PUBLICIDADE
Topo

Tarado Ni Você faz crítica à "cegueira coletiva" que vivemos, diz fundador

Bloco Tarado Ni Você sairá pela sétima vez no Centro de São Paulo - Júnior Lago/UOL
Bloco Tarado Ni Você sairá pela sétima vez no Centro de São Paulo Imagem: Júnior Lago/UOL

André Luis Nery

Colaboração para o UOL, em São Paulo

19/02/2020 17h00

O fotógrafo baiano Thiago Borba, um dos fundadores do bloco de rua Tarado ni Você, afirma que o tema "Terra Transe!" no Carnaval de 2020 é "uma metáfora aos tempos de cegueira e apatia coletiva que estamos vivendo na política sócio-cultural brasileira".

"Esse tema faz uma alusão clara ao filme do Glauber Rocha, Terra em Transe. Aos desastres ecológicos, enchentes e queimadas, ao desmanche da cultura e sucateamento da educação. Terra Transe é um grito à transformação do que realmente nos importa e nos forma enquanto sociedade", diz Borba, em entrevista ao UOL.

O bloco "Tarado ni Você" homenageia Caetano Veloso com releituras em ritmo carnavalesco das canções do cantor baiano. Neste ano, o bloco sairá pela sétima vez pelas ruas no Carnaval em São Paulo.

Sobre o sucesso do bloco, Thiago Borba diz que não imaginava essa projeção toda. "Sabíamos que o artista homenageado tinha potencial, mas não tínhamos ideia da proporção que tomaria", destaca.

Ao analisar o que contribuiu para o crescimento do Carnaval paulistano e do próprio bloco, Borba cita vários fatores, como a "crise financeira que começou a impossibilitar as viagens para os centros carnavalescos do país (Salvador, Recife e Rio), a vontade coletiva de ocupação da cidade de São Paulo e, por fim, a iniciativa de proponentes de blocos que deram forma a esse desejo coletivo".

Ele acredita que ainda há muita coisa para melhorar no Carnaval de São Paulo, apesar dos avanços. "[Faltam] estrutura, apoio financeiro aos blocos, reconhecimento do trabalho de quem faz a festa acontecer por parte da prefeitura e amadurecimento musical dos blocos", pontua.

O bloco "Tarado Ni Você" desfila no dia 22 de fevereiro, a partir das 11h, com concentração no famoso cruzamento das avenidas Ipiranga e São João.

Como chegar? Para curtir a folia, a melhor opção é chegar de metrô. Há várias estações nas proximidades, como as da República, São Bento, Santa Cecília e Sé.

Bloco Tarado Ni Você

Quando: 22 de fevereiro (sábado), às 11h
Onde: Concentração na Av. São João, 677
Estilo: MPB
Trajeto: Av. São João, Av. Ipiranga, Praça da Republica, Av. São Luis, Rua Xavier de Toledo, Praça Ramos de Azevedo, Rua Conselheiro Crispiniano, Largo do Paissandu

Blocos de Rua