Pole Position

Pole Position

Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Norris vence sprint com chuva e acidentes em Miami e Bortoleto é 15º

Em uma sprint que teve chuva, atraso e acidentes desde antes dos carros chegarem no grid, Lando Norris venceu, com Oscar Piastri em segundo e Lewis Hamilton apostando no pneu de pista seca na hora certa e chegando em terceiro com a Ferrari. O brasileiro Gabriel Bortoleto, que largou em 19º, chegou em 15º.

A sprint demorou mais de meia hora para começar de fato depois de uma pancada de chuva cair quando os carros estavam indo para o grid. Charles Leclerc, inclusive, bateu antes mesmo de alinhar no grid e ficou de fora da sprint.

Na largada, Oscar Piastri foi agressivo, dividiu a primeira curva com o pole Andrea Kimi Antonelli e o italiano acabou saindo da pista, perdendo três posições e indo para quarto.

Largado em 18º sem a presença de Leclerc no grid, Bortoleto foi conservador na freada da primeira curva e viu Tsunoda e Bearman passarem, cada um de um lado,

Os pilotos que mais lucraram com a largada na chuva foram Liam Lawson e Lance Stroll, que ganharam cinco posições cada. E quem mais perdeu foi o companheiro de Bortoleto, Nico Hulkenberg.

Piastri se aproveitou do fato de correr sem spray na frente para abrir em relação ao segundo colocado Norris, enquanto todos começavam a sofrer com as altas temperaturas dos pneus, com a pista secando rapidamente, mas ainda não seca o bastante para que eles colocassem pneus de nova.

Tsunoda foi o primeiro a arriscar colocar pneu de pista seca, na volta 11. Ele era o antepenúltimo. Lewis Hamilton foi o primeiro dos ponteiros a parar e lucrou bastante com isso, saindo de sexto para terceiro. A McLaren respondeu com Piastri apenas duas voltas depois e, como Norris tinha diminuído muito a diferença para o companheiro, ele parou depois, justamente quando saiu um Safety Car, causado por Fernando Alonso, tocado por Liam Lawson.

Com isso, Norris saiu à frente de Piastri e venceu a sprint. Max Verstappen ainda levou uma punição de 10s depois que a Red Bull o liberou de sua parada em cima da Mercedes de Antonelli. Com a punição e o SC, que permaneceu até a bandeirada, Verstappen caiu para último. E Antonelli também acabou fora dos pontos.

E Bortoleto ganhou a posição de Doohan nas paradas, mesmo tendo tido que esperar seu companheiro fazer o pitstop logo a sua frente. No final, o brasileiro se classificou em 15º, cumprindo o objetivo colocado a ele pela equipe, de ficar na pista, aproveitar para ganhar experiência e trazer o carro de volta para a garagem sem danos, lembrando que os pilotos voltam à pista daqui a poucas horas, às 17h15 pelo horário de Brasília, para a classificação do GP.

Continua após a publicidade

A sprint terminou com algumas investigações em aberto, inclusive do quarto colocado Alex Albon, por ter infringido o procedimento de Safety Car. Liam Lawson, que também pontuou, é outro investigado por conta do lance com Alonso.

Confira a classificação da sprint do GP de Miami

1º Lando Norris (McLaren)
2º Oscar Piastri (McLaren)
3º Lewis Hamilton (Ferrari)
4º Alex Albon (Williams)
5º George Russell (Mercedes)
6º Lance Stroll (Aston Martin)
7º Liam Lawson (Racing Bulls)
8º Ollie Bearman (Haas)
9º Yuki Tsunoda (Red Bull)
10º Kimi Antonelli (Mercedes)
11º Pierre Gasly (Alpine)
12º Nico Hulkenberg (Sauber)
13º Isack Hadjar (Racing Bulls)
14º Esteban Ocon (Haas)
15º Gabriel Bortoleto (Sauber)
16º Jack Doohan (Alpine)
17º Max Verstappen (Red Bull)

Não completaram:
Fernando Alonso (Aston Martin)
Carlos Sainz (Williams)
Charles Leclerc (Ferrari)

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.