Topo

UOL Esporte Histórias

Podcast de investigação sobre histórias marcantes do esporte


Áudios de Robinho EP3: Seis nego é f*, é muita coisa, diz amigo do jogador

Do UOL, em São Paulo, e colaboração em Milão (Itália)

23/06/2023 04h00Atualizada em 23/06/2023 17h22

Esta reportagem é imprópria para pessoas com menos de 18 anos, reproduz termos chulos e depreciativos usados em um contexto de violência sexual contra a mulher e pode servir como gatilho.

A coisa não é básica, não. Nem baixa. Estupro, aquilo é estupro, o que aconteceu", disse o pagodeiro Jairo em uma conversa com uma amiga. Em seguida, ele reafirma: "Seis nego é foda, né? Seis nego é muita coisa".

Jairo é o dono da festa de 22 de janeiro de 2013, quando aconteceu o crime pelo qual Robinho e Ricardo Falco foram condenados. Nos episódios anteriores do podcast "Os Grampos de Robinho", o pagodeiro dizia ao jogador que, em seus depoimentos, não se referia aos fatos como crime. Com uma amiga, porém, o discurso era outro. As duas versões de Jairo foram gravadas pela polícia em grampos feitos com autorização da Justiça italiana.

Os pontos principais do episódio

Robinho percebe que a investigação da polícia italiana pode ter consequências mais sérias e, em conversas com os amigos, admite medo da repercussão. "Se essa porra sair na imprensa, já era Copa, já era casamento. De novo acusado de estupro. Aí nego vai falar um monte de merda, foder minha imagem, de novo essa merda."

O episódio também traz detalhes sobre um primeiro caso de estupro, ocorrido em 2009, na Inglaterra, alvo de questionamentos do MP italiano. Robinho chegou a ser detido pela polícia inglesa, mas não foi indiciado. "Ficou claro de maneira abundante a vários envolvidos no inquérito que não teve nada nem sequer perto de uma prova para acusar Robinho de qualquer coisa", diz reportagem do Daily Mail, de 2009.

Durante a investigação, Robinho também conversa com Vivian, sua esposa, temendo que seus empregados saibam da acusação. "Tudo que puder evitar é melhor, sabe por quê? Porque a gente não confia. Eu confio em você, você confia em mim [...]. Porque isso daí eles podem usar contra nós".

Os áudios do terceiro episódio também mostram que à medida que os depoimentos aconteciam, Robinho passava a sentir cada vez mais a pressão. E, nesse momento, usa a religiosidade como saída:

Tô há um ano sossegado, mané. Juro pela saúde do meu filho. Meu pai acabou de falar agora: "Isso aí é coisa do diabo. Tá ficando sossegado, tem alguma coisa." Eu tô sossegadão, mané".

Nunca mais eu vou me envolver com qualquer outra mulher que não seja a minha esposa. Esse é um compromisso, um propósito que eu faço com o Senhor, ó Pai. Eu nunca mais vou me envolver com uma mulher que não seja a minha esposa".

UOL Esporte Histórias - Os grampos de Robinho

  • Risos à noite
  • Choro de manhã
  • "Isso aí é coisa do diabo"
  • Primeiro de abril (27/6)
  • Promessas, traições e um soco na cara dela (30/6)
  • Sexto episódio (4/7)

Você pode ouvir o episódio completo no arquivo acima e ler a transcrição dele abaixo. UOL Esporte Histórias também está disponível no Youtube de UOL Esportes, no Spotify, na Apple Podcasts e em todas as plataformas de podcast.

Episódio 3: "Isso aí é coisa do Diabo"

"Os Grampos de Robinho": episódio 3 - Arte: UOL - Arte: UOL
Imagem: Arte: UOL

Narrador
Aviso: Este programa tem linguagem forte, relatos de abuso sexual e pode não ser adequado pra todos os públicos.

Narrador
Esse podcast é uma série de vários episódios, contados de maneira cronológica. Se você ainda não ouviu os episódios anteriores, eu recomendo que pare, ouça e depois volte a ouvir aqui.

Galvão Bueno
E partiu Robinho! Encara a marcação. Sambou pra cá, sambou pra lá, botou na frente? É pênalti!

Narrador
Robinho tinha 18 anos quando chamou Rogério pra dançar.

Narrador
Na final de 2002, ele assinou o nome na história do Campeonato Brasileiro. Sua assinatura era a pedalada, seus passos de dança sobre a bola, uma pirueta que confundiu o adversário.

Narrador
Ele tentava dar um título pra torcida do Santos, uma torcida que estava há 18 anos sem uma conquista. Ali, naquela tarde de domingo, no Morumbi lotado e pintado de branco e preto, o nome de Robinho se tornaria sinônimo de festa, de alegria, de futebol arte.

Narrador
De pedalada.

Galvão Bueno
Robinho número 7. Aos 37 do primeiro tempo, um lance todo dele. Ele foi pra cima, passou o pé pra lá, pra cá, pra lá, pra cá, arrancou o pênalti, cobrou o pênalti...

Narrador
O Santos foi campeão brasileiro em cima do Corinthians, com um time comandado por um garoto que quando jogava parecia estar brincando.

Emerson Leão
Esses moleques são folgados, mas jogam muito.

Narrador
Quando Robinho surgiu, o nome dele era também sinônimo de promessa. A promessa de que o futebol poderia ser não apenas resultado, desempenho, estatística, vitória ou derrota. O futebol também seria sonho, alegria, fantasia. O futebol seria Robinho. Ele tinha só 18 anos. Mas ele sabia driblar.

