Topo

Responsabilidade afetiva: quais signos se preocupam de verdade com o crush

Descubra quais signos se preocupam (de verdade) com quem se relacionam - Getty Images
Descubra quais signos se preocupam (de verdade) com quem se relacionam Imagem: Getty Images

Claudia Dias e Thaís Lopes Dias

Colaboração para Universa

08/11/2022 04h00

Termo bastante em pauta ultimamente, a responsabilidade afetiva nada mais é do que agir de forma respeitosa e honesta em qualquer tipo de relacionamento. Há, porém, um peso extra quando as conexões envolvem sentimentos amorosos, representando uma preocupação com a afeição alheia, sempre prezando pela transparência.

"É preciso ser responsável afetivamente e conseguirmos entender o quão influentes podemos ser na vida de uma pessoa e como a nossa forma de se relacionar pode afetá-la em toda a sua jornada", argumenta a astróloga Yara Vieira, do Astrocentro.

Mas, verdade seja dita, nem todo mundo se preocupa com as próprias atitudes. O comportamento de cada um varia bastante e o signo solar pode ser uma dessas justificativas, já que costuma refletir a essência desse indivíduo - lembrando que é sempre bom dar aquela checada no mapa astral como um todo para uma análise mais assertiva.

Ainda assim, não custa nada dar uma espiada em como seu signo se comporta nesse quesito.

Áries

O ariano é intenso e impulsivo, sobretudo no amor. Com isso, costuma viver suas paixões sempre que surge oportunidade. Só que, na maioria das vezes, não pensa antes de agir e acaba não se dando conta de como suas ações podem afetar o novo par. Apesar de saber o certo e errado, ele precisa trabalhar melhor essa sua face, controlando os sentimentos e adquirindo maturidade.

Touro

Apesar do lado teimoso e até um pouco egoísta, o taurino já nasce com a responsabilidade afetiva como traço de sua personalidade. Por isso, sempre que se envolve com alguém, mesmo não sendo uma paixão daquelas avassaladoras, ele vê a necessidade de ser sempre verdadeiro na relação.

Gêmeos

Sincero na comunicação, o geminiano põe em prática seu senso de respeito. Por ser racional e falar sem medo, ele acredita já ter atingido nota dez nesse quesito, mas as rápidas mudanças de ideias podem dificultar o processo. Ou seja, em sua visão, não quer dizer que ele mentiu antes, apenas mudou os planos agora. Esse lado confuso deve causar alguns conflitos e mágoas com seus pares.

Câncer

Embora o canceriano tenha a fama de ser cuidadoso ao extremo com os demais, ele carrega um atributo pouco compatível com isso: a manipulação. Para parecer estar sempre certo, tende a driblar algumas situações, colocando o outro como errado e não dando o braço a torcer jamais. Portanto, não assumir as próprias obrigações dentro da relação vai contra o conceito.

Leão

O leonino tem a responsabilidade afetiva como parte de sua personalidade devido à lealdade, algo da sua essência como pessoa. Está em constante busca por trazer a verdade para a relação, além de se preocupar com a forma que o outro o enxerga - e, por isso, tende a mostrar seu melhor lado, mesmo sendo difícil reconhecer os erros que comete.

Virgem

A princípio, o virginiano até se preocupa em ser responsável com os sentimentos do par na relação, sobretudo quando olha para isso de forma racional. Mas ele tem um outro lado que, quando vem à tona, o faz agir contra tudo aquilo que critica, inclusive ser irresponsável com o par.

Libra

O signo da balança é a cara da justiça com o parceiro. O libriano sempre pensa no outro antes de agir e busca ser verdadeiro e evoluído em seus relacionamentos. Símbolo da justiça, não costuma tomar atitudes com egoísmo e assume a culpa, lidando com as consequências disso. Além do mais, adota essa postura em qualquer envolvimento, mesmo fora do campo romântico, pois reconhece a importância de ser assim.

Escorpião

Apesar do ciúme e da fama de 'louco' nas relações, o escorpiano é bastante sincero na vida a dois. Ser responsável com o outro está na sua essência e o nativo sabe que isso é essencial para ter um relacionamento saudável e em constante evolução. Assim, Escorpião constantemente pontua suas ações e sentimentos para não iludir ninguém.

Sagitário

O sagitariano é alguém que se esforça bastante para ter responsabilidade afetiva e fazê-la funcionar em todas as suas relações. Entretanto, ele vive de impulsos e aventuras, ou seja, mesmo se esforçando, acaba sendo apenas sincero e esperando que a pessoa entenda suas atitudes. Desse modo, acaba não pensando como essas atitudes impactam na vida do outro, desde que esteja bem.

Capricórnio

Com o capricorniano a situação é complicada. Apesar de ser bastante responsável, assumir seus erros e lidar com as consequências deles, ele não costuma enxergar alguns defeitos de sua personalidade, como o egoísmo. Mesmo se entregando à relação, não compreende que ela é feita de altos e baixos e, quando precisa lidar com os momentos ruins, acaba pensando apenas em si mesmo, deixando até mesmo a verdade de lado.

Aquário

Não adianta só ser sincero e não perceber que a frieza dos atos também impacta na vida do outro. Por isso, o aquariano acaba se perdendo quando o assunto é respeitar os sentimentos do outro. Ele acaba focando apenas em deixar as coisas às claras e não vê que a falta de empatia emocional também pode machucar aquela pessoa.

Peixes

O pisciano costuma ser o iludido do par, que vai sofrer com a falta dessa responsabilidade. Por causa disso, ele não enxerga o quanto agir dessa forma é importante e esquece que, às vezes, a falta desse cuidado pode estar vindo da sua própria parte. Peixes encontra uma dificuldade séria em não compreender quais são os verdadeiros sentimentos do relacionamento.

Curte horóscopo? Você pode achar interessante

Livro 'Voa, cara! Voa!', de Márcia Fernandes

'O Livro da Lua 2023', de Márcia Mattos

Kit com 10 pedras naturais

Baralho O Tarot Negro

Colar de pedra de Gêmeos

Livro 'Bruxaria Natural', de Paige Vanderbeck

A gente escolhe cada produto criteriosamente, de forma independente, e checa os preços na data da publicação (ou seja, podem variar!). Ao comprar pelo nosso link, ganhamos uma comissão, mas você não paga a mais por isso.