Futebol pelo mundo

Futebol pelo mundo

Só para assinantesAssine UOL
ReportagemEsporte

Brasileiros pelo mundo: Raphinha brilha e Vini sofre 'bullying' em clássico

O jogo que praticamente decidiu o título da Liga Espanhola teve um enredo bem diferente para os dois principais brasileiros envolvidos. Nos 4 a 3 do Barcelona sobre o Real Madrid, Raphinha saiu consagrado e Vini Jr. acabou sendo vítima de uma "zoeira" da torcida no Estádio Olímpico de Montjuic.

Autor do terceiro e quarto gols da partida, Raphinha saiu de campo ovacionado e foi eleito o melhor jogador da partida. O brasileiro ainda teve duas chances claras de marcar, o que poderia ter aumentado ainda mais o seu feito.

Raphinha comemora gol marcado pelo Barcelona contra o Real Madrid, pelo Campeonato Espanhol
Raphinha comemora gol marcado pelo Barcelona contra o Real Madrid, pelo Campeonato Espanhol Imagem: LLUIS GENE / AFP

Com os dois gols marcados no Clássico, o camisa 11 do Barcelona chegou a 33 na temporada e se credencia como candidato aos principais prêmios individuais, como a Bola de Ouro ou o The Best, da Fifa.

No lado oposto, Vini Jr. teve um dia complicado. Mesmo com duas assistências para gols de Kylian Mbappé, o brasileiro não conseguiu repetir as atuações que teve diante dos catalães nos últimos anos: ele teve um duelo complicado contra o zagueiro Eric Garcia, improvisado na função de lateral.

Para completar, ainda sofreu "bullying" da torcida local, que entoou o coro "Bola de praia, Vinícius bola de praia", em referência à votação da Bola de Ouro de 2024, quando o camisa 7 madridista ficou na segunda colocação — o espanhol Rodri levou o prêmio.

Além do grito jocoso, torcedores do Barcelona levaram bolas de plástico (típicas de praia) para mostrar ao rival. Um deles irritou Vini, ao mostrar o objeto quando o brasileiro deixava o campo. Para completar, o brasileiro deixou o campo com uma lesão no tornozelo, e será reavaliado nesta semana.

Rodrygo atravessa fase ruim no Real Madrid, mas ausência no clássico foi por problema físico
Rodrygo atravessa fase ruim no Real Madrid, mas ausência no clássico foi por problema físico Imagem: Susana Vera/Reuters

Rodrygo no banco, Endrick na reta final

Se Vini teve uma tarde movimentada em Montjuic, o mesmo não se pode dizer de Rodrygo. Depois de não enfrentar o Celta por estar com febre, ele ficou fora do time titular, sendo substituído pelo turco Arda Güler.

Continua após a publicidade

Durante a partida, o brasileiro viu outros colegas entrarem em campo enquanto ele nem saía para aquecer. Quando o jovem Victor Muñoz, do time B, fez sua estreia na equipe principal, ficou claro que havia algo errado.

Depois do jogo, Carlo Ancelotti afirmou que, mesmo estando no banco, Rodrygo não estava 100% recuperado, e por isso não participou da partida.

Endrick, por sua vez, teve a chance de jogar 14 minutos: entrou aos 39min da etapa final, substituindo o lateral Lucas Vázquez, e participou da reta final do jogo e dos acréscimos, mas não tocou na bola uma única vez.

Bruno Guimarães e Isak comemoram gol do Newcastle sobre o Chelsea pelo Inglês
Bruno Guimarães e Isak comemoram gol do Newcastle sobre o Chelsea pelo Inglês Imagem: ANDY BUCHANAN/AFP

Golaço de Bruno em jogo-chave

Na Premier League, o Newcastle conseguiu um dos grandes resultados da temporada ao vencer o Chelsea por 2 a 0. Capitão e um dos líderes da equipe, Bruno Guimarães marcou o segundo gol, aos 45min do segundo tempo, em um chute de fora da área.

Continua após a publicidade

O gol sacramentou uma vitória fundamental para o time do norte da Inglaterra: com os três pontos, o Newcastle chegou a 66 pontos e subiu para a terceira posição, à frente do Manchester City (65) e do próprio Chelsea (63), na luta por uma vaga na Champions League da próxima temporada.

Martinelli marca, e Arsenal 'salva' um ponto

Quem também está na briga pelas vagas da Champions na Inglaterra é o Arsenal. Fora da Champions League após cair nas semifinais, o time de Mikel Arteta ainda precisa confirmar a vaga na próxima edição do torneio — os 5 primeiros da Premier League garantem uma vaga.

No domingo, os Gunners começaram perdendo por 2 a 0 para o já campeão Liverpool, mas conseguiram reagir para terminar com um empate por 2 a 2. O primeiro gol do time de Londres, que recolocou a equipe no jogo, foi marcado por Gabriel Martinelli. O brasileiro tocou de cabeça após cruzamento de Trossard, sem chances para o goleiro Alisson.

Com o empate, o Arsenal chegou a 68 pontos e só precisa de mais dois nas duas rodadas finais para assegurar uma vaga na principal competição europeia.

Strefezza mantém boa fase

Na Itália, o brasileiro Gabriel Strefezza continua no ritmo do Como, uma das surpresas da temporada. Ele marcou o segundo gol na vitória por 3 a 1 sobre o Cagliari, com um belo chute de fora da área.

Continua após a publicidade

O jogador, de 29 anos e que há nove atua na Itália, marcou nos últimos três jogos, chegando a seis gols e cinco assistências na temporada.

O time comandado por Cesc Fàbregas chegou a seis vitórias seguidas e garantiu com muita folga a permanência na Série A — ocupa a décima posição, com 48 pontos.

Evander brilha na MLS

Do outro lado do Atlântico, também tem brasileiro vivendo um ótimo momento: Evander, ex-Vasco, é o principal nome do Cincinnati, líder da Conferência Leste.

O meio-campista foi fundamental na vitória por 2 a 1 sobre o Austin FC, no sábado: ele marcou o primeiro gol e deu passe para o segundo. Ao todo, já são nove participações em gols nos 10 jogos disputados (sete gols e duas assistências).

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.