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Como a McLaren conseguiu colocar quase 40s nos rivais no GP de Miami

É bem verdade que a vantagem de Oscar Piastri para o primeiro não-McLaren classificado no GP de Miami só foi de 37 segundos porque o rival que estava mais próximo na metade da corrida, Max Verstappen, tinha feito sua parada quando um Safety Car Virtual fez Piastri, Lando Norris e George Russell, economizarem tempo, trocando os pneus quando a corrida estava neutralizada. Mas também é verdade que o australiano tinha conseguido abrir mais de 17s apenas 16 voltas depois que ultrapassou o holandês. E ainda faltavam 30 voltas para o final.

Não importa a conta que você faça, a superioridade da McLaren no GP de Miami foi enorme e incomum na F1 atual.

Mas como eles conseguiram isso, especialmente lembrando que este é o último ano do atual regulamento, e normalmente isso quer dizer que há uma convergência de performance?

A grande fonte de vantagem é a capacidade do carro da McLaren controlar melhor as temperaturas do que os rivais, o que faz com que a distância deles para os demais aumente junto com o calor. E estava bastante quente em Miami.

"Tudo começou há dois anos na Áustria, com uma atualização muito melhor do que o esperado, e parte do desenvolvimento desde então também envolveu o cuidado adequado dos pneus. E sim, só precisamos melhorar, só precisamos entender, precisamos descobrir onde precisamos concentrar nossa atenção em termos de desenvolvimento, quais são os principais fatores de desempenho, e estamos trabalhando nisso, completamente nisso", explicou o chefe da Mercedes, Toto Wolff.

A questão é que entender como bater o superaquecimento dos pneus é uma missão complexa, como explicou o chefe da McLaren, Andrea Stella.

"Há um trabalho de engenharia muito bom por trás disso. Demos um olhar holístico para todos os elementos que podem dar essa característica de um carro lidar bem com os pneus. E queria parabenizar os engenheiros da McLaren por terem identificado esses fatores e desenhado as peças de um jeito que é prático e controlar a única coisa que é difícil de controlar e que parece meio que magia negra, que são os pneus."

O GP de Miami teve a temperatura do asfalto mais alta do ano até aqui, então faz sentido o discurso de que eles conseguem controlar melhor as temperaturas, especialmente dos pneus traseiros, melhor do que os demais.

Mas isso não é tudo. Stella acredita que o sistema de refrigeração do carro da McLaren também seja superior. Com isso, eles têm de afetar menos a parte aerodinâmica, evitando fazer as aberturas na carenagem para a refrigeração do carro que vão tirar pontos de aerodinâmica.

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Do lado da Red Bull, Christian Horner apontou que Max Verstappen teve problemas nos freios ao longo da prova. E lutar por posição com as duas McLaren por oito voltas no total também não ajudou seus pneus. "Mas você está liderando a corrida, não tem o que fazer, você tem que tentar ficar na frente", disse Horner.

O britânico avaliou positivamente o novo assoalho, que foi usado apenas por Verstappen durante este fim de semana. "É um passo na direção certa, parte de um conjunto de peças que estão programadas para as próximas provas".

Red Bull usa câmeras térmicas para desvendar segredo da McLaren

Tentando entender o que a McLaren está fazendo, a Red Bull recorreu a câmeras de imagem térmica para capturar a temperatura dos dutos de resfriamento dos pneus do carro rival durante seus pit stops, focando especialmente nos pneus traseiros. E a conclusão seria que não seria possível conseguir o nível de resfriamento que a McLaren tem somente com ar.

"Não tenho dúvidas que esses caras estão dentro das regras", disse Wolff. "É apenas um desenvolvimento muito bom, uma compreensão de como fazer os pneus funcionarem."

A boa notícia para o campeonato é que a vantagem avassaladora da McLaren em Miami não deve se repetir nas próximas provas: em Imola, as temperaturas geralmente estão mais baixas, e em Mônaco o superaquecimento dos pneus não é um fator importante.

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Mas, enquanto os rivais tentam descobrir qual é o segredo do time inglês, Oscar Piastri aumentou sua vantagem na liderança do campeonato, chegando a 131 pontos contra 115 de Lando Norris e 99 de Max Verstappen.

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