Topo

UOL Esporte Histórias

Podcast de investigação sobre histórias marcantes do esporte


Áudios de Robinho EP1: podcast traz grampos que condenaram o ex-jogador

Adriano Wilkson e Janaina Cesar

Do UOL, em São Paulo, e colaboração para o UOL, em Milão (Itália)

14/06/2023 04h00

Esta reportagem é imprópria para pessoas com menos de 18 anos, reproduz termos chulos e depreciativos usados em um contexto de violência sexual contra a mulher e pode servir como gatilho.

Eu vi o Rudney rangando ela, e os outros caras rangando ela. Então os caras que rangaram ela vão se foder."

A frase é do ex-atacante Robinho, captada em uma gravação da justiça italiana em 3 de janeiro de 2014, quase um ano depois do crime sexual que condenou o brasileiro a nove anos de prisão na Itália. Ela faz parte do primeiro episódio de "Os Grampos de Robinho", quarta temporada do podcast UOL Esporte Histórias, que mostra, em primeira mão, as conversas de Robinho com seus amigos que foram a base da acusação do Ministério Público da Itália contra o ex-jogador.

Os pontos principais do episódio

Robinho nega qualquer participação no crime e ri quando Jairo descreve o teor do depoimento que deu à polícia. "Por isso que eu estou rindo, eu não estou nem aí. A mina, a mina estava extremamente embriagada, não sabe nem quem que eu sou", diz Robinho.

Robinho confirma ter visto seus amigos fazendo sexo com a mulher que os acusa de estupro: "Eu vi o Rudney rangando ela, e os outros caras rangando ela. Então os caras que rangaram ela vão se foder."

Robinho liga para Ricardo Falco, que também foi condenado, e combina com o motorista o que eles devem dizer caso sejam chamados a depor. Robinho teme que o caso seja descoberto pela imprensa: "Se esse bagulho sai na imprensa, vai me foder".

É a primeira vez que o nome de todos os envolvidos é citado. Robinho e Ricardo Falco foram julgados e condenados a nove anos de prisão. Os outros são Rudney Gomes, Clayton Santos, Alexsandro da Silva e Fabio Galan. Seus nomes constam na denúncia que o Ministério Público italiano fez, mas, como eles não foram encontrados pela Justiça italiana, nunca se tornaram réus.

UOL Esporte Histórias - Os grampos de Robinho terá seis episódios. Os próximos serão publicados em 20/6, 23/6, 27/6, 30/6 e 4/7.

Você pode ouvir o episódio completo no arquivo acima e ler a transcrição dele abaixo. UOL Esporte Histórias também está disponível no Youtube de UOL Esportes, no Spotify, na Apple Podcasts e em todas as plataformas de podcast.

UOL Esporte Histórias - Os Grampos de Robinho

Os grampos de Robinho: Episódio 1 - Risos à noite - UOL - UOL
Imagem: UOL

Episódio 1: Risos à noite

Narrador
Aviso: Este programa tem linguagem forte, relatos de abuso sexual e pode não ser adequado pra todos os públicos.

Falco
Se os caras baterem na minha porta e falar: "Vamos lá que você está sendo acusado de estupro." Eu vou lá mesmo. Eu falo: "Quero ver provar." O foda, os cara aqui é foda. "É o Robinho, Robinho." Os cara vai e lança em jornal e o caralho.

Robinho
É, esse bagulho aí não vira.

Robinho
Mas não vai dar nada. Agora se sair no jornal, vou apelar com esses cara, porque o bagulho...

Falco
Isso é que é o foda.

Robinho
Esse negócio que aconteceu aí, sigilo, para ninguém ficar nem... não é pra ficar falando pros funcionários, ninguém, entendeu?

Robinho
Caralho, se esse negócio sair na imprensa vai me foder?

Narrador
A primeira sexta-feira de 2014 parecia uma sexta-feira normal em Milão, no norte da Itália. A polícia estava acostumada a investigar crimes grampeando os principais suspeitos. Naquela sexta, os policiais monitoravam um grupo de amigos e um jogador de futebol. Até que às 10 e 47 da noite, na delegacia da cidade, os policiais ouviram uma conversa que chamou a atenção deles.

Jairo
Alô.

Robinho
Qual foi?

Jairo
Beleza? Pô, é sério o bagulho que eu tenho que falar com você.

Robinho
Que que é?

Narrador
Os policiais logo identificaram a voz de Robinho, o jogador brasileiro do Milan. Ele falava com um homem chamado Jairo, que Robinho conhecia desde os primeiros dias em Milão.

Quando Robinho chegou na cidade, ele não conhecia ninguém e não falava italiano. Jairo ajudou o recém-chegado a organizar a vida, apresentou pra ele a cidade e resolveu pra ele algumas burocracias. Ele era dono de uma banda de pagode que se apresentava no Sio Café, uma balada famosa da cidade.

Jairo
Caiu aquela parada lá da mina lá do Sio.

Robinho
Como é que é?

Jairo
Ela denunciou geral, véi.

Robinho
Quem?

Jairo
Do Sio Café, do aniversário do Rudney.

Robinho
Eu tô fora, pau no cu deles.

Narrador
Essa foi uma das conversas interceptadas pela polícia a pedido do Ministério Público. Essa gravação estava junto com muitas outras, que foram anexadas ao processo que condenou Robinho e um amigo anos depois. Essa conversa especificamente mostra como Robinho reagiu ao ser informado por Jairo de que ele e os amigos estavam sendo acusados de terem estuprado uma mulher na boate um ano antes.

Jairo
Ela denunciou geral. Os cara me chamaram pra depor.

Robinho
[Risos]

Jairo
Tô falando sério, mané. É sério, velho. Ela deu o nome de todo mundo. Quem tava lá.

Robinho
Eu tô fora, pô. Tô nem vendo.

Jairo
Eu sei, mano. Major, você está fora. Você está fora? Ela deu o nome de geral. Ô, deu o nome do Galan todo. Deu o nome do coisa todo. Ela deu o nome todo.

Robinho
[Risos]

Jairo
Você está rindo, véi?

Robinho
Pau no cu deles. Eles que pegaram a menina. Eu não fiz porra nenhuma, nem conheço.

Jairo
Major, eu tô falando pra você o que os cara me falaram. Eu fiquei de dez da manhã às duas da tarde depondo lá na Questura que eu fui com você e com a Vivian.

Robinho
[Risos]

Jairo
Estou falando sério, véi. Tá rindo? Eles vão te chamar, eles vão te ligar, eles têm seu número. Têm o número daqui, tem o meu, o seu, do Ricardo, o do segurança do Sio, do dono do Sio.

Robinho
E o que que eu tenho a ver com isso daí? Não tenho a ver porra nenhuma.

Jairo
Ela deu o seu nome, ela deu o seu nome.

Robinho
Que meu nome? Meu nome? Ela não me conhece, a mina não estava comigo. É impossível isso.

Jairo
Major, eu estou falando o que os caras falaram, major. Não tô falando mentira, não estou brincando não.

Robinho
Nem eu. Por isso que eu estou rindo, eu não estou nem aí. A mina, a mina estava extremamente embriagada, não sabe nem quem que eu sou.

Narrador
Os investigadores de Milão capturaram várias horas de conversas entre Robinho e os amigos dele nos primeiros meses de 2014. Algumas dessas conversas foram anexadas ao processo e se tornaram as principais provas que levaram a Justiça a condenar o jogador a 9 anos de prisão. A gente teve acesso a esses áudios, com exclusividade. São vários arquivos que totalizam 10 horas, 10 minutos e 19 segundos de gravação.

