Futebol pelo mundo

Futebol pelo mundo

Só para assinantesAssine UOL
ReportagemEsporte

Brasileiros pelo mundo: Raphinha marca, Antony faz golaço, e Paquetá desaba

A seleção brasileira continua sem treinador, mas os principais jogadores do país têm se destacado na reta final da temporada do futebol internacional.

Enquanto todos os olhares se voltam para Carlo Ancelotti, a Liga Espanhola não teve mudanças no topo da classificação: com as vitórias de Barcelona e Real Madrid, os times chegarão ao clássico do próximo domingo com 4 pontos de diferença em favor do time azul e grená.

No sábado, os catalães sofreram para vencer o lanterna e rebaixado Valladolid, de virada, por 2 a 1, fora de casa. Raphinha começou no banco de reservas, entrou em campo no intervalo e marcou o gol de empate após rebote do goleiro.

O ponta brasileiro foi mais uma vez decisivo, mudando a cara do time no ataque, ao lado de Lamine Yamal. O gol marcado no Estádio José Zorrilla foi o 31º de Raphinha pelo Barcelona na temporada — ele é o brasileiro com mais gols marcados nas principais ligas europeias.

Vini Jr. comemora gol do Real Madrid na vitória por 3 a 2 sobre o Celta
Vini Jr. comemora gol do Real Madrid na vitória por 3 a 2 sobre o Celta Imagem: Real Madrid CF

No domingo, foi a vez do Real Madrid vencer, também com uma dose de sofrimento: 3 a 2 no Celta, no Santiago Bernabéu, sofrendo pressão na reta final da partida. Rodrygo, com febre, não jogou; Vinícius começou bem o duelo, mas caiu de rendimento na etapa final. Endrick, mais uma vez, não saiu do banco de reservas.

Antony decide com golaço

Ainda na Espanha, Antony apareceu de novo para dar uma vitória ao Bétis. Na quinta-feira, ele havia marcado no 2 a 1 sobre a Fiorentina, pela Conference League. No domingo, balançou as redes de novo, já nos acréscimos, em outra vitória por 2 a 1, sobre o Espanyol.

Antony é cercado por companheiros na vitória do Bétis sobre o Espanyol
Antony é cercado por companheiros na vitória do Bétis sobre o Espanyol Imagem: Real Bétis/Divulgação

E não foi um qualquer. O brasileiro recebeu pela direita, aos 45min da segunda etapa, cortou para dentro e chutou com efeito. A bola entrou no ângulo, sem chances para o goleiro Joan García, um dos destaques da temporada.

Continua após a publicidade

O golaço de Antony garantiu mais três pontos para o time de Manuel Pellegrini, que tem 57 e ocupa a sexta posição, a apenas um ponto do Villarreal, que ocupa atualmente a última vaga da Espanha na Champions League.

Lucas Paquetá chora ao receber cartão amarelo contra o Tottenham pelo Inglês
Lucas Paquetá chora ao receber cartão amarelo contra o Tottenham pelo Inglês Imagem: Reprodução/ESPN

Na Inglaterra, Paquetá desaba

Investigado por envolvimento com apostas esportivas, Lucas Paquetá continua jogando pelo West Ham, enquanto o processo corre na Justiça inglesa.

Só que, no domingo, o meio-campista protagonizou um episódio que chamou a atenção: ele desabou no choro após levar um cartão amarelo na partida diante do Tottenham, pela 35ª rodada da Premier League.

O brasileiro acabou substituído sete minutos depois, e o placar terminou com empate por 1 a 1. Na investigação, Paquetá é alvo por supostamente manipular cartões amarelos em benefício de familiares.

Continua após a publicidade
Evanilson chegou a 10 gols na temporada de estreia na Premier League
Evanilson chegou a 10 gols na temporada de estreia na Premier League Imagem: Reprodução/X/@afcbournemouth

Evanílson derruba o Arsenal

Ainda na Premier League, o atacante Evanílson marcou o gol da vitória do Bournemouth sobre o Arsenal (2 a 1), no sábado. Em sua primeira temporada na Inglaterra, o ex-jogador do Fluminense já balançou as redes 12 vezes — dez na Premier e duas na Copa da Inglaterra.

O gol certamente não foi dos mais bonitos da carreira do brasileiro, que tocou a bola quase caindo, depois de um escanteio. Ainda assim, foi um dos mais importantes: há cinco jogos sem perder no Inglês, o Bournemouth ocupa a oitava posição, à frente de times como Everton, Manchester United e Tottenham.

Sensação italiana com toque brasileiro

Na Série A italiana, uma das grandes notícias da temporada é o Como. O time, treinado por Cesc Fàbregas, chegou à quinta vitória seguida ao vencer o Parma, por 1 a 0, no sábado.

Continua após a publicidade

O único gol da partida foi marcado pelo ponta brasileiro Gabriel Strefezza. Na Itália há quase uma década, o paulista chegou à décima participação em gol na temporada: balançou as redes cinco vezes e deu cinco assistências.

O Como chegou a 45 pontos e ocupa a décima posição na tabela, à frente de times históricos como Torino e Udinese, e sem correr riscos de rebaixamento.

Gol de líder na Rússia

Na Liga Russa, o Krasnodar caminha para seu primeiro título, depois de bater na trave na temporada passada. No sábado, o atual líder venceu o Rubin Kazan por 2 a 1, com gol do zagueiro Vitor Tormena.

Ex-jogador do São Paulo, Tormena passou pelo futebol de Portugal antes de chegar à Rússia na temporada passada. O gol de sábado foi o segundo dele na atual campanha, que tem o Krasnodar líder com 61 pontos, quatro a mais que o Zenit. Faltam cinco rodadas.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.