Topo

UOL Esporte Histórias

Podcast de investigação sobre histórias marcantes do esporte


Áudios de Robinho EP2: Acusado de sexo oral, ele diz que isso não é transar

Do UOL, em São Paulo, e colaboração para o UOL, em Milão (Itália)

20/06/2023 04h00

Esta reportagem é imprópria para pessoas com menos de 18 anos, reproduz termos chulos e depreciativos usados em um contexto de violência sexual contra a mulher e pode servir como gatilho.

Mas peraí, eu vi que você pôs o pau na boca dela", diz o músico Jairo, amigo de Robinho e dono da festa do dia 22 de janeiro de 2013. Então jogador do Milan, o ex-atacante responde gargalhando: "Isso aí não é transar, isso aí não é transar."

Esse diálogo foi gravado pela polícia italiana com autorização judicial no ano seguinte ao crime de janeiro de 2013. A frase faz parte das gravações da Justiça italiana que ajudaram a condenar o brasileiro e Ricardo Falco a nove anos de prisão por violência sexual em grupo. Seu conteúdo carrega a admissão de algo que a vítima vinha alegando desde que procurou a polícia: aconteceu um contato sexual naquela noite.

Essa é a base do episódio "Choro de manhã", o segundo capítulo de "Os Grampos de Robinho", quarta temporada do podcast UOL Esporte Histórias. O programa mostra, em primeira mão, as conversas de Robinho com seus amigos que foram a base da acusação do Ministério Público da Itália contra o ex-jogador. No primeiro episódio, uma frase de Robinho já mostrava o estado da vítima: "Por isso que eu estou rindo, eu não estou nem aí. A mina estava extremamente embriagada, não sabe nem quem que eu sou".

Combinados, os dois capítulos episódios mostram os envolvidos admitindo a participação em atos sexuais com uma mulher "extremamente embriagada".

Os pontos principais do episódio

Na primeira vez em que Robinho admite ter feito sexo com a mulher que o acusa, o jogador diz que fazer sexo oral "não é transar". A conversa foi com Jairo, o amigo pagodeiro que organizou a festa do dia do crime, e aconteceu na véspera do aniversário de 30 anos do atacante: "Tu comeu a nega também, eu te tirei", diz Jairo. "Eu não, pô, eu tentei, eu tentei. Eu só fiz a tentativa. Eu só tentei...", responde Robinho. Jairo segue: "Mas peraí, eu vi que você pôs o pau na boca dela." "Isso aí não é transar, isso aí não é transar."

Em depoimento, a vítima afirma que já conhecia Robinho havia dois anos e que ele passou a língua em seu seio em um dos encontros anteriores. Naquela ocasião, o Robinho tinha colocado a mão dela no próprio abdome e depois passado a língua em um dos seus seios. Ela tinha achado aquilo esquisito, mas não preocupante, conforme disse à Justiça depois.

Robinho e os amigos temeram que ela tivesse ficado grávida após o crime. Em conversa com Alexandro da Silva, que voltou ao Brasil antes da acusação formal e por isso não foi julgado, Robinho diz que a mulher albanesa pode ter um "carnê", em referência a um filho. Alex diz: "Aí é B.O. pra todo mundo."

Um ano depois do crime, Robinho e os amigos falam da possibilidade de prisão na Itália. O jogador aconselha Ricardo Falco, que mais tarde seria condenado: "Volta pro Brasil, pelo menos tu não fica em cana".

Na estratégia de defesa inicial, Robinho e Fábio Galan sustentam que não estupraram a vítima porque sofreram de disfunção erétil na noite do crime. "Eu broxei, tu broxou", diz Galan. Robinho afirma que não conseguiu "tirar o 12", em referência ao próprio pênis.

UOL Esporte Histórias - Os grampos de Robinho

Você pode ouvir o episódio completo no arquivo acima e ler a transcrição dele abaixo. UOL Esporte Histórias também está disponível no Youtube de UOL Esportes, no Spotify, na Apple Podcasts e em todas as plataformas de podcast.

Os grampos de Robinho - Episódio 2 - Choro de manhã - UOL - UOL
Imagem: UOL

Episódio 2: Choro de manhã

Narrador
Aviso: Este programa tem linguagem forte, relatos de abuso sexual e pode não ser adequado pra todos os públicos.

Narrador
Esse podcast é uma série de vários episódios, contados de maneira cronológica. Se você ainda não ouviu os episódios anteriores, eu recomendo que pare, ouça e depois volte a ouvir aqui.

Narrador
Como tava a cabeça dela, a garganta, o estômago, o espírito... como ela tava no dia em que ela teve que contar tudo de novo? Nos dias, no plural. Ela nunca quis falar muito sobre isso, então a gente só pode supor, tentar se colocar no lugar dela. Um lugar em que ela nunca quis estar. Um papel que ela nunca quis assumir.

O papel de vítima.

@uolesporte ?? AVISO: conteúdo impróprio para menores de 18 anos com linguagem forte e relatos de abuso sexual. Pode servir como gatilho. No segundo episódio de 'UOL Esporte Histórias - Os Grampos de Robinho', o jogador admitiu, pela primeira vez, que teve contato sexual com a vítima. As palavras saíram daquela ligação e foram direto pra denúncia que o procurador do processo apresentou à Justiça. ?? A reportagem entrou em contato com Robinho e os demais denunciados para que eles comentassem os áudios publicados, mas ninguém quis se pronunciar. Ouça o segundo episódio de 'UOL Esporte Histórias: os grampos de Robinho' no YouTube do UOL Esporte em todas as plataformas de podcast. #UOL #UOLEsporte #UOLPrime #UOLEsporteHistorias #OsgramposdeRobinho #Robinho #Julgamento #TikTokEsportes #SportsNews #TikTokNotícias ? som original - uolesporte

Narrador
A gente falou com ela, mas ela nunca quis aparecer. Vamos chamar de Helena. O que ela disse nos depoimentos à Justiça foi confrontado depois com outras provas, confirmado sem margens pra dúvidas, e está registrado no processo.

