PUBLICIDADE

Topo

Alto Astral

A primavera chegou! Como signos serão afetados e o que esperar da estação

Descubra qual área da vida será mais iluminada para cada signo com a chegada da primavera. - CarlosDavid.org/Getty Images/iStockphoto
Descubra qual área da vida será mais iluminada para cada signo com a chegada da primavera. Imagem: CarlosDavid.org/Getty Images/iStockphoto

Claudia Dias

Colaboração para Universa

22/09/2020 04h00

Na astrologia, o conceito de signo está diretamente relacionado às estações do ano, fases determinadas por fenômenos astronômicos conhecidos como equinócios e solstícios. O equinócio da primavera acontece hoje, 22 de setembro, às 10h31 (no horário de Brasília), marcando também o início da conhecida temporada das flores.

Como explica Virginia Gaia, astróloga e terapeuta holística, as quatro estações que ocorrem ao longo de um ano têm começo, ápice e fim, fases também relacionadas aos doze signos do zodíaco.

"O ano astrológico inicia em março, com o equinócio de primavera, no Hemisfério Norte, e o equinócio de outono, no Hemisfério Sul. Na ocasião, o Sol ingressa em Áries", esclarece.

O término desse período astrológico ocorre com o final do inverno, no lado Norte, e o final do verão, aqui no Sul, justamente quando o Sol completa a passagem pelo signo de Peixes.

"Quando se diz, no senso comum, que uma pessoa é de determinado signo, significa que o Sol estava passando por esse pedaço do céu, definido como começo, meio ou fim de uma estação do ano", diz Virginia.

A primavera e o ingresso do Sol em Libra

A partir desta semana, não é somente o libriano que vai sentir o ingresso do Sol em Libra. Os demais 11 signos também têm diferentes áreas da vida ativadas por esse trânsito.

"Isso ocorre porque o Sol - como nosso astro-rei e doador de brilho, que representa a vitalidade e a consciência - vai iluminar o Sol dos nativos dos demais signos a partir de diferentes ângulos da circunferência que forma o zodíaco em volta da Terra", diz Virginia.

A seguir, a astróloga comenta o perfil dos signos e revela as áreas da vida do nativo de cada um deles que serão mais iluminadas com a chegada da primavera.

Áries

Signo dos começos, da iniciativa e da fertilidade, Áries abre o ano astrológico. Não à toa, é um conquistador nato e toma a iniciativa sempre. A inspiração, a inovação e a intensidade estão presentes em tudo o que o nativo faz. Com o início da primavera, relacionamentos, sociedades e parcerias estarão em evidência na vida do ariano, movimentando bastante suas conexões.

Touro

A simbologia de Touro está relacionada ao ápice do outono. Associado ao elemento Terra e ao planeta Vênus, o signo pede a construção dos sonhos em solo fértil. Naturalmente sensorial, tem senso estético apurado. Graças a isso, revela uma forte ligação com as artes, o design e tudo o que pode dar prazer à vida. Nas próximas semanas, o trabalho, o cotidiano e a saúde estarão em alta na vida do taurino.

Gêmeos

Tanto o elemento Ar quanto o planeta regente Mercúrio influenciam nas características de Gêmeos, um signo que enxerga o mundo como um universo de possibilidades a serem experimentadas. Tem capacidade mental diferenciada e está sempre pensando em novas alternativas e possibilidades, pois precisa testar tudo o que tem direito. Associado ao fim do outono, o nativo do signo terá a criatividade, a expressão pessoal, o prazer e as paqueras em alta nesta temporada.

Câncer

O começo do inverno, no lado de cá da linha do Equador, coincide com a entrada do Sol em Câncer. Por marcar o início de uma das estações do ano, é considerado um signo cardeal, ou seja, apesar do caráter emotivo, não é passivo. A regência pela Lua lhe confere uma profundidade singular e um instinto de proteção único, principalmente para a família. O clã, aliás, seguirá firme, forte e em destaque na vida do canceriano com o início da primavera, assim como os assuntos domésticos e a intimidade.