Pedro Bassan
Só os dribles de Robinho ainda não terminaram. Ele dribla a multidão que quase o esmaga. E por fim, dribla o repórter. Toma o microfone e narra a festa.

Robinho
É... é nós, uhuu. Aê, Diego cabeçudo. Vai sair na Globo.

Pedro Bassan
E assim termina o dia em que esses meninos viraram adultos. E continuaram alegres feitos crianças.

Narrador
Mas nem todas as promessas podem ser cumpridas.

Narrador
Algumas promessas se concretizam ao contrário.

Galan
Fala, velho Rob.

Robinho
Fala, irmão, tá sozinho aí?

Galan
Tô, tô sozinho, tô na praia, que que manda?

Robinho
Malzão, mané, tô malzão, mané.

Galan
O que aconteceu, Neguinho?

Robinho
O cara me ligou, mané, mandou eu ir lá depor. Falou que a menina... Falou que vocês estupraram a menina, que eu tava junto, tá ligado? A polícia teve que vir aqui em casa investigar, tá ligado? Malzão. Minha mulher já vai vazar para o Brasil, a Vivian vai sair fora hoje. Já viu a passagem de...

Galan
Caralho, Neguinho. Mas ela não tá sabendo não, né?

Robinho
Ela? A mulher tá, mané. A polícia veio aqui em casa para pegar não sei o quê, pra pegar?

Galan
Ela tá sabendo?

Robinho
Tá, mané, a polícia veio aqui em casa.

Narrador
Doze anos depois de surgir como a grande promessa do futebol brasileiro, Robinho descia ao ponto mais baixo da carreira. Ele e os amigos estavam sendo acusados de estupro, e a polícia tinha acabado de entrar na casa dele, conversado com a mulher dele e levado os pertences dele em busca de provas.

Narrador
No calor desses acontecimentos, dois meses antes da convocação pra Copa do Mundo do Brasil, o jogador tentava entender por que aquilo estava acontecendo com ele, justo naquele momento em que ele tentava voltar à seleção.

Robinho
Mano, o bagulho é... Quando o cara tá mais sossegado, mano. Tô há um ano sossegado, mané. Juro pela saúde do meu filho. Meu pai acabou de falar agora: "Isso aí é coisa do diabo. Tá ficando sossegado, tem alguma coisa." Eu tô sossegadão, mané.

Narrador
Se a acusação de estupro era "coisa do Diabo" então era a segunda vez que o Diabo batia na casa de Robinho.

Narrador
UOL Esporte Histórias - Temporada 4 - Os Grampos de Robinho

Por Janaina Cesar e Adriano Wilkson

Narrador
Episódio 3: "Isso aí é coisa do Diabo"

Narrador
Depois de ser campeão brasileiro com o Santos em 2002, Robinho ajudou o time a chegar na final da Libertadores do ano seguinte. O Santos acabou perdendo pro Boca Juniors no Morumbi e ficou com o vice-campeonato. No final de 2004, o nome dele apareceu pela primeira vez nas páginas policiais. A mãe dele, Marina, foi sequestrada enquanto participava de um churrasco na Baixada Santista. Ela ficou dois meses em cativeiro e só foi libertada depois que a família pagou o resgate exigido pelos sequestradores.

Em 2005, Robinho se transferiu ao Real Madrid e chegou à Europa como o principal expoente do futebol-arte brasileiro. Dezenas de torcedores foram buscar ele no aeroporto e ele recebeu a camisa 7, que antes estava com o português Luis Figo, um dos ídolos da torcida.

Errata: Robinho usou a camisa 10 do Real Madrid.

Narrador
Ele ficou três anos na Espanha e foi duas vezes campeão espanhol. Esse foi o auge da carreira dele porque ele conseguiu aliar a criatividade com o vigor físico, a capacidade de correr pelo campo inteiro, além da precisão na hora de finalizar pro gol. Ele foi convocado pra jogar sua primeira Copa do Mundo em 2006, na Alemanha. Mas foi reserva e não conseguiu evitar a eliminação pra França nas oitavas de final.

Errata: O Brasil foi eliminado nas quartas de final da Copa de 2006.

Em 2008, Robinho foi contratado pelo Manchester City por 32 milhões de libras, o que tornou ele o jogador mais caro do futebol inglês até aquele momento. No ano seguinte, enquanto vivia um momento ruim dentro de campo, Robinho precisou se defender de uma acusação de estupro pela primeira vez.

Repórter
Robinho became Britain's most expensive football player when he signed for 32,5 million pounds following City's takeover by Sheikh Mansour last September?

Narrador
Segundo a imprensa britânica, uma estudante de 18 anos da cidade de Leeds foi à polícia para acusar o jogador de ter atacado ela durante uma festa em uma boate chamada Space.

Repórter
They're investigating claims from a 18 years old student that she was attacked inside a club in Leeds.

Narrador
Esse caso teve bastante repercussão na imprensa inglesa, principalmente nos tabloides acostumados a noticiar escândalos de celebridades. A primeira reportagem foi manchete do jornal "The Sun", que noticiou em letras garrafais que ocupavam a primeira página inteira, abre aspas: "A prisão por estupro de Robinho". Baseado no que os jornais contaram na época, o que aconteceu foi o seguinte:

Robinho estava em Leeds no dia 14 de janeiro em uma boate muito frequentada por jogadores de futebol. No dia seguinte, uma estudante de 18 anos da Universidade de Yorkshire foi à polícia e o acusou de ter violentado ela durante a noite. A polícia então foi investigar o caso. O time do City estava em um período de treinos em Tenerife, na Espanha, e os policiais foram até lá pra ouvir Robinho. Mas quando eles chegaram, descobriram que Robinho tinha feito uma viagem às pressas pro Brasil.

