Topo

Que cor usar ao decorar o quarto? Una Feng Shui com Astrologia para arrasar

Una os saberes na hora de repensar a decoração - fotostorm/Getty Images
Una os saberes na hora de repensar a decoração Imagem: fotostorm/Getty Images

Colaboração para Universa

30/06/2023 04h00

Combinar astrologia com o Feng Shui, a técnica milenar chinesa de harmonização de ambientes, ajuda a potencializar as mudanças e atrair boas energias.

Basta considerar os planetas e astros regentes de cada signo e as cores associadas a eles para estimular o potencial de um ambiente.

Para continuar vendo a previsão do seu signo, é fácil e rápido

A dica é incluir detalhes decorativos, dentro das tonalidades que vão ativar os temas evocados", explica a astróloga Virginia Gaia.

Isso tem a ver com a Lei da Correspondência, princípio do Hermetismo que defende a existência de uma mesma verdade, tanto no macrocosmo como no microcosmo.

Assim, as cores estão relacionadas aos astros e, consequentemente, aos signos que eles regem", diz.

Em quais tons investir

A seguir, Virginia Gaia explica os perfis dos signos, enquanto Dorian Martins, tarólogo e consultor de Feng Shui, indica as intervenções decorativas que podem ser adotadas.

No caso de quarto compartilhado por pessoas diferentes, vale combinar os elementos que remetem aos signos de todos os que dormem ali.

"Além disso, também é válido apostar nas tonalidades associadas ao signo ascendente", observa Virginia. Outra questão envolve o branco: por ser a mistura de todas as cores, exerce a função de "curinga" para todos os signos, podendo ser adotado à vontade.

O quarto de cada signo

Áries

O primeiro signo do zodíaco é regido por Marte, associado a todos os tons de vermelho, sobretudo o escarlate. Entre os temas e potenciais, Áries é associado à paixão e à sexualidade, mas também à força, iniciativa e conquista. Para estimular tais características, pode-se adotar fotos do casal em quadros ou da pessoa se sentindo bonita, caso seja solteira. Se o par tiver filhos, melhor evitar fotos das crianças, já que isso inibe a vontade de manterem relações sexuais.

Touro

Vênus, o planeta regente, tem a ver com tons de rosa e as cores verde-esmeralda e verde-petróleo, além dos temas amor, relacionamento, sedução, harmonia, persuasão, beleza e finanças, o que reflete diretamente em Touro. Assim, o quarto dos taurinos deve ter muitos objetos aos pares - duas mesinhas de apoio ao lado da cama, dois abajures e assim por diante. Velas são bem-vindas, também em duplas, principalmente nos tons vermelho ou rosa. Detalhe: não precisa acendê-las o tempo todo para obter o estímulo das peças.

Gêmeos

As cores amarelo-ovo e amarelo-alaranjado, mais a cinza, são associadas à Mercúrio, o planeta regente de Gêmeos. Para explorar e estimular o potencial dos geminianos com os temas de Mercúrio - comunicação, inteligência, organização, aprendizado, comércio e clareza mental -, vale apostar numa iluminação caprichada, tanto artificial como natural. Quanto mais luz do sol entrar no quarto, melhor.

Câncer

A Lua rege o signo de Câncer e, não à toa, as cores associadas a ambos são: prateado, prata-azulado e azul-pálido. Já os temas e potenciais atrelados incluem feminilidade, equilíbrio emocional, intuição, atratividade e magia. No quarto de cancerianos convém apostar em um tema específico: elefantes. Isso porque o simbolismo do animal remete à intuição, ao equilíbrio e à gestação. Vale desde esculturas até telas ou qualquer outro acessório que retrate o mamífero gigante.

Leão

Regido pelo Sol, Leão pode ter o brilho pessoal, a prosperidade, o sucesso, criatividade e a expressividade estimulados com o uso das cores amarelo-ouro, dourado e âmbar. Porém, é necessário prestar atenção e aplicar os tons com moderação - em excesso, podem provocar insônia. Objetos pequenos nessas cores ou, então, detalhes em peças maiores (como cortinas com só um pouco de amarelo, por exemplo) são os mais indicados.

Virgem

Tal qual ocorre com os geminianos, a regência é de Mercúrio. Para estimular entre os nativos de Virgem os potenciais ligados à comunicação, à inteligência, à clareza mental, à organização e ao comércio, a sugestão é explorar no quarto a iluminação. Isso inclui tanto a artificial quanto a natural. Se possível, deixe a luz do sol entrar no cômodo o maior tempo que der.

Libra

O libriano também é influenciado por Vênus, o planeta do amore seu regente. Para estimular o maior dos sentimentos, a beleza, a sedução, as finanças, a harmonia, os relacionamentos e a persuasão, vale explorar as cores verde-esmeralda, verde-petróleo e variações do rosa. Além disso, deve-se abusar dos objetos aos pares no quarto, desde um pequeno itemo decorativo até peças maiores, como puffs e almofadas.

Escorpião

Este signo é corregido por Marte (e, também, por Plutão) e é justamente do planeta vermelho que Escorpião recebe a influência para temas como: paixão, sexualidade, força, conquista, iniciativa e motivação. Tais potenciais são estimulados com tons de vermelho - sobretudo os mais intensos - e quadros do casal ou da pessoa feliz, sentindo-se bonita (no caso de ser solteira).

Sagitário

O planeta Júpiter traz para o sagitariano temas e potenciais que envolvem conhecimento, sabedoria, proteção, otimismo e, também, justiça e expansão. As cores associadas são: azul-escuro, azul-violáceo e violeta e a maneira de explorar o potencial de Sagitário é manter, no quarto, uma mesa ou estante onde devem ficar alguns livros relacionados à espiritualidade ou áreas de conhecimento. Só não deve haver muitos exemplares, para não afetar o sono.

Capricórnio

As cores marrom-escuro, preto e preto-azulado têm a ver com Saturno, o planeta regente de Capricórnio, relacionado aos temas: estrutura, matéria, concretização, estabilidade, prudência e projetos de longo prazo. Para estimular tais potenciais, no quarto de um capricorniano, recomenda-se o uso de cortina marrom ou bege, o que ajuda a pessoa a ter melhor reposição das próprias energias. Outra dica é garantir a proteção, evitando a cama embaixo da janela, por exemplo, pois tal posição é energeticamente frágil.

Aquário

Já Aquário é corregido por Saturno (o outro regente é Urano), mas é por influência saturnina que os aquarianos têm como potenciais a realização de projetos duradouros, materialidade, estabilidade e um perfil prudente, além de boa estrutura. Para estimular tais temas, deve-se investir em cores: marrom, principalmente, combinado com bege; ou preto. A fim de garantir a segurança, recomenda-se evitar posições de móveis que denotam fragilidade, como a cama de costas para a porta de entrada do quarto.

Peixes

Por fim, Peixes é corregido por Júpiter (junto com Netuno), explorando temas e potenciais que incluem sabedoria, conhecimento, otimismo, proteção, expansão, justiça e espiritualidade. As cores associadas vão do azul ao violeta, e a melhor maneira de instigar as áreas relacionadas ao signo é manter, no quarto, alguns livros sobre assuntos espirituais ou conhecimento em geral. Só evite excessos, para não atrapalhar o momento de relaxamento.

Horóscopo feng shui

Rodapé content commerce -  -