Além de Robinho, outros cinco brasileiros se envolveram no que a Justiça italiana considerou um estupro coletivo contra uma mulher nascida na Albânia, que estava sem condições de oferecer resistência.

Narrador
Meu nome é Janaina Cesar, eu moro na Itália há 20 anos e acompanho esse caso desde 2019, quando Robinho recorria da condenação em primeira instância pelo tribunal de Milão.

Narrador
E o meu nome é Adriano Wilkson, eu moro em São Paulo. Eu e a Janaina fizemos várias reportagens no UOL sobre o caso do Robinho e sobre os desdobramentos dele agora na Justiça brasileira.

Dos amigos brasileiros que se envolveram nesse crime, apenas Robinho e um homem chamado Ricardo Falco foram condenados. Os outros quatro, que estavam de férias na Itália, voltaram pro Brasil logo depois do crime e acabaram nunca sendo julgados. Eles foram denunciados pelo Ministério Público, mas a Justiça italiana só pode processar alguém se essa pessoa for comunicada oficialmente do processo. Como eles nunca foram achados pela Itália até hoje, o processo desses quatro está parado.

Narrador
Nas gravações feitas com autorização judicial, os amigos comentam o crime, sem saber que estão sendo monitorados pelos investigadores. Eles combinam versões pra apresentar à polícia?

Robinho
Tem que ver direitinho a mesma resenha que vai soltar lá pra não falar resenha errada.

Falco
Não! Eu vou falar a mesma coisa do Jairo.

Narrador
Fazem piada sobre a situação...

Robinho
Buonna sera.

Jairo
Buonna sera. Aqui é da Questura. Seu Robson de Souza.

Robinho
Claytinho, Claytinho, Alex, Galan, pode botar a galera, pode botar.

Jairo
[Risos]

Narrador
Admitem o que viram e o que fizeram...

Robinho
Eu vi o Rudney rangando ela, e os outros caras rangando ela. Então os caras que rangaram ela vão se foder.

Narrador
E o que vão fazer.

Robinho
A gente vai dar um soco na cara dela. Tu vai dar um murro na cara dela e falar: "Porra, que que eu fiz contigo?"

Narrador
Essa é a primeira vez que um veículo de imprensa tem acesso a essas gravações. Elas estavam em um arquivo no tribunal de Milão, junto com um calhamaço de documentos produzidos nos 9 anos em que a Justiça da Itália se debruçou sobre o caso.

A gente ouviu as gravações, leu os documentos, entrevistou os advogados e os membros do Judiciário que participaram das investigações.

A quarta temporada de UOL Esporte Histórias traz com exclusividade os detalhes desse crime, contados na voz dos principais personagens envolvidos. Robinho e Falco foram condenados em todas as instâncias da Justiça italiana e hoje, em junho de 2023, esperam a Justiça brasileira decidir se eles vão cumprir a pena no Brasil.

Narrador
A gente conversou com Robinho e os amigos dele, para ouvir o que eles têm a dizer sobre as gravações que virão à público agora. Hoje todos moram no Brasil. Eles falaram com a gente. Mas até a publicação desse episódio, eles preferiram não dar entrevista.

Robinho
O cara ligou a primeira vez, ligou a segunda. Falou: "Irmão, aqui é da Polícia Federal, ou você vai vir aqui ou nós vamos te buscar". Falou: "Neguinho, o cara sabe teu nome, sabe o nome do Alex, do Galan, do Rudney, do Claytinho, falou que vai investigar todo mundo, vai pedir pra depor todo mundo." Eu falei: "Caralho, se esse bagulho sai na imprensa, vai me foder".

Abertura

Narrador
UOL Esporte Histórias - Temporada 4 - Os Grampos de Robinho

Narrador
Por Janaina Cesar e Adriano Wilkson

Episódio 1: Risos à noite

Jairo
Boa noite, galera, olha aí, hein. É hoje, sexta-feira, Sio Café. Todo mundo no Sio hoje. Pagofunk da melhor qualidade. Já tô indo, espero por todos vocês lá. Big Jairão, grupo Novas Ondas, DJ Cadilac, nosso bailarino, é só alegria, espero por todos.

Narrador
Em 2013, um ano antes de terem a conversa interceptada pela polícia, Robinho e Jairo, ou Big Jairão, estavam no Sio Café. O Sio Café era uma boate conhecida por festas brasileiras. Localizada no Bicocca, um bairro universitário, a boate era um dos locais preferidos dos amigos que passavam as férias na cidade.

Robinho tinha convidado quatro amigos para ficar uns dias com ele na Itália. Eram pessoas que Robinho conhecia desde a época em que ele morava na Baixada Santista.

No dia 22 de janeiro, uma terça-feira, os amigos foram ao Sio Café para comemorar o aniversário de Rudney Gomes da Silva. No dia anterior, Rudney tinha completado 34 anos. A mulher de Robinho fez uma decoração especial, e no meio da noite o próprio Robinho subiu no palco e tocou algumas músicas com Jairo.

O que aconteceu a seguir fez Jairo ser convocado pela polícia, um ano depois. Na ligação, o pagodeiro relata ao jogador como tinha sido o depoimento dele na Questura, a delegacia central de Milão.

Narrador
Como você vai ouvir ao longo dos episódios, o Robinho e os amigos têm o hábito de chamar uns aos outros de "major".

Jairo
Sabe qual foi o problema, eu acho? Ela continuou falando com o pequenininho lá, o...

Robinho
Com quem? Foda-se ele.

Jairo
E foi pegando os nomes dos outros, eu acho isso. Porque ela jogou geral depois de um ano, major.

Robinho
Então, mas ela pode jogar o que for, sabe por que eu tô tranquilo? Eu não toquei minha mão nela. Os caras que pegaram ela.

Jairo
Eu estou falando, major. Estou falando pra você o seguinte. Porque o que eles me chamaram, me falaram... eu fiquei de dez da manhã, juro por Deus, até duas da tarde prestando depoimento. Perguntaram. Todos sabiam quem estava, quem não estava na festa, quem foi, quem levou ela lá pra dentro. Ela falou: '"Ah, o Robinho". Ele falou: "Você não é um indagado, você não é uma pessoa que foi julgada como se fez alguma coisa com ela.

Narrador
Você vai perceber nessas gravações que os amigos brasileiros usam algumas palavras em italiano. Indagado é na verdade "indagato", um termo que eles usam bastante. Significa investigado.

Jairo
Você é o dono do samba que estava lá organizando tudo." Eu falei: "Tá". "Você viu alguma coisa?" "Eu não vi nada. Eu não estava... Vi a menina lá sozinha chorando."

Robinho
A mina, ela é que me sequestrou, pô. Eu quero é que se foda. Se me chamar eu vou falar.

Narrador
As lembranças de Robinho sobre aquele dia vão mudar muito ao longo das semanas seguintes. Elas são cheias de contradições, cheias de idas e vindas. Para saber o que de fato aconteceu, os investigadores tiveram que comparar o que foi dito com as provas materiais e os depoimentos oficiais. A gente vai chegar neles mais pra frente. Nesse primeiro momento, Robinho afirma com certeza que nunca tinha tocado na mulher que estava acusando ele de estupro. Se alguém fez alguma coisa errada, ele sustenta, foram os amigos dele.