Narrador
O jornal "Telegraph" noticiou que o técnico do City Mark Hughes prometeu aplicar uma multa ao jogador por ter deixado a equipe. Mas Robinho tinha que voltar pra Europa pra se juntar ao time. Quando ele voltou, foi levado à delegacia e preso de maneira preventiva sob a acusação de estupro. Ele prestou depoimento, tirou fotos, entregou amostras de DNA, pagou uma fiança e foi liberado.

A polícia investigou a denúncia nos meses seguintes. Uma reportagem do "Guardian" contou que foram recolhidas imagens de câmeras da balada e foram entrevistadas possíveis testemunhas. No dia 6 de abril, ou seja, três meses depois da denúncia, a polícia do condado de West Yorkshire anunciou que estava encerrando a investigação e que nada tinha sido encontrado contra Robinho.

Narrador
Robinho, que sempre tinha sustentado ser inocente, disse que então poderia focar 100% no futebol.

Narrador
Nesse mesmo mês, uma fonte anônima da polícia deu a seguinte declaração ao jornal "The Daily Star":

Narrador
"Ficou claro de maneira abundante a vários envolvidos no inquérito que não teve nada nem sequer perto de uma prova para acusar Robinho de qualquer coisa. É surpreendente que essa saga tenha durado tanto, de janeiro até aqui."

Narrador
Essa mesma fonte sugeriu que a polícia deveria, na verdade, investigar os motivos que levaram a suposta vítima a fazer a denúncia. A polícia não descartava abrir uma investigação contra ela.

Narrador
Ao investigar a denúncia contra Robinho em Milão, o Ministério Público italiano quis entender melhor o que tinha acontecido na Inglaterra cinco anos antes. Quando Robinho prestou seu depoimento ao MP, ele foi questionado sobre isso e afirmou que tinha sido acusado na Inglaterra, mas acabou inocentado, abre aspas, "por causa de câmeras."

Narrador
O MP questionou, e Robinho se comprometeu a enviar mais informações. Oito dias depois o advogado Stefano Putinatti mandou pro MP três documentos sobre o caso inglês.

A reportagem do jornal "Daily Mail" informando sobre o fim da investigação.

Um e-mail do advogado Graham Shear confirmando que defendeu Robinho no caso a pedido do empresário dele na época, o iraniano Kia Joorabchian.

E um e-mail do Manchester City, assinado pelo diretor jurídico Simon Cliff, que diz o seguinte:

Narrador
Em janeiro de 2009, ele foi preso pela polícia de West Yorkshire em relação a um alegado incidente em uma boate de Leeds. Eu confirmo que é nosso entendimento que a polícia do Reino Unido não tomou nenhuma ação contra o senhor De Souza e ele foi liberado sem acusação. Fui informado pelos representantes legais do senhor De Souza no Reino Unido que o senhor De Souza não tem nenhum documento sobre isso já que a polícia não produz documentos pra pessoas que são liberadas sem acusação.

Narrador
O episódio de Manchester marcou a carreira de Robinho. Cinco anos depois ele estava em Milão, e tudo estava acontecendo de novo. Nas conversas grampeadas pela polícia italiana, em 2014, o caso da Inglaterra foi um assunto recorrente.

Robinho
O cara vai bater teu nome lá. Se o nome tiver com algum problema, tiver sujo, o caralho... que nem eu tive o bagulho lá na Inglaterra, aquela merda que deu na Inglaterra, eu fui tirar o visto para ir para o Canadá. A sorte que meu pai tinha a documentação de que não tinha nada, o caralho, senão não ia conseguir tirar o visto, não, mané.

Narrador
Ao longo de janeiro e fevereiro, Robinho parecia ver a nova acusação apenas como um empecilho, uma dificuldade para seus amigos viajarem pra Europa. Talvez por já ter passado por uma situação parecida e ter conseguido provar sua inocência, ele acreditava que esse segundo caso acabaria da mesma forma.

Mas em março, o cenário mudou quando a polícia finalmente procurou ele. Mais do que isso, os policiais falaram com a mulher dele e com funcionários que trabalhavam lá, o que deixou Robinho transtornado. No mesmo dia, ele ligou pro amigo Fábio Galan, que estava no Brasil.

Segundo as anotações do Ministério Público, essa conversa aconteceu na tarde do dia 14 de março de 2014. Robinho vai sugerir que sabe que está sendo grampeado. O MP tinha conseguido autorização para os grampos em novembro do ano anterior. Em algumas conversas captadas, os amigos já vinham cogitando a possibilidade de estarem sendo vigiados.

Robinho
Eu não sei, mano, esse telefone tá grampeado, que se foda também. Falou... Tá teu nome lá, Fabio Cassis Galan, Rudney e Alex. Ele falou: "A mina falou que vocês estupraram, como você é o mais famoso, pode falar, fala a verdade que é a melhor coisa. Talvez tenha que arrumar um advogado." Meu medo de sair esse negócio na imprensa, tá ligado, mano? Aí de novo. Minha mulher...

Galan
Não pode, mano.

Robinho
Aí já era Copa, já era casamento. Minha mulher chorando pra caralho. Falou: "De novo, moleque, de novo você com seus amigos."

Galan
Foi ontem, Neguinho? Foi depois que eu falei contigo ou foi hoje de manhã?

