Topo

UOL Esporte Histórias

Podcast de investigação sobre histórias marcantes do esporte


Áudios de Robinho EP4: Fiquei de chifruda, burra, disse esposa após depor

Adriano Wilkson e Janaina Cesar

Do UOL, em São Paulo, e colaboração para o UOL, em Milão (Itália)

27/06/2023 04h00

Esta reportagem é imprópria para pessoas com menos de 18 anos, reproduz termos chulos e depreciativos usados em um contexto de violência sexual contra a mulher e pode servir como gatilho.

"Só que eu fiquei ali de a mulher chifruda, burra, que não sabe de nada."

Ao conversar sobre o depoimento para a polícia italiana na investigação sobre o estupro que Robinho, seu marido, cometeu, Vivian questionou muito a relação com o jogador. Em um momento, ela diz que, se tudo o que for dito é verdade, ela estaria "dormindo com uma pessoa que eu não conheço". As declarações gravadas pela polícia levaram a Justiça da Itália a condenar o ex-jogador a nove anos de prisão por estupro coletivo.

A conversa, gravada no carro de Robinho, está no quarto episódio do podcast UOL Esporte Histórias - Os Grampos de Robinho.

Os principais pontos do episódio

Robinho comemorou o fato de não haver câmeras na boate Sio Café na noite do crime. "Minha preocupação era só essa, de ter câmera lá", disse ele a Falco. "Se não ia foder todo mundo, que a mina chupou o teu, chupou o meu."

Robinho disse temer que a vítima tenha guardado alguma prova física do crime, mas Falco tenta tranquilizá-lo e fala do estado etílico da mulher albanesa. "Naquele dia ela não tava nem se dando conta de nada. Ela estava fora de si mesmo."

Em conversa com sua mulher, Vivian, Robinho primeiro nega qualquer participação no estupro, mas enfim admite que viu os amigos cometerem o crime. Vivian chora diante da possibilidade de o marido ser preso.

Vivian também relata a conversa com a polícia, volta a questionar o marido sobre a traição e teme a repercussão do caso para sua imagem: "Só que eu fiquei ali de a mulher chifruda, burra, que não sabe de nada."

Robinho tenta se eximir de culpa e aponta o dedo para os amigos que estão no Brasil. "Pode jogar para os moleque que eles estão lá na casa do caralho", ele diz a Ricardo Falco.

UOL Esporte Histórias - Os grampos de Robinho

Você pode ouvir o episódio completo no arquivo acima e ler a transcrição dele abaixo. UOL Esporte Histórias também está disponível no Youtube de UOL Esportes, no Spotify, na Apple Podcasts e em todas as plataformas de podcast.

Episódio 4: Primeiro de abril

Os grampos de Robinho - Episódio 4: Primeiro de abril - UOL - UOL
Imagem: UOL

Falco
Eu estava vendo a novelinha ali, quase ia dar um cochilo...

Robinho
Cochilinho, coisa linda.

Falco
Porra.

Narrador
14 de março de 2014 foi um dia caótico pro Robinho. No meio da noite, ele e Ricardo Falco entraram no carro e foram juntos pra um encontro com outros jogadores. Eles já sabiam que os telefones estavam grampeados. Mas não sabiam que o carro também estava. Era sexta-feira e eles precisavam relaxar.

Robinho
Tá ligado? Então é essa parada, mané. Vou saber o que o Big falou. Quando a mulher me chamar, já tá treinadinho.

@uolesporte ?? Aviso: conteúdo impróprio para menores de 18 anos com linguagem forte e relatos de abuso sexual. Pode servir como gatilho No quarto episódio de 'Os Grampos de Robinho', o atacante teme que câmeras possam ter flagrado o crime na boate ?? A reportagem entrou em contato com Robinho e os demais denunciados para que eles comentassem os áudios publicados, mas ninguém quis se pronunciar Ouça quarto episódio do podcast 'Os Grampos de Robinho' no canal do YouTube do UOL Esporte e na sua plataforma de áudio favorita. Acompanhe a cobertura completa nas redes sociais do UOL #OsGramposdeRobinho #UOLEsporteHistórias #UOLPrime #SportsNews #TikTokNotícias #TikTokEsportes ? som original - uolesporte

Falco
Exatamente.

Robinho
Vou até estudar o questionário do Jairo.

Narrador
De manhã, a polícia tinha batido na porta de Robinho para avisar que ele estava sendo acusado de estupro. Ele passou o dia negando, dizendo que não lembrava de nada daquela noite de um ano antes e que nunca tinha visto a mulher que estava acusando ele.

Robinho
Mas eu não confio muito no Jairo, não.

Falco
Então, foda ele falar um bagulho...

Robinho
Jairo entrega o porco, Jairo entrega o porco.

Falco
Ele não pode falar um bagulho pra você e chegar lá e ele ter falado outro.

Robinho
Se os caras pressionar ele lá. Entrega o porco.

Falco
Entrega mesmo.

Narrador
De tarde, ele se permitiu baixar a guarda por um único momento. Foi quando rezou a Deus e pediu proteção pra família dele. Sem saber que estava sendo gravado, ele também admitiu que tinha se relacionado com a mulher que acusava ele. Os policiais e os promotores ouviram tudo.

Narrador
E você também, no final do episódio anterior.

Agora de noite, ele e Falco articulavam estratégias pra se defender daquela acusação. Contar a verdade do que tinham feito e o que sabiam estava fora de cogitação. A estratégia era afinar o discurso que os dois dariam quando fossem questionados pela polícia. Os dois já tinham falado uma vez e esperavam ser convocados de novo.

O discurso tinha que bater também com o depoimento de Jairo, o pagodeiro, que tinha falado com a polícia na condição de testemunha.

Narrador
Mas algumas coisas estavam fora do controle deles.

Robinho
Minha preocupação era só essa, de ter câmera lá. Porque aí a câmera não ia filmar eu comendo a mina, a mina chupando meu pau, nem o teu. Se não ia foder todo mundo, que a mina chupou o teu, chupou o meu.

Narrador
A mina chupou o teu, chupou o meu.

