GP do México: Datas, horários e tudo sobre a 20ª etapa do campeonato da F1
O GP da Cidade do México é um desafio único por conta da altitude, que afeta bastante o comportamento dos carros. Eles vão usar uma configuração parecida com a de Mônaco, mesmo em uma pista mais veloz, e isso pode ser uma boa notícia para a Ferrari, que vem de dobradinha em Austin e também foi vencedora nas ruas de Mônaco.
Sexta-feira, 25 de outubro
Treino livre 1 -15h30 (transmissão a partir das 15h20 no BandSports, BandPlay e site da Band)
Treino livre 2 - 19h (transmissão a partir das 18h50 no BandSports, BandPlay e site da Band)
Sábado, 26 de outubro
Treino livre 3 - 14h30 (transmissão a partir das 14h20 no BandSports, BandPlay e site da Band)
Classificação - 18h (transmissão a partir das 17h30 na Band, BandSports, BandPlay e site da Band)
Domingo, 27 de outubro
GP da Cidade do México - 17h (transmissão a partir das 16h30 na Band, BandPlay e site da Band, Rádio Bandeirantes e BandNewsFM)
Raio-X do Circuito Hermanos Rodríguez
Distância: 4.304m
Número de voltas: 71
Recorde em corrida: 1min17s774 (Valtteri Bottas, Mercedes, 2021)
DRS - 3 zonas (com duas zonas de detecção)
DRS 1: Detecção antes da curva 10 e ativação entre as curvas 11 e 12
DRS 2: Detecção na curva 15 e ativação na reta principal e depois da curva 3
Pneus disponíveis: C3 (duros), C4 (médios) e C5 (macios)
Resultado de 2023
Pole Position: Charles Leclerc (Ferrari/MON) - 1min17s166
Pódio:
1º Max Verstappen (Red Bull/HOL) 2h02min30
2º Lewis Hamilton (Mercedes/ING) +13s875
3º Charles Leclerc (Ferrari/MON) +23s124
Características do Circuito Hermanos Rodríguez
As equipes usam sua configuração máxima de pressão aerodinâmica (como em Mônaco) e, ainda assim, os pilotos sentem muita falta de aderência nas freadas (como se estivessem em Monza). Isso tem a ver com a pouca resistência ao ar, relacionada à altitude.
O resultado são carros bastante nervosos também por outro fator: é um dos circuitos com menor rugosidade da temporada, ou seja, um dos mais lisos. Então o piloto consegue fazer muita diferença se controlar esse "nervosismo" dos carros. Sem que os pneus escorreguem, eles duram muito mais. E a Pirelli está mantendo a decisão tomada antes da corrida do ano passado de usar os pneus mais macios de sua gama no México.
Outro problema relacionado à altitude é a alimentação de oxigênio do turbo. A turbina passa a girar mais rápido para compensar e isso pode ser ruim para o desempenho de algumas unidades de potência. Também há dificuldades de refrigerar os freios e o carro como um todo. Mas simplesmente abrir todas as entradas de ar diminui a eficiência aerodinâmica do carro, então as equipes precisam encontrar um equilíbrio para se dar bem no México.
Curiosidades sobre o GP da Cidade do México
O início da história do GP do México remonta aos anos 1960. Este será o 24° GP no país. A primeira passagem da prova foi entre 1963 e 1970. Outras sete corridas foram realizadas de 1986 a 1992 e depois de uma ausência de 23 anos, a F1 voltou aqui em 2015. Todas as corridas aconteceram na pista que antes tinha o nome de circuito Magdalena Mixhuca e mais tarde foi rebatizado de Autódromo Hermanos Rodríguez, em homenagem aos irmãos Ricardo e Pedro Rodriguez, que correram na F1 nos anos 60.
Max Verstappen já é o maior vencedor da história da etapa, com cinco conquistas, em 2017, 2018, 2021, 2022 e 2023. Do atual grid, apenas Lewis Hamilton também venceu no país, em 2019 e 2016.
Assim como o GP de São Paulo, a prova foi rebatizada em 2021 como GP da Cidade do México, uma vez que o governo local assumiu o pagamento das taxas de realização da prova junto à F1 e deseja usar o evento como forma de promover o turismo na capital.
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