Jairo
Sim, pô. Só que eu falei o seguinte... Eu tô falando para você pra não entrar em contradição com o que eu falei, o que eu falei de você e o que eu falei que eu não vi. Eu falei: "O Robinho desceu do palco. A gente sabe que a sua esposa estava lá, a esposa dele estava lá, e foram embora antes. Quando ela foi embora ele desceu, desceu de onde ele estava no privê, ficou comigo tocando o tempo inteiro, tocou dois sets e meio comigo." Levantou e falou: "Estou indo embora. Beleza? Aí, vou sair fora." "Ficou cinco minutos ali e foi embora". Foi isso que eu falei.

Robinho
É, mas eu não quero nem... que se foda. Porque assim, eu sei, eu sei. Ô Jairo, mesmo se eles me chamarem pra alguma coisa, não tem problema nenhum. Vou lá, vou falar: "Primeiro, o bagulho faz há um ano. Segundo: não toquei nem nessa menina. Quem tocou nela está lá no Brasil. Vai atrás do pessoal que está lá no Brasil. Lá no Brasil.

Narrador
Pelo que as conversas indicam e pelo que a investigação policial constatou, foram seis os brasileiros que mantiveram algum tipo de relação sexual com a mulher albanesa. Como ela estava inconsciente, sem condições de consentir, o caso foi considerado um estupro coletivo. Dos seis, apenas Robinho e Ricardo Falco permaneceram na Itália. Os outros voltaram ao Brasil logo depois do crime.

Narrador
Todos foram denunciados pelo artigo 609 do Código Penal italiano, que descreve o crime de violência sexual de grupo. Mas por motivos que a gente vai detalhar no decorrer desse podcast, apenas Robinho e Falco foram condenados. Condenados em todas as instâncias, sem mais possibilidade de recurso. Os outros quatro são considerados inocentes do ponto de vista da Justiça italiana.

Jairo, que não participou do estupro, foi o primeiro a ser procurado pela polícia e falou com os investigadores na condição de testemunha. Mais tarde ele seria denunciado e condenado por falso testemunho porque, de acordo com a Justiça, ele mentiu em juízo ao longo das investigações.

Jairo
Então eu falei: "Ó, eu não conheço eles a fundo. Quem está no Brasil não sei o nome. Não sei o telefone. Não tem contato. O contato...
conheci dois ali, já conhecia um. Que o nome que eles mais falam é Alex, não é o Rudney, é o Fábio Galan e o outro.

Narrador
Segundo o Instagram de Alex, ele hoje é formado em Educação Física, trabalha como personal trainer e é atleta de futevôlei. Rudney é um amigo antigo de Robinho, a julgar pelas fotos que ele compartilha nas redes sociais. Fabio Galan também é personal trainer e um amigo de infância de Robinho. Os dois já trabalharam juntos e Robinho tinha o hábito de levar o Galan em viagens internacionais.

Robinho
É, então, os moleques é que estão fodidos. Porque eles, porque eles... Porque eu... ó eu ainda de sacanagem. Por Deus! Como Deus é bom! Eu nem toquei na menina. Agora eu vi o Rudney rangando ela e os outros cara rangando ela. Então os caras que rangaram ela vão se foder. Os cara que rangaram vão se foder.

Jairo
Eles não vão se foder porque não estão aqui. Eles não vão se foder só por causa disso. Então o problema é: vai cair em cima de quem estava aqui. Vai cair em cima de quem? Ricardo. Ela deu o nome do Ricardo, falou. Então, já falei com ele, eu já conversei com ele pessoalmente.

Narrador
Ricardo tinha sido apresentado a Robinho por Jairo, e os três costumavam sair juntos pela cidade.

Narrador
Nessa primeira conversa, as lembranças de Jairo e Robinho sobre o que aconteceu naquela noite se contradizem. Enquanto Robinho repete que a mulher albanesa estava, nas palavras dele, abre aspas, muito louca, a ponto de não ser capaz de lembrar dos fatos, Jairo afirma que ela estava consciente o tempo todo.

Jairo
Eu falei: "Eu não vi nada." Tanto é que ela não falou de mim como uma pessoa que fez alguma coisa com ela. Falou como uma pessoa que estava lá, que conhecia as pessoas e que organizava a festa. Só isso.

Robinho
Não, porque tem que ver quem transou com ela e como que era o estado dela. Ela tava muito louca.

Jairo
Eu falei tudo do jeito que ela estava. Eu falei: "Ela não estava bêbada de cair e ela estava dançando com dois, com três, trocava um, trocava o outro, ela tava contente e dando risada. Não é que ela estava bêbada de cair, sem noção do que estava fazendo. Uma pessoa que está bêbada quando cai no chão, o nego leva pra casa, leva pro hospital, é outra coisa, bêbada. Ela estava contente e dando risada. Ela não estava nem um pouco preocupada quando ela estava dançando com dois, três." Falei assim mesmo.

Robinho
E como que ela foi falando aí? Ela nem sabe quem sou eu, Jairo. Ela nem me viu, ela nem sabe quem sou eu, ela dançou com meus amigos.

Jairo
É, então, mas aí é que está. Eu não sei o que ela falou, porque eles não me falam o que ela falou. Eles vão me perguntando, baseado em que ela falou.

Robinho
E como tu foi lá depor? Os caras te ligaram pra tu ir lá depor?

Jairo
Ligaram no meu número. Eu... num número desconhecido. Eu atendi: "Pois, não?" "Aqui é Fulano de Tal, blá blá blá blá blá, vai depor amanhã." Eu falei: "Tá bom, tá." Eu achei até... Aí liguei pra um policial amigo meu pra ver o número. Ele falou: "Não, Jairo, esse número é da Questura mesmo."

Jairo
E no dia que era pra mim ir eu não fui porque eu estava fazendo umas coisa. O cara me ligou no outro dia: "Você quer que a gente vá te buscar ou você...?" Aí o cara falou assim: "Você quer que a gente vá te buscar na via [omitido] ou você vem aqui amanhã? Isso é uma chamada séria né?" Eu falei: "Está bom, amanhã eu tô aí." No outro dia eu fui. [Fiquei] lá de dez horas da manhã até duas horas, major, sentado sem beber uma água, sem fazer nada.

Narrador
No trecho a seguir, Robinho vai mencionar o amigo Clayton Florêncio Santos, o Claytinho. Claytinho é um homem de barba desenhada, cabelo curto e bem penteado. Ele gosta de tocar cavaquinho, beber cerveja e posar sem camisa na praia ou na piscina, a julgar pelas fotos que ele posta em seus três perfis no Instagram.

Robinho
Claytinho que comeu a mina. Quem eu lembro, porque também faz muito tempo. Claytinho rangou.

Jairo
Faz um ano. Então, ele falou todo mundo que tava lá, major. Deu todos os nomes. E eu não lembrava o nome do Rudney, o nome. Os caras falou: "Você não falar ninguém, não tinha mais ninguém?" Eu falei: "Tinha mais um que vocês sabem quem é, que vocês mesmo tão falando, mas eu não lembro o nome dele." "Por acaso não era Rudney?" Eu falei: "É isso mesmo."

Robinho
É, mas eles... Eles vão dar bote errado porque... se fodeu porque... Só quem tocou nela, acho que foi o Claytinho. Claytinho, e sei lá, Alex, né? Galan. O Galan também não fez nada não, cara. Eu lembro que os caras que estava pegando ela, acho que foi o Claytinho e o Rudney, os únicos dois, porque eu fiquei zoando o Alex, falei: "Porra, tinha cinco caras lá." Lembra que tu me puxou pra sair fora?

Jairo
Lembro disso, que eu te puxei.

Robinho
Então [risos].

Robinho
Ô, Jairo. Na verdade, se ela for acusar, ela vai acusar Claytinho, que tocou nela. De resto, ela não... Ninguém tocou nela, ninguém tocou nela.

