Topo

CarnaUOL

Galo da Madrugada recolhe 20 toneladas de recicláveis durante desfile

A pauta ambiental também fez parte do Galo da Madrugada, que desfilou ontem pelas ruas do Recife - Galo da Madrugada
A pauta ambiental também fez parte do Galo da Madrugada, que desfilou ontem pelas ruas do Recife Imagem: Galo da Madrugada

Aliny Gama

Colaboração para o UOL, em Maceió

23/02/2020 17h37

O maior bloco de Carnaval do mundo, o Galo da Madrugada, recolheu 20 toneladas de material reciclável, que foram coletadas durante o desfile da agremiação, que aconteceu ontem na área central do Recife.

O Galo da Madrugada abriu o Carnaval ontem com um cortejo que percorreu seis quilômetros, durou dez horas, e envolveu 40 artistas e 30 trios elétricos.

Neste ano, o 43º Galo da Madrugada veio com a proposta de cuidar do meio ambiente recolhendo latas de alumínio e prometendo compensação de CO² emitido pelos trios elétricos, carros de apoio e geradores.

De acordo com a organização, das 20 toneladas de material reciclável, 13.038kg foram recolhidas pelos catadores na ação com a Ball Corporation e Novelis. Estima-se que oito toneladas também foram recolhidas por outras iniciativas, como a Emlurb (Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana), da prefeitura do Recife e particulares.

"Estimamos que foram coletadas cerca de 20 toneladas de recicláveis, considerando que haviam várias iniciativas de coleta independentes, além das ações da Ball e Novelis", disse o coordenador do plano de sustentabilidade do Galo da Madrugada, Sérgio Xavier.

O cálculo exato da compensação de CO² ocorrerá nos nos próximos dias, mas estima-se que 300 mudas de plantas da Mata Atlântica sejam plantadas em uma área da região metropolitana do Recife.

"Estamos reunindo as informações detalhadas para calcular o número de árvores que serão plantadas. Estimamos cerca de 300 árvores nativas de Mata Atlântica, mas o número exato teremos após os cálculos", disse Xavier.

O bloco foi aberto com a ala da sustentabilidade e criou o movimento #VADELATA, em conjunto com a Ball Corporation, Novelis e Liga da Reciclagem. Trezentos catadores de lixo reciclável recolheram latinhas e outros materiais recicláveis dos foliões, que foram entregues aos ecopontos para revender o material e gerar renda para centenas de famílias.

A contagem geral foi divulgada na tarde de hoje. O Galo Sustentável contabilizou 13.038 kg de material da ação conjunta com a Liga de Catadores, Ball Corporation e Novelis.

De acordo com o Galo da Madrugada, foram recolhidos 8.434 kg de metal, 3.099 kg de plástico, 1.503 kg de papel, 2 kg de vidro, totalizando 13.038 kg de material que será reciclado.

A iniciativa estima que o recolhimento das 13 toneladas do material reciclável deixaram de ser usadas 10 toneladas de minério de ferro, 23 barris de petróleo, 181 m³ de água, 64 mwh de energia elétrica, além de 45 árvores deixaram de ser derrubadas.

CarnaUOL