Robinho
Aham, aham, é.

Robinho
Foi ontem para hoje, né, mano? Mandou ir lá. Achei que ia falar alguma coisa de vocês, do que vocês fizeram, da palhaçada de vocês.

Galan
E tu vai ter que ir quando, Neguinho?

Robinho
Ô irmão, eu já fui lá depor, falou que o juiz vai me chamar.

Galan
Ah, tu já foi depor?

Robinho
Fui lá depor, fui lá depor.

Galan
Puta que pariu, mano, o bagulho tá grave, então.

Galan
Tinha alguém lá da imprensa, tipo alguma coisa?

Robinho
Não é quando tem alguém lá. Quando surge algum bagulho... não tinha ninguém lá, ninguém me viu entrar nem sair. Mas quando surge alguma coisa com o nome de alguém famoso, sempre tem. Não sei, né, mano?

Galan
Porque aquela vez na Inglaterra vazou porque a piranha já logo procurou imprensa, né? Ela fez o contrário, ela procurou a imprensa, depois a polícia. Essa daí, pelo jeito, ela foi na polícia direto, né?

Robinho
É, então, eu sei.

Galan
Vai querer aziar. Porra, filha da puta!

Robinho
Pô, não comenta com ninguém, mano. Só se for possível, fala pessoalmente com Alex aí. O Alex às vezes fica mandando mensagem...

Galan
Não, não vou nem falar nada, viu, Neguinho.

Narrador
Alex é o personal trainer Alex da Silva, conhecido também como Bita. Ele era um dos amigos que estavam com Robinho na noite do crime.

Galan
Falar com ninguém, não... Isso aí o cara fica mamado, fala pra um e fala pra outro.

Robinho
Se essa porra sair na imprensa, já era Copa, já era casamento. De novo acusado de estupro. Aí nego vai falar um monte de merda, foder minha imagem, de novo essa merda.

Galan
Porra, mano!

Robinho
Foi pior que e o cara...

Galan
Se der alguma merda, Deus o livre e guarde, que saia depois da Copa, essa bosta aí, ó.

Robinho
Mano, o bagulho é... Quando o cara tá mais sossegado, mané. Tô há um ano sossegado, mané. Juro pela saúde do meu filho. Meu pai acabou de falar agora: "Isso aí é coisa do diabo. Tá ficando sossegado, tem alguma coisa." Eu tô sossegadão, mané.

Robinho
Pô, se vocês vêm pra cá, os caras vão prender vocês, mané, ia pra cadeia legal, mané.

Galan
No mínimo eu ia depor também, no mínimo. Ia não: vou. Eu pisando aí, vou ter que depor, porque meu nome tá aí. Vai chegar no aeroporto, vai cantar aí.

Robinho
Mó bagulho feio, mano, tive que ir lá tirar foto como se tivesse feito alguma coisa, tá ligado, porra. Tem que botar o dedo lá no bagulho, assinar um monte de papel, tá ligado?

Galan
Quem te levou lá, o Niltinho?

Robinho
Não, a mulher me ligou, tipo: "Tem que ir lá na Questura". Eu fui lá, achei que a mulher ia perguntar alguma coisa e, tipo, ia sair fora.

Galan
Mas foi delegacia, ou prefeitura? Foi na polícia?

Robinho
É, foi bagulho mesmo, sério mesmo, um bagulho sério mesmo.

Galan
Porra, tomar no cu, hein, porra.

Robinho
Aí, tô malzão, mané, tô malzão, tô malzão, nem almocei.

Galan
Imagina, Neguinho.

Robinho
Vou treinar com a cabeça...

Galan
Não comenta mais nada com ninguém, não, Neguinho. Não comenta mais nada e deixa passar. Nós estamos já no final de março ou quase, certo? Aí, abril, maio, você pra mais... vai demorar mais um mesinho, depois pode sair alguma merda depois da Copa, já era. Não pode sair é antes, cara.

Galan
Já tem que criar matérias... Que se acontecer alguma coisa, já logo abafar já, entendeu? Já logo: "Não, o Robinho disse que nunca viu essa mulher." Já tem que imaginar o contra-ataque, mano.

Narrador
Aqui, Robinho relata como Vivian, a mulher dele, reagiu com a notícia da denúncia. Eles se casaram em 2009.

Robinho
Chorando pra caralho e falou: "É, teus amigos são sempre assim, olha aí, tu fica com eles, teus amigos..." Chorando pra caralho: "Eles vêm pra cá, olha o que acontece, eu vi você falando, você estava falando na conversa essa brincadeira aí, você estava falando com ela naquele [inaudível] Eu vi isso daí, mas olha aí que vergonha!

Galan
Mas assim: quem foi que depôs, foi o Fala Pouco e o Jairo, né? Você foi o terceiro.

Robinho
Aham.

Galan
Se de repente chamar eu, o Clayton e o Rudney, tem que combinar com os três e falar a mesma versão, entendeu? Dizer que você não estava, que do aniversário do Rudney tu foi pra sua casa.

Robinho
É, os caras também falaram isso, mas a mina vai falar sempre do cara mais famoso, né, Galan? Não tem jeito.

Galan
É, tem que falar todo mundo a mesma versão: que tu não tava, que tu não foi.

Robinho
É [inaudível] eu não fiz porra nenhuma, vai falar quem tava junto. Só o fato de estar junto. Aqui na Itália, quem tá junto? Vai falar de mim, eu sou o mais famoso, não tem jeito.

Galan
Filha da puta, mano. Caralho, torce pra não dá nada, né mano.