Jairo
Aí é que tá. Mas ela pôs o nome, o nome. Não sei se ela acusou... Não sei porque o cara não fala quem ela acusou. Ela só fala, ela falou quem estava junto, ali na festa, tá entendendo? Na festa do outro.

Robinho
Porra, mas se for... Se ela for botar quem tá na festa ela bota todo mundo que tava lá. Ela dançou com 500 caras, não só com os meus amigos, dançou com outros caras também.

Jairo
Então, eu não sei como é que é. Eu falei o que eu vi, eu falei o que eu sei, que é a verdade. Que você ficou ali sentado comigo, todo mundo ali, um certo momento, eu não vi mais os caras, não vi mais a menina. Ela dançando com todo mundo, não estava bêbada, estava consciente, com riso, não é que estava sendo pressionada. Ela mesmo puxava um, puxava outro pra ficar um na frente, outro atrás. Com ar de quem estava gostando. E você sentado do meu lado, você não tem nada disso.

Robinho
[Risos]

Jairo
O que eu podia fazer era isso pra amenizar, major.

Robinho
[Risos]

Jairo
Não, vai ser pica, vai ser... vai... Os caras são foda, velho, aqueles caras são filha da puta.

Narrador
"Os caras", nesse caso, são a polícia de Milão. As risadas de Robinho faziam parecer a Jairo que o amigo não estava levando a denúncia a sério.

Jairo
Eles vão te ligar, que eles têm o seu número, têm o número de todo mundo.

Robinho
Não, não, é tranquilo.

Jairo
Então deixa eu falar antes com ele, fazer ele pelo menos falar aquilo ali, né? Isso que eu queria.

Robinho
Tá, mas essas coisas é foda. Quem não deve não teme.

Narrador
Durante a ligação, Robinho e Jairo começam a esboçar uma estratégia de defesa inicial. Na opinião de Robinho, se alguém deve ser punido por algo de errado, são os amigos e não ele, que não teria feito nada contra a moça.

Robinho
Pau no cu dos que comeram a mina. Que se foda. Você não comeu, eu não comi. Pau no cu dos caras. Se nós tiver que ir lá depor, é falar: "Eu estava na festa, aconteceu isso, acabou. Não toquei na menina, por que eu vou ter alguma coisa?"

Jairo
É. Eu não vi, eu não tava lá dentro. Eu tava tocando, acabei de tocar, fui embora. Eu estava no meu carro, eu falei. "A sua mulher tava lá?" "Tava" "A mulher dele tava?" "Tava". "Elas foram embora mais cedo, foram embora de táxi. Um carro ficou com o Robinho, outro carro ia ficar com os amigos. O que eu sei é isso, entendeu?" Então você pegou seu carro sozinho e foi embora. E deixou eles lá. Não viu e deixou eles lá. Ponto, acabou. É só isso que tem que falar.

Robinho
Demorou, então, Big. Deixa...

Jairo
Valeu?

Robinho
Pau no cu deles, estamos junto.

Jairo
Falou, irmão, amanhã a gente se fala.

Robinho
Abraço.

Jairo
Tchau.

Narrador
Essa foi a primeira ligação que a polícia grampeou no celular de Robinho, ou pelo menos a primeira que consta anexada ao processo. A gente vai fazer uma pausa. Na volta você confere o que foi falado na segunda ligação.

Narrador
Depois daquela ligação inicial, passaram cinco dias até que os policiais identificassem nas ligações grampeadas uma conversa significativa para o caso. Naquele meio tempo, Robinho jogou na vitória do Milan sobre a Atalanta e deu um passe prum gol de Kaká. 2014 era um ano importante pros dois. Os brasileiros tentavam convencer o técnico Luiz Felipe Scolari de que eles mereciam estar nas convocações da seleção brasileira. O técnico estava fechando o time que disputaria a Copa do Mundo em casa no meio daquele ano.

No dia 8 de janeiro, uma quarta-feira, Robinho estava saindo de um treino no Milan, quando resolveu ligar para um amigo e tratar de outro assunto. Ele foi direto ao ponto.

Falco
E aí, moleque?

Robinho
Aí, vocês foram comer a mina lá. Agora, aí ó, vai...

Falco
Você tá sabendo já, né? Eu não... [Risos]

Narrador
Quem fala com Robinho nessa ligação é Ricardo Falco. Falco é um dos personagens mais importantes dessa história. Diferente dos outros caras que estavam naquele dia, ele era um amigo recente de Robinho, e os dois se conheceram já na Itália. Falco era próximo de Jairo, o pagodeiro, que ele considerava um pai.

Falco é um homem branco de rosto redondo, careca e de barba. Ele tem os dois braços muito tatuados e um grande crucifixo nas costas. Nas redes sociais, ele costumava postar fotos com o amigo famoso. Em uma delas, Falco está em um campo de futebol, durante o treino do Milan. Ao lado dele, aparecem Robinho e o atacante italiano Mario Balotelli. Um dos perfis de Falco indica que depois de sair da Itália ele voltou a morar em São Paulo, onde abriu uma hamburgueria e fez doações de alimento durante a pandemia.

Mas naquela época em que morava em Milão, Falco não tinha um trabalho fixo e vivia de bicos. Jairo, que tinha sido motorista de Robinho, indicou o amigo Falco pra ficar no lugar dele. Robinho e Falco logo se aproximaram e passaram a sair juntos.

Hoje, nove anos depois daquela ligação, os dois correm o risco de ser presos no Brasil.

Falco
Os cara me ligou aqui, irmão.

Robinho
Quem te ligou?

Falco
Os cara da polícia, mano.

Robinho
Para fazer o quê, para você ir lá depor?

Narrador
Essa ligação mostra como os principais acusados do crime trataram a acusação nos primeiros dias. Falco tinha acabado de receber uma ligação da polícia e parecia aflito com o depoimento que ele teria que dar alguns dias depois.

Mas nesse momento, os amigos tentam se convencer de que a acusação não teria grandes consequências pros dois. Eles dizem que a maior preocupação são eventuais problemas que Galan, Rudney, Clayton e Alex poderiam ter ao tentar entrar na Itália. Robinho já estava planejando convidar o pessoal pro aniversário dele, que aconteceria no final do mês.

Falco
O Jairo foi lá, mano.

Robinho
O Jairo foi lá depor. Pô, mas ninguém tocou... Mas aí tem que ver quem tocou na mina. Quem tocou na mina tá lá no Brasil, o Claytinho...

Falco
Exato! Então, mas o que eu queria te falar é o seguinte, mano. O cara me ligou. Tá. Falou que ia ligar. Só que a mina... eu entrei na mente dela, né?

Narrador
"Eu entrei na mente dela", disse o Falco. Ele, que morava aqui na Itália fazia tempo e que tinha passaporte italiano, era considerado um amigo pela vítima. Depois do crime, a mulher procurou o Falco para tentar entender o que tinha acontecido. Nessa ligação, Falco confirma ter tido contato com a vítima.

Falco
Eu falei, olha. Ela: "É, você era meu amigo, você tinha que ter me ajudado." "Eu falei: 'Eu nem vi nada'". O cara me ligou, falou: "Ela falou que você era amigo dela, tá? O que aconteceu?"

Narrador
Quando ele se refere a um cara, ele está se referindo ao policial que procurou por ele.

Falco
Os caras perguntou de você. Eu falei: "Não, ele estava na festa, no local, mas e daí? Estava lá participando da festa, no samba, mas não tem nada a ver, não sabe nem quem é." Só que o problema, que nós ficou meio assim, é que os caras sabem o nome de todos os moleque mano, o cara falou...