Falco
Então, mas ela não filma. Se tivesse uma câmera ali no meio, só de ver nós saindo ali.

Robinho
Já era, já era. "Que vocês foram fazer com ela ali?"

Falco
Entendeu?

Robinho
Não tem câmera lá dentro?

Falco
Não.

Robinho
Então tá doce.

Falco
Porra nenhuma.

Narrador
Essa gravação é importante por dois motivos. Primeiro, porque mostra a preocupação dos amigos com a possibilidade de câmeras terem registrado os fatos. Essa também é a primeira vez que Robinho confirma que realmente recebeu sexo oral da vítima, que a gente tá chamando de Helena. Uma mulher que, como todos diziam abertamente, tava muito bêbada pra resistir ou lembrar.

Narrador
Antes, Robinho já tinha admitido indiretamente o sexo oral, quando respondeu uma afirmação de Jairo.

Narrador
Agora, ele dizia isso com todas as letras.

Robinho
Se não ia foder todo mundo, que a mina chupou o teu, chupou o meu.

Narrador
Depois desse dia, a vida de Robinho voltou pra uma aparente normalidade. Ele foi passear por alguns dias em Paris com a família. E ele começou a intensificar as conversas pra deixar o Milan. Sem espaço no time, convivendo com lesões e sem grandes esperanças de jogar a Copa, Robinho queria sair da Itália na janela de transferência do meio do ano.
Ele tinha dois países em mente: a China, onde podia ganhar até 11 milhões de dólares por ano. Pra comparar, no Milan, ele ganhava o equivalente a 2 milhões e 700 mil dólares por ano.

Narrador
Ou Estados Unidos, onde podia ter mais qualidade de vida, nas palavras dele. Isso foi em março de 2014.

Narrador
Em abril, Robinho resolveu que já era hora de ele ter um advogado italiano, alguém fluente na língua e nas leis do país, alguém que pudesse defender ele com mais propriedade do que a advogada brasileira que ele tinha. O escolhido foi o advogado Stefano Putinati.

Foi nessa época que Robinho começou a pensar mais a sério sobre qual postura ele teria diante da polícia.

Narrador
Nesse momento, pra se defender, ele resolveu partir pro ataque. Sem jamais revelar a verdade do que tinha visto e feito naquele dia, Robinho conversou com duas pessoas muito próximas e começou a se dizer vítima de uma armação. Na tese que ele passou a defender, a mulher albanesa, que até então ele dizia nem saber o nome, teria se aliado com um dos amigos pra armar contra ele. Vivian, a mulher de Robinho, também prometeu apresentar essa teoria quando fosse chamada a dar depoimento.

Narrador
Duas semanas depois da polícia entrar na casa, Robinho e Vivian fizeram a primeira visita ao novo advogado. Eles já tinham o discurso pronto: toda aquela história não passava de um circo, um escândalo armado para tirar dinheiro e se aproveitar de um jogador famoso. Aquela teoria, aquela estratégia, foi verbalizada a caminho do escritório do advogado italiano. Os policiais e promotores chegariam na mesma conclusão e encerrariam o caso na hora. Robinho e Vivian confiavam nesse plano.

Narrador
Era dia 1º de abril de 2014.

UOL Esporte Histórias - Os Grampos de Robinho - Episódio 4 - Primeiro de abril
Por Janaina Cesar e Adriano Wilkson

Narrador
O plano até parecia um bom plano. O problema é que a realidade apareceu no caminho.

Vivian
Ai, Jesus. Que que eu faço? Dou um murro na tua cara agora eu deixo pra depois?

Narrador
Essa é Vivian, a mulher de Robinho. No dia 2 de abril, um dia depois de construir com o marido uma teoria pra inocentar ele, ela foi à polícia prestar um depoimento. Essa gravação é de minutos depois, quando Robinho vai buscar a Vivian na delegacia.

Robinho
E aí, como é que foi lá?

Vivian
A primeira pergunta: "Você sabe o que que aconteceu?" Eu falei: "Eu li o que estava escrito, que os quatro tão sendo acusados e o Robinho não fez nada." Ela falou: "Não, você não leu. O seu marido estava junto. Ele participou de tudo. Ele está sendo acusado porque ele fez sexo com a menina. Eu falei: "Ah." Já comecei a chorar.

Narrador
Era a primeira vez que Vivian ouvia em detalhes a acusação que pesava contra o marido, que ela conhecia desde que eles tinham 11 anos.

Vivian
Eu falei: "Não pensava que era isso."

Robinho
E nem eu.

Vivian
Aí ela falou: "É isso sim. Ele está sendo acusado tanto quanto os outros, é gravíssimo." Ela falou pra mim: "É gravíssimo." Perguntou se eu sabia o que tinha acontecido na Inglaterra, se eu sabia que o que você tinha falado na Inglaterra. Ela sabe tudo, Robinho, mostrou todas as fotos.

Robinho
Aham.

Vivian
Sabe que eu fiz o casamento do Galan.

Robinho
Aham.

Narrador
Fabio Galan era um amigo antigo do casal. Vivian tinha organizado a festa de casamento dele no ano anterior.

Vivian
Me pediu o telefone dele, falou: "Se ele é tão conhecido seu você tem o telefone dele." Dei o telefone dele.

Vivian
Falei que eu tinha a foto do casamento, se ela quisesse ver. Ela quis ver. E eles sabem de absolutamente tudo.

Robinho
Isso aí eu sei, o Jairo me falou que ela sabe de tudo, que eles têm um monte de fotos. Não tem problema.

Vivian
As fotos são do dia.

Robinho
Eles falou que eu participei?

Narrador
Até então, Robinho tava dizendo pra Vivian que ele não teve qualquer participação no estupro.

Vivian
Que você participou.

Robinho
Então isso daí, essa possibilidade é zero.

Vivian
Agora você tem que...

Robinho
Essa possibilidade é zero.

Vivian
Agora você tem que conversar com o advogado pra ver bem o que você vai falar pra ela e falar a verdade.

Robinho
Exato. É verdade, exato, a verdade é essa.

Vivian
Ela falou: "Ai, eu sinto muito, eu me coloco no seu lugar, eu não posso imaginar de saber que o meu marido fez uma coisa dessa." Eu falei: "Pois é..."

