Quais são as vantagens e desvantagens de se exercitar logo pela manhã

Para início de conversa, não existe melhor ou pior, certo ou errado. O período ideal para se exercitar é aquele que você tem espaço livre na agenda para praticar atividades físicas regularmente — e a frequência é um dos pontos mais importantes para se ter bons resultados.

Na lista de coisas com que você deve se preocupar para obter resultados no exercício o horário aparece bem lá no fim. Antes, há muitos outros pontos importantes, como alimentação, sono, descanso, planejamento do treino, orientação profissional e etc.

Porém, há fatores fisiológicos, comportamentais e ambientais que tendem a trazer certas vantagens e desvantagens ao treinar em determinados momentos do dia. Um exemplo é caminhar após as refeições. Um estudo realizado pela Universidade de Limerick, na Irlanda, constatou que uma caminhada de intensidade leve ajuda a manter níveis adequados de glicose se feita após esse período, chegando a uma redução de 17% na glicose em comparação com aqueles que permanecem sedentários.

Manhã é um bom momento para queimar gordura

Imagem
Imagem: iStock

Quando acordarmos, o cortisol (hormônio do estresse) está naturalmente elevado. Essa substância é catabólica e participa do metabolismo de carboidratos, gorduras e proteínas. Ele inibe a produção de insulina, responsável por levar a glicose (açúcar) para dentro das células, para que a substância seja usada como combustível. Isso pode obrigar o organismo a usar mais gordura como fonte de energia no exercício, especialmente em atividades aeróbicas (corrida, bike, natação).

Ir para a academia logo ao acordar também pode ajudar a promover uma mudança de comportamento que contribui para o emagrecimento. Em um estudo publicado no International Journal of Obesity, as pessoas que treinaram na parte da manhã tiveram maior perda de peso do que quem treinou após as 15h.

Segundo os cientistas, entre os fatores que contribuíram para isso estão uma maior adesão ao exercício — pois de manhã dificilmente você tem outros compromissos que o impossibilitam de treinar — e uma pequena redução nas calorias ingeridas ao longo do dia — possivelmente, por iniciar o dia com uma atitude saudável, as pessoas evitaram cometer abusos alimentares e colocar a perder todo o esforço matinal.

Mas também há desvantagens

Além da falta de disposição física natural que muitas pessoas têm ao acordar, os músculos estão frios, tensos, pouco flexíveis e o nível de força tende a ser menor pela manhã. Isso prejudica atividades que exigem força e explosão (como musculação, tiros de corrida).

Continua após a publicidade

Tem mais: o cortisol, que explicamos estar naturalmente elevado nesse momento do dia, inibe a produção de testosterona, hormônio importante para a construção muscular e o ganho de força. Mas, repetimos, isso não quer dizer que você não vai ter hipertrofia se levantar peso de manhã. Os resultados com certeza virão, o momento só não é o mais favorável para isso.

*Com informações de reportagem publicada em 27/08/2019

2 comentários

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.


Mário Luiz Lancellotti

caramba  nao sabia nada disto agora piorou sei menos que um pouco antes que confusao.... 

Denunciar