PUBLICIDADE
Topo

Galo da Madrugada: Com Fafá, maior bloco do mundo já saiu às ruas no Recife

Galo da Madrugada desfila pelas ruas do Recife - Divulgação
Galo da Madrugada desfila pelas ruas do Recife Imagem: Divulgação

Aliny Gama

Colaboração para o UOL, no Recife (PE)

22/02/2020 11h22

O famoso Galo da Madrugada já está ostentando sua beleza na ponte Duarte Coelho, na região central do Recife, dando início ao Carnaval em Pernambuco. A mistura de cores com toques circenses e efeitos luminosos chamam a atenção até de longe no bairro São José. O cortejo do Galo começou com a tradicional anunciação dos clarins e trombetas dos carros alegóricos que acompanham todo o trajeto do bloco mostrando, de forma lúdica, a história da Xilogravura e da Literatura de Cordel.

Milhares de foliões se concentraram na rua da Concórdia, seguindo para as ruas adjacentes para acompanhar os 30 trios elétricos que compõe o bloco nos seis quilômetros de desfile. Dezenas de artistas de circo e 300 catadores de material reciclado participam do abre-alas do Galo da Madrugada mostrando de forma lúdica como cuidar do planeta na folia.

"Ei, moçada! Ei, pessoal Carnaval começa no Galo da Madrugada", disse a cantora Fafá de Belém ao subir no trio elétrico. A artista comemora 45 anos de carreira e dez anos de participação no Galo da Madrugada e disse que a emoção é indescritível ao participar da festa.

Este ano, o 43º Galo da Madrugada veio com a proposta de cuidar do meio ambiente recolhendo latas de alumínio e compensação de CO2 emitido pelos trios elétricos, carros de apoio e geradores. O cálculo da compensação ocorrerá ao final do bloco e nos próximos dias mudas de plantas da Mata Atlântica serão plantadas em uma área da região metropolitana do Recife.

O bloco foi aberto com a ala da sustentabilidade e criou o movimento #VADELATA, em conjunto com a Ball Corporation, Novelis e Liga da Reciclagem. Trezentos catadores de lixo reciclável vão recolher latinhas dos foliões, levar para os ecopontos para revender o material e gerar renda para centenas de famílias. Eles vão ser recompensados com dinheiro independente da quantidade de material que recolherem nas ruas que o Galo da Madrugada passará. Esta é a maior ação de reciclagem já vista em um Carnaval.

Tradição e livro dos recordes

O Galo da Madrugada é o maior bloco de Carnaval do mundo registrado no Guinness World Records. Este ano, no seu 43º desfile, o bloco terá 30 trios elétricos, cerca de 40 artistas e estimativa de dois milhões de foliões acompanhando o bloco num percurso de seis quilômetros. O cortejo sairá tradicionalmente pela área central do Recife, a partir das 9h de amanhã. A participação no bloco é gratuita.

O Galo da Madrugada mantém a tradição de ter artistas genuinamente pernambucanos no comando dos trios elétricos. Entretanto, para incrementar o intercâmbio cultural, a maioria dos artistas convidam outros cantores de outros estados para participar do bloco.

Este ano, estão confirmadas participações de mais de 40 artistas, dentre eles: Romero Ferro, Michele Melo, Pablo Vittar, Marcelo Falcão, André Rio, Fulô de Mandacarú, Elba Ramalho, Margareth Menezes, Galo Preto, Bia Villa Chan, Armandinho, Almir Rouche, Gustavo Travassos, Fafá de Belém, Caju e Castanha, Lima Neto, Dani Veroli, Ed Carlos, Marrom Brasileiro, Nádia Maia, Maestro Forró, Geraldinho Lins, Asas da América, Gerlane Lopes, Banda Pinguim, Cristina Amaral, Nena Queiroga, Quinteto Violado, Catarina Rosa, Som da Terra, Erico Brás, Benil, Irah Caldeira, Nono Germano, Fabiana Pimentinha, Banda Luará, Diego Cabral, Orquestra Universal, Orquestra Perfil, Turma do Pinguim, Banda Inove e Telmo Santiago.

O roteiro do Galo da Madrugada de 2020 ocupa as ruas de pelo menos seis bairros da capital pernambucana, com concentração maior de público nos bairros de São José, Santo Antônio, Coelhos, Coque, Cabanga, Boa Vista e Recife Antigo.

Locais que o desfile do Galo da Madrugada passará
1. Travessa do Forte
2. Forte das Cinco Pontas
3. Rua Imperial (sentido Praça Sérgio Loreto)
4. Avenida Dantas Barreto (esquina com Praça Sérgio Loreto)
5. Praça Sérgio Loreto (sentido Av. Sul)
6. Avenida Sul (sentido Afogados)
7. Rua Saturnino de Brito (dobrando à direita para retornar pela Rua Imperial)
8. Rua Imperial (voltando para a Praça Sérgio Loreto)
9. Praça Sérgio Loreto (sentido Sede do Galo)
10. Rua do Muniz (sentido Av. Dantas Barreto)
11. Avenida Dantas Barreto (sentido Praça da Independência)
12. Praça da Independência
13. Avenida Guararapes (sentido Ponte Duarte Coelho)
14. Rua do Sol (sentido Praça da República)
15. Rua do Imperador (Dispersão)

Recife e Olinda