Robinho
Vivian...

Vivian
Eu não tinha falado nada da Inglaterra. Quando ela me falou da Inglaterra, eu falei: "Pois é, pela segunda vez."

Narrador
A gente falou no episódio anterior sobre a acusação que Robinho teve que enfrentar na Inglaterra, quando ele jogava pelo Manchester City.

Vivian
Falei pra ela: "Eu tinha a data do casamento marcado na Inglaterra, eu desmarquei. Depois que saiu a sentença dizendo que ele era inocente, aí que eu remarquei o casamento e que a gente decidiu ter uma vida nova. E hoje eu estou aqui outra vez."

Robinho
Vivian, isso daí... de ela falar isso daí, negócio de Inglaterra... Tudo isso daí é pressão psicológica, porque ela já sabe.

Vivian
Eu sei.

Robinho
Agora, ela falar que eu participei, isso daí já é... Ela inventou isso, eu vou falar pro advogado. Ela falou que eu participei, sendo que eu não participei de nada. Entendeu? Participar em que sentido?

Vivian
A menina está te acusando de ter...

Robinho
Transando com ela?

Vivian
De ter violentado ela junto com os outros.

Robinho
Essa possibilidade é zero. Eu vou chegar no advogado e eu vou falar pra ele, vou falar, ela falou...

Vivian
Eu falei: "Mas como que uma menina faz uma denúncia em outubro. Ela falou: "Não foi em outubro." Eu falei: "Mas está escrito lá." Ela falou: "Não tá escrito em outubro." Tipo, eu tava ainda como um idiota que não li nada.

Robinho
Tá todo mundo então como idiota porque tá eu, você e o advogado então.

Vivian
Ela falou: "Você leu?"

Narrador
Vivian tinha lido os documentos que Robinho recebeu, os papéis que detalhavam o estado do inquérito, mas não leu com muita atenção. Ela explicou pra polícia que não era totalmente fluente em italiano e que não teve tempo para se debruçar sobre os papéis.

Vivian
Eu falei, eu li aquele dia que eu tava nervosa, que eu fui pro Brasil. Depois eu cheguei, eu já fui para Paris. Não é que eu estou lendo todos os dias, não é que eu entendo perfeitamente italiano. Ela falou, eu sei. Ela falou: "Mas você precisa conversar. Mas numa boa, falou numa boa comigo. Ela falou: "Você não pode sofrer com isso sozinha." Eu falei: "Eu sei, mas eu não vou falar isso com a minha mãe que toma as dores, eu não vou falar isso. Ela falou: "É, eu sei, mas você precisa..."

Robinho
Amanhã vou conversar com o Stefano, porque o que ele está me passando é isso. Que a menina me acusou. Ele leu. Eu também não li nada, eu não li o papel. O que você sabe é o que eu sei.

Narrador
Vivian foi questionada sobre detalhes que ela dificilmente lembraria mais de um ano depois. Pra ela aquela noite no Sio Café foi uma noite comum, como foi pra todas as pessoas que não se envolveram no crime. Uma noite de festa, uma balada, nada mais que isso. A investigadora perguntou sobre como ela chegou lá e como voltou pra casa, quem estava com ela na festa, como agia o marido dela. Vivian se esforçava para lembrar, mas todo o esforço parecia inútil. As respostas eram vagas, incertas. Na voz dela dava pra sentir a angústia de alguém que precisava explicar o inexplicável.

Robinho
Vivian, é um constrangimento, você não tinha nada que estar ali hoje. Você não fez exatamente nada. Não tinha que acordar oito horas da manhã para estar ali, ponto. Agora... Eu vou falar com o Stefano, vou falar: "Stefano, do que ela tá me acusando, o que ela falou aí? Que eu fiz o quê?" Porque ele falou a mesma coisa, que eu participei insieme [junto, em italiano] aos outros. Participar como? Que eu vi? Que eu transei, a possibilidade é zero. Senão, pô, eu falava: "Vivian, faz um ano atrás, se você quiser terminar comigo, você pode terminar. Realmente transei com a menina, a menina estava lá, transei e o caralho, fiz merda."

Vivian
Você fale a verdade.

Narrador
A verdade. Vivian estava tentando.

Robinho
É lógico, é a verdade. Agora ela...

Vivian
A estratégia é você falar a verdade pra eles.

Robinho
E tu acha que eu vou mentir pro advogado, Vivian? Sendo que o cara tá me defendendo, eu vou mentir pra ele?

Narrador
E tentou de novo.

Vivian
Na Inglaterra, você falou que não aconteceu nada e você falou lá na justiça que aconteceu. Aí a mulher falou assim pra mim: "E o que que ele falou na..." Eu falei: "Ah, ele era inocente, né? Mas pelo que eu entendi então foi de comum acordo na Inglaterra." Daí ela olhou pra minha cara...

Robinho
Não existe comum acordo, Vivian.

Narrador
Na Inglaterra, Robinho conseguiu se defender da acusação de estupro, que foi investigada pela polícia e depois descartada. Cinco anos depois, Vivian dava informações novas sobre o caso. Primeiro ela disse que Robinho, abre aspas, "falou na Justiça" que aconteceu algo. Depois, usou a expressão "comum acordo" pra descrever como o caso foi concluído.

A gente não sabe dizer exatamente o que essa expressão significa nesse contexto. O que se sabe é que a acusação foi averiguada, um relatório foi enviado ao Ministério Público inglês, e ele decidiu não seguir com o processo, por falta de provas. Foi isso o que foi publicado na imprensa da época.

Robinho
Não existe comum acordo, Vivian. É porque esse tipo de mulher, ela quer dar pressão, não existe... Se acontece... Quando eles falam... Se acontece algum tipo de coisa, o cara vai pego. Não tem essa.

Vivian
Só que eu falei pra ela: "Olha, eu acho estranho. Aquele lugar todo aberto tinha um segurança na porta...

Narrador
Aqui ela está falando de novo sobre a boate Sio Café, em Milão.

