Topo

La Liga - 2020/2021

Barcelona toma virada do Granada e perde chance de ser líder do Espanhol

Jogadores do Granada comemoram gol sobre o Barcelona pelo Espanhol - LLUIS GENE / AFP
Jogadores do Granada comemoram gol sobre o Barcelona pelo Espanhol Imagem: LLUIS GENE / AFP

Colaboração para o UOL, em São Paulo

29/04/2021 15h53

Na tarde desta quinta-feira (29), o Barcelona perdeu para o Granada por 2 a 1, pela 33ª rodada do Campeonato Espanhol. Com esse resultado, o Barça perdeu a oportunidade de assumir a ponta da tabela e segue com dois pontos a menos que o líder Atlético de Madri (71 contra 73). O astro argentino Lionel Messi marcou o gol do clube catalão no primeiro tempo. Machín e Molina decretaram a virada do time rojiblanco no segundo.

Com o gol marcado hoje, Messi se isolou ainda mais na artilharia da competição, com 26 tentos. Vale lembrar que Messi está no final de contrato e pode estar disputando a sua última La Liga com a camisa do Barcelona. O segundo jogador que mais balançou as redes no Espanhol foi o atacante Karim Benzema, do Real Madrid, com 21. Além disso, o Barça ostenta o melhor ataque, marcando 77 vezes até aqui.

O confronto começou com o Barcelona fazendo uma pressão maior e ocupando mais o campo de ataque. A primeira oportunidade de gol saiu aos 18 minutos. Messi recebeu na área e rolou para Griezmann, que chutou rasteiro para defesa de Escandell.

Mostrando sua superioridade, o Barça abriu o placar no Camp Nou aos 23 minutos. O camisa 10 fez uma tabela com Griezmann, recebendo a bola no bico da pequena área e chutando cruzado para balançar as redes.

Após o gol, a equipe catalã diminuiu o ritmo, mas manteve o controle do jogo, sem permitir que o Granada esboçasse uma reação. Aos 35, Busquets fez um lançamento perfeito para Messi, que entrou na área e chutou no canto esquerdo, mas o goleiro Escandell salvou com a ponta dos dedos e mandou para a linha de fundo.

A segunda etapa da partida começou movimentada. Logo no primeiro minuto, Moriba recebeu ótimo passe de Umtiti, invadiu a área e tocou para Griezmann no meio. O francês girou e bateu à esquerda do gol do Granada.

O Barcelona voltou a cadenciar o jogo e priorizou manter a posse de bola no campo de ataque, mas encontrou dificuldades para concluir a gol.

Como diz o famoso ditado: quem não faz, toma! Aos 17, em um contra-ataque rápido do Granada, Mingueza não conseguiu cortar o lançamento. Machís dominou pela esquerda e chutou na saída de Ter Stegen para igualar o placar. Logo após o gol, o técnico do Barcelona, Ronald Koeman, recebeu cartão vermelho por reclamação.

O Barça sentiu a pressão do empate e, aos 33, o Granada aproveitou a oportunidade. Marín recebeu na esquerda e cruzou na cabeça de Molina, que tocou sem marcação no canto esquerdo de Ter Stegen. Virada no Camp Nou!

A equipe catalã até tentou reagir ao segundo gol do clube rojiblanco, mas sem sucesso.

O Barcelona volta a campo já no próximo domingo, contra o Valencia, às 16h (de Brasília). O Granada também joga no mesmo dia 2 contra o Cádiz, às 13h30 (de Brasília). Ambas as partidas são válidas pela 34ª do Campeonato Espanhol.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que foi informado no texto, o Barcelona marcou 77 gols nesta temporada do Campeonato Espanhol, e não 74. O erro foi corrigido