Naquela semana, Helena estava fazendo aniversário e convidou duas amigas pra comemorar em uma boate brasileira. Fazia nove anos que ela morava na Itália, ela que tinha nascido numa pequena cidade da Albânia, um país montanhoso de maioria muçulmana, separado da Itália pelo mar Adriático.

Helena entrou em contato com o cantor da banda de pagode que tocaria naquela noite e achou uma boa ideia festejar lá. Estariam na boate amigos brasileiros que ela já conhecia fazia anos. Ela chegou, trocou mensagens com um deles, se aproximou do grupo quando eles convidaram e dançou. Os amigos ofereceram bebida pras mulheres. Uma das amigas estava grávida e a outra estava dirigindo. Apenas Helena aceitou.

Narrador
Helena tomou um drink, e depois outro. Os brasileiros prepararam vodca com energético, ela aceitou. As amigas tinham que ir embora, mas uma delas voltaria depois pra buscar Helena. Nessa altura, Helena ainda se sentia bem. Ela resolveu ficar. Ela confiava nos amigos. Um deles, o Ricardo, morava na Itália, e ela conhecia ele de outras baladas. Com o Claytinho ela vinha trocando mensagens pelo Facebook fazia alguns dias. Ela também conhecia o Fabio. O Jairo era o mais velho, o dono da banda.

E tinha o Robinho, que ela conhecia fazia dois anos, quando eles dançaram juntos em uma boate chamada Onda Anomala. Naquela ocasião, o Robinho tinha colocado a mão dela no próprio abdome e depois passado a língua em um dos seus seios. Ela tinha achado aquilo esquisito, mas não preocupante, conforme disse à Justiça depois.

Narrador
Robinho e Helena se conheceram em 2011. Eles se encontraram de novo no ano seguinte, no aniversário dele, em 2012. Aquele encontro no Sio Café era o terceiro entre Helena e o jogador famoso. Agora era o aniversário dela. Helena estava fazendo 23 anos. Robinho tinha 28.

Narrador
Quando a amiga encontrou Helena nas primeiras horas da manhã seguinte, o céu começava a clarear, iluminando as fachadas dos prédios centenários de Milão. Helena não conseguia parar de chorar. Pros amigos brasileiros, em conversa gravada pela polícia um ano depois dos fatos, a preocupação era essa aqui.

Robinho
E eu liguei pro Alex, Alex falou: "Neguinho, vou ser sincero, alguém gozou dentro, a mina tá grávida?" Falei: "Alex, você tá perguntando muito se a mina tá grávida, porque eu e o Galan, nós nem rangamos a mina porque eu lembro que o Galan falava: "Não tem como rangar, eu tô mole, eu broxei". Então, eu sei.

Narrador
UOL Esporte Histórias - Temporada 4 - Os Grampos de Robinho

Por Janaina Cesar e Adriano Wilkson

Narrador
Episódio 2: Choro de manhã

Narrador
Quando a polícia começou a gravar as ligações dos amigos de Robinho, as lembranças dos brasileiros sobre a noite com Helena já era um tema recorrente nas conversas do grupo.

Depois de ser resgatada por uma amiga, ela voltou pra casa querendo esquecer o que tinha acontecido, mas não conseguiu. Ela desabafou com as amigas e com um colega de trabalho. Todos foram chamados a depor e confirmaram ter ouvido de Helena o relato do abuso.

Narrador
Ela também foi procurar os agressores. Nos dias seguintes, ela mandou mensagens pro Claytinho e pro Ricardo Falco e avisou que faria a denúncia. Falco tentou convencer ela do contrário, mas ela persistiu. Quando deu seu depoimento ao Ministério Público, em julho, Helena se esforçou pra lembrar os detalhes. Ela reconheceu por fotos os amigos que estavam na festa: Claytinho, Rudney e Fabio Galan. Ela apontou um deles, o personal trainer Alex, como o primeiro a forçar uma aproximação. Mais pra frente neste episódio a gente conta mais detalhes sobre como ela encarou essa situação.

Narrador
Quando soube da investigação, Robinho ligou pro Alex, que já tinha voltado pro Brasil. O personal trainer estava em casa, depois de sair de um churrasco na praia de Santos.

Alex
Oi.

Robinho
Fala, major, tranquilo, irmão?

Alex
Fala major, que fala aí?

Robinho
Major... Chateado, Jairo teve que ir lá depor por causa daquela fita da mima, tá ligado? Do Claytinho, Rudney, que nem louco, tu. Resumindo os cara...

Alex
Mas teve filho lá, major?

Robinho
Não sei se teve filho, não mané. Sei que a mina teve que ir lá depor.

Narrador
A preocupação de Alex sobre uma possível gravidez pode ser explicada por um detalhe que os promotores escreveram logo nos primeiros documentos do inquérito. Quando Helena entrou em contato com os amigos para confrontar eles, ela disse que tinha ficado grávida. Depois ela admitiu à polícia que disse aquilo apenas para assustar eles, o que deve ter surtido efeito.