Vivian
... na entrada do camarote, que não deixava ninguém chegar perto para tirar foto, pra deixar o Robinho tranquilo. Agora, como que eles pegam uma menina à força e levam para qualquer lugar, sendo que tinha segurança, estava lotado? Tudo isso eu não consigo acreditar. Então eu estou dormindo com uma pessoa que eu não conheço.

Robinho
Exatamente.

Vivian
Falei para ela. Aí ela falou assim: "Não, eu te entendo, eu te entendo. Tudo que você está falando eu sei que é verdade." Porque ela já ouviu as outras pessoas, ela sabe que o que eu tô falando, é verdade.

Robinho
Ela já viu, ela sabe.

Vivian
Só que eu fiquei ali de a mulher chifruda, burra, que não sabe de nada.

Robinho
Você foi ali, a mulher falou um monte de merda, que é normal. Também quando eu fui também fiquei surpreso ela falar: "Você insieme..." Eu falei: "Eu insieme a meus amigos?" Participei como? Como que eu participei? Mas é bom você falar porque agora eu vou falar pro Stefano. Amanhã, eu vou lá, eu vou falar: "Stefano, do que a mulher está me acusando?"

Narrador
A policial disse que acreditava no que a mulher do Robinho tava dizendo. Vivian se mostrou aberta a dar outras informações pra ajudar na investigação.

Vivian
Eu falei, se você precisar de mim, você me liga, pode falar o que quiser. Até eu quero saber a verdade, eu falei pra ela, até eu quero saber o que realmente aconteceu, porque eu não estava. Se eu soubesse, eu jamais teria feito festa pra amigo dele. Eu teria arrastado ele para casa comigo, ele não teria ficado lá. Porque como era só a gente no camarote, eu pensei: "Tá só eles, vai ficar só eles aqui bebendo, daqui a pouco vão para casa."

Narrador
Vivian contou pra polícia que saiu da boate e deixou o carro dela com o marido e os amigos dele. Não dá pra ver, mas pela reação de Vivian, parece que Robinho ficou contrariado com aquela revelação. Vivian reagiu.

Vivian
Ô Robinho, eles já sabem de tudo, que era no meu carro. Se eles falaram com o Fala Pouco, eles sabem que é o meu carro. O Jairo deve ter falado, não ia dizer que não era o meu carro.

Robinho
Claro, não, você fez bem. Você falou a verdade. Você fez bem, só não precisa ficar nervosa com a invenção de que eu participei junto com os moleque, de que "Ah, eles sabem de tudo." Lógico que sabiam da Inglaterra, quem não sabe? A mulher falou isso daí pra mim, ela falou da outra vez lá. Ela falou: "Aconteceu não sei o quê com você na Inglaterra." "Aconteceu." Agora o meu constrangimento é você tendo que ir lá, sendo que você não fez absolutamente nada, não tem culpa de nada. Quem sou culpado é eu que estava lá, que vi os moleques fazerem. E os moleque que tinham que estar lá depondo, não você.

Narrador
Agora, talvez se sentindo pressionado pelo constrangimento que estava impondo a Vivian, Robinho fazia uma pequena, mas significativa inflexão no discurso.

Narrador
Antes ele estava dizendo que não tinha visto nada, que não sabia de nada, que não tinha ideia da origem daquela acusação. Agora ele dizia que viu os amigos, abre aspas, "fazerem". Vivian notou a mudança.

Vivian
Mas se você viu, você fala então o que você viu.

Robinho
Vivian, aí ela vai falar que eu também participei. Aí é minha palavra contra a dela.

Vivian
Se os caras falaram que você viu, se o Jairo e o Fala Pouco falaram que você viu, você vai dizer que não, você vai se complicar.

Robinho
Eu tava vendo as fotos do dia... Eu vou até dar pro Stefano.

Vivian
Ela tem todas as fotos.

Narrador
Eram fotos de pessoas que a polícia acreditava serem amigos ou conhecidos de Robinho. Vivian confirmou que conhecia alguns. Mas aquelas fotos deram a ela a impressão de que a polícia conhecia mais sobre o círculo social do marido do que ela.

Vivian
Eu nem sabia qual era o sobrenome dele. Eu não tenho Facebook, não tenho Instagram, não tenho nada dessas coisas, eu não sei.

Robinho
Que eles têm o nome de todo mundo eu também já sabia.

Vivian
Eu perguntei pra ela, eu falei: "Como que uma menina sabe o nome e sobrenome dos caras?" Ela falou: "Você sabe que eu não posso te falar nada, né?" Eu falei: "Não, eu sei. É porque tem mil perguntas na minha cabeça que ninguém sabe dizer. Por mim eu nunca traria esses meninos pra cá. Eu só trago pra deixar ele feliz.

Robinho
Ô, preta, deixa eu te falar uma coisa. Eu quero saber quando que ela foi depor. Se ela não foi depor no dia que está escrito no papel, quando que ela foi depor? Tá ali no papel.

Vivian
Eu sou a que menos sei, Robinho.

Robinho
Amanhã eu vou falar com o Stefano, também.

Vivian
Eu pedi o papel, você não me deixou ler.

Robinho
Vivian, pra você não ficar lendo... Agora lá em casa você pega e lê. Tá dentro da minha bolsa, você pega e lê.

Narrador
O casal seguia de volta pra casa, e Robinho se viu pressionado pelas palavras que a mulher ouviu da polícia. Ele logo reforçou a acusação contra os amigos.

Robinho
Eu não vou ler bagulho... Eu já sei o que... Os moleques fizeram merda lá. Eu vi, eu vi. E fui embora para casa. O que aconteceu foi isso. Não tem outra coisa, não tem nada. Não tem que defender os moleque, não tem que falar... O que aconteceu foi isso. Entendeu?

Narrador
Com exceção de Fábio Galan, que Vivian conhecia fazia muitos anos, os outros amigos de Robinho eram praticamente estranhos pra ela. Ela não sabia o sobrenome deles, não sabia a profissão, não sabia onde moravam. Todos eram mais velhos que ela e Robinho, mas Vivian enxergava neles uma certa inocência.

Vivian
Eu falei pra ela: "Molecada assim você sabe como que é, né? Ainda mais eles...

Robinho
Inventa.