Robinho
Puta que o pariu

Galan
Que foda, mano.

Narrador
Nesse mesmo dia, Robinho começou uma operação para impedir que a notícia sobre a investigação saísse do seu círculo mais íntimo. Ele telefonou para a advogada Marisa Alija, que estava em Milão naquela semana. Marisa era a advogada do Robinho no Brasil e costumava cuidar dos contratos e das negociações do jogador. Os dois começaram a desenhar a estratégia de defesa e de relações públicas. A primeira preocupação era garantir que o caso corresse em segredo de Justiça. Ao mesmo tempo, era importante que os funcionários que trabalhavam na casa do jogador não comentassem sobre a visita da polícia naquele dia.

Essa é uma ligação de Robinho com um dos empregados que trabalhavam na casa dele.

Niltinho
Fala, patrão.

Robinho
Niltinho, tá onde?

Niltinho
Acabei de sair para buscar o menino.

Robinho
Ah tá. Porque a Marisa está pedindo pra tu, primeira coisa: desse negócio que aconteceu aí, sigilo, para ninguém ficar nem... não é pra ficar falando pros funcionários, nem [omitido], ninguém, entendeu?

Niltinho
Eu sei.

Robinho
Sigilo.

Niltinho
É porque eu pedi para eles ir para lá, pra dependance?

Narrador
Dependance é um termo que se usa na Itália para descrever uma construção externa a uma casa. No Brasil, a gente poderia traduzir esse termo como edícula. O funcionário aqui está dizendo que pediu para os policiais irem pra casa menor, nos fundos, pra que eles não encontrassem as pessoas que tavam trabalhando na casa de Robinho, aparentemente sem documentação adequada.

Niltinho
Eu pedi para eles ir para lá, pra dependance porque se eles vissem eu e a Sara, eles podiam pedir documentos, aí é complicar mais a sua situação, entendeu?

Narrador
Com a chegada da polícia na casa e o primeiro depoimento, Robinho finalmente começou a levar a sério a acusação que pesava contra ele. Se antes ele se permitia brincar sobre o caso e via apenas um contratempo para a próxima vinda dos amigos à Europa, agora ele precisava se defender de verdade.

Narrador
Em uma das conversas gravadas, ele afirmou que gostaria de pedir ajuda ao presidente do Milan, Silvio Berlusconi, que tinha sido primeiro-ministro e um dos homens mais ricos da Itália. O próprio Berlusconi já tinha passado anos se defendendo em escândalos sexuais. Robinho disse que ia marcar uma visita para explicar a ele a situação e pedir conselhos.

No começo de abril, Robinho se irritou com a reação da mulher, Vivian. Ela foi ouvida pela polícia na condição de testemunha, já que ela estava no Sio Café no dia em que o crime aconteceu. Ela acabou saindo antes dos amigos se aproximarem da vítima e afirmou que não viu nada. Depois que a polícia foi na casa deles, Vivian começou a perguntar ao funcionário que dirigia os carros da família o que ele lembrava daquele dia.

Narrador
Essas perguntas motivaram a seguinte ligação.

Vivian
Oi, amor.

Robinho
Você em vez de ficar com a boca calada... Por que tu foi perguntar pro Niltinho: "Niltinho, tu lembra que horário que a gente saiu da discoteca?" Por que você perguntou isso pro Niltinho?

Vivian
Ah, eu só perguntei se ele lembrava do dia, como é que tinha sido.

Robinho
Não tinha que perguntar nada, pô, vai saber se esses bombas... Aí ele veio falando o tempo inteiro. "Não". E perguntando: "Não sei por que a Vivian perguntou isso, aconteceu alguma coisa, não sei o quê?" O bagulho faz um ano, pô. Vai perguntar? Ele não é bobo, não, pô. Ele falou: "Por que que a Vivian me perguntou isso, por que que ela me perguntou isso? Aconteceu alguma coisa?"

Vivian
Ele é que tá se entregando, Robinho, não sou... eu perguntei numa boa como eu perguntaria para qualquer pessoa.

Robinho
Mas porra, como que tu vai fazer uma pergunta de uma coisa que aconteceu há um ano atrás? Acha que ele é bobo? Ele não é bobo, não. Ele não é bobo. Aí vem falando: "Não sei o quê, uma vez eu fui preso não sei aonde, não sei o quê." Fez um monte de pergunta: "Que que aconteceu, aconteceu alguma coisa?" Falei: "Oxe, tranquilo, sei, não sei só queria te perguntar."

Vivian
Foi preso, ele?

Robinho
Porra, Vivian. Não fica fazendo pergunta, pô, esquece isso aí. Tu foi lá, não era pra você ter ido. Foi lá, o papo acabou, passou. Daqui a pouco quando me chamar, eu vou lá, vou falar a verdade e deu pô.

Robinho
Ajuda muito quem não atrapalha, fica de boa. Você ora, lê a Bíblia, não tem que ficar fazendo perguntas.

Vivian
Robinho, perguntei, porque se chamarem ele lá, eu queria saber o que ele ia dizer.

Robinho
Eu sei, preta, mas não vão chamar e se chamar ele vai falar. Agora você fica perguntando, tipo dá impressão que tá devendo alguma coisa, tá ligado? Tá querendo saber...

Vivian
Não, é que eu realmente não lembro.

