Luto e esperança: 'Após 6 anos de tentativas tive gêmeos, mas um faleceu'
Aos 26 anos, Janaina Pacheco imaginou que engravidaria rápido. Porém, após várias tentativas frustradas, ela fez alguns exames e descobriu que tinha uma idade ginecológica de 40 anos. "Foi um choque", diz ela à apresentadora Mariana Kupfer no programa AMAR, em parceria com Materna, a newsletter e editoria de Universa.
Conheça os conteúdos exclusivos de Materna com acesso ilimitado.
Com baixa quantidade e qualidade de óvulos, Janaina fez nove fertilizações in vitro, uma cirurgia de endometriose, trocou de médico três vezes e pensou em desistir, mas não desistiu porque tinha o sonho de um dia ouvir um filho falar: "Mamãe, eu te amo''.
Seria o dia mais feliz da vida, mas foi o pior
Após seis anos de tentativas, Janaina engravidou dos gêmeos Bia e Gabriel. Um dia antes de fazer o ensaio gestante, com 26 semanas de gestação, a bolsa rompeu enquanto Janaina dormia. Ela entrou em trabalho de parto e foi para o hospital.
A futura mãe sabia da possibilidade dos bebês nascerem prematuros, mas não prematuros extremos. Bia nasceu com 800 gramas, e Gabriel com 1 kg. "Era para ser o dia mais feliz da minha vida, mas com certeza foi o primeiro pior dia da minha vida. Fiquei desesperada", relembra.
A aparência de um prematuro enrugadinho, pequenininho, escuro. Falei: cadê meus bebês rosadinhos, gordinhos? Eu não enxergava, entrei meio que em negação. Será que vou amá-los? E o medo de amar e perder os dois. Janaina Pacheco
No 35º dia de internação, Bia acabou não resistindo e faleceu. De luto, Janaina conta que não teve coragem de voltar na UTI nos primeiros dias, mas o medo de perder Gabriel e sair do hospital sem ele também a fez seguir em frente. "Meu marido me levou para cima e falou, a gente ainda tem o Gabriel, temos que lutar por ele".
A história de Janaina Pacheco e dos filhos é uma parceria entre Materna, a editoria e newsletter de Universa, e o programa AMAR, criando um espaço seguro e acolhedor para mães compartilharem histórias do seu maternar.
Se você está grávida, não deixe de se inscrever em Materna no box que aparece após o primeiro parágrafo dessa matéria. Os textos das newsletter acompanham cada semana da gestação com dicas de saúde mental, sexo, carreira e muito mais.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.