Vivian
Eles são humildes, eles vêm pra cá, é tudo muito bonito, muito bacana, né? As mulheres chamam a atenção deles, mas eu duvido que eles fossem forçar, fazer algum mal pra alguém. Nada disso. Ela falou: "É, eu imagino." Ela sabe que a menina tá de sacanagem, mas ela tem que cumprir o negócio lá.

Robinho
O dever dela, tem que cumprir o dever dela. A minha vontade, o que o Stefano me falou...

Vivian
Eu não quero ver os teus amigos nunca mais na minha frente, nem em Santos, nem em lugar nenhum. Olha o mal que esse povo tá fazendo pra gente. Não quero mais saber. Se você quiser ficar de amizadinha com eles, você vai, eu pego minhas coisas, eu saio fora, vou ter minha vida e tu vai ficar com eles porque eu não quero mais eles dentro da minha casa, nem perto de mim, nem nada. Porque é um vexame tudo isso. Independente de ser a polícia, se não é, é ridículo. É ridículo ter que passar por isso. Pela segunda vez ter que ouvir as pessoas dizendo que você está sendo acusado. Ah, pelo amor de Deus! Pelo amor de Deus, ninguém merece! A gente de corna, de idiota, na frente de todo mundo. Dá impressão que eu vivo um casamento de fachada com você.

Vivian
Ela deu a entender assim: "Ele está te fazendo de boba. Ele foi lá, aprontou e tá falando para você que não."

Robinho
Tu acha que ela não sabe, Vivian, que é sacanagem? Tu acha que ela não sabe? Numa discoteca, no meio de um monte de gente, alguém vai forçar alguém fazer alguma coisa? Ela não sabe, ela não tem experiência suficiente para saber disso. Ela não vê jornal, ela não sabe que as meninas fazem isso pra querer ganhar dinheiro, pra querer aparecer. Ela não sabe.

Narrador
Nesse momento, Robinho faz uma promessa para a mulher.

Robinho
Você tem toda razão, você está certa, eles têm que estar lá no canto deles e eu no meu, ponto. Deixa eles lá no canto deles. Eu no meu.

Vivian
Não, basta. Chega. Vai precisar ser preso para entender que é tudo... Nossa senhora! E se foi o Claytinho e o Rudney, pior. Porque nem amigo teu não são.

Robinho
E foi eles mesmo. Foi eles mesmo.

Narrador
Vivian tentou pela terceira vez. A verdade.

Vivian
Você tem que falar, Robinho. Falar tudo o que aconteceu. E que Deus faça justiça exata. Se for ou se não foi, se você é culpado, que você pague junto.

Narrador
O gravador que a polícia instalou no carro captou o áudio apenas parcialmente. Mas ao vislumbrar a possibilidade do marido ser preso, Vivian chorou.

Robinho
[Omitido] tá lá com as crianças. Chegar chorando, do jeito que ela é fofoqueira...

Narrador
Robinho não queria que os funcionários da casa vissem a esposa chorando. Além do constrangimento, ele temia que a notícia daquela investigação se espalhasse e chegasse na imprensa. Quando Vivian parou de chorar, ela sugeriu perguntar ao motorista da casa se ele lembrava de alguma coisa sobre aquela noite, como ela já tinha feito antes. Ela também temia que os empregados fossem chamados a depor.

Narrador
E que a versão deles se chocasse com a de Robinho.

Robinho
Não precisa, não. Eles vão me perguntar o que aconteceu no dia. Vou falar a verdade e entregar na mão de Deus. Não tem por que? Fiz porra nenhuma.

Narrador
No final da conversa ele prometeu de novo se afastar dos amigos. Na visão do Robinho, eram eles que estavam causando aquele sofrimento pra família.

Robinho
É aprendizado para a vida toda, nunca mais, nunca mais. Europa, sair comigo, nunca mais. Eles já provaram por A mais B que não servem para ser meus amigos. Ponto. As coisas você aprende, você não aprende se não quiser. Já provaram por A mais B que têm que ficar lá no canto deles e eu no meu.

Narrador
Mas essa era uma promessa que ele não podia cumprir. A gente vai falar mais sobre isso depois do intervalo.

[Intervalo]

Narrador
Dois dias depois daquela conversa no carro, Robinho dirigia, mas no banco do carona não estava mais a mulher dele. Agora era Ricardo Falco, o Fala Pouco, um dos amigos que ele tinha prometido ficar longe. Falco tava com dificuldades de grana. Ele tinha feito um serviço e tava com medo de não receber porque os clientes tinham sido presos numa operação da polícia.

Narrador
Essa gravação está um pouco difícil de entender por causa do ruído no carro do Robinho. A gente tentou melhorar o áudio na edição, sem prejudicar a conversa, mas mesmo assim ainda está difícil, então a gente vai repetir os trechos mais importantes do diálogo.

Falco
Os cara invadiu o galpão lá que tinham os carros. Droga, arma, uma pá de bagulho, todo mundo em cana.

Adriano
Nesse ponto, o Falco diz: "Os caras invadiram o galpão lá que tinham os carros. Droga, arma, uma pá de bagulho, todo mundo em cana."

Narrador
Robinho ofereceu uma ajuda.

Robinho
Mas se precisar de alguma coisa, fala: "Neguinho, joga 500 mango aí na minha mão." Eu te dou, pô.

Falco
Você já deu aquela vez.

Robinho
Não tem problema, pô. Tá maluco? Tá ruim, tá ruim, pô. Se Deus quiser, uma hora vai melhorar.

Narrador
Mas se precisar de alguma coisa, fala: "Neguinho, joga 500 mango aí na minha mão." Eu te dou, pô.

Você já deu aquela vez.

Não tem problema, pô. Tá maluco? Tá ruim, tá ruim, pô. Se Deus quiser, uma hora vai melhorar.

Narrador
Mas eles logo cortaram a conversa. E pularam pro assunto que mais interessava aos dois.

Falco
Então, tu foi lá?

