ronaldinho e Kaká. É difícil comparar com um brasileiro, porque sempre vi Iniesta mais europeu, num estilo mais francês, como o de Zidane ou Platini. Se for para escolher um brasileiro, ficaria com Ronaldinho, pela facilidade com que fazia coisas complicadas e superava os rivais".
Roger Xuriach, revista Panenka

"Pensando na qualidade como jogador, acho que estaria num nível como o de Garrincha, Zico ou Rivaldo. Era um jogador elegante, com boa leitura de jogo, que sempre entregava o melhor passe aos companheiros. Se formos pensar no impacto que teve no futebol, está na altura de Neymar ou Ronaldinho. É verdade que Ronaldinho ganhou uma Bola de Ouro, e Iniesta poderia ter vencido em 2010, mas os votos acabaram divididos entre ele e Xavi, e Messi acabou levando".
Florent Torchut, France Football
3 comentários
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.
Paulo Sergio Alves de Oliveira
Iniesta não pode ser comparado com qualquer jogador brasileiro por suas características únicas. Se fosse brasileiro estaria no rol dos 5 melhores jogadores do país de todos os tempos por sua inteligência, capacidade de distribuição de jogo e de obter soluções de forma simples. Não foi bola de ouro quando ganhou a Copa do Mundo com a Espanha por causa de um tal de Lionel.
Jose Carlos Martins
Por que esse analistas europeus, abordam grandes jogadores brasileiros e nunca citam o CRAQUE Neto?