Robinho
Sei que a mina teve que ir lá depor, Jairo me ligou desesperado: "Neguinho, não tenho nem minhas documentações. Achei que era até brincadeira de alguém." Falou: "Neguinho, o cara sabe teu nome, sabe o nome do Alex, do Galan, do Rudney, do Claytinho, falou que vai investigar todo mundo, vai pedir pra depor todo mundo. Eu falei: "Caralho, se esse bagulho sai na imprensa, vai me foder."

Alex
Mas teve filho ela ou não?

Robinho
Não sei se teve filho, mano, não sei que porra que teve. Sei que a mina falou que estupraram ela na discoteca do Jairo, que ela só lembra do Jairo, é a discoteca, os caras tão querendo fechar a discoteca. Eu falei: "Jairo se os caras me chamam para depor, irmão, o bagulho faz um ano. Nem lembro, filho, não sei nem o que tá falando."

Narrador
Um ano depois, Robinho continuava tentando entender como a polícia tinha chegado no nome completo dos amigos. A principal suspeita recaía sobre Claytinho.

Robinho
O cara, que o Jairo contratou falou assim, que a única coisa boa é que os cara tá lá no Brasil e na discoteca não tinha câmera, porque se pegasse a câmera, os cara ia pegar eles até no Brasil, como não tinha câmera, vai ficar meio embaçado pra mina provar que estupraram ela se ela não tiver grávida. Agora, a questão é o seguinte, mané, a questão é que o Cleytinho ficou trocando mó ideia com a mina. A mina foi pelo Facebook, pegou todo mundo, pegou tu, Alex. Eu falei: "Como que a mina, como que o cara sabe o nome de vocês?"

Narrador
Os policiais investigaram as conversas entre Helena e Claytinho. Eles descobriram que as mensagens dele foram enviadas de uma torre de transmissão bem perto da casa do Robinho em Milão. Era na casa do Robinho que os brasileiros ficavam na cidade. Isso fez os investigadores suspeitarem logo de cara que todos sabiam pelo menos em parte sobre o teor das mensagens. Naquela noite, Robinho estava concentrado em tentar fazer seus amigos interromperem qualquer conversa com Helena. Principalmente Claytinho.

Robinho
Liguei para ele, falei: "Caralho, chateado, chateado." O Ricardo me ligou, falou: "Neguinho, os caras me ligaram pra eu ir lá, não tem nenhum advogado pra me emprestar, pra me pagar?" Eu falei: "Advogado? [risos] Quem que eu vou chamar que é advogado? Não tem advogado." É, eu falei: "Ricardo quer um conselho? Não vai nem lá, volta pro Brasil, pelo menos tu não fica em cana."

Alex
É. Arrisca dele ir lá e os caras mandarem ele de volta pro Brasil.

Robinho
E agora? Puta que pariu. Vocês são foda, mano, tudo só bomba.

Alex
Eu né, fodido? Eu, né?

Robinho
Todo mundo, todo mundo. Eu lembro que foi, que estava desesperado era: Rudney, Claytinho em cima da mina. Rudney, Claytinho estava no...

Alex
Quando eu cheguei lá, os caras tava trabalhando, já. Eu só entrei no trabalho.

Robinho
Então, eu também. Porque eu nem consegui tirar o 12, vou fazer o quê? Agora os cara... [risos]

Narrador
Aqui a gente tem motivos para acreditar que "tirar o 12" seja uma expressão que significa ter uma ereção. Em outras conversas, Robinho repetia que a acusação contra ele não fazia sentido porque ele não conseguiu ter uma ereção naquele dia.

Alex
O caras tava trabalhando já, eu só fui dar uma força.

Robinho
Trabalhando? [risos]

Alex
É, por mim eu tinha ido embora já, tô indo embora.

Robinho
Quero ver se a mina está com carnê, aí eu quero ver, mano.

Narrador
Carnê, pelo que se entende do contexto, é uma gíria para filho, bebê.

Alex
Aí o bicho pega, deu BO pra todo mundo.

Robinho
Pra todo mundo, não, eu não ranguei. Tenho certeza que não tenho nada. Agora, quem rangou, que foi você que eu vi, você está...

Alex
Eu tava de caneleira, eu tava de caneleira, né?

Narrador
Caneleira quer dizer camisinha na linguagem dos boleiros.

Robinho
E Rudney e o Claytinho?

Alex
Meu pai do céu.

Robinho
[risos] Caralho, puta que pariu.

Alex
Puxado.

Narrador
Helena não estava grávida, mas essa possibilidade assustou os amigos brasileiros. Na visão deles, seria a única forma dela conseguir provar o que tinha acontecido.

De fato, o Sio Café não apresentou imagens que pudessem mostrar alguma coisa, mas a polícia descobriria outras provas, que os amigos ainda não conheciam. No escuro, eles especulavam e tentavam amarrar o que diriam em seus depoimentos. Depois de desligar com Alex, Robinho conseguiu enfim falar com Fabio Galan.

Narrador
Galan é um amigo de infância de Robinho, que costumava levar ele para trabalhar como seu personal trainer nas viagens que fazia pelo mundo da bola. Mas em 2013, Galan passou em um concurso público e se fixou na Baixada Santista.

Hoje ele é professor de educação física da rede municipal de São Vicente, uma cidade do lado de Santos.

Galan
Fala, velho Rob.