Leão

Quando o Sol entra no signo de Leão, o astro-rei se sente em casa, já que o regente do signo - Leão representa o ápice do inverno por aqui. O leonino é criativo e sente necessidade de encontrar um espaço que sirva de palco para expressar todos os seus talentos. Ele cria para deixar um legado ao mundo. Nas semanas seguintes, o nativo vai sentir a comunicação destacada em seu dia a dia, bem como as trocas intelectuais, a cognição e o aprendizado.

Virgem

A passagem do Sol pelo signo de Virgem marca a temporada do ano governada por esse signo mutável, do elemento Terra e regido por Mercúrio. Sua simbologia está relacionada ao fim do inverno no Hemisfério Sul, dando sinais de mudança para a próxima estação. Virgem, aliás, é a capacidade de escolher e colher os melhores frutos, o que torna o nativo seletivo, analítico e sempre pronto para o trabalho. Da sua ligação com a colheita também deriva a ótima relação com a saúde e a nutrição. Nesta temporada, finanças, valores pessoais e posses serão temas em destaque em sua vida.

Libra

O equinócio de primavera marca o ingresso do Sol em Libra, abrindo a temporada desse signo cardeal, do elemento Ar e regido por Vênus. A palavra-chave de quem nasce nesse período é equilíbrio e é por isso que o nativo é tão hábil na arte de se relacionar. Igualmente, é o signo da justiça e da diplomacia. Com a revolução solar, no mês de aniversário, o libriano se sente renovado e pronto para novos começos e até repaginadas no visual.

Escorpião

No pico da primavera, o Sol entra em Escorpião, um signo fixo, do elemento Água, regido pelo sombrio Plutão e corregido pelo intenso Marte. É na fase escorpiana que as emoções se apresentam na forma mais profunda e enigmática do zodíaco. Com isso, o nativo navega pelos assuntos mais densos e inquietantes da condição humana: a morte, os temas que são tabu, o poder, a ancestralidade e a sexualidade. Quem nasceu neste período vai ter o inconsciente, a reflexão, a espiritualidade e a saúde psíquica mais aflorados a partir de agora.

Sagitário

A chegada do Sol chega em Sagitário coincide com a transição entre primavera e verão e, assim, o signo se confirma mutável, ligado ao elemento Fogo e regido pela energia de Júpiter. A busca pelo conhecimento, a conquista de novos territórios, as ideologias, a fé e a religião são atributos sagitarianos por excelência. Há uma busca incansável pelas respostas que norteiam o crescimento pessoal e da humanidade como um todo. Na temporada que se inicia, o sagitariano vai se defrontar com muitas amizades, atividades em grupo e projetos para o futuro.

Capricórnio

A simbologia de Capricórnio está relacionada ao fenômeno do solstício de verão em terras sulistas. Com esse acontecimento astronômico e astrológico, o Sol ingressa no signo cardeal e do elemento Terra, regido por Saturno. Esforço, foco e disciplina são palavras-chave para o nascido sob esse signo, que é responsável desde sempre. Mas por trás comportamento formal de todo capricorniano, há muita generosidade. Pela frente, o nativo vai encontrar a carreira, a vida profissional e a imagem pública como temas importantes a serem trabalhados.

Aquário

Quando o Sol chega em Aquário, é o ápice do verão. Trata-se de um signo fixo, do elemento Ar, regido por Urano e corregido por Saturno. A simbologia aquariana está relacionada à identidade assumida em grupo, junto aos amigos, assim como à inovação e aos projetos futuros. Por isso. o nativo é visionário, futurista e sociável. Ainda é racional e bastante mental. Nas semanas à frente, o aquariano deve dar muita atenção aos estudos superiores, à aquisição de novos conhecimentos e mesmo às viagens.

Peixes

Ao passar por Peixes, o Sol entra nos domínios do décimo segundo signo do zodíaco, fechando a roda do ano astrológico. Peixes é mutável, ligado ao elemento Água, regido por Netuno e corregido por Júpiter. Sua simbologia está relacionada aos temas do inconsciente, ao mundo dos sonhos, à mediunidade, ao misticismo e ao contato com as esferas mais sutis do ser humano. É por isso que o nativo é extremamente sensível. Com o início da primavera, o pisciano vai se deparar com as finanças compartilhadas com terceiros (família e casamento), os interesses ocultos e os temas que são tabu ainda mais em evidência.

Alto Astral