Futebol pelo mundo

Futebol pelo mundo

Só para assinantesAssine UOL
ReportagemEsporte

Brasileiros pelo mundo: Ederson iguala recorde, e Raphinha comanda massacre

O goleiro Ederson voltou a se destacar por sua habilidade com os pés na Premier League. No sábado, ele foi crucial na vitória do Manchester City sobre o Chelsea: aos 23min do segundo tempo, o brasileiro deu um passe de 60 metros para Haaland marcar o segundo gol dos Citizens.

A jogada marcou a virada do City no placar. O clube comandado por Pep Guardiola ainda voltou a balançar as redes para vencer os Blues por 3 a 1. Depois de uma sequência terrível no fim de 2024, o Manchester City ainda patina na Champions League, mas voltou aos trilhos no Inglês: nas últimas seis partidas, venceu quatro e empatou duas.

O lançamento de Ederson colocou o arqueiro na história da Premier League. Ele chegou a cinco passes para gol em sua carreira no Campeonato Inglês, igualando o recorde de assistências para um goleiro. O inglês Phil Robinson — que defendeu Leeds, Tottenham e Blackburn — agora tem a companhia do brasileiro.

Richarlison marca, mas Tottenham perde

O atacante Richarlison vai, aos poucos, recuperando a boa forma. No domingo, ele marcou o gol do Tottenham na derrota por 2 a 1 para o Leicester, em Londres. Após cruzamento de Pedro Porro pela direita, o Pombo tocou de cabeça para o fundo da rede.

Foi o segundo gol seguido do brasileiro em rodadas da Premier League — no fim de semana passado, ele já havia marcado, em mais uma derrota do clube (3 a 2 contra o Everton).

Raphinha comemora gol marcado pelo Barcelona contra o Valencia pelo Campeonato Espanhol
Raphinha comemora gol marcado pelo Barcelona contra o Valencia pelo Campeonato Espanhol Imagem: Quality Sport Images/Getty Images

Raphinha lidera massacre do Barcelona

Depois de ser o herói do Barcelona na vitória por 5 a 4 sobre o Benfica, pela Champions League, Raphinha voltou a se destacar pelo clube catalão no domingo. Ele foi um dos comandantes da goleada por 7 a 1 sobre o Valencia, pelo Campeonato Espanhol.

Continua após a publicidade

Raphinha marcou o terceiro gol e participou diretamente da jogada do quinto — chutou uma bola na trave, e no rebote Fermín Suárez empurrou para a rede. O brasileiro deixou o campo aos 30min do segundo tempo e foi aplaudido de forma empolgada pelo público no Estádio Olímpico de Montjuic.

Com o gol marcado, Raphinha chegou a 23 na temporada. A cifra já supera com folga a soma das duas anteriores, quando havia marcado 20 gols.

Kylian Mbappé comemora gol do Real Madrid marcado contra o Valladolid pelo Campeonato Espanhol
Kylian Mbappé comemora gol do Real Madrid marcado contra o Valladolid pelo Campeonato Espanhol Imagem: CESAR MANSO / AFP

Ainda sem Vini, Rodrygo serve Mbappé

O Real Madrid venceu o Valladolid por 3 a 0, no sábado, com três gols de Kylian Mbappé. O show do francês teve como um dos coadjuvantes Rodrygo.

Sem Vini Jr. — que cumpriu o segundo jogo da suspensão por ter sido expulso contra o Valencia —, o ex-jogador do Santos voltou a jogar pela esquerda, onde se sente mais cômodo. E mostrou, mais uma vez, que o entrosamento com Mbappé está em dia: foi dele o passe para o segundo gol do francês.

Continua após a publicidade

Com a assistência, Rodrygo soma participações em gols nos últimos cinco jogos em que foi titular: foram cinco gols e dois passes decisivos.

Endrick, mais uma vez, entrou apenas na reta final da partida: ele substituiu Mbappé aos 47min da etapa final.

Atacantes comandam zebras em Portugal

Benfica e Porto tiveram uma rodada complicada no Campeonato Português, e dois atacantes brasileiros tiveram influência direta nos tropeços.

A equipe de Lisboa perdeu por 3 a 1 para o Casa Pia, com o primeiro gol marcado por Cassiano, atacante com passagens por Internacional, Goiás e Paysandu. Aos 35 anos, o centroavante vive boa temporada: chegou a sete gols marcados na temporada, seis deles pelo Campeonato Português.

O Porto não passou de um empate contra o Santa Clara, jogando em casa. O gol da equipe visitante foi marcado por Gabriel Silva, revelado pela base do Palmeiras. O jogador, de 22 anos, soma seis gols na temporada.

Continua após a publicidade

O destaque negativo da partida ficou para outro brasileiro: o ponta Galeno, do Porto e já convocado por Dorival Júnior, perdeu dois pênaltis.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.