Confirmado na seleção, Ancelotti teve pior temporada no Real Madrid
Ler resumo da notícia

Com Igor Siqueira
O currículo de Carlo Ancelotti não deixa dúvidas: o italiano é o maior vencedor da Champions League como técnico (cinco títulos) e é o único a conquistar as cinco maiores ligas europeias — Inglesa, Espanhola, Alemã, Francesa e Italiana — no banco de reservas. Só que o novo treinador da seleção brasileira vive uma temporada cheia de turbulências.
O Ancelotti versão 2024/25 acumula marcas negativas, não conseguiu superar o maior rival (Barcelona) e tem dificuldades para tirar o melhor de seus jogadores.
É a temporada com mais derrotas na história do treinador no Real Madrid, que viu seu time perder 13 vezes. Para efeito de comparação, na temporada passada o time só perdeu dois jogos; o pior registro da parceria foi em 2022/23, quando o time foi derrotado 12 vezes.
Nas últimas dez temporadas, apenas uma vez uma equipe treinada por Ancelotti havia perdido tantas vezes: foi em 2020/21, quando o italiano comandou o Everton, um time com pretensões muito mais modestas — foram 15 derrotas em 41 partidas.
Com Ancelotti, o Real Madrid se vê distante de qualquer chance de título na temporada. Faltando três rodadas, está sete pontos atrás do Barcelona no Campeonato Espanhol.
Um técnico cansado
No início deste ano, em conversa privada com um colega de profissão, o técnico disse que estava cansado da pressão e das exigências de comandar o Real Madrid, especialmente após ganhar duas edições da Champions nos últimos três anos.
Nas últimas semanas, o cansaço tornou-se difícil de esconder. Nas entrevistas, Ancelotti adotou uma postura menos paciente que de costume.
No domingo, após a derrota por 4 a 3 contra o Barcelona, ouviu uma pergunta incômoda: "Este último mês pode manchar ou colocar uma sombra na sua passagem de quatro anos pelo Real Madrid?".
A resposta veio seca: "Cada um pode fazer a avaliação que quiser".
O questionamento, embora incisivo, tem justificativa. Pela primeira vez nas seis temporadas à frente do Real Madrid — em duas passagens — Ancelotti perdeu quatro vezes para o Barcelona.
Mais do que isso, foi goleado em duas partidas, sofreu 16 gols e perdeu dois títulos em confrontos diretos: a Supercopa da Espanha e a Copa do Rei; nos próximos dias, o número pode aumentar com a iminente conquista da Liga Espanhola pelos catalães.

As quatro derrotas para o Barcelona se somam a outras nove e elevam para 13 o número de jogos perdidos na temporada. Pode parecer uma cifra normal para a maioria das equipes, mas não para um Real Madrid comandado por Ancelotti.
O desempenho abaixo da média na temporada do Real Madrid já sacramentou o futuro do treinador, que avisou os jogadores há duas semanas que deixaria o clube. Nesta segunda-feira, ele foi anunciado pela CBF como novo técnico da seleção brasileira.
Ancelotti chega com a missão de reconduzir o Brasil à glória. Quando a bola rolar para a Copa do Mundo de 2026, serão 24 anos sem um título mundial. A seleção vê em Ancelotti a chance de ser reerguer. E o treinador recebe uma chance de se recuperar, após a pior temporada em muito tempo.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.