Robinho
Fala, major, tá podendo falar, irmão?

Narrador
Saudade, major. Manda, meu parceiro. Tudo bem?

Robinho
Chateado, chateadíssimo, major.

Galan
Que aconteceu, major? Não, porra!

Robinho
Tá podendo falar, tá podendo falar? Tá com tempo pra ouvir?

Galan
Estou. Bastante. Estou aqui na praia, tô até petiscando.

Robinho
Major, o cara chamou o Jairo lá pra depor por causa do bagulho do Claytinho, da mina, que oito cara comeram a mina. Jairo desesperado.

Galan
Tá louco, Neguinho.

Robinho
Falando, filho. O Jairo chegou...

Galan
Caralho, deu essa merda aí?

Robinho
Chamou o Jairo pra depor, falou quem que estava no dia, que que você fez? Já tem o nome de todos. Fabio Cassis Galan.

Galan
Mentira. Mentira.

Robinho
Pela saúde do meu filho, pô, cara já tinha os nome tudo. Fabio Cassis Galan, porque o Claytinho ficou falando com a mina no Facebook, é Alexsandro da Silva, Clayton Santos. Resumindo, falei: "Jairo, se o bagulho sai na imprensa..." Ainda bem que foi agora. Se os cara vem pra cá? Chega na alfândega, no aeroporto, os cara aguenta eles! Chateado! E o cara já ligou pro Fala Pouco também ir lá depor.

Narrador
Fala Pouco, como a gente contou no episódio anterior, é o apelido de Ricardo Falco, o motorista que morava em Milão na época.

Galan
Que isso! E vão chamar a gente para depor também no negócio?

Robinho
Eu, certeza. Vocês estão no Brasil. Se o cara chamar, vocês tão no Brasil. Eu que estou aqui, meu medo é sair na imprensa essa porra. Porque o cara... O Jairo foi lá e o cara falou pro Jairo assim: "Dá o telefone de quem tava, quem que tava?" O Jairo: "Não, o Robinho estava com a esposa dele e tal." "Dá o telefone da esposa dele, dá o telefone."

Galan
Tira o teu da reta, mano. Tira o teu da reta, caralho.

Robinho
A mina já deve ter falado, né Galan? O Claytinho falando com a mina no Facebook. Boleirando que era meu irmão, que me conhece, o caralho, entendeu?

Galan
Caralho!

Narrador
Depois de se recuperar do choque inicial, Galan se mostra preocupado com o impacto que essa notícia pode ter na carreira do amigo. Robinho também estava preocupado com isso. Enquanto tentava se eximir de qualquer erro naquele dia, ele apontava para os amigos, principalmente para Claytinho, que teria até ejaculado na vítima. Os trechos a seguir foram destacados pelo Ministério Público como, abre aspas, "declarações heteroacusatórias". Ou seja, declarações em que Robinho acusa outra pessoa.

Galan
Olha, eu tô rindo de nervoso, cara. Puta que pariu, mano! Preocupação é contigo, né, Neguinho?

Robinho
E o Alex também falou. E eu liguei pro Alex, Alex falou: "Neguinho, vou ser sincero, alguém gozou dentro, a mina tá grávida?" Falei: "Alex, você tá perguntando muito se a mina tá grávida, porque eu e o Galan, nós nem rangamos a mina porque eu lembro que o Galan falava: "Não tem como rangar, eu tô com o pau mole, eu broxei". Então, eu sei. Só que a mina falou que o seu Clayton e seu Rudney, seu Alex pegaram ela a força.

Galan
Caralho. E quem jogou dentro, hein?

Robinho
Acho que foi Claytinho, né? [risos]

Galan
[risos] O mais duro. O mais duro. Quatro caras comeu ela e um duro. [risos]

Galan
Em algum momento os caras falaram teu nome, não?

Robinho
Falou, pô. Falou que a mina falou meu nome e falou que era amigo do amigo do Robinho.

Galan
Depois de um ano que causou um negócio, né? Vê como a justiça é lenta, mas quando funciona também, porra, dá uma merda isso aí.

Narrador
Essa conversa aconteceu em janeiro de 2014. Em outubro do ano anterior, Robinho tinha sido convocado de novo pela seleção depois de ficar quase dois anos sem vestir a camisa amarela. Agora, ele temia que o escândalo prejudicasse suas chances de jogar a Copa do Mundo, que aconteceria dali a alguns meses.

Robinho
Eu estou com medo de... se não sair na imprensa, está ótimo, está ligado? "Os amigos de Robinho pega a mina a força na Itália," ó que fase.

Galan
Isso é um prato cheio, cara. Pra globo.com? Porra!

Robinho
Tu é louco, por coisa de Copa.

Galan
Vai foder minha carreira aqui, concursado na prefeitura.

Narrador
A primeira notícia sobre a acusação contra Robinho só surgiu na imprensa italiana em outubro de 2014, quando Robinho já estava no Brasil, defendendo o Santos. Ele acabou não sendo convocado pra Copa, mas não por causa da acusação de Helena, e sim porque não vinha jogando como titular do Milan quando o técnico Luiz Felipe Scolari fechou a lista.

Narrador
A carreira dos amigos também parece não ter sido prejudicada. Eles ficaram todo esse tempo anônimos, com exceção de Ricardo Falco, que foi condenado junto com Robinho.

Galan
É, então. Tem que combinar de falar a mesma versão todo mundo, cara. Não adianta mentir, tá? Ó quem tá do meu lado, o Rudney.

