Real corre 80 km a menos que rivais na Champions, e atacantes viram alvo
Ler resumo da notícia

O Real Madrid está comendo poeira na Champions League — literalmente. O time de Carlo Ancelotti correu menos que os adversários em 12 das 13 partidas que disputou no torneio até agora.
O déficit acumulado é de 80 km. Um abismo que ficou evidente na derrota por 3 a 0 para o Arsenal, em Londres, pela ida das quartas da final. No duelo do Emirates Stadium, os jogadores da equipe inglesa correram 113,5 km, contra 101,6 dos atletas do Real Madrid.
Nesta quarta-feira, às 16h (horário de Brasília), os dois times voltam a se enfrentar, no Santiago Bernabéu.
"A estatística é clara: nós corremos menos que os rivais. Isso nos afetou, porque poderíamos fazer mais, mas não é só isso. Nós olhamos as estatísticas, sim", disse Carlo Ancelotti, em entrevista coletiva no sábado.
"É uma característica dos nossos jogadores. Nos anos anteriores isso também acontecia, mas temos que ver mais que os quilômetros percorridos: também há os sprints, as corridas mais curtas. Só que, contra o Arsenal, a gente fez menos em todos os sentidos", acrescentou. De todas as partidas que disputou na competição, o clube espanhol só correu mais que a Atalanta, em dezembro.
O jogador do Real Madrid que mais corre em campo é o uruguaio Federico Valverde. Volante de origem, ele tem jogado improvisado como lateral, mas continua sendo um dos motores do time: são 120 km em 13 jogos, com uma média de 9,2 km por jogo.
O líder da estatística na Champions League é Joshua Kimmich, do Bayern de Munique, outro volante que pode jogar na lateral. O alemão já percorreu 153 km nas 13 partidas do clube, com 11,7 km de média.
Atacantes na mira
A pouca quilometragem do Real Madrid é algo que acompanha o clube desde o início da atual edição da Champions League, mas foi depois da derrota contra o Arsenal que a imprensa espanhola passou a debater a questão.
Diante dos números desfavoráveis, os atacantes do time acabaram virando alvo. O trio formado por Vini Jr., Kylian Mbappé e Rodrygo é apontado como responsável por derrubar a média do restante time.
Dos três, Vini é quem tem a maior média de quilômetros percorridos na Champions League, com 9 km por partida. Rodrygo tem média de 7,6 km, mas não foi titular em todos os jogos e por isso tem o número distorcido para menos. O número de Mbappé é o que mais preocupa: apenas 7,2 km percorridos por jogo.
Na primeira entrevista após a derrota em Londres, Ancelotti foi perguntado sobre a forma dos jogadores de ataque após a Data Fifa. O treinador italiano preferiu tirar o peso da má fase dos ombros do trio ofensivo.
"O time todo teve uma queda, não foram apenas os jogadores da frente. Levamos muitos gols nos últimos jogos e isso precisa parar. A solidez defensiva é muito importante para nós", afirmou.
Entre a volta da Data Fifa e os 3 a 0 em Londres, o Real Madrid sofreu nove gols em três jogos: antes havia empatado por 4 a 4 com a Real Sociedad, pela Copa do Rei, e perdido por 2 a 1 para o Valencia, pelo Campeonato Espanhol.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.