PUBLICIDADE

Topo

Bagunça na casa pode atrair más energias: aprenda a fazer uma faxina astral

Fazer limpeza energética, especialmente em períodos que estamos mais em casa, pode ajudar no dia a dia - nuiiko/iStock
Fazer limpeza energética, especialmente em períodos que estamos mais em casa, pode ajudar no dia a dia Imagem: nuiiko/iStock

Heloísa Noronha

Colaboração com Universa

10/04/2020 04h00

Quando a casa está desarrumada ou sem receber uma boa faxina há um tempão, a tendência é que a vida vire uma baderna. Há quem diga, inclusive, que a bagunça reflete o nosso estado interior, por isso organizar atrai um estado de calma, foco e equilíbrio. Quem não busca um lar harmonioso, feliz e equilibrado?

O descuido com alguns ambientes - banheiros e cozinha, por exemplo - pode atrair más energias, estagnação e dificultar o espaço para o novo. Mude o astral agora mesmo com essas dicas.

Energia dos cômodos da casa: por que é preciso arrumar?

Banheiro

É um ambiente que merece cuidados especiais pois, de acordo com o Feng Shui, é tido como um grande ladrão da energia vital Chi. O banheiro é programado para retirar as impurezas do corpo através dos encanamentos, por isso os ralos devem ficar sempre tampados ou cobertos por um tapete.

Toda vez que se dá a descarga do vaso sanitário ou que a água do banho vai pelo ralo, a energia Chi que está no local é também sugada para fora do banheiro pelos canos. Assim, os ralos devem servir para eliminar apenas a água utilizada, deixando as energias dentro do espaço - por essa razão, é bom deixar as portas do local fechadas.

O lixo deve ser recolhido diariamente, pois papel higiênico acumulado é um prato cheio para as chamadas larvas astrais, resquícios de energias de baixa frequência que surgem a partir de emoções e sentimentos negativos que exalamos pelos ambientes onde costumamos ficar.

É importante manter o banheiro sempre ventilado, organizado e limpo. Plantas, de preferência que crescem para cima, e objetos de decoração e roupas de banhos em tons de amarelo ou terra ajudam a impedir a perda de energia.

Cozinha

A cozinha é o principal ponto de prosperidade da casa. Portanto, deve estar limpa e organizada sempre que possível. No Feng Shui, o fogão representa a fartura. Deixá-lo entupido, sujo e engordurado por muito tempo prejudica o fluxo de energia da abundância em todo o lar. É um eletrodoméstico que traz vitalidade para os moradores e precisa funcionar perfeitamente, inclusive o forno.

O ideal é que geladeira, pia e fogão fiquem posicionados distantes uns dos outros, para evitar desequilíbrio energético. O micro-ondas não deve ser colocado sobre a geladeira porque representa o conflito do elemento Fogo com a Água.

Pia limpa é essencial. Na Cabala da Casa, ela representa os aspectos emocionais por ser fonte de água. Tenha o cuidado para não permanecer por muito tempo com louça suja, principalmente com restos de comida, na pia - a sujeira e a bagunça "chamam" brigas, conflitos e discussões.

Vale prestar atenção nos locais onde os alimentos são armazenados, como geladeiras e armários. Evite guardar produtos vencidos, potes em excesso e alimentos estragados. Desperdício e falta de controle no estoque de mantimentos ativam a estagnação energética.

Lixeiras de grande capacidade não devem ficar no interior da cozinha para não ocorrer putrefação de restos de alimentos nem proliferação de insetos permitindo o cultivo da energia negativa. E, claro, o lixo precisa ser descartado diariamente.

Área de Serviço

Evite deixar roupas acumuladas, tanto no cesto de peças sujas quanto na pilha para passar, nessa área. Quando você deixa as coisas bagunçadas ou paralisadas por muito tempo, acontece o mesmo com o lixo energético, que acaba de dissipando por todos os outros ambientes. Outras medidas que elevam o astral da casa são manter os produtos de limpeza bem organizados e tampar o ralo do local.

Quartos

Jamais, sob hipótese alguma, guarde coisas embaixo da cama. Essa energia acumulada se reverte em noites mal dormidas, ansiedade, nervosismo e enxaquecas. Sabe aquela sensação horrível ao acordar de que não conseguiu descansar? A desorganização do quarto tem a ver com isso.

Armários abarrotados, com peças que nunca foram usadas ou que não são vestidas há meses, devem ser organizados. Fazer vista grossa para isso revela que a pessoa gosta de cultivar apegos inúteis e tem dificuldade em lidar com o passado e seguir em frente. Selecione o que não lhe serve mais e doe. E por maior que seja a pressa matinal para lidar com as demandas do dia, arrume bem a cama.

Lençóis revirados e cobertas espalhadas denotam desmazelo e falta de foco e podem iniciar um ciclo vicioso de desorganização e falta de prazer pela vida.

Sala

Varra diariamente pois o pó, em especial nos cantos, atrai larvas astrais. Procurar limpar o cômodo - a dica, na verdade, vale para todo a casa - com anil ou amoníaco, que espantam energias ruins. Após a limpeza, borrife essência de canela, cravo da Índia, manjericão ou alecrim. Esses aromas fecham o campo energético após a faxina, mantendo boas vibrações e renovando o ambiente. Livre-se de plantas secas e conserte ou troque objetos que não funcionam, como lâmpadas e pilhas de controle remoto.

Garagem ou quarto da "bagunça"

Evitar móveis, cadeiras e objetos embrulhados também é imprescindível, pois o que fica parado e amontoado pode trazer energias nocivas de estagnação e se tornar um ralo de perdas. Coisas fora de uso devem ser doadas ou jogadas fora. Exemplos: brinquedos antigos, relógios, revistas e jornais velhos, rádios.

Fontes consultadas: Adriana Borges, parapsicóloga clínica, de São Paulo (SP); Maíra Santarém, terapeuta e taróloga, de São Paulo (SP); Marcia Pugliesi, terapeuta humanista e numeróloga, do Espaço Conheça-te, em São Paulo (SP), e Sandra Susi, paranormal e consultora de Feng Shui, de São Paulo (SP)

Alto Astral