Bortoleto tenta estratégia diferente e é 18º: 'Achei que pneu ia estourar'
Ler resumo da notícia
O brasileiro Gabriel Bortoleto terminou em 18º no GP da Arábia Saudita após um fim de semana bastante difícil, em que perdeu o treino mais significativo e largou em último. Ele conseguiu executar uma estratégia diferente com a Sauber, aguentando quase toda a corrida com um único jogo de pneus.
Ele vinha andando à frente de Jack Doohan, da Alpine, que tinha tentado o mesmo e acabou tendo de parar novamente. O australiano o passou na linha de chegada, quando o brasileiro já tinha muitas dificuldades com o pneu. "Parecia que o pneu ia estourar de tanta vibração que eu estava sentindo", disse ele para a equipe via rádio.
O UOL Esporte conversou com o piloto brasileiro logo depois que ele cruzou com Lando Norris e contou ao inglês sobre sua estratégia. O agora vice-líder do campeonato, que fez as primeiras 34 voltas no mesmo composto, fez cara de espanto e depois colocou as mãos no rosto.
"Ele falou, cara, como que você fez isso?", contou Bortoleto com exclusividade. "Eu acho que eu quase não fiz, porque o pneu quase explodiu no final da corrida, não tinha mais nada. Mas era a única solução que a gente tinha, a gente não tinha outro jogo, só tinha aquilo e a gente tinha que ir com aquele pneu. Uma pena, mas olha, o resultado final não é aquilo que a gente espera, mas no final das contas eu fiz uma corrida decente. Eu cuidei bem dos pneus até o final da corrida, só que realmente eles não duraram, mas fiz uma boa corrida, não cometi nenhum acidente. [Fiz um] treino a menos, acho que a gente estava bem em desvantagem em vários quesitos esse final de semana, e só de trazer o carro para casa e ter mais conhecimento já é uma coisa positiva."
Eu perguntei depois pro Gabriel e a conversa era mesmo essa pic.twitter.com/n8BSAestly
-- Julianne Cerasoli (@jucerasoli) April 20, 2025
Bortoleto teve problemas com o cinto de segurança
O brasileiro revelou ainda que terminou a corrida com dores abdominais depois que seu cinto de segurança se soltou e começou a pressionar a região nas últimas voltas. A corrida em si já foi bastante física, disputada sob muito calor e umidade em Jeddah.
"Eu estou bem, óbvio que eu estou cansado, mas está todo mundo cansado. Eu estou bem fisicamente. O meu cinto que ele ficava soltando um pouco, e aí no final da corrida, toda freada que eu dava, meu corpo ia muito para frente e apertava no cinto que fica no meio, então eu estou com uma dor de barriga absurda, porque apertou muito, mas de resto, tudo certo, mas eu me preparei para isso. Acho que se eu tivesse um peso um pouquinho mais rápido, um ritmo melhor, talvez eu fosse cansar um pouquinho mais também."
Safety Car no começo travou a estratégia
A Sauber adotou uma estratégia diferente para seus pilotos desta vez, colocando Bortoleto no pneu médio e Hulkenberg no duro. A ideia era que os pilotos conseguissem se aproveitar a entrada do Safety Car em momentos diferentes da corrida.
Foi por isso que, assim que Pierre Gasly e Yuki Tsunoda se tocaram na primeira volta, causando um SC, Bortoleto foi logo avisado de que pararia nos boxes, ganhando uma parada efetivamente de graça, pois colocou o pneu duro sem perder tempo. O piloto relargou em 18º lugar, último entre os que estavam na pista.
Ao contrário das corridas anteriores, seu ritmo não era bom no início, e ele perdeu contato com o grupo que ia à frente, um levando o outro usando o DRS. O brasileiro disse que seu carro estava saindo muito de frente, talvez por um exagero no ajuste de asa que eles fizeram na parada. A equipe, então, lhe deu algumas sugestões de ajustes no volante para tentar amenizar a situação, e a diferença, que chegou a 3s3 para o carro que vinha à frente, Esteban Ocon, foi diminuindo.
No final das contas, Ocon foi o único que conseguiu fazer a estratégia de fazer a corrida toda com o pneu duro funcionar. Jack Doohan teve que parar novamente, algo que Bortoleto explicou ao UOL Esporte que não podia fazer por não ter outro jogo de pneus médios à disposição.
Susto com Alonso
Bortoleto andou para trás quando teve que lidar com os vários pilotos que o ultrapassaram depois de fazerem suas paradas, superando-o com pneus duros mais novos. Ele perdeu contato com Ocon, que conseguiu passar Doohan, outro piloto que estava na mesma estratégia.
Foi nessa fase da corrida que Bortoleto teve um encontro com Fernando Alonso, quando levou uma ultrapassagem de Liam Lawson e estava voltando à linha normal de corrida quando o espanhol estava tentando passá-lo por fora. Bortoleto levou uma bandeira preto e branca pelo lance, o que não influenciou no resultado.
13 comentários
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.
Vivendi
Sergio Perez, em vias de ser demitido da RB, era ovacionado em seu país. Já o torcedor brasileiro de 4 patas não deixa de desmerecer piloto daqui que não nasça com DNA de gênio.
Carlos Alberto de Lima Botelho Filho
GB fez o que tinha de fazer. Seguir em frente, e ganhar rodagem para 2026, aí sim, espera-se, com um carro que permita lutar por pontos e aparecer. Agora como é que ele tinha um jogo de pneu a menos, se ainda havia perdido um treino livre? Foi pro Hulk?
Ederson Luiz Cremonesi
Já tão chamando de Borto lento. Sacanagem