Topo

Horóscopo

Astrologia


Vai acontecer? Precisa repetir? O que saber antes da leitura do mapa astral

iStock
Imagem: iStock

Claudia Dias

Colaboração para Universa

04/05/2023 04h00

É possível que você já tenha ouvido falar bastante sobre mapa astral, mas ainda não entenda 100% o que se trata. Não se preocupe: ter dúvidas em relação ao tema é mais comum do que você imagina.

Até porque, os especialistas da área estão acostumados a esclarecer os mais variados questionamentos, como revela, a seguir, a astróloga e psicanalista Bianca Ballesteros.

Para continuar vendo a previsão do seu signo, é fácil e rápido

A profissional compartilha as perguntas que ela mais responde aos interessados em fazer a leitura do mapa astral.

Tudo o que você queria saber

  • O que é um mapa astral?

É uma ferramenta de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal. Trata-se da "fotografia do céu no momento em que nascemos", com todos os aspectos formados, ou seja, a posição e a distância dos planetas, que irão influenciar nosso jeito de ser, agir e pensar!

  • O que o mapa mostrar vai acontecer? Quais informações vou receber?

O mapa astral não tem o propósito de fazer 'adivinhações' para alguém. Através do mapa, podemos nos conhecer mais profundamente, entendendo melhor quais são os pontos que devemos trabalhar em nós para termos mais qualidade de vida e fazermos escolhas mais conscientes.

Entendendo que todos temos limitações e, também habilidades, o mapa vai mostrar áreas de inclinação, vocação de carreira, possibilidades de mudanças, relacionamentos familiares e afetivos, saúde, entre outras informações.

  • A leitura do mapa astral precisa ser feita mais de uma vez?

Para quem tem interesse em saber quais serão os desdobramentos ao longo do ano como, por exemplo, em quais áreas da vida será mais ou menos beneficiado, a sugestão é fazer a revolução solar ou mapa anual, que trará prognósticos bastante precisos, mês a mês, por um ano, a partir da data em que for feito.

  • A partir de qual idade pode-se fazer o mapa astral?

A partir do momento em que se nasce. Quanto antes fizermos, melhor! É claro que a interpretação de mapas infantis - até mais ou menos 14 anos - deverá ser feita com os pais, mas é um documento como outro qualquer, que poderá ser mostrado aos filhos no futuro, quando tiverem maturidade suficiente para compreender.

  • É possível calcular o mapa astral sem o horário de nascimento?

Para se fazer um mapa astral, é necessário ter as seguintes informações: horário, dia, mês e ano, além da cidade e país onde nasceu. Mas muitas pessoas perdem a certidão de nascimento ao longo da vida. Nesses casos, podemos fazer o cálculo baseado no Meridiano de Greenwich, como um marco zero, além do uso de outras bases de cálculos. O resultado é muito próximo ao daquelas pessoas que fornecem o horário exato.

  • O que é o signo ascendente?

O signo ascendente é a nossa essência, representa quem viemos nos tornar e aprimorar em termos de nossas personalidades. Após os 30 anos, mais ou menos, passamos a receber muita influência desse signo que ocupa a primeira casa zodiacal de nossos mapas, a casa da autoprojeção.

  • O que são casas zodiacais?

As casas zodiacais são áreas de interesses de nossas vidas. A Casa 1, por exemplo, representa nossa aparência, aquilo que mostramos ao mundo; a Casa 2 é a das finanças, o modo como lidamos com o dinheiro e assim sucessivamente. Ao todo, são 12 casas zodiacais. A depender dos posicionamentos e aspectos formados em cada uma delas, teremos mais ou menos facilidades (sorte) nesses setores da vida.

  • Qual a importância dos planetas e dos regentes em um mapa astral?

Cada signo possui um ou dois regentes e alguns deles regem mais de um signo, como é o caso do planeta Mercúrio, regente de Virgem e Gêmeos; e Marte, regente de Escorpião e Áries. Até hoje, ninguém conseguiu explicar como a influência dos planetas chega até nós, mesmo estando a milhões de quilômetros de distância da Terra. Mas o fato é que influenciam enormemente, assim como a Lua, com as marés e os partos, ou planetas bélicos, como Marte em conjunção ou quadratura com Plutão, que aparecem nos períodos de guerras e grandes marcos na humanidade.

  • Vou saber com quais signos o meu é compatível?

Temos que levar em consideração muitos outros fatores a serem analisados, a começar pela confecção do mapa astral de cada um dos envolvidos. Apenas o Sol, signo de cada um de nós, não é determinante para definir se duas pessoas são compatíveis ou não.

Mas, via de regra, a combinação dos signos de Fogo (Leão, Sagitário e Áries) e de Ar (Gêmeos, Libra e Aquário), e signos de Terra (Virgem, Touro e Capricórnio) e de Água (Peixes, Câncer e Escorpião) são muito boas.