PUBLICIDADE
Topo

São Paulo

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Colunistas: Crespo fez certo ao poupar time do São Paulo na Libertadores?

Vitor Bueno e Facundo Parada dividem bola em Rentistas x São Paulo, pela Libertadores - Ernesto Ryan/Getty Images
Vitor Bueno e Facundo Parada dividem bola em Rentistas x São Paulo, pela Libertadores Imagem: Ernesto Ryan/Getty Images

Do UOL, em Santos (SP)

13/05/2021 12h27

Resumo da notícia

  • Colunistas dizem se Crespo fez bem ou não ao poupar titulares na Libertadores
  • "Se a maior meta é ganhar o Paulistinha, acertou", diz o colunista Juca Kfouri
  • "Só saberemos se a equipe passar pela Ferroviária na sexta", analisa Milton Neves
  • Marcel Rizzo: "Eu não pouparia. Empate ontem colocou a primeira posição em risco"
  • "Neste caso especificamente não houve grande prejuízo", pontua Rodrigo Coutinho
Classificação e Jogos

Com um time formado por reservas, o São Paulo empatou por 1 a 1 com o Rentistas (URU) na noite de ontem (12), em jogo válido pela quarta rodada da fase de grupos da Copa Libertadores. O resultado adiou a classificação do Tricolor para as eliminatórias da competição continental.

Hernan Crespo escalou os reservas na Libertadores para poupar os principais jogadores do elenco para o jogo de quartas de final do Campeonato Paulista, amanhã (14), contra a Ferroviária.

Você acha que o técnico são-paulino fez certo ao poupar os titulares na Libertadores? Fizemos essa pergunta aos colunistas do UOL Esporte, e a maioria concordou com Crespo. Veja as respostas:

Faz sentido dentro da estratégia de tratar o Paulista com tamanha importância, para sair da fila. Pessoalmente, acho que apequena uma equipe como o São Paulo, mas é coerente.
ALICIA KLEIN

Para o contexto do São Paulo, que trata o Paulista como a chance de ganhar um título e tirar um pouco da pressão do jejum para buscar conquistas maiores, sim. A situação no grupo é relativamente tranquila, bem administrável.
ANDRÉ ROCHA

O São Paulo definiu prioridades, e o título estadual entrou nessa. A questão fisiológica exige descanso. A partir disso, a escolha se justifica. Com Libertadores encaminhada, decisão ficou ainda mais fácil.
ANDREI KAMPFF

Analisando sem contexto, conquistar um ponto fora de casa na Libertadores não é ruim. Mas o São Paulo tinha time, mesmo com os reservas, para vencer o Rentistas. Para que a escolha de Crespo não gere problemas, basta que os titulares vençam seus outros jogos na fase de grupos para garantir a classificação. A escolha também aumenta a pressão para a vitória contra a Ferroviária.
DANILO LAVIERI

Se a maior meta é ganhar o Paulistinha, acertou.
JUCA KFOURI

Eu não pouparia. Entendo o clube não desprezar o Paulistão, chance mais rápida de ganhar um título e sair da fila, mas o empate ontem colocou a primeira posição em risco, apesar de o confronto direto com o Racing ser no Morumbi. Poderia ter mesclado um pouco mais com titulares que ganharia tranquilamente do Rentistas.
MARCEL RIZZO

Sim. Está certo. Os titulares descansaram para enfrentar Ferroviária e Mirassol (talvez) e o time continua em primeiro lugar em seu grupo.
MENON

Sim. Crespo, Ceni e Roger me parecem estar se preparando para um ano que vai exigir a mentalidade de que um time precisa de 20 titulares para conseguir ser competitivo. Aproveitam as oportunidades para testar e inovar. Certíssimo.
MILLY LACOMBE

Só saberemos se a equipe passar pela Ferroviária na sexta. O São Paulo preocupa porque, assim como o rio corre para o mar e dinheiro chama dinheiro, vitória atrai vitória. Então quatro empates seguidos podem, sim, pesar psicologicamente para o grupo tricolor.
MILTON NEVES

Se Crespo poupou jogadores porque foi detectado risco grande de lesão, fez o que deveria ser feito. Se poupou simplesmente pela importância de conquistar o Paulista, não foi uma boa ideia. Esse tratamento de "Copa do Mundo" dado pelo clube ao Paulistão pode aumentar a pressão sobre o time e fazer estrago.
PERRONE

A partir do momento em que o São Paulo passou a considerar o Estadual uma Copa do Mundo, sim, ele fez o certo. E o empate, com os reservas, na Libertadores, não comprometeu sua situação no grupo, onde deve se classificar, sem sustos.
RENATO MAURÍCIO PRADO

Sim, o São Paulo está numa situação confortável em seu grupo da Libertadores. O time tem boas chances ganhar o Paulistão e se classificar em primeiro na Libertadores. Mesmo com os reservas e a molecada, quase saiu de lá com a vitória. Não acho que os times brasileiros precisam ter como regra botar titulares em todos os jogos da Libertadores. Com planejamento, é possível levar à sério as outras competições. E no fundo é isso que os torcedores querem.
RODOLFO RODRIGUES

Neste caso especificamente não houve grande prejuízo. O time tem a classificação bem encaminhada e com grandes chances de garantir o primeiro lugar. O nível dos reservas do São Paulo é superior ao dos titulares do Rentistas e o Campeonato Paulista, no atual contexto do clube, é importante para que o trabalho siga em paz.
RODRIGO COUTINHO

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

São Paulo