Robinho
Não, não fui não. Chamaram só pra eu ir lá, o dia que eu quiser, só marcar. Mas aí trocando ideia com o cara, ele falou assim: "Tem que ver se o depoimento de seus parceiros foi exatamente o que eles falaram, porque tem um bagulho que não está batendo. Porque tipo assim, a mina... Quando tu foi depor, o que tu falou?"

Falco
Resumindo, eu falei: "Vocês chegaram antes." Que foi a verdade mesmo. Só menti o bagulho da putaria.

Robinho
Aham.

Narrador
Falco admitiu que tinha mentido sobre, abre aspas, o bagulho da putaria. Mas na verdade essa não tinha sido a única mentira do depoimento dele. A sequência de eventos que ele narrou à polícia já era conhecida de Robinho, que já vinha ouvindo o relato de Falco fazia algumas semanas, por telefone. Agora Robinho queria se certificar de que tinha entendido tudo.

Narrador
Ele queria memorizar a ordem dos eventos apresentada pelo amigo, para evitar cair em contradição.

Falco
Vocês chegaram antes. Eu cheguei depois. "Mas estava com eles?" Eu falei: "Estava com eles e com todo mundo, porque os amigos é dele, não é meus amigos."

E os cara ficou? Ficou. Um dos moleque estava pegando a mina, beijando na boca.

Ela dançava com todo mundo ali, um estava pegando. Aí eu fui lá fora fumar.

Foi a hora que o Robinho veio em mim, me deu tchau, falou: "Depois você leva os moleque embora, tipo, faz os moleques te seguir que o moleques não sabem ir embora." Vazou.

Narrador
Tudo tinha sido normal na festa até o momento em que Robinho foi embora. Era esse o argumento central do relato de Falco. Helena, a vítima, só tinha começado a chorar depois de Robinho ter saído. Falco sabia que a polícia estava desconfiada com o choro de Helena no meio da noite e com o fato dele, um amigo, não ter feito nada pra ajudar ela.

Narrador
Falco tentou explicar isso, mas o mais importante era fazer a polícia acreditar que Robinho tinha saído antes daquele choro, antes de qualquer coisa estranha acontecer naquela noite. Robinho disse que tinha contratado, abre aspas, um cara, que tava ajudando ele a se preparar pro depoimento.

Narrador
Aqui a gente não sabe se esse cara era o advogado dele ou outra pessoa.

Robinho
Porque o cara falou assim: "Se o depoimento dos teus amigos for esse mesmo, que você confia." Eu falei: "Não, confio. Os moleque não vai..." Pra não dar milho. Se eu for falar uma coisa e tu falar outra...

Falco
Não, aí fodeu.

Robinho
Ai fodeu.

Falco
Por isso que eu perguntei pro Jairo antes: "Jairo, que você falou lá?" Pra bater pelo menos uns ponto. Não precisa ser 100% igual, cada um tem uma parte. Que nem: você tocou, você não vai ser igual eu na noite, não vai fazer a mesma coisa que eu. Pelo menos os pontos principais têm que bater.

Robinho
E tu falou com a menina depois de muito tempo?

Falco
Nos primeiros dias, tipo dois, três dias, ela me escrevia. Tipo: "Você sabe que eu não sou assim. Não sou de fazer essas coisas." "Fazer o que, caralho, o que que você fez?" "Na moral, o que eu sei é que você estava com um cara lá. Se você deu, você deu pra um cara. Você deu para um cara só."

Narrador
"Na moral, o que eu sei é que você estava com um cara lá. Se você deu, você deu pra um cara só."

Falco
"Não, não lembro de nada e tal, tal." E entrei na mente dela e falei que eu não tava. E ela tava puta, porque achou que eu tinha que entrar no meio para separar.

Narrador
E entrei na mente dela e falei que eu não tava. E ela tava puta, porque achou que eu tinha que entrar no meio para separar.

Robinho
Aham.

Falco
"Não sei nem o que estava acontecendo, você estava com um cara, eu vou separar você do cara? Você não é nada minha, caralho, você faz o que você quer da sua vida." Acabou.

Narrador
Você estava com um cara, eu vou separar você do cara? Você não é nada minha, caralho, você faz o que você quer da sua vida." Acabou.

Narrador
Falco disse que quando Helena foi procurar ele pra falar do que tinha acontecido, ele, abre aspas, entrou na mente dela. Não foi a primeira vez que Falco disse isso. E nem seria a última. Segundo ele, foram duas conversas com Helena separadas por um intervalo de oito ou nove meses. Helena tentava entender qual tinha sido a participação dos amigos no ataque, enquanto Falco procurava minimizar.

Narrador
Logo em seguida na conversa, eles vão dizer o nome de dois amigos que participaram do estupro.

Robinho
Quem chegou foi o Claytinho e o Rudney, que chegou a rangar.

Falco
Exato. E o Alex também, né.

Narrador
Exato. E o Alex também, né.

Robinho
O Alex também. Os três.

Falco
Eu, você e o Galan só demos risada.

Narrador
Eu, você e o Galan só demos risada.

Robinho
Exato. E sinceramente, eu nem lembro, mano, nem...

Falco
Só risada, fizeram porra nenhuma.

Robinho
Mas tu ela está botando de migué, não tá te acusando. Eu e os moleque ela tá querendo acusar? Sendo que tu tava também no bagulho.

Narrador
Robinho questiona por que Falco não entrou na primeira denúncia da vítima. Ele diz: "Sendo que tu tava também no bagulho."

Falco
Mas sabe o que foi? O da hora foi que ela não lembrava de porra nenhuma.

Narrador
O da hora foi que ela não lembrava de porra nenhuma.

Falco
O que ela conhecia... Eu vi que ela não lembrava de nada, aí foi quando eu entrei na mente dela.

Narrador
Eu vi que ela não lembrava de nada, aí foi quando eu entrei na mente dela.

Falco
Porque ela já deu essa brecha para mim. Ela falou assim: "Pô, você é foda. Sabe que eu não sou assim, você não devia ter deixado acontecer." Eu falei: "Acontecer o quê?"

Falco
Pelo Facebook. Eu falei: "Essas mina é malandra. Ela pega os bagulho, imprime e leva lá pros cara. Fala: 'Aí tá vendo?'" Se eu falo assim: "Eu vou fazer o quê? Cinco cara te comeu, todo mundo te comeu, você gostou."

