Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Flamengo fecha 2024 com a 4ª melhor defesa do mundo; confira o ranking

Em 2024, o Flamengo não passou nem perto de vencer o Campeonato Brasileiro e a Copa Libertadores da América, seus principais objetivos da temporada. Mas, definitivamente, a culpa de as metas não terem sido alcançadas não foi do seu sistema defensivo.

De acordo com levantamento feito pelo "Blog do Rafael Reis", o time rubro-negro fechou o ano com a quarta melhor defesa do planeta.

A equipe de Léo Pereira, Fabrício Bruno, Léo Ortiz e David Luiz registrou média de 0,70 tento sofrido por jogo ao longo de 2024. Desconsiderando o Campeonato Brasileiro, onde sofreu 42 gols, o Fla só foi vazado em mais nove oportunidades na soma de todas as outras competições.

O desempenho da equipe da Gávea não é fato isolado. Palmeiras e Botafogo também mandaram bem no quesito defesa e marcam presença no top 20 do ranking mundial dos gols sofridos.

Critérios

Para elaborar o ranking das defesas mais intransponíveis de 2024, a reportagem considerou todos os clubes participantes da primeira divisão de 20 dos principais campeonatos nacionais da atualidade.

Essa lista é composta pelas dez ligas mais bem avaliadas pela Uefa (Inglaterra, Espanha, Itália, Alemanha, França, Holanda, Portugal, Bélgica, Turquia e República Tcheca), além de Rússia, Brasil, Argentina, MLS, México, Egito, Arábia Saudita, Qatar, Coreia do Sul e Japão.

Foram consideradas todas as partidas oficiais disputadas por esses clubes entre os dias 1º de janeiro e 26 de dezembro. Os jogos realizados a partir de sexta-feira foram ignorados por conta da data de fechamento da reportagem.

Muralha egípcia

Clube mais poderoso da África e vencedor de quatro das cinco últimas edições da Champions daquele continente, o Al Ahly é o time que menos buscou bolas nas redes no ano que está para terminar.

Continua após a publicidade

Os egípcios registraram média de 0,56 tento sofrido por partida, pouco melhor que o 0,67 do Zenit São Petersburgo, segundo colocado. Vale lembrar, no entanto, que a equipe russa está proibida de disputar competições europeias, o que diminui bastante o nível técnico dos seus adversários.

A única potência do Velho Continente com performance defensiva superior à do Flamengo é a Inter de Milão, número três do mundo, com 0,68 gol por jogo. O Arsenal é outro time do topo da pirâmide europeia que também aparece no top 10.

As melhores defesas de 2024

1 - Al Ahly (EGI): 0,56 gol sofrido por jogo
2 - Zenit São Petersburgo (RUS): 0,67 gol sofrido por jogo
3 - Inter de Milão (ITA): 0,68 gol sofrido por jogo
4 - Flamengo (BRA): 0,70 gol sofrido por jogo
5 - Huracán (ARG): 0,72 gol sofrido por jogo
6 - Arsenal (ING): 0,73 gol sofrido por jogo
7 - River Plate (ARG): 0,77 gol sofrido por jogo
8 - Athletic Bilbao (ESP): 0,78 gol sofrido por jogo
9 - Pyramids (EGI): 0,79 gol sofrido por jogo
10 - Vélez Sarsfield (ARG): 0,80 gol sofrido por jogo
12 - Palmeiras (BRA): 0,84 gol sofrido por jogo
14 - Botafogo (BRA): 0,87 gol sofrido por jogo

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

4 comentários

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.


Silvio Roberto Morais

Comparação sem sentido, não tem o menor valor científico. Comparar ligas altamente competitivas, como Premier League, Champions League, La Liga, Bundesliga, Série A (Itália), Liga Europa, só prá citar algumas, com Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil, Campeonato Argentino, Colombiano, Venezuelano, etc, Libertadores (clubes medíocres, na maioria), Campeonato Egípcio, Russo. Totalmente sem sentido, o mesmo que comparar uma jaca com um limão. Essa comparação, serve sómente prá encher o ego de flamenguistas, palmeirenses e botafoguense, só serve prá isso, mais nada. Imagine, hipoteticamente falando, se houvesse uma disputa, envolvendo clubes como Real Madrid, Barcelona, Atlético de Madrid, PSG, Bayern de Munique, Manchester City, Manchester United, Arsenal, Chelsea, Juventus, etc, e clubes brasileiros, argentinos, egípcios, russos, só prá citar alguns. Pergunto: em que posição o River e os brasileiros estariam. Acho que nem entre os 30 primeiros.

Denunciar

João Luís Nery

E ganhou o que de importante em 2024 ? NADA

Denunciar