Robinho
É, os moleque, pô. Por isso que eu tô assim? Como é que vai ser pra eles vir pro Brasil agora, os moleques. Para eles virem para cá, quer dizer, agora?

Falco
Então, até ver, mano. Eu tava até pensando que assim, por isso que eu pensei que se fosse meio do ano, foda-se, que os moleques não ia vir. E o cara falou. Eu falei assim: "Ó, vou ser sincero. Conheço ela, estava na festa, ela estava bêbada, estava com um amigo nosso lá, deu uns beijos e saiu fora com o cara. Depois eu encontrei lá no final da festa, ela tava chorando, até dei carona pra ela." "É, não, o Jairo falou isso mesmo, que ele viu ela sozinha." Falei: "Não, mas esse negócio de três, quatro, aí, não existiu, não. E outra: se ela estava lá é porque ela quis, independente se estava bêbada ou não, porque ninguém é louco."

Robinho
Claro!

Falco
Não, não, não, tudo bem.

Robinho
E tem outra coisa, neguinho, que nem... O Jairo foi lá, o Jairo ficou com a cabeça um trevo. Falou: "Não, o cara, minha..." Falei: "Jairo, ninguém é responsável pela mina, ela sabe o que ela tá fazendo. Por que que...?"

Falco
Exatamente.

Robinho
E outra coisa: os cara te ligou porque os cara te conhece. Tu não é obrigado a... "Vai me ligar pra quê? Vou falar o quê?" Primeiro que o bagulho faz um ano, né? Nem lembro. Eu não lembro o que eu comi ontem no almoço, vou lembrar o que aconteceu há um ano? Eu sei que eu tava lá me divertindo, o que que eu tenho que ver lá?

Falco
Exato, e o cara falou: "É, o Robinho? Estava também, né?" Eu falei: "Ele estava no pagode lá, a gente tava junto. Mas não tava nem, não sabe nem quem é essa menina, aí." Ele: "É, mas o pessoal é amigo dele". "Eu sei." Os cara pirou sabe mais em quem? No Claytinho.

Robinho
No Claytinho, pô, mas foi mesmo. Ainda bem que tá no Brasil.

Falco
Fabio Galan. Mas o Galan, mano, foi o que menos fez porra nenhuma, o Galan não ficou pelado, sem roupa?

Robinho
Exato.

Robinho
Eu vou falar, vou te falar, vou te falar, vou te falar. Eu, você e o Galan, não fizemos nada porque eu lembro que os cara falava: "Pô, tem oito cara. Agora, Claytinho, Rudney, Alex.... [inaudível]

Falco
Nossa senhora!

Robinho
[Risos]

Falco
É, eu sei que tem Clayt... só que a mina, só que é o seguinte, Neguinho, a mina foi malandra. Porque ela... Porque os cara é cabaço também. O Clayton, os caras tudo tem ela no Facebook... deu esse milho, já deleta, mano! A mina ficou o ano inteiro só correndo atrás, mano, a hora que o cara começou a falar... "Ah, eu sei que eles estão no Brasil, é amigo do Robinho. É Fábio Galan, é Clayton Santos, é Alex, é não sei quem." Aí eu falei assim: "Eu sei que ela tava com um." Ele falou: "Não, você não tem nada a ver," ele falou, "Falco, eu sei que você tava, mas você não tem nada a ver. É que ela falou que você era amigo dela." Eu falei: "Só que eu não vou salvar ninguém", eu falei pra ele. Não sou tô salvando nem minha mãe, mano, vou salvar ela.

Robinho
Nem eu. E se eles me ligar, vou ter que ir lá. Eu vou assim: "Ah, quer ir atrás dos caras, pô, vai lá no Brasil lá, irmão. Vai lá no Brasil. O importante é que eu nem conheço essa mina, nem conheço ela. Vê se ela tem meu telefone, se ela já me beijou. Nem conheço."

Falco
Porra nenhuma. O que eu fiquei em choque... Mano, os cara aqui é foda. Porque o Jairo ficou pau. O Jairo... Eu não estou preocupado comigo não, mano. Se os caras bater na minha porta e falar: "Vamos olhar lá que você está sendo acusado de estupro", eu vou lá mesmo. Eu falo: "Quero ver provar." O foda [é que] os cara aqui é foda. "É o Robinho, Robinho." Os cara vai e lança em jornal e o caralho.

Robinho
É, esse bagulho aí não vira.

Falco
Entendeu? Aí fode você. Eu falei: "Não, ele nem estava. Ele estava na festa, mas nem tava, nem está sabendo de nada. "É, mas o amigo era dele." Falei: "É, o amigo era dele que estava com ela, eu vim um cara indo com ela." Ele: "Não, não, não, beleza, então, só pra saber mesmo." Aí o segurança aqui do Sio Café, aquele grandão lá, careca. Ele falou: "Rick, você sabe né? Já te avisou, né, os cara vai te ligar." Eu falei: "Eu sei e pra você?" "Os caras já me ligou, vai marcar pra mim ir lá." Eu falei: "Então você já sabe o que é o seguinte: Robinho nem estava."

Robinho
É.

Falco
Eu já falei para os cara a ideia que eu nem tava. "Não, não, não, não, vai tranquilo. Então eu vou falar que eu cheguei depois e vi ela chorando. E ela falou que tinha um cara lá com ela, basta." Falei: "Isso mesmo."

Robinho
É, mas essa é a verdade. Os cara quer... Eu não sou responsável pela... Eu tô numa discoteca, aconteceu um bagulho. Eu sou... e daí? Eu vou em 500 mil discoteca.

Falco
Exato, lógico.

Robinho
Foda-se os cara. É, exatamente.

Robinho
Mas não vai dar nada. Agora se sair no jornal, vou apelar com esses cara, porque o bagulho...

Falco
Isso é que é o foda. Meu medo foi esse. Eu falei: "Jairo, quem sou eu, mano? Ah, Fala Pouco." Ninguém sabe quem eu sou.

Narrador
Falco é conhecido como "Fala Pouco". Em outro depoimento ao longo da investigação, a polícia ficou sabendo que esse apelido irônico foi dado porque ele costuma falar muito.

Robinho
Vocês, ninguém, ninguém vai dizer que vocês fez porra nenhuma com a mina, nem tu nem o Jairo. Pros moleque vai, pro seu Claytinho, pro seu Galan, pro seu Alex. O Galan não, ele não fez nada, mas se a mina botou o nome dele, vou fazer o quê? Agora Claytinho, Rudney e Alex, tá morto.

Falco
[Risos]

Robinho
[Risos]

Falco
Mas eu estou pensando, Neguinho, falar com amigo meu que é marechal pica aí. "Mano, vê se tem algum problema aí com os amigo meu que veio aqui. Acho que brigaram numa discoteca." Dar um migué pra ele ver lá se tem algum bagulho em cima dos caras, tá ligado? Para os caras poder vir aqui tranquilo. Porque se tem algum bagulho, os cara chega no aeroporto. Os cara... pô.

Robinho
Vai direto pra alfândega [risos].

Falco
Leva logo pra Questura, pra delegacia. "Vem, é você que eu já tava esperando". Imagina.

Narrador
Dois dias depois, Robinho volta a ligar pra Falco. A polícia tinha marcado o depoimento do motorista pro dia seguinte, um sábado. Nessa gravação, os amigos tentam combinar o que Falco tem que dizer no depoimento. Robinho sugere uma explicação diferente sobre a presença de Falco naquele dia. Segundo essa versão, Falco só estaria lá para trabalhar como uma espécie de guia e intérprete dos amigos brasileiros.