Robinho
Aham.

Falco
"Te livrar do quê? Você estava com o cara, sei nem o que tava acontecendo, eu não posso fazer nada por você." Então nessa ela já... Só que ela queria eu, advogado, o caralho, porque sabe que eu conheço você, então ela queria dar um jeito de acabar juntando tudo as peças, né, mano? "Vou nele porque ele é meu amigo, né, entre aspas. Porque ele vai acabar contando a história que aconteceu."

Narrador
Falco parecia muito confiante, mas Robinho ainda tinha dúvidas sobre aquele plano. Se ele conseguisse provar que tinha saído da balada antes de todos os outros, talvez conseguisse se livrar. Mas será que a polícia acreditaria tão rápido naquela história? E se aparecesse alguma prova, alguma imagem mostrando ele bem na hora do crime?
Sem saber que estavam sendo gravados, os amigos se viram livres pra falar com todas as letras o que tinham feito contra aquela mulher.

Narrador
A gente alerta que as falas a seguir, como muitas outras que você já ouviu e ainda vai ouvir, são muito ofensivas à vítima e podem ser perturbadoras pra algumas pessoas.

Falco
Você tocou com o Jairo, dois sets, acabou, se levantou, deu tchau e vazou.

Robinho
Naquela discoteca não tem câmera?

Falco
Não. Eu perguntei pro neguinho lá. Perguntei o dia lá. Eu falei: "Neguinho, essa porra aqui não tem câmera, não?" Falou: "Não, não, por que?" "Pra saber, se sai uma briga aqui?" "Não, não, não, não tem não."

Narrador
Não. Eu perguntei pro neguinho lá. Perguntei um dia lá. Eu falei: "Neguinho, essa porra aqui não tem câmera, não?" Falou: "Não, não, por que?" "Pra saber, carai... se sai uma briga aqui?" "Não, não, não, não tem não."

Robinho
Meu medo é eu falar que não vi e a mina saber que eu vi. Chegar lá... Meu medo é só isso.

Narrador
Meu medo é eu falar que não vi e a mina saber que eu vi. Chegar lá... Meu medo é só isso.

Falco
Ela lembra de porra nenhuma, Neguinho. Não lembra, mano.

Narrador
Ela lembra de porra nenhuma, Neguinho. Não lembra, mano.

Robinho
E depois ela falou que nós comemos ela. Se ela foi depor...

Falco
Ela lembra, tipo assim, a situação. Ela sabe que também, caralho, todo mundo bombando a mina... A mina por força no outro dia acorda, ela sabe que alguém comeu ela. Ela lembra da situação, mas ela não lembra se foi um, dois, cinco, seis, dez cara. Entendeu? Esse que é o barato.

Adriano
Ela lembra da situação, mas ela não lembra se foi um, dois, cinco, seis, dez cara. Entendeu? Esse que é o barato.

Falco
Se ela lembrasse, ela ia falar assim: "Eu sei que você estava lá junto também, por que você não fez nada? Você tava no bololo com os caras, quis se aproveitar de mim." Entendeu?" Ela sabe que comeram ela. Ela não sabe quantos foi... é aquilo lá que você falou: é a nossa palavra contra a dela. Entendeu? Já era.

Robinho
Pra mim a mulher tá esperando o meu bagulho pra fechar porque na verdade ela queria os moleques, como não tem os moleque...

Falco
Vai você.

Robinho
Então, aí eu vou falar, aí pumba, fecha o bagulho e bate a ver se tem alguma verdade, alguma mentira.

Narrador
O que era verdade, o que era mentira. Era isso que a polícia e o Ministério Público de Milão estavam investigando. Aquele era um caso rumoroso, um caso que envolvia um jogador de futebol milionário e famoso no mundo inteiro.

Narrador
Os investigadores precisavam separar no meio de todos aqueles depoimentos o que era verdade e o que era mentira. As gravações que eles fizeram dos principais suspeitos ajudaram na tarefa. A descrição que Falco e Robinho fizeram do estado da vítima deu aos investigadores a certeza de que os brasileiros sabiam exatamente o que tinha acontecido naquela noite.

Falco
Só falei: "Não estava bêbada, tipo assim, caindo. Estava normal, tipo alegrinha na loucura da cachaça normal, consciente. Entendeu?" Basta. Os pontos principais têm que bater. Você tocou, você foi embora antes. Aquela saidinha. Vivian foi embora antes. Ficou ali do lado dançando?

Robinho
Ela deve ter guardado alguma coisa do Claytinho... Sei lá, gozada, camisinha?

Narrador
Ela deve ter guardado alguma coisa do Claytinho... Sei lá, gozada, camisinha?

Falco
Acho que não, no estado que ela tava?

Narrador
Acho que não, no estado que ela tava?

Robinho
Mas o Claytinho, com certeza ele gozou dentro da menina. Claytinho e Rudney gozaram dentro da menina, certeza.

Narrador
Mas o Claytinho, com certeza ele gozou dentro da menina. Claytinho e Rudney gozaram dentro da menina, certeza.

Falco
[risos] Queijo do caralho, desesperado. Puta que pariu! Não, mas guardar, não, porque acho que naquele dia ela não tava nem se dando conta de nada. Ela estava fora de si mesmo.

Narrador
Não, mas guardar, não, porque acho que naquele dia ela não tava nem se dando conta de nada. Ela estava fora de si mesmo.

Narrador
No começo de abril de 2014, Ricardo Falco estava confiante de que a polícia compraria a versão que ele cuidadosamente construiu. A linha do tempo forjada, ensaiada em muitos encontros com Robinho, repetida em todos os seus detalhes. Era tudo uma questão de saber contar a história. Se Robinho parecia ter dúvidas sobre o plano, Falco só tinha certezas.

Falco
Você tem que ir já com a ideia tipo montada na cabeça, tá ligado? Pra chegar lá e não ficar pensando. Se a mulher faz pergunta e você ficar pensando pra responder. Esses cara, polícias, é uns caras treinado, né?

Robinho
Os caras sabem, os caras sabem.

