Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Xuxa passou mais de 2 anos sem transar; ficar sem sexo faz mal à saúde?

Xuxa não transou após a morte do ex-namorado Ayrton Senna - Reprodução/Instagram
Xuxa não transou após a morte do ex-namorado Ayrton Senna Imagem: Reprodução/Instagram

Do VivaBem*, em São Paulo

15/12/2020 19h05

A apresentadora Xuxa Meneghel disse que sempre foi muito bem resolvida com assuntos relacionados ao sexo. Mas em entrevista ao colunista Leo Dias na segunda-feira (14), ela revelou que ficou dois anos e meio sem sexo após a morte do ex-namorado Ayrton Senna, em 1994. "Fiquei até sem dar beijo na boca de ninguém. Nada aconteceu", disse.

Mas essa falta de sexo que a apresentadora citou pode fazer mal à saúde? De uma forma geral, a resposta é sim. Entretanto, a parte física do nosso corpo não é tão afetada.

Em primeiro lugar, o que acontece é um certo desajuste em termos de excitação. Isso significa que, dependendo de cada pessoa, pode ocorrer uma alteração na sensibilidade dos órgãos genitais e na lubrificação nas primeiras transas —nada que uma atenção especial às preliminares, principalmente nas mulheres, não resolva.

A ausência de sexo também não causa qualquer alteração nos órgãos sexuais em si. Tanto os órgãos masculinos como os femininos se mantêm funcionando normalmente e ficam no aguardo de uma próxima interação. Deixar de transar não vai dificultar ter orgasmos, por exemplo.

Mas se o físico não é tão afetado, o mesmo não se pode dizer da parte psicológica, especialmente em pessoas que estão em idade reprodutiva. Aqui, a tendência é que alguns sintomas, principalmente os causados pela pandemia, como estresse e a ansiedade, sejam intensificados.

Nesse ponto, o sexo tem uma função relaxante e antidepressiva, já que hormônios e neurotransmissores liberados durante o ato em si e o orgasmo ajudam a controlar esses e outros sintomas ligados à depressão.

O mesmo vale para a agressividade, já que muitas pessoas usam o ato sexual para descarregar a sua energia agressiva. Sem isso, as pessoas podem ficar agressivas em suas relações interpessoais ou adotar atitudes destrutivas.

E não é só a vida pessoal que é afetada quando você passa um período de seca. Sem sexo, é bem provável que você renda menos no trabalho. Isso porque transar estimula a formação de neurônios e também ajuda a regular o sono.

Caso fique muito difícil aguentar tanto tempo sem transar, uma alternativa pode ser fazer exercícios físicos em casa até atividades como a meditação e também a masturbação, o que ajuda a produzir neurotransmissores que causam bem-estar.

*Com informações de reportagens publicadas em 07/02/2019 e 06/07/2020.