Robinho
E também se eles perguntar meu nome, tu fala: "Não, pô, ele vai sempre nessa discoteca." Inclusive se os cara perguntar: "Porque na verdade, os amigos dele não fala italiano, eu tinha que ir e ficar com eles, mas eu saí fora e eles ficaram lá."

Falco
Exato. Mas é isso mesmo.

Robinho
Tem que ver direitinho a mesma resenha que vai soltar lá pra não falar resenha errada.

Falco
Não! Eu vou falar a mesma coisa do Jairo. O mesmo que o Jairo falou. "E não vi." Falou: "Saí pra fumar, não tinha mais ninguém." Eu falei: "Não é que eu também ficava lá colado nos caras, não sou segurança. Cada um fica cada um por si, e os caras sumiu. Só encontrei ela na hora de ir embora na rua, chorando." O Jairo falou: "Eu vi ela chorando lá fora." Tal tal tal e já era mano, foda-se.

Robinho
Foda-se, pau no cu.

Falco
E nem pros cara também, se quer saber, viu? Se os caras vier aqui... É capaz de os caras ligar só pra ir lá. Porque é o seguinte, eu posso também chegar lá na delegacia agora e falar: "Pô, sabe o Robinho que joga no Milan? Pô, me bateu na rua." Depois de um mês o cara fala assim: "Ah, bateu?" "Bateu" "Vou ligar pra ele." Não tem prova, não tem porra nenhuma.

Robinho
Exato, não tem nada a ver, não tem vídeo, não tem foto, porra nenhuma.

Falco
Não tem nada, nada, nada. É a palavra dela contra a nossa.

Narrador
Naquele momento eles achavam que seria muito difícil provar alguma coisa contra eles tanto tempo depois. Eles só precisavam afinar o discurso e enterrar a investigação logo no princípio.

Robinho
Qual foi o número que eles te ligaram?

Falco
Ah, ligou privado, hein. Eles ligam "sconosciuto". Porque daí eu desliguei você. Estava falando com você aquela hora lá, apitou uma mensagem. Aí depois, logo em seguida, ligou "sconosciuto". Falei: "Ah, não vou nem atender." Mas daí eu lembrei que o Jairo falou. Ouvi a mensagem, era o cara mesmo. "Liga no número 02, não sei o quê tal tal, tal." Aí liguei de novo. "Não, agora tem que vir aqui." Caralho...

Robinho
É, vamos ver se eu tenho que ir lá nessa porra, tomara que não. Porque o bagulho de imprensa é bagulho, sei lá, meu único medo é isso. De resto, não dá porra nenhuma. Fiz porra nenhuma, nem conheço ela.

Falco
Não fez porra nenhuma, não dá nada. O Jairo falou que ficou quatro horas com o cara na salinha conversando.

Robinho
Não, vou falar pra ele: "Pô, doutor, tem horário, tenho que treinar, tenho que buscar meu filho na escola. Não tenho tempo vago, não."

Falco
Eu vou falar pra ele: "Tenho que trabalhar agora à tarde, fala rápido!" Eu já estou com o texto na cabeça, tipo assim, eu vou chegar lá, falar e ir embora.

Robinho
É, vamos ver. Aí, tu guarda tudo lá. Depois tu me fala.

Falco
Já é, depois, a hora que eu sair de lá eu te dou um toque.

Robinho
Vamos junto.

Falco
Falou, moleque, abraço.

Narrador
No dia seguinte, Falco prestou depoimento na delegacia central de Milão. Ele deu a versão que tinha combinado com o amigo jogador. À noite, Robinho ligou pra perguntar como tinha sido. Ele ficou surpreso de Falco atender a chamada rápido, o que indicava um depoimento tranquilo, sem grandes contratempos.

Falco
E aí, moleque?

Robinho
Liberdade! Então tá tudo tranquilo, achei que tava na caixa, tá tranquilo, tá doce.

Falco
Tá doce, tá mamãozinho.

Narrador
Nessa apresentação à polícia, Ricardo Falco mostrou quem ele era e qual o tipo de relação que ele tinha com Robinho. O perfil dele é um tipo comum nos bastidores do futebol. A maioria dos jogadores famosos tem amigos como Falco. Uma pessoa mais ou menos da mesma faixa etária, com interesses parecidos, capaz de lidar com problemas que o jogador não consegue e não quer resolver, por causa da rotina de treinos e jogos.

Narrador
Com o tempo, é comum que esse funcionário se torne um amigo, um parceiro, um "parça", como esses caras acabam conhecidos. Falco dirigia para Robinho e para a mulher dele, que naquela época tinha uma empresa que organizava festas na região de Milão. Ele também tinha outros bicos, tudo muito incerto, informal, instável. Naqueles primeiros meses de 2014, Falco estava com dificuldade de pagar o aluguel.

Falco
"
Quando ele precisa, ele me chama. Às vezes ele me liga até para fazer uns transloques da mulher dele que tem festa. Vou lá. E jogo aí futebol, em campeonato amador, que os italianos me dá uma moeda." "Não, não, tudo bem, mas fixo nada?" "Não, nada. Estou tranquilo assim." Aí, beleza. Aí começou.

Robinho
Mandou tu assinar algum bagulho?

Falco
Só assinei o BO, né? O boletim de ocorrência que eu falei, eu assinei para confirmar.

Narrador
Depois de se apresentar, Falco fez um relato sobre o dia da festa. Ele ficou intrigado com o fato dos policiais quererem saber detalhes muito específicos daquele dia. A ordem dos acontecimentos, quem disse o quê, em qual hora... Ele respondeu as coisas que ele lembrava e especulou sobre o resto.

Narrador
Muito do que ele contou era verdade.

Narrador
Mas muito não era.

Falco
"Tudo bem." Começou a falar da mina, né? "E aí que que você viu? Foram pra pista, e aí que aconteceu?" "Fomos pra pista. Do lado do palco, pegou a mesa. Começamos a beber. "Você bebeu?" "Eu falei não, não, não, não sou de beber, não sou muito, eu não gosto muito de noite." Pô, metendo o louco, né?

Robinho
É lógico.

Falco
"Bebeu quanto?" "Acho que uma, duas garrafas, porque estava em quatro pessoas, mais eu, mais os amigos que vinha. Aí talvez uma ou duas garrafas." "Quem pagou a conta?" "Robinho que pagou." "Tá e aí? E a menina estava lá com eles?" "Tava." "Fazia o quê?" "Tudo que uma mulher normal da noite faz, dançava com dois, dançava com três, ia em um, ia em outro." "Mas bêbada?" "Não, estava igual a gente, bebeu igual a gente, menos que a gente, estava lá se divertindo.

Narrador
Falco era figurinha repetida nas baladas de Milão. Naquele dia, depois de sair do Sio Café, ele levou os amigos de Robinho e a mulher que eles tinham atacado a uma segunda balada. E sim, ele gostava de beber álcool. Também não era verdadeira a descrição que Falco fazia sobre o estado alcoólico da vítima. Conforme a polícia ouviria depois nas ligações grampeadas, os amigos admitiam que a mulher tinha ficado inconsciente sim, a ponto de não lembrar do que tinha acontecido naquele dia.

Narrador
Falco disse que viu a vítima beijando um amigo brasileiro na parte de fora da boate, e a polícia quis saber como tinha sido esse momento.