Robinho
Ele não é bobo. Tudo bem, mas isso aí já não tem o que fazer. Olha o que ele falou, não vai falar pra ele o que eu te falei: "A Vivian veio me fazer umas perguntas e ela tava falando de uma outra coisa, ela veio perguntar da festa, quem levou ela, quem levou embora, se ela lembra, se tu lembra". Falei: "Pô, não sei não, Niltinho. Não sei não." Aí começou a falar, fazer perguntas. "Ah, os moleques fizeram alguma coisa, que não sei o quê?"

Vivian
Ele tá com o cu na mão e não sabe para onde correr, né? Por que ele não falou comigo no dia, por que ele não perguntou pra mim no dia: "Por que você está me perguntando isso?" Por que ele não falou comigo?

Robinho
É lógico que ele não vai falar.

Vivian
Dá vontade de chegar nele e falar: "Qual que é a tua? Por que que tu tá indo falar coisa pro Robinho?"

Robinho
É, então esquece isso daí.

Vivian
Ele é funcionário, ele tem que calar a boca dele, ficar quieto. Ele não tem que ficar falando de um pro outro, do outro para um, aí a gente briga por causa dos outros.

Robinho
Não, mas não é brigar. Eu não tô brigando com você, estou conversando. Só tô falando, numa próxima vez, você não faça nenhuma pergunta de tipo, sem ter certeza, que eles não são bobos.

Robinho
Eu lembro que foi ele que te levou, levou e voltou. Eu lembro exatamente, que foi ele que levou... Agora não precisa perguntar pra ele. Tudo que puder evitar é melhor, sabe por quê? Porque a gente não confia. Eu confio em você, você confia em mim, isso aí eu confio. Agora, esse povo que puder evitar de falar: "Fez isso, fez aquilo, onde é que tu tá?" Porque isso daí eles podem usar contra nós? A gente pode ficar na mão dessas bombas aí e ficar na mão dessas bombas. Não precisa ficar fazendo perguntas.

Vivian
Hmm. Tá bom então.

Robinho
Entendeu? Só isso. Agora não vai falar nada que eu te falei, deixa pra lá, faz de conta que... duma próxima vez você não, você não faz esse tipo de pergunta. Porque eles não são bobo.

Vivian
É, mas bem dá vontade. Se não fosse uma coisa séria, bem que eu ia falar.

Adriano
Robinho tentava deixar o caso em sigilo, mas ele não era o único que estava falando sobre o crime pelo telefone. E se algum dos amigos dele usasse o celular para fazer comentários sobre aquela noite, tinha uma grande chance desse áudio cair nas mãos da polícia. É isso que você vai ouvir depois do intervalo.

[intervalo]

Narrador
A estratégia de abafar o caso deu parcialmente certo. A primeira notícia sobre a acusação só saiu na imprensa italiana em outubro de 2014, um ano e dez meses depois do crime, quando Robinho não morava mais aqui na Itália. A notícia demorou pra chegar na imprensa, mas saiu rápido da casa do jogador. Apesar de Robinho ter tentado impedir que os amigos e funcionários comentassem sobre a situação, a fofoca já tinha se espalhado há muito tempo.

Narrador
E a polícia sabia disso porque o telefone de Robinho não era o único que estava sendo grampeado. Desde janeiro, os investigadores vigiavam também as ligações de Jairo, o dono da banda de pagode que tocava naquela noite no Sio Café. Jairo não participou do crime, mas nas ligações pra Robinho e pra uma outra amiga, ele confirmou ter visto o que aconteceu.

Agora a gente vai mostrar uma ligação de Jairo a uma amiga dele que morava na Itália e conhecia as pessoas que trabalhavam na casa de Robinho. Essa mulher foi outra testemunha do inquérito. Ela não foi indiciada, não foi investigada e não estava na boate naquela noite.

Narrador
Mas ela foi chamada a depor por causa do que ouviu e do que disse nas ligações gravadas.

Narrador
A ligação a seguir foi gravada no dia 7 de janeiro de 2014. Alguns dias antes, Jairo tinha recebido uma chamada da polícia informando sobre a investigação contra os amigos brasileiros. Ele avisou Robinho, e Robinho reagiu rindo e negando qualquer participação no caso. Você ouviu essa ligação entre Jairo e Robinho no primeiro episódio.

Quatro dias depois, Jairo ligou pra uma amiga e falou com ela durante uma hora e vinte e oito minutos. Os dois conheciam Robinho e a família porque eram amigos de funcionários e outras pessoas que conheciam ou trabalhavam pro casal.

Jairo
Agora ele tá mais sossegado, parece, né? Aqui né? Quando tá aqui ele fica sossegado, mas no Brasil, segura, né? Depois que o Kaká chegou, ele ficou mais sossegado.

Jairo
Tem essa pica desse negócio. Vamo ver o que vai dar isso aí.

Narrador
Essa é uma conversa longa entre dois amigos. A gente vai mostrar apenas as partes em que eles comentam sobre o crime do Sio Café. No trecho a seguir, Jairo começa a descrever suas lembranças daquela noite. É importante notar que o relato é contraditório: uma hora Jairo diz que não viu nada, outra hora ele diz que viu algumas coisas.

Amiga
Ainda mais se um negócio desse cai na mídia, com o Robinho. Olha que ridículo. Mesmo que ele não tenha nada a ver, mas já caiu na mídia, hein, filho. A mídia é uma desgraça.

Jairo
É, mas os caras, tá louco. A nega queria, mas seis nego é foda, né? Seis nego é muita coisa.

Amiga
Eu acho muita palhaçada isso cara. Tá no sangue mesmo, Jairo. É Jack, mesmo, de Jack, o estrupador. Eu acabava com a vida do cara.