Narrador
Galan se refere a Rudney Gomes da Silva, outro dos homens que estavam naquela noite no Sio Café. Assim como Helena, Rudney também comemorava seu aniversário naquele dia.

Galan
Todo mundo tem que falar a mesma versão. Não adianta mentir, tipo assim, não te envolver. Mas assim, ó, realmente saiu eu, saiu o fulano, ciclano. Ela foi por livre e espontânea vontade e em nenhum momento ela chorou, nada disso. Ela que chamou a gente. Tem que meter assim ainda. Porque mentir, falar que nem conhece... não tem câmera no negócio? Então assim, não pegou?

Robinho
O Jairo... o dono da discoteca está bolado com ele, que estão tentando fechar a discoteca. Se não der o vídeo, vai fechar. Se não der o vídeo pra mina para investigar, vai fechar a discoteca por causa do véi Jairo, veio Jairo desesperado, desempregado.

Galan
Caralho, que pica, hein, mano. Depois de um ano, cara.

Robinho
Aí porque os caras tão falando, então tudo bem. O Jairo falou que não viu nada, só vai lá pra tocar. Os caras foram lá, pegaram, pediram as imagens do dia tal, do dia tal, resumindo, não tem nem imagem. O cara falou: "Ah, mas o bagulho é antigo." O cara falou: "Se não me der a imagem, vai ter que fechar a discoteca até você arrumar isso aí. Tem que ter câmera."

Galan
Caralho, a polícia daí é outra coisa, hein, mano?

Robinho
É, vai ser almoço. Eu estou com medo de ir lá depor. Falei: "Eu, depor?" Porque eles ligaram pro Jairo. Depois ligaram pro Fala Pouco, Fala Pouco tá com a cabeça um trevo.

Falou: "Neguinho, não tem nenhum advogado que tu conhece?" Eu falei: "Irmão, que advogado que eu conheço na Itália? Tu é louco, pô."

Galan
Pô, ele vai acabar rodando por tabela, né?

Robinho
É. Ele tá fodido, só que diz ele que ele conhece a mina. Que a mina depois de umas duas, três semanas, ligou pra ele falando: "Pô, fizeram isso comigo? Eu não sou disso." E ele falou: "Se foder, não fiz porra nenhuma, vai tomar no teu cu." Tipo, ele meteu isso aí pra mina. Eu falei: "Tu foi burro."

Galan
Comeu, comeu essa piranha?

Robinho
Não sei nem quem é. Nem lembro dessa porra, se eu vi nem lembro.

Galan
Eu lembro dela, cara, eu lembro que eu conheci de outras vezes, mas no dia foi o que tu falou mesmo. Eu broxei, tu broxou. O Elton mais fumava do que metia.

Robinho
O Claytinho e o Alex.

Galan
Foi entre o Cleitão e o Alex, mesmo, mano. Foi o Claytão que jogou dentro, mesmo, mano.

Narrador
Aqui o Galan fez referência a uma pessoa chamada Elton. É a única vez que esse nome aparece nas gravações. A gente não sabe quem ele é, mas ele não é um dos amigos denunciados pelo crime.

Narrador
Nesse trecho fica um pouco difícil entender toda a conversa porque Galan passa a falar também com Rudney, que estava com ele no churrasco na praia. Ele relata o estado das investigações, como tinha acabado de ouvir de Robinho.

Galan
O Robinho nem sabia o teu nome, Rudney Gomes da Silva, convocaram o Jairo, o Negão, o Fala Pouco, Ricardo, pra depor sobre aquela fita daquela mina.

Rudney
Tu é louco, meu irmão. Mas o que eu tenho a ver com isso? Que eu transei, meu pau nem levantou!

Galan
[risos] [repete Rudney] Que eu transei! Meu pau nem levantou!

Robinho
[risos]

Galan
[risos]

Rudney
Neguinho, não joga essa responsa, não, pelo amor de Deus.

Galan
A minha preocupação é não dar merda pra ti. Ninguém quer ser preso também, né?

Robinho
Ser preso vocês não vão. O problema é não poder vir mais pra Europa.

Galan
[???] foi preso na Bolívia, seis meses. Perder praia, perder tudo, salário, mesa, perde tudo. Foda, depois de um ano tá respingando ainda.

Robinho
É foda, aqui na Europa, eu juro por Deus, aqui na Europa eu não vacilo mais não, mano. Isso porque eu estou sossegado agora, o bagulho está respingando, faz um ano, pra tu ver como são as coisas, estou sossegadão.

Galan
... ela perguntou: "E o aniversário do Neguinho?" Eu falei: "Pô, se alguém for subir, vai ser de casal, porque o Neguinho tá de boa e tal." Ela já comentou isso daí. Vai sossegar, Neguinho. Só que tem merda que a gente fez lá atrás que respinga, cara.

Robinho
Estamos limpando, vai limpar tudo, vai limpar, se Deus quiser.

Galan
Tomara que limpe, passar cândida logo, pra limpar de uma vez.

Narrador
Galan e Robinho queriam limpar o que tinham feito no passado, mas os investigadores italianos tinham outros planos. A gente vai contar os passos seguintes dessa investigação depois do intervalo.

[intervalo]

Narrador
Na conversa que a gente acabou de ouvir entre Robinho, Galan e Rudney, Robinho deixa claro saber que fez alguma coisa com Helena, mas ele continua afirmando que não fez sexo com ela porque não conseguiu ter uma ereção. Essa foi a defesa que ele assumiu diante dos amigos desde que soube da denúncia.

