Com problemas de motor, Gabriel Bortoleto abandona o GP de Miami
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Depois de fazer sua melhor classificação da curta carreira na Fórmula 1, Gabriel Bortoleto teve problemas no motor Ferrari de sua Sauber e abandonou o GP de Miami. O UOL Esporte confirmou com a equipe italiana que o problema foi na bomba de combustível do carro. O motor será enviado para a fábrica para que seja avaliado se Gabriel poderá voltar a correr com a mesma unidade, lembrando que os pilotos só podem usar quatro unidades de potência durante o ano sem levar punição.
Largando da 13ª colocação, Bortoleto chegou a passar Lewis Hamilton na primeira volta, mas logo depois o inglês retomou a posição e, depois de um curto período de Safety Car Virtual no começo da prova, superou também Isack Hadjar. Foi a primeira ultrapassagem dele na F1 fora de largadas. "Foi realmente a primeira que a gente estava em disputa. Foi bem interessante, foi legal disputar com ele", disse o brasileiro ao UOL Esporte.
Falando sobre os pontos positivos do final de semana, Bortoleto destacou que a "largada foi boa, classificação foi boa, ultrapassagem no começo da corrida, ritmo não estava ruim. Foi uma pena ter abandonado". E, questionado sobre os motivos para a Sauber ter andado melhor neste fim de semana, o piloto admitiu que a equipe não tem clareza no momento. Até porque, no papel, isso não era esperado por eles.
"Sinceramente, não [sei por que]. Difícil de entender. A gente tem que voltar para a fábrica, analisar todos os dados e entender. Provavelmente a gente vai ter uma resposta, mas não é agora o momento que a gente vai ter ela. Se eu te falar algo, eu vou estar provavelmente errado."
Como foi a corrida de Bortoleto
Bortoleto chegou a colocar de lado na tentativa de ultrapassar seu rival na disputa pelo título da F2, mas o francês fechou a porta. O brasileiro, então, ficou por várias voltas muito perto da Racing Bulls, mas sem conseguir outras chances de ultrapassagem.
Na tentativa de superar Hadjar nos boxes, o piloto da Sauber foi o primeiro a parar para trocar pneus, na volta 21. Mas a estratégia não funcionou e o francês voltou cerca de 1s à frente.
O ritmo de Gabriel, contudo, começou a cair. A equipe lhe pedia para andar em 1min32 baixo, mas ele não conseguia chegar nesse ritmo e dizia via rádio que o carro era o que estava limitando, ou seja, ele não estava sentindo nenhuma limitação em particular. Logo, contudo, ele começou a perder potência. A equipe ainda tentou encontrar alguma solução com mudanças de configuração, mas o problema só piorou e ele teve que parar na área de escape, pelo temor do motor estourar.
Curiosamente, os problemas de Bortoleto aconteceram quase na mesma hora que outra cliente da Ferrari, a Haas, também tinha problemas. Oliver Bearman também parou na área de escape com fumaça saindo da traseira do carro e com a equipe dizendo que suspeitava de um problema de unidade de potência.
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