Honda estuda uso de câmbio manual para carros elétricos

A Honda confirmou que está trabalhando em um sistema de câmbio manual para veículos elétricos. À publicação The Drive, um engenheiro da marca disse que uma transmissão com câmbio em H e que inclui pedal de embreagem foi feita pela montadora. Entretanto, a transmissão seria apenas um emulador, não sendo de fato real.

O que aconteceu

A Honda desenvolveu o que chamou de transmissão manual sintética para carros elétricos. Desta forma, a transmissão é artificial, mas possui "uma extensão de controle de som ativo", junto à alavanca de câmbio e o pedal de embreagem.

Um sistema de ruídos de motor falsos semelhantes está também disponível no Hyundai Ioniq 5 N. A reportagem site The Drive revelou que testou um Honda e que possuía diversas opções de barulho emitido dentro da cabine.

Entre eles havia de S2000, NSX, Civic Type R e HondaJet. Barulhos de CRX e Fórmula 1 estavam bloqueados pelo que parecia ser um paywall.

Entretanto, não se sabe se o sistema de câmbio sintético, batizado de EV Série 0 manual, será vendido. No momento ele está sendo apenas testado.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

11 comentários

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.


Mara Lúcia Carlos Steiner

falta de assunto?? UOL, temos muitos a falar - STJ,STF,Camara, Senado, Vacinas, propinas, etc... etc... use o espaço para coisas que realmente interessam - prá nós, povo

Denunciar

Vitoria e Lamas Valarelli

Cadê o por quê? Qual a motivação? Materia preguiçosa...

Denunciar

Arthur Eduardo Freitas Heinrich

Pelo que posso concluir, uma vez que carros elétricos não fazem o barulho característico da combustão, a proposta nem é de adicionar um câmbio, de fato, mas adicionar ao motorista a sensação "fake" de estar dirigindo um carro à combustão. É mais ou menos a mesma coisa que comer um bife de soja com aroma e sabor artificial de picanha.

Denunciar