Topo

Vasco

"Maior responsável sou eu", diz Luxa após derrota do Vasco para Fortaleza

Do UOL, no Rio de Janeiro

10/02/2021 22h30

O técnico Vanderlei Luxemburgo assumiu a responsabilidade pela derrota do Vasco por 3 a 0 para o Fortaleza que deixou o clube em situação dramática na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. Na avaliação do treinador, houve falhas na marcação, mas o mérito maior foi do adversário.

"Faltou um pouco mais de marcação dura, mais apertada. Jogar a culpa em alguma situação é covardia. O maior responsável sou eu, e o Fortaleza foi melhor, produziu mais e mereceu ganhar", declarou em entrevista coletiva à Vasco TV.

Para a partida de hoje na Arena Castelão (CE), Luxemburgo apostou numa formação diferente, com muitas peças modificadas, algo que gerou algumas críticas após o resultado adverso. Segundo ele, porém, tal time havia treinado muito bem no domingo e na segunda que antecederam ao jogo:

"Nós temos um problema sério hoje que é vocês não poderem acompanhar o treino. Se tivessem visto o trabalho de domingo e segunda, iriam ver que a escalação foi certa. Mas só viram o jogo, e o time não encaixou. Então, parece que a escalação foi equivocada. Eu respeito isso. Agora, quem treinou o time fui eu. Eu saí de campo confiante em fazer uma grande partida. Nem sempre você treina bem e faz um grande jogo, nem sempre você treina mal e jogará mal. Me surpreendeu, eu tinha certeza de que o Vasco Iria fazer um grande jogo. Observei contra o Flamengo que a gente precisava de movimentação, mais toque de bola e aproximação. Começamos bem, mas sofremos o gol e aí não teve mais aproximação, não teve mais nada. O time se desarrumou".

Apesar do duro resultado e da situação difícil na tabela, Vanderlei Luxemburgo ainda não "jogou a toalha" sobre a permanência do Vasco na Série A.

"A proposta é manter o time na Série A, então, é importante se preparar bem para enfrentar o Inter. Depois, tem Corinthians e Goiás. A coisa não acabou. Temos de ter a consciência de que a coisa não acabou. Se tivermos isso em mente, temos condições de manter o Vasco na Série A. Se acharmos que por causa da atuação já fomos rebaixados, não adianta nem entrar em campo contra o Inter, Corinthians e Goiás", disse.

Com o resultado, o Vasco viu o Fortaleza — um adversário direto — abrir quatro pontos de distância. Para pior, o Sport — outro que está na briga contra a queda — venceu o Internacional e também foi a 41.

Estacionado com 37 pontos junto com o Bahia, mas atrás do Tricolor nos critérios de desempate, o Vasco recebe o líder Internacional, neste domingo, em São Januário (RJ), e precisa pontuar.

Vasco