Falco
Eu já fui com a ideia montada na cabeça, tanto que toda a pergunta, eu já brum! Já vinha com a resposta a milhão, vruum, rasgando. Por isso que os caras botaram uma fé do caralho em mim, entendeu? Eu falei pro cara, grama, friozão. O cara falou: "Não tem que mentir." Eu falei: "Vou ser sincero com o senhor, eu sou correto. Eu não vou mentir nem para defender meu pai. Muito menos pra uma pessoa que eu não tenho nem amizade."

Robinho
Os moleques tão lá na casa do caralho... De qualquer forma até pode jogar para os moleque que ele estão lá na casa do caralho.

Narrador
Vou repetir, porque isso representa uma coisa importante: o Robinho entregando os amigos. "Pode jogar para os moleque que ele estão lá na casa do caralho." Aqui Robinho tá dizendo que Falco podia botar toda a culpa nos amigos que estavam no Brasil, longe do alcance da polícia italiana. Mas Falco negou.

Falco
Exato. Mas lógico, jamais ia falar: "Não, os moleques comeu mesmo, isso, isso e isso..." Não, passei um pano também.

Robinho
É, porque tu estava junto também, né?

Falco
Exato, tava junto. Não posso também falar... De repente os moleque aparece aqui e fala assim: "Não, tá bom, comemos, mas ele também tava." Passei um pano para não complicar... Pau no cu dela, vagabunda é ela.

Narrador
Passei um pano pra não complicar... Pau no cu dela, vagabunda é ela.

Falco
Bati friozão. O cara vinha, eu pulo, desbaratinava. Aí o cara via que eu não fazia palhaçada. O cara via que eu não tava nervoso, tenso. Se você entrar tenso, com medo, os cara falam: "Ih, tá com medo, tá devendo."

Robinho
Lógico que é.

Narrador
Naquele momento, Ricardo Falco acreditava que a narrativa que ele tinha contado estava convencendo a polícia. Se não existiam provas materiais que ligassem aqueles amigos ao crime, a mulher que acusava eles ficaria sempre no escuro, sozinha, tentando provar algo que era impossível. Ricardo Falco, conhecido como Fala Pouco por falar muito, não tinha economizado palavras ao explicar aquele dia no Sio Café.

Narrador
Ele tinha entrado na mente da mulher e estava entrando na mente da polícia.

Narrador
Agora, ele treinava Robinho pra fazer o mesmo. Robinho podia não saber exatamente o que dizer, mas Falco sabia.

Só que o problema de contar uma mentira é que logo você tem que contar outra, e depois outra, e de repente você se vê preso em uma teia de falsidades da qual é difícil escapar.

Narrador
A teia estava se formando em volta de Falco, mas ele não percebeu.

Narrador
É por isso que duas semanas depois, quando ele teve que prestar um novo depoimento, ele ficou chocado quando descobriu que quem estava no escuro na verdade era ele.

Falco
Dia 14 do 10 do 4 foi aggiornato [atualizado]. "Quando nós corremos atrás de você". Eu falei: "Mas quer dizer o que"? Ele falou: "Alguma das pessoas que depôs foi contra você."

Robinho
Quem?

Narrador
Falco descobriu que alguém que ele considerava um amigo, alguém que ele tentava proteger a qualquer custo, tinha feito um depoimento contra ele.

Falco
Aí foi quando ele leu o que você falou, mano. Que eu estava de acordo com a mina. Segundo você, eu estava de acordo com a mina, armando pra te foder e tal, tal tal. Falou: "Segundo o depoimento do De Souza, a gente começou a te indagar por causa disso."

Robinho
Segundo o meu depoimento?

Falco
Te juro, mano, te juro por Deus, Neguinho.

Narrador
No próximo episódio de Os Grampos de Robinho:

Robinho
Mas é porque eles não dão prova, não, Ricardo, eles não.

Falco
Ele falou pra mim, a hora que eu cheguei lá. Ele falou: "Você quer saber? Tem um vestido." E aí o cara falou se ele quer saber o depoimento do outro.

Robinho
Mas então, eles não dão prova.

Falco
Deu tudo.

Robinho
O advogado falou: "Qual é a prova que tem? Até porque a mina não tem prova nenhuma."

Falco
O vestido.

Robinho
Só o vestido.

Falco
Fui fazer exame hoje.

Robinho
Você vai fazer exame?

Falco
DNA.

Robinho
Então.

Falco
Você foi? Te chamaram?

Narrador
Esse foi o quarto episódio da quarta temporada de UOL Esporte Histórias - Os Grampos de Robinho. Se você é uma das pessoas citadas nesse podcast e gostaria de falar com a gente, pode escrever pra uolesportehistorias@uol.com.br. Nesse e-mail você também pode enviar comentários, sugestões, críticas e elogios, dessa e de outras temporadas do podcast.
Se você não conhecia o podcast UOL Esporte Histórias, eu sugiro que você procure as outras temporadas no UOL e na sua plataforma preferida. Em cada temporada a gente conta uma história diferente, investigada e narrada pelos jornalistas do UOL. E, claro, se você está gostando desse programa, compartilhe nas suas redes e indique pros amigos. Isso ajuda muito e a gente fica muito agradecido.

UOL Esporte Histórias - Os Grampos de Robinho

  • Apresentação, pesquisa e roteiro: Adriano Wilkson e Janaina Cesar.
  • Desenho de som e montagem: João Pedro Pinheiro.
  • Trilha sonora original: João Pedro Pinheiro.
  • Trilhas adicionais: Epidemic Sound.
  • Produção: Adriano Wilkson, Janaina Cesar e Natália Mota.
  • Design: Eric Fiori.
  • Motion design: Leonardo Henrique Rodrigues.
  • Direção de arte: Gisele Pungan e Renê Cardillo.
  • Coordenação: Bruno Doro (UOL Esporte) e Juliana Carpanez (MOV). Antoine Morel (gerente geral de MOV) e Vinícius Mesquita (gerente geral de Esporte). Murilo Garavello (diretor de conteúdo do UOL).
  • O podcast é um produto de UOL Prime, com coordenação de Diego Assis, Leonardo Rodrigues e Patrícia Junqueira.