Jairo
É que eu não vi, sabe? Sinceridade, da onde eu tava não dava pra ver. Eu sei que eles sumiram, sabe? Eu vi que de repente Robinho tava ali tocando comigo, e de repente os caras sumiram. E eu nem percebi direito assim, eu vi que os caras tavam ali na frente e de repente sumiram. A mina eu não tinha percebido, mas se eu tivesse visto eu ia falar: "Ô, para com essa porra aí, véio. Vai tomar no cu, rapá." A safada tava querendo, tocava, vinha mais dois, roçava, mas roçava gostoso, sabe? Até... ela dançar de costas e botar a mão pra trás e segurar no pau do cara. Aí é foda, tá pedindo, mas mesmo assim, meu amigo.

Amiga
É Jack, cara.

Jairo
Se é uma nega que tá consciente: "Pô, eu vou dar pra todo mundo, vou distribuir." Aí tudo bem.

Amiga
Vou distribuir [risos].

Jairo
Os caras casado, os caras não, porra....

Amiga
Pra mim é Jack, não tem moral nenhuma. Não gosto nem de trabalhar com pessoas assim, Jairo. Um cara que tem conceito comigo perde todo o conceito.

Jairo
Tem que se foder mesmo. Eu também acho que tem que se foder mesmo.

Amiga
Se foder Jairo. Se foder mesmo. Ficar preso. Pau no cu dele, bando de arrombado, não gosto dessas coisas não. Se tá ciente é uma coisa, né negão, se tá lúcida, numa onda, aí demorou. Mas pegar o barato sem ser ciente.

Jairo
Pois é, é foda viu.

Amiga
Mas vai dar merda, claro que vai dar merda.

Jairo
Vai, vão mexer nisso. Aqui eles dão um tempo, daqui a pouco você vai ver.

Amiga
Eu quero que se... Depois eu quero ver. O Fala Pouco é um que tem que tomar um choque desse. Pra ver se parava.

Jairo
[risos]

Narrador
Fala Pouco é o apelido de Ricardo Falco, o único dos amigos de Robinho que foi processado e condenado pela Justiça por estupro. Jairo foi condenado por falso testemunho porque a Justiça entendeu que ele mentiu no depoimento que deu. Os demais não foram processados porque já tinham voltado pro Brasil quando a investigação começou.

Narrador
Depois dessa conversa em janeiro de 2014, Jairo e sua amiga voltaram a falar por telefone em março. Ela ligou pra contar que os policiais foram até a casa de Robinho pra fazer a operação de busca e apreensão. Você já ouviu sobre essa operação na chamada do Robinho que abre esse episódio. A amiga comenta com Jairo como os funcionários da casa de Robinho receberam a notícia da operação.

Amiga
Ontem a polícia foi pra casa do Robinho, invadiu a casa do Robinho.

Jairo
É?

Amiga
É.

Jairo
Ô loco.

Narrador
A amiga do Jairo conta que ficou sabendo da operação pelas outras amigas dela que trabalham na casa.

Amiga
Aí ela falou: "Invadiram a casa do Robinho com mandado."

Jairo
Com mandado?

Amiga
É, uma coisa assim. Com mandado e com uma intimação para ele aparecer na delegacia, na Questura.

Jairo
Ô louco!

Amiga
É, só que uns dias, tipo assim, que dia ontem foi?

Jairo
Quarta.

Amiga
Então. Acho que foi na terça, na segunda-feira ou na sexta, Robinho deu o computador dele para o Niltinho. E falou para ele eliminar tudo que tinha dentro do computador. Todas as conversa.

Jairo
Ô louco.

Amiga
Ele tem telefone em casa?

Jairo
Ele tem.

Amiga
Ixi, deve estar todo grampeado. Ele é muito burro, Jairo, ele deu o computador pro Miltinho, pro Miltinho eliminar as conversas no computador, mas ele é burro? Primeiras coisas que as polícia vai falar é pedir os computador dele, hein.

Narrador
O que Jairo disse a seguir foi uma das muitas frases retiradas das escutas que serviram como base da acusação contra os amigos brasileiros. É a frase de um cara que tava presente no dia dos fatos e descreve com todas as letras o que acha que aconteceu naquela noite.

Amiga
Porque tá muito, muito tumulto, Jairo, pra uma coisa tão básica.

Jairo
Não é básica, não, a coisa não é básica, não. Nem baixa. Estupro, aquilo é estupro, o que aconteceu.

Amiga
Gente do céu!Acabar com a carreira assim por besteira, gente.

Jairo
*, eu quero que eles se fodam, todos eles. Ele se acha o dono do mundo? Eles acham que são o dono do mundo porque são jogador, porque são famoso. Eu quero que se... Se ele deve, tem que pagar. Se os amigos devem, se qualquer um deve, se Ricardo deve, tem que pagar, eu acho assim. Entendeu? Agora o cara tem que saber o que faz. Ele não é um menino, não é mais um moleque.

Amiga
Não.

Jairo
Então, tem mais é que pagar mesmo.

Amiga
Ele tem mesmo, porque se faz de... tipo, "Eu sou o pica", entendeu? Vai o pica. Acham eles que são jogador e pode tudo.

Amiga
É, é o que eu falo. Então, se é isso, então vai, segura a pica agora.

Narrador
Quando Robinho e os amigos tiveram certeza de que estavam sendo grampeados, eles evitaram falar do assunto pelo telefone. Durante o final de março até o começo de abril, as conversas que a polícia gravou no telefone de Robinho tinham outros assuntos: futebol, negociações de contrato, pagode, passeios de família...