Falco
"Mas forçou?" Aí eu já estava com uma moralzinha, que eu troquei umas ideias: "Vou ser bem sincero pra vocês. A gente brasileiro, a gente não sabe essas coisas, não. Ficar agarrando mulher na marra, ainda mais os amigos do Robinho que vive no Brasil, numa cidade cheia de mulher bonita. Os cara não vai vir aqui, amigo do cara que joga aqui, dentro do local, para querer agarrar os outro. Se a mulher quis fazer, beijar o cara, beijou porque quis. E outra: hoje a coisa mais fácil para fazer é sexo. Vai na discoteca, você arruma mulher. Você paga 100 euros e come uma mulher igual." O investigador: "Você tem razão nesse [?], ninguém vai agarrar dentro do local."

Narrador
Depois de tentar convencer os investigadores de que não haveria lógica na acusação contra os amigos, Falco foi questionado pela primeira vez de maneira direta se viu ou não alguém forçando algo contra a vítima.

Falco
Ela pegou e falou: "Mas você viu alguma coisa estranha, de nego forçar?" Eu falei: "Não".

Narrador
Na versão de Falco, a festa transcorreu normalmente. Os amigos comemoraram o aniversário de Rudney como sempre faziam. As esposas de Robinho e de Jairo foram embora mais cedo. Robinho subiu no palco pra tocar umas músicas. A mulher albanesa que Falco conhecia dançou com alguns amigos, mas não com Robinho. Em certo momento, Falco viu a albanesa conversando com o amigo Alex.

Falco
Acabou o samba. O Robinho veio até mim. Falou: "Ó, eu vou sair fora. Amanhã eu treino. Qualquer coisa, você faz a estrada pros moleque seguir até em casa, porque eles não sabem ir embora." E foi embora. Nisso eu falei: "Ué, cadê os moleque?" "Ah está por aí." "E fiquei com meu amigo."

Narrador
Foi um pouco depois disso que uma coisa estranha aconteceu.

Narrador
Uma não, duas. Na balada, a mulher que tinha passado a noite dançando e se divertindo, agora estava chorando.

Narrador
E na delegacia de polícia, um ano depois, os investigadores estranharam a reação de um dos amigos dela.

Falco
Aí veio o Jairo. Fala para mim que tinha que se trocar e que a loira que eu conhecia estava lá chorando. Para mim ir lá." "O que que você fez?" "Eu falei: "Porra nenhuma, não ajudo nem minha mãe, eu vou lá ajudar uma pessoa que nem amiga minha é?" "Ela não é sua amiga?" "Minha conhecida. Amiga minha é mulher que vai na minha casa, fala comigo todo dia. Minha conhecida. Só que por coincidência, eu fui sair pela lateral ali, porque meu carro estava ali, ela estava ali chorando, sentada. Pra ver o que aconteceu. Não falava, não falava nada, não falava nada. Saí com ela pra fora. Aí falei que levava ela e tal.

Narrador
Os investigadores quiseram entender como era a relação entre Falco e a vítima. Embora Falco tenha dito que não se considerava amigo dela, a garota sim se considerava amiga de Falco. E era assim que eles eram vistos pelas outras pessoas que estavam naquela noite no Sio Café. Depois daquele dia, a vítima procurou o amigo pra pedir ajuda. Não conseguiu nada. Falco, conforme ele contou a Robinho depois, tentou, abre aspas, "entrar na mente dela."

Robinho
O que que a mulher perguntou de mim?

Falco
Até então não tinha falado nada. O Rudney, então, Rudney enterraram, nem lembrou do Rudney. E de você também, porra, nem... falou mais do Claytinho, do Alex, do Galan também não falou porra nenhuma pra mim. Até porque eu passei um pano ali. E de você não falou nada. Aí depois ela falou assim. "Tá. Aí o Robinho foi embora. Mas com a menina?"

Falco
"Com a menina, o quê?" "Ele conversou com a menina, dançou, o que que ele fez?" Eu falei: O máximo que deve ter feito, quando chegou, deve ter apresentado para ele, até porque é uma pessoa pública. "Esse aqui é meu amigo Robinho." Só que acabou. Ele ficou ali do meu lado, na mesa com o Jairo, com o pessoal conversando, bebendo água. "Não bebeu?" "Não bebeu, o cara tinha que treinar de manhã. Tomando água, quietinho, conversando." "Mas ele não dançou com a menina, não fez nada?" Falei: "Vou ser sincero pra senhora. O Robinho é uma pessoa pública. O cara jogou duas Copas do Mundo, joga no Milan. Casado, bem casado."

Robinho
É, tô com a minha mulher lá.

Falco
Falei: "Você acha que ele vai numa discoteca brasileira pra ficar bebendo, ficar dançando com mulher no meio da festa, ainda mais uma albanesa? Tá de brincadeira comigo, né?" "Aí o cara falou assim: "É, cozi era só o Adriano. Ele era o único que ficou com essa coisa." Eu falei: "O Adriano, sim, é um louco da cabeça."

Narrador
O atacante Adriano jogou na Inter de Milão nos anos 2000. Foi lá que ele se tornou um dos melhores jogadores da época e onde ganhou o apelido de Imperador.

Falco
"O Adriano, sim, é um louco da cabeça, Robinho, não, Robinho é tranquilo, tava tomando água, pô, ficou ali". "Mas ele já tinha visto ela alguma vez na vida." Eu falei: "Certeza que não." "Você tem certeza?" Eu falei: "Vou ser sincero, ela pode ter visto ele, porque onde ela ia antes a gente ia muito, mas ficava no cantinho dele, quietinho. Ela pode ter visto ele, mas nunca nem viu ela, não sabe nem quem é."

Falco
Ele: "Quando você falou pro Robinho que a loira tinha te ligado, que talvez ia fazer a denúncia, você falou o que para ele?" Eu falei: "Lembra da loira que estava na festa com os meninos? Me ligou que talvez vai fazer uma denúncia." "E ele falou o quê?" "Ele falou: ?É mesmo? Boa sorte, eu não sei nem quem é?." "Ele não sabe quem é?" Eu falei: "O cara fala com mil pessoas por dia pedindo foto, autógrafo, fã. Ele vai saber quem é uma albanesa, perdida no samba?"

Robinho
É lógico.

Falco
Ela falou assim: "Seguro que não sabe quem é?" "Se a senhora quiser, liga para ele e pergunta: "Você sabe quem é uma loira que estava no samba?" Ele vai te responder a mesma coisa que falou para mim: "Eu não sei nem quem é."

Falco
Foi isso que ele falou...

Robinho
Foi bem demais, bem demais.

Falco
Mas é verdade mesmo, Neguinho.

Robinho
É, eu sei. Não sei nem quem é mesmo, porque eu não sei, juro por Deus que eu não sei, mano.

Narrador
Robinho elogiou o desempenho do amigo no depoimento...

Robinho
Foi bem, foi bem, foi bem demais, foi bem demais, foi bem demais, foi bem demais, bem demais.

Narrador
E criticou a garota que acusava eles...

Robinho
A mina foi mal pra caralho. A mina foi mal pra caralho, a mina foi mal pra caralho, a mina foi mal pra caralho, mal pra caralho.

Narrador
E Ricardo Falco sugeriu que ela poderia ter tentado tirar um dinheiro daquela situação.

Falco
Mal pra caralho. A mina se ela é malandra. Ela não teve nem maldade, entre aspas, tipo assim, ela não teve nem maldade. Se é uma mina mais malandra pega nós, dois dias depois, meio que no impulso, caralho. Ela: "Assim, ó, fiz uns exames, ó Robinho, ou você me dá um dinheiro, eu vou no jornal." Aí ia falar: "Fodeu, a mina fez exame, fodeu, entendeu?"

