Topo

São Paulo

Bloco Emílias e Viscondes leva fofura e cultura para o centro de SP

Sara Puerta

Colaboração para o UOL

21/02/2020 17h59

Uma matinê deu início ao Carnaval hoje, em São Paulo. O bloco Emílias e Viscondes saiu de frente à biblioteca Monteiro Lobato, na Praça Rotary Vila Buarque, no centro, para homenagear a cultura brasileira.

Diversas Emilias, Cucas, Sacis, Viscondes de Sabugosa, entre outros personagens do escritor Monteiro Lobato, foram as fantasias mais utilizadas pelas crianças durante o desfile.

Apesar da previsão do tempo, não teve nenhuma chuva para atrapalhar a performance da maioria de crianças que compõe a bateria do bloco. Como a de Ana Letícia Franco, 7 anos que toca Xequerê no bloco.

"Ela toca desde os 3 anos de idade e ensaia durante o ano todo", conta a mãe Emilene Bento, assistindo a apresentação empolgada da filha, com todo orgulho.

Bloco Emilias e Viscondes - São Paulo - Marcelo Justo/UOL - Marcelo Justo/UOL
Ana Leticia Franco toca xequerê durante o desfile do Bloco das Emílias e Viscondes
Imagem: Marcelo Justo/UOL

Luiza Marcondes Braga, 6 anos, também é mais uma criança que gosta de música e integra a bateria — além de cantar diversas vezes com a puxadora. "Eu ensaio na escola sempre", diz.

Segundo a avó, Zenilda Costa, que a acompanhava, ela já tocou Xequerê e ano ano passado foi porta-bandeira, agora, assumiu a caixa. "Tudo que ela vê de música ela se inscreve. Gosta de participar de tudo".

O posto de porta-bandeira deste ano ficou com Sofia Santo, 5 anos, e foi decidido de última hora.

Luciana Lima, 33, madrasta, explicou que ela nem veio preparada para isso. "Quando viu que precisava de alguma menina para o posto, ela levantou a mão na hora para participar".

Acompanhando o desfile, é possível conferir que o bloco faz uma homenagem ao universo infantil e à cultura brasileira. E esse ano o tema foi a Turma do Pererê, do cartunista Ziraldo.

Thiago Motta, 27, mágico acompanhou o cortejo, e conta que não não se fantasiou, apesar de estar caracterizado como Visconde de Sabugosa.

Bloco Emilias e Viscondes - São Paulo - Marcelo Justo/UOL - Marcelo Justo/UOL
Folião desfila vestido de Visconde de Sabugosa no centro de SP
Imagem: Marcelo Justo/UOL

"Eu me visto assim no dia a dia. É minha forma de valorizar e homenagear a cultura brasileira. Nós não precisamos de elementos e personagens de outros países para que o Leprechaun da Irlanda se temos o Visconde", observa.

O bloco Emílias e Viscondes é realizado desde 2006 e é uma iniciativa do Espaço Arterial, em parceria com biblioteca Monteiro Lobato e, este ano, com o Sesc Consolação.

O desfile é fruto do projeto Literatura e Folia, que envolve a produção de fantasias e oficinas de bateria.

"Nós divulgamos o projeto para as escolas da região. E também por isso que o nosso bloco sai na sexta-feira, para que outras escolas possam participar também", conta Niti Merhej, coordenadora do projeto.

Amanhã, o bloco sai em cortejo novamente, às 11h.

São Paulo