Narrador
No dia seguinte a essa ligação, Robinho entrou em campo contra o Sassuolo, com um manto de neblina sobre o estádio. O time não estava bem no campeonato e jogava fora de casa contra uma equipe que tinha voltado pra Série A naquele ano. O Milan tinha obrigação de ganhar.

Robinho marcou um gol logo nos primeiros minutos de jogo.

Narrador
O atacante Mario Balotelli marcou outro, o japonês Keisuke Honda fez sua estreia, mas o Milan perdeu de virada por 4 a 3 para o time da casa. Depois da partida, o técnico Massimiliano Allegri foi demitido. Pro lugar dele, o Milan contratou o ex-jogador holandês Clarence Seedorf.

Narrador
Fora de campo, Robinho tentava manter seus planos na vida pessoal. Ele queria rever os amigos que estavam no Brasil e fazer com eles mais uma grande festa, em uma balada de Milão.

Robinho estava de mudança. Ele tinha acabado de conseguir uma casa maior, bem perto do estádio San Siro, e estava reformando na expectativa de receber os amigos. Ele comentou isso com o preparador físico Fabio Galan.

Robinho
Vocês vão vir sim. Tomara que vocês consigam vir agora. O cara demorou pra entregar a chave. O Niltinho tá pintando a casa, a discoteca eu já vi a mais fácil de fazer, que é só botar o acústico e botar as coisas. Só que agora o cara tá fazendo o bagulho da cozinha e dos quartos, tá ligado? Mas se vocês não vierem no aniversário, vocês vão vir certeza, passar uma semaninha, só vocês escolher o dia.

Narrador
Mas eles tavam com medo de ter algum problema na imigração por causa da denúncia que pesava contra eles. Essa chamada que você vai ouvir agora é entre Robinho e Alex, o jogador de futevôlei.

Robinho
A Europa não é igual o Brasil, tá ligado, é foda.

Alex
Eu tô ligado, mas o que pode acontecer é mandar você de volta. Só isso. A mina está falando, ela falou um ano atrás. Só que não tem como provar que a gente fez nada, entendeu?

Robinho
Exatamente, só que deu o nome todo, porque como o cara tinha seu nome todo? O meu medo é cantar teu nome todo lá.

Narrador
Essa aparente tensão não impediu os amigos de fazerem piada sobre a noite que tinham vivido um ano antes. No dia 16 de janeiro de 2014, Robinho estava de bom humor. Na noite anterior ele tinha marcado um gol de peixinho na vitória sobre o Spezia, pela Copa da Itália. Ele estava no carro quando recebeu uma ligação do pagodeiro Jairo. Jairo fala em italiano fingindo ser da polícia.

Robinho
Buonna sera.

Jairo
Buonna sera. Aqui é da Questura. Seu Robson de Souza.

Robinho
Claytinho, Claytinho, Alex, Galan, pode botar a galera, pode botar.

Jairo
[risos] Major, não precisa me perguntar nada. Eu já sei o nome de todos eles. Foram eles que fizeram.

Robinho
É, pô.

Jairo
Eu não sei de nada.

Robinho
Doutor, eu não sei de nada. Eu não queria falar, mas foi eles mesmo. Eles comeram a mina. Sem capa.

Jairo
Acho que o Falco está no meio também.

Robinho
Eu estou chegando na tua casa. Olha o Alex pra mim: "A mina tá grávida?" Aí eu botei pilha nele e falei: "Pô, ela tá, mano, tu comeu?" Ele: "Caralho, acho que eu comi, mano." Eu falei: "Tá vendo, tá vendo?"

Jairo
Camisinha, né?

Robinho
Ele é tão burro, ele é tão burro que o bagulho faz um ano. Se a mina tivesse grávida, já tinha nascido há muito tempo. A cabeça chata dele de Paraíba.

Jairo
Ele é burro mesmo, né, major?

Robinho
É burro, falei: "Tu é burro". Se desse galho, ela não tinha nascido, não? "Eu não sei. Remédio, remédio. Não sei." Eu falei: "Remédio teu cu".

Jairo
[risos] Ó, eu vou descer ali.

Robinho
Desce, tchau.

[trilha]

Narrador
Os amigos brasileiros especulavam sobre o desenrolar das investigações, mas eles não tinham como saber que naquele momento, em janeiro de 2014, os investigadores já sabiam muita coisa sobre o caso.

Aqui a gente vai contar como o ano de 2013 se passou na perspectiva de Helena, a mulher albanesa que encontrou os amigos brasileiro em janeiro daquele ano, no Sio Café. A gente reconstruiu esses eventos com base nos documentos oficiais do processo e com entrevistas com italianos que conhecem o caso.

Narrador
Depois daquele encontro na boate, Helena passou meses tentando entender o que tinha acontecido. Como ela tinha Claytinho no Facebook, parecia óbvio começar a investigação particular por ele.

Narrador
Mas ela também procurou o Ricardo Falco, que até aqueles dias ela considerava um amigo de verdade.

Narrador
Quando ela se sentiu segura, ela bateu na porta do escritório de um jovem advogado da cidade de Bergamo, no norte da Itália. Jacopo Gnocchi tinha sido indicado por um amigo que eles tinham em comum e ouviu com atenção o que aquela moça tinha a dizer. Jacopo se sentiu tocado pelo relato e disse que defenderia Helena gratuitamente.

