Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

25 brasileiros já são campeões nacionais na Europa nesta temporada; conheça

A temporada 2024/25 do futebol europeu ainda não chegou ao fim. Mas, mesmo com algumas semanas ainda pela frente no calendário da bola, nada menos que 25 jogadores brasileiros já tiveram a oportunidade de comemorar títulos da primeira divisão de campeonatos nacionais do Velho Continente neste ciclo.

No total, 11 países diferentes viram pelo menos um representante do futebol pentacampeão mundial levantar o troféu da sua primeira divisão.

A relação vai da poderosa França, onde os zagueiros Lucas Beraldo e Marquinhos ajudaram o Paris Saint-Germain a faturar a quarta edição consecutiva da Ligue 1, até a pouco expressiva Estônia, com a comemoração do título do Levadia feita por Alexandre, Felipe Felício, Heitor e João Pedro.

A lista de campeões engloba tanto times que conquistaram a taça nas últimas semanas, já no desfecho da temporada europeia, quanto aqueles que celebraram as conquistas no fim do ano passado (países que utilizam um calendário futebolístico semelhante ao do Brasil, casos de Suécia, Belarus e Finlândia, por exemplo).

Vem mais por aí

A tendência é que o número de brasileiros campeões nacionais na Europa cresça bastante ao longo das próximas semanas.

O Liverpool, do goleiro Alisson, por exemplo, só precisa de um empate em casa contra o Tottenham, no domingo, para vencer a Premier League inglesa com quatro rodadas de antecedência.

Barcelona (Raphinha), Ajax (Matheus e Lucas Rosa) e Krasnodar (Diego Costa, Kaio, Vítor Tormena e Victor Sá) são alguns outros times com compatriotas de Neymar no elenco que dependem apenas dos seus resultados para conquistar os títulos dos seus respectivos países (Espanha, Holanda e Rússia).

Fim de temporada

A maior parte dos principais campeonatos nacionais de primeira divisão da Europa terá suas últimas rodadas disputadas nos fins de semana dos dias 18 e 25 de maio.

Continua após a publicidade

A temporada 2024/25 na Europa conta com uma espécie de encerramento oficial na decisão da Liga dos Campeões, prevista para 31 do próximo mês, na Allianz Arena, em Munique. Arsenal, Barcelona, Inter de Milão e Paris Saint-Germain são as equipes ainda vivas na competição.

Depois da final da Champions, ainda acontecerá a edição inaugural do novo Super Mundial de Clubes da Fifa. O torneio recém-criado será jogado entre 14 de junho e 13 de julho, nos Estados Unidos.

Brasileiros campeões nacionais na Europa

FRANÇA - Paris Saint-Germain (2): Lucas Beraldo e Marquinhos
GRÉCIA - Olympiacos (1): Rodinei
SÉRVIA - Estrela Vermelha (1): Bruno Duarte
SUÉCIA - Malmö (2): Busanello e Ricardo Friedrich
AZERBAIJÃO - Qarabag (2): Kady Borges e Matheus Silva
CAZAQUISTÃO - Kairat Almaty (2): Élder Santana e João Paulo
FINLÂNDIA - KuPS (3): Alan Henrique, Gabriel Bispo e Rangel
LETÔNIA - RFS (1): Emerson Deocleciano
LUXEMBURGO - Differdange (4): Felipe, Gustavo Simões, Leandro e Rychelmy
ESTÔNIA - Levadia (4): Alexandre, Felipe Felício, Heitor e João Pedro
BELARUS - Dínamo Minsk (3): Orinho, Pedro Igor e Raí

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.


Alexandre Tadeu Martins Videira

Se são  brasileiros e óbvio que são  compatriotas de quem  desnecessário e ridículo.

Denunciar