Robinho
Não... Primeiro, porque a gente não tocou na mina, quem tocou nela foi os moleque, e segundo, não tem prova nenhuma, não ficou nada. Tem uma câmera lá, ela não tem uma foto com ninguém, não tem uma prova, a única coisa que ela tá querendo embaçar, é que ela falou com Claytinho no Facebook, o Claytinho que tá fudido.

Falco
Exatamente.

Narrador
Ricardo Falco saiu da delegacia com a sensação de quem acabou de gabaritar um teste, uma prova, alguém que treinou muito e fez exatamente o que era esperado dele. No final do depoimento, ele sentiu liberdade pra falar sobre a família dele e até conversou sobre amenidades com os investigadores.

Falco
"Você sabe que não pode mentir, que pode dar cadeia e tal, tal tal, a lei assim." Eu falei: "Assim, eu sei isso aí desde menino." "Por quê?" "Porque meu tio é juiz, meu pai é delegado e a lei é mundial, é uma só." Eu falei: "Tanto que eu vim aqui porque eu não devo nada pra Justiça, nem aqui, nem lá. Você acha que se eu devesse alguma coisa, eu ia vir aqui dentro da Questura? Eu vim aqui para falar o que eu vi, o que aconteceu, o que eu curti. Ela: "Bravo, bravo." Aí depois, na ideia, eu falei assim, aí já virou bagunça. Começou a falar de futebol, tipo como eu te conheci. Perguntou: "Como você conheceu ele?" Falei: "Conheci através do Jairo, que quando chegou aqui ele tava perdido, o Jairo que ajudava ele, o Jairo é meu melhor amigo aqui. Conheci, mas eu já conhecia o Ronaldinho, o Kaká quando jogou aqui, já conhecia o outro, pessoal da Inter."

Falco
Eu falei assim: "Pô, vocês têm que ir pro Brasil." A mulher: "Ah, eu vou." "Vocês trabalha até que hora?" "Geralmente até as dez. Mas se todo mundo que vem aqui for que nem você, que fala a verdade, conta tudo direitinho, talvez umas cinco horas da tarde estou em casa hoje." "Eu falei: ?Ah legal.?" Falei: "Eu falei a verdade porque eu não tenho por que mentir e foi o que aconteceu, o que eu vi, se eu tivesse visto mais, eu falaria para você, com certeza." "Não, não, não, legal." Aí levou. "Vamos lá tomar um café." Me levou pra tomar café e o caralho.

Robinho
É, aí ficou doce.

Falco
Ficou lindo.

Robinho
Demorou, vamos ver. Se eles me ligaram, eu te aviso. Vou ver um filme aqui. Amanhã tem um bagulho que o Bin chamou nós pra ir, o Bin, aí eu te dou um toque. Vai eu, tu e o Big.

Falco
Tá, demorou, demorou, cê me liga então, amanhã?

Robinho
Valeu, abraço, falou, moleque, fica com Deus. Abraço, tchau.

Narrador
Falco desligou o telefone, e Robinho disse que ia ver um filme. Mas na verdade ele passou à noite tentando falar com os amigos que estavam no Brasil e também eram acusados de estupro. Às 11 e 25 da noite, Robinho finalmente conseguiu.

Tinha sido uma semana incomum na vida dele. Quando Robinho ficou sabendo da denúncia, a primeira reação dele foi rir, rir muito, um riso que poderia traduzir desprezo, mas também um certo nervosismo. Quando falou com Falco sobre o depoimento, Robinho parecia confiante de se livrar do processo.

Narrador
Mas pouco antes da meia-noite, o tom dele era outro. Era um sábado e ele provavelmente estava em Sassuolo, a 174 quilômetros de Milão, onde enfrentaria o time da casa no dia seguinte pelo Campeonato Italiano. A maioria dos jogadores do Milan estava pensando no jogo, na tática, nos desempenhos individuais e coletivos.

Narrador
Mas Robinho pensava em outras coisas.

Narrador
A cabeça de Robinho estava um trevo, como ele costumava dizer. E então ele falou com outra pessoa que sabia o que os amigos tinham feito no inverno passado. E nesse momento a cabeça dele estava nas câmeras, nos exames de DNA, e nas provas que podiam ser apresentadas à Justiça.

Narrador
Ou na falta delas.

Robinho
Caralho, que falha, quando o Jairo me ligou falei: "Caralho, se os caras me chamam pra depor?" Aí o cara perguntou...

Alex
Mas se a mina não teve filho não pega nada, agora se ela teve filho, aí é DNA, né?

Robinho
Então, e agora? Vai entender se a mina teve filho ou não, ninguém sabe se ela teve, se ela não teve, a polícia não vai falar.

Alex
Então, por exemplo, se ela não teve filho, é a palavra dela contra a gente. Não tem como ela acusar, assim. Agora se teve filho é puxado.

Robinho
É, então, mas eu não sei se a mina teve ou se não teve porque eu falei: "Jairo?" O cara que o Jairo contratou falou assim, que a única coisa boa é que os cara tá lá no Brasil e na discoteca não tinha câmera, porque se pegasse a câmera, os cara ia pegar eles até no Brasil. Como não tinha câmera, vai ficar meio embaçado pra mina provar que estupraram ela se ela não tiver grávida.

Narrador

No próximo episódio de Os Grampos de Robinho:

Jairo
Tu comeu a nega também, eu te tirei.

Robinho
Eu não, pô, eu tentei, eu tentei. Eu só fiz a tentativa. Eu só tentei, agora Alex, Claytinho, Rudney.

Jairo
Mas peraí, eu vi que você pôs o pau na boca dela.

Robinho
[Risos] Isso aí não é transar, isso aí não é transar.

Narrador
Esse foi o primeiro episódio da quarta temporada de UOL Esporte Histórias - Os Grampos de Robinho. Se você é uma das pessoas citadas nesse podcast e gostaria de falar com a gente, pode escrever pra uolesportehistorias@uol.com.br. Nesse e-mail você também pode enviar comentários, sugestões, críticas e elogios, dessa e de outras temporadas do podcast.

Se você não conhecia o podcast UOL Esporte Histórias, eu sugiro que você procure as outras temporadas no UOL e na sua plataforma preferida. Em cada temporada a gente conta uma história diferente, investigada e narrada pelos jornalistas do UOL. E, claro, se você está gostando desse programa, compartilhe nas suas redes e indique pros amigos. Isso ajuda muito e a gente fica muito agradecido.

UOL Esporte Histórias - Os Grampos de Robinho

  • Apresentação, pesquisa e roteiro: Adriano Wilkson e Janaina Cesar.
  • Desenho de som e montagem: João Pedro Pinheiro.
  • Trilha sonora original: João Pedro Pinheiro.
  • Trilhas adicionais: Epidemic Sound.
  • Produção: Adriano Wilkson, Janaina Cesar e Natália Mota.
  • Design: Eric Fiori.
  • Motion design: Leonardo Henrique Rodrigues.
  • Direção de arte: Gisele Pungan e Renê Cardillo.
  • Coordenação: Bruno Doro (UOL Esporte) e Juliana Carpanez (MOV). Antoine Morel (gerente geral de MOV) e Vinícius Mesquita (gerente geral de Esporte). Murilo Garavello (diretor de conteúdo do UOL).

O podcast é um produto de UOL Prime, com coordenação de Diego Assis, Leonardo Rodrigues e Patrícia Junqueira.

Este episódio usou áudio dos canais no Youtube da Serie A, o campeonato italiano, e do Milan.