Topo

Horóscopo

Astrologia


Dizer 'não' é fundamental, mas estes signos sofrem para impor limites

iStock
Imagem: iStock

Claudia Dias e Thaís Lopes Aidar

Colaboração para Universa

24/05/2023 04h00

A terapia costuma ensinar a importância de aprender e conseguir dizer 'não' quando o pedido vai além daquilo que se pode fazer. E isso está longe de ser sinônimo de egoísmo, viu? Pelo contrário: a ideia é impor limites pensando no próprio bem-estar.

Mas nem todo mundo se sai bem nessa tarefa. É que muita gente ainda enxerga o comportamento como individualismo e enche de críticas quem decide balizar os relacionamentos.

Mas sabia que essa dificuldade pode estar associada até mesmo ao signo solar?

Segundo a astróloga Lívia Marotta, o signo revela a habilidade de impor limites. Assim, enquanto uns passam o maior aperto nessa tarefa, existem outros que dizem 'não' logo de cara, doa a quem doer.

Há signos conhecidos por serem voluntariosos e brigões, que dizem 'nãos' sonoros e implacáveis; outros signos que se estremecem diante de conflitos e preferem omitir sua vontade", expõe a astróloga.

Então, que tal conhecer como cada signo, a seu modo, tenta dizer 'não'? A seguir, Lívia explica a maneira que age cada nativo do zodíaco.

Áries

Para o ariano, 'não' é 'não' e ponto final, sem precisar dar maiores explicações. Áries, inclusive, tende a reagir de imediato, já que decide bastante rápido - seja por intuição ou impulso. Além disso, a negativa não vem acompanhada de medo, afinal, esse nativo é bastante assertivo para defender interesses e pouco se importa em comprar brigas, principalmente em casos de injustiça.

Touro

Na maioria das vezes, o taurino se incomoda em dizer o que pensa, sobretudo se aquilo pode resultar em polêmica. Assim, prefere evitar conflitos e acaba deixando de manifestar sua vontade em prol dos outros. Mas quando esse nativo decide dizer 'não', ninguém o faz voltar atrás. Persistente e teimoso, sustenta sua posição até o final.

Gêmeos

O geminiano sabe que o mundo é cheio de possibilidades e tende a dizer 'sim' para tudo que parece ser interessante, sobretudo as novidades. Entretanto, mesmo se propondo na hora, depois ele descobre que nem tudo era viável e percebe que vai ser preciso falar 'não'. Desse modo, para fugir de qualquer desavença com alguém, faz isso de uma maneira bastante indireta.

Câncer

Apesar de sensível e empático, o canceriano não tem problemas em se posicionar. Por isso, mesmo sendo pura compreensão, ele consegue ser bastante firme para negar algo, principalmente quando se sente ameaçado ou é avisado por sua intuição. O único problema é que varia bastante conforme seu humor, o que pode influenciar sua decisão.

Leão

Um 'não' sonoro e muito autoritário é o que sai da boca do leonino. Líder natural, sente-se à vontade para impor regras ou limites, quando necessário. Ainda expressa suas decisões com bastante força. Porém, o inverso não é verdadeiro, já que o signo nem sempre aceita bem quando alguém lhe nega algo.

Virgem

O virginiano até sabe dizer 'não', mas essa negativa virá acompanhada de todos os motivos que pesaram na decisão, detalhadamente. Afinal, ele é analítico e pragmático. Mas também existe uma outra razão para tantas explicações: sua fragilidade, já que evita desagradar os outros. Com isso, apesar de ele nem sempre se sentir ressentido, busca lidar com situações compreensíveis.

Libra

É muito difícil para o libriano impor limites. Isso porque ele é um dos maiores adeptos à diplomacia e cordialidade. Além de fugir de possíveis discórdias, coloca-se no lugar daquela pessoa para ponderar a decisão. Por fim, considera as necessidades de todos e costuma abrir mão de suas vontades.

Escorpião

Quando o escorpiano decide, ele é irredutível. Com limites bem definidos, tende a agir até as últimas consequências de sua escolha, sem alterar seus posicionamentos. Dessa forma, para que esse nativo mude de ideia, é preciso que sua própria experiência lhe mostre ser melhor repensar o que foi decidido e buscar outro caminho.

Sagitário

O sagitariano costuma dizer 'sim' muitas vezes e com facilidade, sobretudo para os convites que recebe para viagens, encontros e palestras. Porém, essa decisão no calor do momento acaba trazendo certos problemas, como todos os eventos serem no mesmo dia, por exemplo. Já que dizer 'não' é uma dificuldade, Sagitário precisa se planejar melhor evitando quebrar as promessas.

Capricórnio

As prioridades do capricorniano são bem definidas, logo, qualquer proposta que fuja desse planejamento deve receber uma negativa. Inclusive, ele costuma dizer 'não' até mesmo podendo acatar aquilo depois. Mesmo sendo importante impor limites, esse signo acaba exagerando um pouquinho. Flexibilidade, às vezes, pode trazer coisas boas.

Aquário

Enquanto muitos signos reagiriam mal a alguns assuntos, o aquariano, muito amigável, realmente nem se incomoda. Justamente por esse lado flexível, costuma sempre topar ideias e novidades. Só que, quando ele decide negar, não tem jeito. Bastante intransigente, esse comportamento tende a piorar quando o signo se sente controlado nas relações sociais.

Peixes

Querendo passar bem longe dos confrontos, o pisciano é do tipo que foge de ter que dizer 'não'. Mas isso faz com que ele precise sempre escapar de situação em que precisa se posicionar, tendo de agir indiretamente. Empático até demais, o signo cede à vontade dos outros e aceita muitas situações que, posteriormente, reconhece serem tóxicas. Melhor seria se começasse a impor limites.

Livros sobre astrologia - para entender mais - CC

Rodapé content commerce -  -