Futebol pelo mundo

Futebol pelo mundo

Só para assinantesAssine UOL
ReportagemEsporte

Vitor Roque embala e já tem mais gols no Palmeiras do que no Barcelona

O gol de Vitor Roque aos 49 minutos do segundo tempo foi fundamental para o Palmeiras, que venceu o São Paulo por 1 a 0, no domingo, e manteve a liderança do Campeonato Brasileiro.

Individualmente, o lance também é simbólico: com o terceiro gol marcado com a camisa alviverde, o atacante já supera os números que alcançou em sua passagem pelo Barcelona. Durante os oito meses em que defendeu o clube catalão, o Tigrinho só balançou as redes duas vezes.

Os três gols de Vitor Roque pelo Palmeiras foram marcados nas três últimas partidas: antes de balançar as redes contra o São Paulo, ele já havia deixado sua marca nas vitórias contra o Cerro Porteño, pela Libertadores, e diante do Vasco, também pelo Brasileirão.

Vitor Roque celebra gol em Vasco x Palmeiras, jogo do Brasileirão
Vitor Roque celebra gol em Vasco x Palmeiras, jogo do Brasileirão Imagem: TON MOLINA/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

A sequência colocou fim a uma série de 12 partidas de jejum. Roque estreou em 11 de março, também contra o São Paulo, na semifinal do Campeonato Paulista.

Ele teve papel importante naquele duelo: provocou o lance polêmico em que foi marcado um pênalti — Raphael Veiga bateu e marcou o gol da vitória por 1 a 0.

Só que, depois daquele jogo, Vitor Roque entrou numa fase em que, mesmo criando chances, não conseguia marcar. Aí, veio a grande diferença: enquanto no Barcelona ele foi encostado em pleno período de adaptação, no Palmeiras ele foi acolhido.

Depois do primeiro gol marcado, contra o Vasco, ele foi recebido no vestiário com festa. O técnico Abel Ferreira aproximou-se do atacante e disse: "Boa, campeão. Tudo no tempo de Deus".

Vitor Roque, do Barcelona, comemora gol contra o Osasuna pelo Espanhol
Vitor Roque, do Barcelona, comemora gol contra o Osasuna pelo Espanhol Imagem: Alex Caparros/Getty Images

Barcelona não teve paciência

Em sua chegada ao Barcelona, em janeiro de 2024, Vitor Roque nem demorou tanto para balançar as redes. Ele marcou no sexto jogo, contra o Osasuna — entrou no segundo tempo e fez o gol da vitória, por 1 a 0.

Continua após a publicidade

Na partida seguinte, contra o Alavés, o brasileiro voltou a entrar na reta final do jogo. Ele fez um gol, mas foi expulso logo na sequência, em um lance controverso.

Depois de cumprir a suspensão, o Tigrinho até teve mais uma chance: ele foi titular contra o Celta, jogando na ponta esquerda, e acabou substituído aos 13 minutos do segundo tempo.

Nos meses seguintes, as chances minguaram. Pessoas próximas ao jogador contaram ao UOL que o técnico Xavi Hernández nunca se esforçou para encaixar Vitor Roque no time, e que isso intensificou-se com o tempo.

Nos bastidores do clube, comenta-se que, pelo nervosismo de tentar mostrar serviço, o brasileiro não conseguia treinar bem. Ele chegou a ficar sem jogar um único minuto entre 16 de abril e 16 de maio, na reta final da temporada.

Vitor Roque chegou a participar da pré-temporada, já sob o comando de Hansi Flick. Mas, com Lewandowski dono da vaga de titular e Ferran Torres aparecendo como possível substituto imediato, o treinador alemão sugeriu um empréstimo: no dia 26 de agosto de 2024, o Real Bétis anunciou a chegada do brasileiro por empréstimo.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.