Nas três semanas seguintes, eles trabalharam juntos para identificar os brasileiros que tinham atacado Helena no Sio Café. Helena tentava encontrar rostos, silhuetas e nomes no meio das memórias que ela preferia abandonar, nos flashes e fagulhas que iam e vinham e aos poucos formavam o quadro geral do ataque.

No último dia de maio, Jacopo foi ao Ministério Público de Bergamo e protocolou a denúncia. O tribunal da cidade encaminhou o documento a Milão, onde o crime tinha acontecido. Os procuradores de Milão, sob o comando de Stefano Amendola, receberam a denúncia e começaram a investigação.

No dia 26 de julho, quase um mês depois, Helena foi ouvida pelo procurador Amendola. Na companhia de Jacopo, ela foi até Milão e prestou um depoimento que confirmava o que o advogado já tinha denunciado por escrito.

No depoimento, Helena descreve em detalhes toda a sequência dos fatos. A gente teve acesso à transcrição do relato, que é bastante forte. Em respeito à vítima, a gente não vai reproduzir por inteiro aqui.

Nesse depoimento, Helena afirma que foi estuprada por Robinho e seus amigos. Ela descreve como o jogador estava vestido, o que ele disse e o que ele fez com ela. Ela se esforçou pra lembrar o máximo que podia. Porque as lembranças dela, os detalhes daquela noite de terror, por mais dolorosos que fossem, eram as melhores provas que ela tinha. Mas a palavra dela seria suficiente?

Narrador
Em novembro Stefano Amendola pediu, e a juíza Alessandra Simion autorizou que a polícia começasse a escutar e gravar conversas nos celulares dos principais suspeitos e testemunhas do caso. Os policiais também grampearam o celular de Helena e das amigas que foram com ela ao Sio Café para verificar qualquer indício que pudesse colocar em xeque o relato dela.

Narrador
Não encontraram nada.

Narrador
Mas no celular de Robinho eles encontraram muita coisa. No dia 24 de janeiro, eles encontraram a conversa que a gente vai mostrar a seguir, que começa com mais uma brincadeira entre o pagodeiro Jairo e Robinho.

Narrador
Era pouco mais de 5 da tarde de uma sexta-feira, e Robinho estava no centro de treinamento do Milan, saindo do treino. Jairo liga pro amigo pra desejar feliz aniversário.

Robinho
[italiano] Nero, Nero de merda.

Jairo
Bunda de xuxu. Aí, parabéns, viu, cuzão, vacilão.

Robinho
É amanhã, seu trouxa, é amanhã, seu trouxa.

Jairo
A tua bunda, rapaz, tá?

Robinho
...é 24, amanhã.

Jairo
24 é hoje, 24 é hoje.

Robinho
É domani, amanhã, 25, seu trouxa, 25, seu comédia.

Jairo
Comédia é seu pai que te pôs no mundo, seu Gilvan.

Narrador
No dia seguinte Robinho iria pra concentração, já que o Milan enfrentaria o Cagliari pelo Campeonato Italiano no domingo. Saindo do treino, ele encontra o atacante Mario Balotelli, naquela época um dos jogadores mais famosos do país.

Balotelli
Ô. Catzzo

Jairo
O que é?

Balotelli
O que é?

Jairo
Qui parle?

Balotelli
Te spacco tutto.

Jairo
Me spacca? Me spacca o catzzo que me spacca!

Balotelli
[italiano]

Robinho
É meu segurança. Conhece Mario Balotelli, meu segurança?

Jairo
Mario Balotelli

Narrador
Voltando a falar com Robinho, Jairo quer saber sobre a tão aguardada festa de aniversário, um evento que Robinho vinha planejando há semanas.

Jairo
Fala, meu cumpadi. E aí, major. Onde é que é a festa, pô?

Robinho
Que festa, irmão? Não tem dinheiro tô duro, parceiro.

Jairo
Você está duro, você é um mão de vaca, né? Você é um bunda de xixi, hein Robinho.

Robinho
Esse mês tem que economizar, esse ano, que ano que vem nós não vai nem jogar a Champions, ano que vem.

Narrador
Robinho quer economizar em algumas despesas prevendo que não terá bônus no salário por causa da situação do time no campeonato.

Robinho
O Milan já tá pagando... ano que nós não vamos jogar a Champions, é um biro biro a menos, vou vazar e provavelmente nós não vai jogar a Champions. Não vai jogar.

Narrador
Nas últimas semanas, Robinho tinha planejado reunir seus melhores amigos pra comemorar seu aniversário de 30 anos, mas agora que a data tinha chegado, ele precisava se adequar à nova realidade.

Jairo
E essa festa de aniversário vai ter, né?

Robinho
Porra, vou fazer um bagulho. Eu não sei, eu vou fazer um samba, né? Vou chamar, vou chamar só eu, tu e o moleque lá. Vou ficar de boa porque amanhã eu vou estar concentrado. Tem que fazer depois, porque senão o bagulho ia ter que ser hoje e eu não marquei, não arrumei nada.

Narrador
A grande festa de aniversário, no final, teria que ser apenas uma pequena reunião entre os amigos que moravam na Itália. No fim, o pessoal do Brasil tinha desistido de viajar pra celebrar os 30 anos do jogador.

Robinho
Os cara acho que vão vir no mês que vem, porque eles tão com medo de ir pra cadeia.

Jairo
[risos] Eles não pode mais pisar na Itália, não, major.

Robinho
Não pode. Falei pra eles...

