Topo

Ecoa

Você se preocupa com a sua pegada de carbono?

Getty Images
Imagem: Getty Images

"Pegada de carbono" é um termo usado para explicar a quantidade de gases do efeito estufa (GEEs) liberada em cada atividade do dia a dia. Os gases do efeito estufa são os responsáveis pelo aquecimento global.

Usar um carro movido a gasolina, não reciclar ou até mesmo comprar produtos de fontes não-renováveis aumentam o nível da poluição emitida por cada indivíduo no planeta, como o dióxido de carbono (CO2) e o material particulado.

Os efeitos do aquecimento são temperaturas muito altas ou temperaturas muito baixas, além de catástrofes e como furacões e tempestades cada vez mais intensas. Segundo a engenheira química Suani Teixeira Coelho, não é fácil estimar as pegadas de carbono indiretas. Às vezes, até um computador pode ter sido produzido em uma fábrica sem uso de fontes renováveis. Por isso é mais fácil enxergar nosso dia a dia, ou a pegada direta de carbono.

"É preciso observar o ciclo completo de tudo que fazemos e o impacto geral", explica a doutora e professora de pós-graduação em energia da USP. Mas você sabe quantas pegadas de carbono é produzido no teu dia-a-dia? Dá uma olhada! (Por Marcos Candido)

  1. 19

    Quantas vezes por dia você usa carro? Vale carro por aplicativo, hein!

  2. 79

    Antes da pandemia, quantas vezes por semana usava transporte coletivo?

  3. 99

    Com que frequência você utiliza produtos de garrafas plásticas (refrigerante, água, etc.)?