Narrador
No dia que a polícia foi até a casa dele, Robinho conversou por telefone com a advogada, com os amigos e funcionários. Em todas essas ligações, ele disse que não tinha feito nada, que mal lembrava daquele dia distante do ano anterior, que não conhecia a mulher que acusava ele de estupro.

Narrador
Que se alguém tinha feito algo de errado, as perguntas deviam ser feitas aos amigos dele, e não a ele.

Narrador
Naquele mesmo dia, ele precisava ir treinar no Milan. Então Robinho pegou o carro dele, um Audi Q5, e foi até o centro de treinamento do time.

Narrador
Robinho era um homem religioso. Ele começou aquele dia dizendo que a acusação contra ele só podia ser coisa do Diabo. Ao conversar com a Vivian sobre o crime, ele mandou ela parar de fazer perguntas e orar. Ele acreditava que os problemas que estava vivendo podiam ser resolvidos no plano espiritual.

Quando os amigos perceberam que estavam sendo grampeados, eles evitaram falar do crime pelo celular. Mas as circunstâncias daquela noite no ano anterior não saiam da cabeça do Robinho. Sem ver alternativas no plano terreno, ele pensou em fazer um pacto que talvez pudesse livrar ele das acusações.

Narrador
Um pacto que talvez pudesse redimir ele dos pecados que ele sabia que tinha cometido.

Narrador
Os investigadores tinham colocado um gravador também no carro dele. E o que ele disse a seguir saiu do carro e entrou no processo que a Justiça montava contra ele.

Robinho
Senhor Jesus Cristo, te peço perdão pelos meus pecados, pai. Peço perdão pelo que eu fiz pela minha esposa. O Senhor conforte o coração da minha esposa, pai. Do meu pai. Perdão por tudo o que eu fiz de errado. E te prometo, Deus, tô aqui perante o Teu nome, que eu nunca mais vou sair com nenhuma outra mulher que não seja minha esposa, Deus. Te peço proteção. Cuida do meu futuro, cuida da minha família, Deus. Não deixa acontecer nada de mal comigo. Toma frente nesse problema que eu por culpa própria fiz... Toma frente disso, Deus, e resolve da maneira que o Senhor achar que tem que ser resolvido, Deus. Só o Senhor Deus que pode julgar e saber se eu tô certo ou se eu tô errado, Pai. Te peço proteção, proteja minha família e eu te prometo, meu Pai, que perante a Ti, perante ao Teu nome, que nunca mais, nunca mais eu vou me envolver com qualquer outra mulher que não seja a minha esposa. Esse é um compromisso, um propósito que eu faço com o Senhor, ó Pai. Eu nunca mais vou me envolver com uma mulher que não seja a minha esposa. Te digo isso agora para a honra e para a glória do Teu nome, ó Deus. Amém, Jesus.

No próximo episódio de Os Grampos de Robinho

Robinho
Minha preocupação era só essa, de ter câmera lá. Porque aí a câmera não ia filmar eu comendo a mina, a mina chupando meu pau, nem o teu. Se não ia foder todo mundo, que a mina chupou o teu, chupou o meu.

Falco
Então, mas ela não filma. Se tivesse uma câmera ali no meio, só de ver nós saindo ali.

Robinho
Já era, já era. "Que vocês foram fazer com ela ali?"

Falco
Entendeu?

Robinho
Não tem câmera lá dentro?

Falco
Não.

Robinho
Então tá doce.

Falco
Porra nenhuma.

Narrador
Esse foi o terceiro episódio da quarta temporada de UOL Esporte Histórias - Os Grampos de Robinho. Se você é uma das pessoas citadas nesse podcast e gostaria de falar com a gente, pode escrever pra uolesportehistorias@uol.com.br. Nesse e-mail você também pode enviar comentários, sugestões, críticas e elogios, dessa e de outras temporadas do podcast.
Se você não conhecia o podcast UOL Esporte Histórias, eu sugiro que você procure as outras temporadas no UOL e na sua plataforma preferida. Em cada temporada a gente conta uma história diferente, investigada e narrada pelos jornalistas do UOL. E, claro, se você está gostando desse programa, compartilhe nas suas redes e indique pros amigos. Isso ajuda muito e a gente fica muito agradecido.

UOL Esporte Histórias - Os Grampos de Robinho

  • Apresentação, pesquisa e roteiro: Adriano Wilkson e Janaina Cesar.
  • Desenho de som e montagem: João Pedro Pinheiro.
  • Trilha sonora original: João Pedro Pinheiro.
  • Trilhas adicionais: Epidemic Sound.
  • Produção: Adriano Wilkson, Janaina Cesar e Natália Mota.
  • Design: Eric Fiori.
  • Motion design: Leonardo Henrique Rodrigues.
  • Direção de arte: Gisele Pungan e Renê Cardillo.
  • Coordenação: Bruno Doro (UOL Esporte) e Juliana Carpanez (MOV). Antoine Morel (gerente geral de MOV) e Vinícius Mesquita (gerente geral de Esporte). Murilo Garavello (diretor de conteúdo do UOL).
  • O podcast é um produto de UOL Prime, com coordenação de Diego Assis, Leonardo Rodrigues e Patrícia Junqueira.

Este episódio usou áudios da TV Globo

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferententemente do informado, Robinho usou a camisa 10 do Real Madrid e não a 7. E o Brasil foi eliminado nas quartas de final da Copa de 2006 e não nas oitavas. Os erros foram apontados na reportagem e serão corrigidos no podcast.