Narrador
A festa de aniversário de Robinho foi um tema recorrente nas conversas dos amigos durante todo aquele mês. Os policiais, promotores e juízes que se debruçaram sobre o caso ouviram horas e horas sobre os planos de viagem dos amigos, o medo que eles tinham de serem pegos na imigração, as consultas que fizeram sobre a segurança nos aeroportos.

Robinho
Me ligaram privado na semana retrasada, eu falei: "Pronto, fodeu."

Jairo
A sorte é que eu tirei você da parada, a sorte.

Robinho
Não vai tirar, não vai tirar? Você é meu parceiro, pô. Não, mas eu não tenho porra nenhuma. Se me ligassem eu ia falar: Frate, Io ero lì, hai capito. Io ero lì con Jairo, mio fratello, e dopo sono andato a casa. Acabou, vai falar o quê pra mim, pô?

Narrador
Nesse trecho da ligação, o Robinho fala pro Jairo o seguinte: "Eu tava lá, eu tava lá com Jairo, meu brother, e depois fui pra casa."

Narrador
Os brasileiros tentavam se convencer de que a acusação renderia apenas um contratempo quando eles voltassem a colocar os pés na Europa. Uma explicação a mais na fila da imigração, uma espera, uma burocracia. Afinal, a mulher que acusava eles de estupro não tinha provas, não tinha uma foto, um vídeo, nada que pudesse materializar a acusação. Seria sempre a palavra dela contra a deles.

Narrador
E talvez esse tivesse sido mais um caso em que a palavra da pessoa que acusa ficaria soterrada no meio dos argumentos da defesa, no meio dos papeis da delegacia, um calhamaço de folhas que se amarelam com o tempo, embaixo do aviso:

Narrador
"ARQUIVADO POR AUSÊNCIA DE PROVAS".

Narrador
Talvez isso tivesse acontecido mesmo não fossem os grampos que a polícia instalou no telefone de Robinho.

Narrador
Porque foi nessa conversa na véspera do seu aniversário de 30 anos que Robinho admitiu, pela primeira vez, que tinha feito sexo com Helena. As palavras saíram daquela ligação e foram direto pra denúncia que o procurador Amendola apresentou à Justiça.

Jairo
Tu comeu a nega também, eu te tirei.

Robinho
Eu não, pô, eu tentei, eu tentei. Eu só fiz a tentativa. Eu só tentei...

Narrador
Agora era a palavra dela e a palavra dele. Juntas.

Narrador
Dizendo a mesma coisa.

Jairo
Mas peraí, eu vi que você pôs o pau na boca dela.

Robinho
[risos] Isso aí não é transar, isso aí não é transar.

Narrador
"Isso aí não é transar." Robinho achava que o que ele fez naquela noite não foi forçar sexo com uma pessoa incapaz de dizer não. Nos primeiros dias após saber da denúncia, ele achava que sexo oral não é sexo. Talvez ache até hoje.

Narrador
Mas a Justiça da Itália achou o contrário.

Narrador
No próximo episódio de "Os Grampos de Robinho".

Galan
Fala, velho Rob.

Robinho
Fala, irmão, tá sozinho aí?

Galan
Tô, tô sozinho, tô na praia, que que manda?

Robinho
Malzão, mané, tô malzão, mané.

Galan
O que aconteceu, Neguinho?

Robinho
O cara me ligou, mané, mandou eu ir lá depor. Falou que a menina... Falou que vocês estupraram a menina, que eu tava junto, tá ligado? A polícia teve que vir aqui em casa investigar, tá ligado? Malzão. Minha mulher já vai vazar para o Brasil, a Vivian vai sair fora hoje. Já viu a passagem de...

Galan
Caralho, Neguinho.

Narrador
Esse foi o segundo episódio da quarta temporada de UOL Esporte Histórias - Os Grampos de Robinho. Se você é uma das pessoas citadas nesse podcast e gostaria de falar com a gente, pode escrever pra uolesportehistorias@uol.com.br. Nesse e-mail você também pode enviar comentários, sugestões, críticas e elogios, dessa e de outras temporadas do podcast.

Se você não conhecia o podcast UOL Esporte Histórias, eu sugiro que você procure as outras temporadas no UOL e na sua plataforma preferida. Em cada temporada a gente conta uma história diferente, investigada e narrada pelos jornalistas do UOL. E, claro, se você está gostando desse programa, compartilhe nas suas redes e indique pros amigos. Isso ajuda muito e a gente fica muito agradecido.

UOL Esporte Histórias - Os Grampos de Robinho

  • Apresentação, pesquisa e roteiro: Adriano Wilkson e Janaina Cesar.
  • Desenho de som e montagem: João Pedro Pinheiro.
  • Trilha sonora original: João Pedro Pinheiro.
  • Trilhas adicionais: Epidemic Sound.
  • Produção: Adriano Wilkson, Janaina Cesar e Natália Mota.
  • Design: Eric Fiori.
  • Motion design: Leonardo Henrique Rodrigues.
  • Direção de arte: Gisele Pungan e Renê Cardillo.
  • Coordenação: Bruno Doro (UOL Esporte) e Juliana Carpanez (MOV). Antoine Morel (gerente geral de MOV) e Vinícius Mesquita (gerente geral de Esporte). Murilo Garavello (diretor de conteúdo do UOL).
  • O podcast é um produto de UOL Prime, com coordenação de Diego Assis, Leonardo Rodrigues e Patrícia Junqueira.

Este episódio usou áudio dos canais no Youtube da Serie A, o campeonato italiano, e do Milan.